segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Udo Dohler: trocar cargos por tempo de TV não suja as mãos?


POR JORDI CASTAN


Continua imperando em Joinville a velha política, aquela que por caminha no limite da legalidade e à margem da ética e da moral. A dos velhos políticos que fazem de conta que são honestos. A dos que se vangloriam de ter as mãos limpas. Os que posam de paladinos da moral. Os que iludem o eleitor se apresentando como os donos exclusivos do monopólio da honestidade. Há coisas que são imorais. E se é imoral não é honesto.

Nesse cenário é difícil o eleitor achar errado que o prefeito use do seu direito legal de indicar para ocupar cargos de livre nomeação a cinco presidentes e diretivos de partidos políticos que formam parte da coligação “Juntos no Rumo Certo”.

- Nomeou como Secretário da Assistência Social, por Decreto Municipal no 26.882, o Sr. VAGNER FERREIRA DE OLIVEIRA, Presidente do Partido PROS. 
- Nomeou como Diretor Executivo da Fundação Cultural de Joinville, mediante Decreto MunicipaL no 27073, o Sr. EVANDRO CENSI MONTEIRO, sendo este Sr. Presidente do Partido PTC.
- Nomeou Secretário da Habitação, por Decreto Municipal no 27074, o Sr. ROMEU DE OLIVEIRA, sendo este Presidente do Partido PTB.
- O Sr.NATAL DE FREITAS foi nomeado para o cargo de Coordenador I da Área de Manutenção de Veículos e Equipamentos, por Decreto Municipal Municipal no 27.242, sendo este Presidente do Partido Comunista do Brasil.

Assim o prefeito comprou apoio politico do PC do B, do PTC, do PTB e do PROS e praticamente dobrou o tempo de televisão na campanha politica.

TEMPO DE MIDIA PARTIDÁRIA EM BLOCOS MAJORITÁRIA - 2016
PTB – 00:49
PROS – 00:24
PC do B – 00:21
PTC – 00:11
TOTAL DE TEMPO: 1 minuto e 45 segundos.

TEMPO DE MIDIA PARTIDÁRIA EM INSERÇÕES PROPORCIONAIS - 2016
PTB – 03:22
PROS – 01:32
PC do B – 01:17
PTC – 00:33
TOTAL DE TEMPO: 6 minutos e 44 segundos.

A tabela mostra o total de tempo eleitoral agregado após a concretização do acordo de compra de apoio politico.

Todos ganharam cargos na Prefeitura em troca de apoio à reeleição do prefeito. Esse apoio se traduz em precioso aumento de tempo para a campanha no rádio e na televisão. Isso poderia ser apenas imoral e, portanto “simplesmente” desonesto. Mas é muito mais que isso: o prefeito está pagando tempo de televisão para a campanha da sua reeleição com dinheiro público. O candidato se apresenta ao eleitor como o prefeito de mãos limpas, usando o tempo de TV que comprou com dinheiro público. Isso é trágico. Mas há algo ainda pior: nenhum deles é especialista no cargo que ocupa, em consequência, prestam um mau serviço ao público. 

A lei permite que os políticos coloquem seus apadrinhados em cargos públicos para ganhar eleições. Não é ilegal, mas tampouco são as atitudes de alguém que depois possa presumir de ter as mãos limpas. O prefeito tem se convertido num funâmbulo da legalidade, vive caminhando à margem da moral, ultrapassando uma linha que para ele é cada dia mais elástica. Ao trocar cargos por apoio, o prefeito usou dinheiro público para comprar mais tempo de televisão. Dinheiro público que é bom que se diga é dinheiro nosso, de todos os que pagamos impostos.

Nesse flertar constante com o lado de cá da legalidade e do lado de la da ética, o prefeito usa de dinheiro público para cooptar entidades. A sua ausência de princípios se traveste de doação. O prefeito doa o seu salário a entidades beneficentes e sociais de Joinville. Aparentemente não há nada de ilegal na doação. Mas se o objetivo fosse mesmo desinteressado o caminho correto seria o de renunciar ao salário, ou reduzir o seu salário, se legalmente essa não fosse a melhor opção porque fosse difícil de aplicar, o caminho republicano de agir seria o de devolver o salário ao caixa da Prefeitura como doação e este dinheiro passaria a compor o orçamento municipal. 

Quando escolheu doar o dinheiro a algumas entidades, há um direcionamento que deixa de ser impessoal e passa a privilegiar a unas em detrimento de outras passou a fazer uma doação com dinheiro público. É ilegal? Há quem ache que o prefeito esta cooptando estas entidades e que possa haver uma ilegalidade. O que com certeza é imoral. Mas o prefeito tem demonstrado que sua visão do que é ético e moralmente correto é subjetiva. Mais que subjetiva ela é flexível, maleável, se adapta convenientemente às suas necessidade. E tão maleável que o qualifica para que possa se apresentar como o segundo homem mais honesto do universo. Se tudo isso for mesmo legal, nos deparamos com o desafio de reconsiderar o próprio conceito de honestidade.




23 comentários:

  1. "Nesse cenário é difícil o eleitor achar errado que o prefeito use do seu direito legal de indicar para ocupar cargos de livre nomeação..."

    Pelas próprias palavras do escritor: DIREITO LEGAL!

    "Nada mais a declarar meritíssimo!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mais um dos que não consegue entender a diferença entre legalidade, moralidade e honestidade. Não deve ser fácil. Mas entendo a sua dificuldade, esses valores e principios vem de casa.

      Excluir
    2. Você não me conhece, para insinuar que não tenho "valores de casa"!

      É moralidade afirmar algo assim de quem você não conhece?

      Não ataquei a sua pessoa. Fiz apenas uma crítica ao seu texto.

      Com a esquerda é sempre assim:
      Faça oposição, e atacamos a sua vida pessoal!

      Excluir
    3. Só escrevi que você tem dificuldade em diferenciar legalidade de moralidade.
      Sobre conhecer...bom os anônimos são sempre desconhecidos.

      Excluir
    4. Alias não vi critica ao texto, o texto deixa claro que todas as nomeações são legais...imorais, mas legais.

      Excluir
    5. “Com a esquerda é sempre assim:
      Faça oposição, e atacamos a sua vida pessoal!”

      Acho que o Jordi não é da esquerda burra. Ser for será uma decepção imensa.

      Excluir
    6. Ser acusado de esquerdista é uma das poucas coisas que ainda não tinha lido aqui nos comentários. Sempre há uma primeira vez.

      Excluir
    7. Ninguém merece ser acusado de esquerdista... Quero dizer, tem gente que merece.

      Excluir
    8. Já imaginou o Udo se aliando com o PC do B por minutos de televisão?

      Excluir
    9. Conheço o Jordi Castan apenas por seus artigos aqui no CA. Pelo que li e reli, tinha certeza que ele era um discípulo de Adam Smith, Locke, Bob Fields, livre mercado...essa turma. Por conta disso, comentei dia desses com o Baço, que apesar de estarmos em campos ideológicos opostos, eu o considerava um conserva lúcido. Ledo engano. Hoje tive uma grata surpresa. Descobri (graças ao Anônimo das 10:11) que na verdade JC é um agente de Fidel infiltrado em nossa comunidade... tipo um cabo Anselmo vermelho. Sacanagem, hein Baço? Sabias de tudo e não me contaste nada...Bem-vindo, camarada!!

      Excluir
    10. Fui descoberto!!!
      Meu disfarce não me protege mais. Aconteceu comigo a mesma coisa que com o Udo e sua fantasia de gestor.

      Excluir
    11. Seus idiotas, ele não passa de um moralista weberiano de ultima categoria. Nada mais que isso...

      Excluir
  2. Legalidade:
    Todos aqui do Chuva Ácida, criticam apenas o Udo, afinal de contas ele é o atual prefeito e o que se discute é a gestão atual!

    Moralidade:
    Os demais candidatos são todos inquestionáveis aqui, mesmo que alguns sejam nossos representantes no legislativo e nada fizeram por Joinville! Criticar o uso de crianças no horário político do Udo pode, mesmo que o Carlito já tenha feito o mesmo.

    Pronto, diferenciei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só contra o Udo? Acho que você é novo por aqui.

      Excluir
    2. Não, não sou!

      A esquerda agoniza!

      Excluir
    3. Então deveria saber que este blog não é só contra o Udo. O prefeito tem feito tudo o que estava na sua mão e da sua equipe para ter um merecido destaque no blog, mas não só ele é o foco dos posts. É petulância achar que ele seja tão importante. Ele não é.

      Excluir
    4. Não. Ele realmente não é importante! Aliás, acho que a "régua" nunca esteve tão baixa para escolha de prefeito! Porém, diante de ofertas tão irrisórias,... acho que não vem ao caso uma troca!

      Por favor, sem ofensas! É só minha opinião...

      Excluir
  3. Sinceramente acho que Udo tem um problema demasiadamente sério, e não é esse acima. Falta lhe carisma e inteligência para um líder de uma cidade. Por isso precisa deste subterfúgios políticos de quinta categoria. A direita nunca foi festiva como diria o Luiz Felipe Ponde,ela tem um sério problema com as mulheres!
    O nerd é nerd não pq quer ser nerd! Na verdade é a única coisa que sobrou para ele colocar sua vaidade. Falta lhe coragem e carisma .
    A única coisa que faria votar no Udo, é que vejo essas qualidades um pouco em seu fiel escudeiro o Marcão.
    E por favor abandonei a muito qualquer traço de politicamente correto.Então Poupem comentários assim.
    "Retire todas as mascaras mesmo que ao final não sobre mais uma face." Soren Kierkegaard

    ResponderExcluir
  4. http://cangarubim.blogspot.com.br/2016/09/pmdb-catarinense-na-mira-da-lava-jato.html?m=1 Parece que fariseu vai se incomodar mais um pouco, agora vai entrar na Lava jato. A turma do PMDB está apavorada.

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes sinto um problema sério de personalidade com os anônimos, beirando a paranóia patológica, merecendo inclusive tratamento especializado. O imaginário social está ainda, grotescamente recheado de monstros que podem sair do armário ou debaixo da cama (sair do armário não foi proposital como alguns podem pensar). A ameaça comunista, fidelista, marxista já saiu de moda por falta de consistência, mas os anônimos vivem ressuscitando essas figuras mitológicas como os cavaleiros do Apocalípse. Teríamos um avanço se discutíssimos, isso sim, valores éticos e morais que podem auxiliar na melhoria de uma sociedade tão massacrada pelo oportunismo e o "vantagismo". Me preocupa uma população carente de seus direitos básicos, onde uma vereadora insiste em impor uma "Escola sem SENSO CRÍTICO", onde asfalta é mais importante que promoção de saúde, onde aumento de jornada de trabalho e de desemprego não fica associada com aumento da criminalidade. Tolos anônimos, falastrões nascidos em berço de ouro que não querem largar o osso! Aumentem os policiais, armem os cidadãos de bem, aumentem os presídios. Sinto vergonha desse pedantismo hipócrita do que voces defendem e representam: podem ser os que são e já foram prefeitos, os candidatos ou a seleta matilha que os defende. Num mundo caótico onde se discutem picuínhas, faltou a fórmula básica necessária para nossa sociedade: o ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Comentários como o seu dão sentido a cinco anos de Chuva Ácida.

      Excluir
    2. As vezes a violencia eh sincera, esse falar que ama e respeita o proximo, nao passa de bulshit. Tente amar o proximo tds os dias pra ver se eh facil . As vezes vir num blog e falar que respeita o proximo, que quer o bem do mundo e do planeta, nao passa de vaidade. Esse o grande problema da esquerda- Seu amor eh uma mentira que sua vaidade quer.
      Fabio Rosa.

      Excluir
    3. Eis que surge do anonimato. Meu caro Fabio, minha formação, meus atos e minha história de vida são testemunho do que estou falando. Minha prática pessoal e profissional nesses 30 anos que estou aqui em Joinville podem dizer de meus atos de respeito aos seres humanos, mesmo que estes se denominem comunistas, ateus, judeus ou fascistas. O respeito eu demonstro quando trato com igualdade qualquer pessoa que tenha o mínimo que bom senso em perceber-se como não sendo dono na verdade. Manifesto minha educação de respeito quando não fico rotulando as pessoas no intuito de diminuí-las. Agressão existe e luto contra: quando um administrador prefere contratar (comprar) um cargo comissionado ao invés de um professor, um médico ou um enfermeiro. Quero o bem do mundo e do planeta e, mesmo sendo utópico, nesse meu mundo idealizado não caberia legisladores que se dão aumento de salário e que se aposentam após 12 anos de mandato, nem aqueles que se valem da miséria do próximo para se enriquecer e se encastelarem em seus condomínios de luxo para poderem com sua segurança armada criticarem os famintos. Se o meu amor é uma mentira, talvez seja muito menos mentirosa do que a hipocrisia de ficar divagando ao redor do próprio umbigo e seu mundinho protegido. Antes de falar de mim, venha me conhecer. Com certeza, apesar de nossas divergências, serás tratado com respeito.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem