sábado, 24 de setembro de 2016

Marco Tebaldi: Joinville é celeiro de startups de tecnologia
















POR MARCO TEBALDI


Já estamos vivendo a nova revolução industrial. Diariamente surgem novidades na era da informação. A quarta revolução industrial ou econômica já começou e anda a passos largos. Nos últimos 20 anos surgiram muitas empresas que da noite para o dia tornaram-se bilionárias.

Muitos garotos com uma idéia na cabeça, perseverança e muita vontade de fazer acontecer criaram grandes corporações. Um das primeiras e que se tornou uma gigante mundial é a Microsoft, criada há apenas 41 anos. Sim, é um tempo muito pequeno. Outros vieram como Yahoo, Google, Apple, enfim muitas dessas empresas.

Nosso município é celeiro de muitas startups de tecnologia, geradoras de emprego e renda. Percebemos isso há 12 anos, quando fizemos o Planejamento Estratégico de Joinville e definimos a vocação de desenvolvimento e as diretrizes de crescimento.

O governo municipal pode e deve criar condições de sermos um pólo tecnológico e incentivar o surgimento de empresas de tecnologia.

Para enfrentar estes desafios da posteridade temos de estar preparados e antever o futuro. Vai demandar um novo currículo educacional, que abandone a memorização de fatos e fórmulas para focar mais em criatividade e comunicação, coisas que as universidades brasileiras, em sua grande maioria, não estimulam.

No caso do ensino fundamental, responsabilidade do município, vamos implantar gradativamente a educação em tempo integral com um forte programa de incentivo e ensino de inglês, informática e empreendedorismo. Precisamos preparar Joinville para estes impactos que vão ocorrer em pouco tempo.

No Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça, especialistas apontam que 5 milhões de empregos serão destruídos, porém milhares de outros serão criados nas novas profissões. Por isso precisamos antever o futuro e criar políticas de enfrentamento contra as crises econômicas que são cíclicas.

Além da melhoria do ensino, podemos criar legislação que incentive novos empreendimentos, dotar a cidade de redes de internet públicas, atração de empreendedores eventos de incentivo para a busca de apoiadores de startups, entre outras iniciativas. São muitas as situações que um governo municipal pode incentivar, implementar para os desafios da Quarta Revolução Industrial.

E para finalizar, parabéns ao Chuva Ácida pelos cinco anos de existência.


Marco Tebaldi, deputado federal e candidato a prefeito de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem