sábado, 10 de setembro de 2016

CHUVA ÁCIDA 5 ANOS - Darci de Matos














POR DARCI DE MATOS


“Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”. Esta frase do polêmico escritor Nelson Rodrigues exprime com perfeição o que se passa com a imprensa. A invenção dos tipos móveis por Gutenberg possibilitou uma revolução na informação. O conhecimento não mais ficava restrito a um pequeno número de iluminados. O resultado disso, principalmente após a Revolução Francesa, foi o surgimento de governos mais comprometidos com os interesses populares. E a imprensa teve um papel fundamental para este avanço.


O Brasil entrou atrasado nesta revolução do pensamento, pois somente em 1808, com a chegada da família imperial, foi permitido instalar a primeira gráfica no país. Após a independência, não foi fácil praticar um jornalismo independente, que não estivesse amarrado aos interesses dos poderosos. Esta situação permanece até os dias atuais.


Portanto, é com satisfação que vejo o blog “Chuva Ácida” chegar ao quinto ano de existência. Como o próprio nome indica, o blog não veio para bajular os poderosos e, consequentemente, angariou um rol de desafetos. Isto não enfraqueceu o blog, mas o fortaleceu, pois foi uma injeção de oxigênio na mídia.

O político não pode temer uma imprensa independente. Se houver algum exagero por parte de algum articulista, há meios legais para corrigir os excessos. A liberdade de imprensa é a pedra fundamental de qualquer democracia. Onde não há crítica significa que não há liberdade. Gosto muito de uma frase de Santo Agostinho, que expressa o meu pensamento: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem”.


A natureza se sobressai pela sua diversidade. Assim também deve acontecer com o pensamento. As nações que garantiram a liberdade de pensamento tiveram um grande impulso no seu desenvolvimento. Em nossa cidade, este desabrochar de novas mídias, como o “Chuva Ácida”, é uma prova de vitalidade da sociedade. As novas ideias representam o fermento da democracia, garantem o seu fortalecimento. Parabéns aos que contribuem para dar vida a este belo projeto.







Darci de Matos
é deputado estadual
https://www.facebook.com/depdarcidematos1?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem