sábado, 24 de setembro de 2016

Rodrigo Bornholdt: qualificar Joinville como centro de inovação
















POR RODRIGO BORNHOLDT

Joinville sempre teve uma vitalidade impressionante, mas hoje está apequenada, diminuída, sem rumo, sem futuro. E isso porque não foram criadas as ferramentas institucionais para canalizar toda essa energia. O resultado são milhares de empreendedores emergentes órfãos de uma liderança, sem saber o que fazer com os seus sonhos.

A Prefeitura, a maior empregadora do município, não pode se omitir. Precisa se adaptar, se antecipar às mudanças, simplificando seus processos, desburocratizando para acompanhar este tsunami que se avizinha. Já há quem diga que “vivemos não mais uma época de mudanças, mas uma mudança de época”, um momentum disruptivo.

A quarta revolução industrial já está em nossos calcanhares, pronta para gerar ganhadores e perdedores. Hoje, a ameaça aos empregos já não está mais na indústria. Os softwares inteligentes estão chegando ao comércio e aos serviços.

Por isso, é preciso ousar fazer diferente, com audácia e coragem para liderar esse novo tempo. É preciso ter ousadia, criatividade e coragem para afastar os riscos presentes em toda crise e buscar as oportunidades que ela traz. E é o que pretendo fazer: redirecionar as nossas potencialidades, redefinir o nosso futuro.

Vamos fomentar inovações institucionais que atraiam novas práticas produtivas.
Temos de abrir espaço para a nova economia criativa, formada por empresas ou startups focadas no design, softwares, games, aplicativos, inteligência artificial, impressão 3D, nanotecnologia, biotecnologia, estocagem de dados e de energia, internet das coisas... 

Vamos proporcionar as condições para a expansão do ecossistema criativo da nova economia e qualificar Joinville como centro internacional de inovação, criatividade e conhecimento.

Não podemos nos render ao ditado inexistente, mas real: “em terra de cego quem tem um olho emigra”.

Para isso vamos criar o Moinho do Silício, incubadora criativa que aglutinará empresas de excelência, evitando a fuga dos nossos melhores cérebros criativos e atraindo novas mentes voltadas para esse futuro conectado e criativo.

Vamos articular parcerias privadas e público-privadas para alavancar o desenvolvimento desses setores de ponta, seja na cultura, seja na tecnologia, estimulando o empreendedorismo e o cooperativismo com isenções parciais e articulando um processo de redes produtivas entre as indústrias tradicionais já instaladas e os novos negócios.

Rodrigo Bornhodt é advogado, professor universitário e candidato a prefeito de Joinville


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem