sábado, 24 de setembro de 2016

Ivan Rocha: base para o desenvolvimento é a igualdade





POR IVAN ROCHA

Há um certo tempo o mundo vem falando em uma quarta revolução industrial. Trata-se de uma forte mudança de paradigma, com uma realidade que leva a sociedade e as empresas de vez para o mundo digital, mudando processos, comportamentos e a maneira como se dão as relações entre pessoas e organizações. O potencial de tudo isso é enorme. Novos modelos de negócio devem surgir, produtos e serviços podem ser aperfeiçoados e o desenvolvimento tecnológico ganhará ainda mais força, provocando uma transformação sem precedentes.

Porém, como um militantes de um partido socialista, acreditamos que todo esse potencial precisa ser utilizado para transformar a vida das pessoas de maneira positiva. Nós entendemos que a desigualdade social é um empecilho fundamental para o salutar desenvolvimento das sociedades contemporâneas e que as novas tecnologias precisam ter uma vocação para oferecer soluções para problemas antigos e não para servir apenas aos interesses do grande capital. 

Joinville é uma cidade extremamente desigual e não há futuro sem combater a desigualdade. As duas Joinvilles, a rica e pobre, lutam entre si, limitando o desenvolvimento pleno de seus habitantes. Enquanto uma pequena parte da cidade usufrui dos lucros de uma economia desigual, outra sofre apertada no ônibus, na fila do hospital e no trabalho exaustivo. Sofre para pagar o aluguel, a mensalidade da faculdade e os remédios caros que faltam no posto de saúde.

Portanto, nossa primeira medida é o combate à desigualdade, ao monopólio do transporte público, à especulação imobiliária e às máfias da saúde. O resultado disso é uma cidade que vai atrair investimentos e estimular a permanência de talentos, ao contrário de expulsá-los, como faz hoje. Inúmeros artistas e intelectuais nasceram em Joinville, mas não puderam desenvolver seus talentos aqui porque a cidade é hostil ao pensamento e à diversidade.

Nosso projeto também prevê uma escola diferente, inspirada em grandes experiências nacionais e internacionais que tornaram a escola um lugar alegre, divertido, cheio de experiências enriquecedoras. Estes serão valores ensinados na escola. Entendemos que é um passo largo em direção a um futuro melhor.

Também vamos cobrar a instalação de cursos públicos de diversas áreas na UFSC e na Udesc, pois entendemos que as universidades são polos de desenvolvimento da economia e da sociedade. Nossas universidades não podem ser mero mecanismo de formação de mão-de-obra para as indústrias da região. Universidades são bem mais do que isso. Soluções acessíveis para a saúde, educação, meio ambiente existem e estão nas faculdades, nos centros de pesquisa e como objetos de estudo dos universitários. Vamos intensificar uma parceria saudável entre a Prefeitura e as universidades, criando polos de pesquisa avançada.

Defendemos que espaços públicos, como parques e praças, sejam locais de encontro e troca de experiências da população. Isso nos leva a investir em estrutura adequada para reuniões, apresentações e feiras. Estes espaços precisam ter banheiros adequados, internet livre e outras ferramentas que facilitem para os cidadãos que utilizarem os espaços.

Queremos incentivar, com tais medidas, o empreendedorismo a partir de uma lógica mais humana, com as novas empresas pensando em produtos e serviços que contribuirão para uma cidade e um mundo melhor. Para isso, investiremos na educação para o empreendedorismo, com formação continuada e cursos de capacitação promovidos pelo município.

Nossa candidatura propõe uma cidade aberta, livre, com oportunidades para todas e todos. Vamos diversificar a economia, com incentivo ao turismo, aos negócios sociais, ambientais e culturais. Vamos promover novas formas de usufruir a cidade e também novas oportunidades de negócios, com atenção ao design, à tecnologia, à cultura e à ciência . Vamos estimular a criação de cooperativas, que geram emprego e desenvolvimento para a cidade, sem exploração dos trabalhadores.

Parece-nos muito fácil prometer um espaço e alguma estrutura voltada para as famosas “startups”, mas sabemos que a tentativa de reproduzir um novo Vale do Silício é ilusória, tão propagandeado pelos gurus de revistas. A experiência californiana tem características únicas que não podem ser reproduzidas com salas ligadas à internet. A política de inovação implementada de modo mais direto desde 2004 no Brasil não surtiu os resultados desejados em grande medida devido a essas diferenças que aludimos: a estrutura produtiva e social brasileira simplesmente não pode reproduzir modelos de desenvolvimento dos países centrais, pois isso resulta em uma emulação fracassada.

Nós acreditamos que podemos ter a nossa própria experiência na construção de um cidade arejada, que produza avanços sociais e econômicos para todos, sem ficar para trás de qualquer outra cidade do mundo. Mas para isso precisamos superar o atraso de um século e meio de desigualdade e as amarras que o sustentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem