sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Qual canalha você vai ajudar a eleger?

POR FELIPE SILVEIRA

Faltam apenas duas semanas para a eleição municipal e parece que a campanha mal começou para uma boa parte da população. Parte disso é culpa da contrarreforma promovida por Eduardo Cunha, que reduziu muito a discussão política. Mas também é culpa da TV, que demoniza a política, e nossa, que aceitamos essa demonização. Isso apenas beneficia aqueles que se valem da não-política para ganhar votos. Aqueles que se valem de demagogia são os maiores beneficiados da falta de discussão, como pastores verborrágicos e apresentadores de rádio e TV que se valem da fama.

Nos Estados Unidos, curiosamente, a campanha eleitoral começa muito antes da eleição, como todos nós pudemos acompanhar nas convenções Democrata e Republicana. Nelas, os pré-candidatos debateram, confrontaram ideias e escolheram os melhores entre os seus. Ops. Quer dizer, escolheram um dos seus, porque não há dúvidas que Trump representa o que há de mais podre na sociedade. Mas a discussão foi feita.

Aqui demonizamos esta discussão e ajudamos a eleger canalhas que desviam dinheiro que seria da compra de ambulâncias, empresários que mal conseguem falar em debates e governam para associações empresariais, gente que defende a violência e a ditadura, vereadores que compram votos, que se valem de concessões públicas comunitárias para ganhar dinheiro e poder e até, pasmem, deputados que já foram condenados à prisão pelo STF, mas que não estão em regime fechado porque o crime havia preescrito.

O que me surpreende é que pessoas, mesmo aqueles que geralmente são bem informadas sobre vários assuntos, desconhecem a regra eleitoral. As pessoas não sabem que seus votos vão para a soma total da coligação, elegendo os primeiros colocados. Assim, elas votam naquele amigão que só vai fazer 300 votos, mas que no fim ajudam a eleger o político canalha que já está há sete mandatos roubando ou desperdiçando dinheiro público.

O problema é que esse esquema todo afasta a população da política, que até vota em pessoas diferentes visando a renovação, mas, por não saber como funciona o processo, acaba reproduzindo o mesmo de sempre.

Porém, não existe alternativa que não seja política. Ou nos envolvemos e disputamos o rumo da sociedade ou deixamos na mão de quem só vai nos levar para o abismo. Por isso, não adianta ficar quatro anos batendo boca no facebook para chegar na hora da eleição e simplemente se esconder. Chegou a hora de decidir. Escolha um bom candidato, veja quem ele vai ajudar a eleger e vá para a rua convencer alguém.

4 comentários:

  1. Pois é... Mas quando alguém do “eles” apresenta uma nova proposta de eleição, como o voto distrital, por exemplo, que diminui o valor das campanhas, é mais representativo e impossibilita o candidato popular de levar consigo a renca de políticos safados do partido que não receberam votos suficientes, vocês do “nós” são contrários.

    Barak Obama: alguém negro, com um nome e sobrenome não-ocidental e que nasceu no longínquo Havaí só chegou à presidência dos EUA por conta do voto distrital.

    ResponderExcluir
  2. Essa "regra eletoral" é uma das coisas mais antidemocráticas que existem! Não surpreende que as pessoas detestam os políticos.

    ResponderExcluir
  3. Artigo mais que apropriado para este momento caro amigo... voto distrital, por lista, ou proporcional como agora, nada disto melhora a qualidade dos que nos representam se as pessoas não buscarem conhecer mais sobre o processo politico e, melhor ainda, se envolver. Demonizar de fora só ajuda na construção da pior escolha. e não existe outro caminho, senão a política. Se você acredita que está tudo errado, que nada presta e que todos os politicos só querem se dar bem com dinheiro público, tome coragem e se candidate para mudar esta realidade. Então, parabéns pela coragem guri..abs

    ResponderExcluir
  4. A democracia já morreu, e faz tempo. Só eu que tenho sentido o cheiro de podre? A europa esta com os dias contados e pior de td que a morte da europa começou com a morte da URSS e com o fim da guerra fria. Pensaram que ia viver numa Disneylandia, meus amigos tem coisas piores que imperialismo soviético.
    A primavera árabe, por meio de uma liderança equivocada dos EUA e da europa ficou ainda pior do que estava.
    O maior líder da atualidade é o Putim, que não é nada democrático. E vcs ficam discutindo voto distrital,financiamento de campanha. Meu Deus parem o trem que quero descer.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem