terça-feira, 18 de março de 2014

O samba do reaça doido


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Você pode não gostar da esquerda. Pode não gostar do comunismo. Pode não gostar do socialismo. Pode não gostar da social-democracia. Pode não gostar da própria democracia. Pode não gostar do grito do Tarzan. Mas só uma pessoa com mingau no lugar de cérebro é capaz de cair nessa lorota do golpe comunista. É coisa de gente com parafusos a menos.
Mas o pior de tudo nem é essa credulidade tosca. O verdadeiro delírio é achar que uma ditadura militar pode ser a solução para alguma coisa, em especial para um problema que nem existe. Só os esquizofrênicos perseguem inimigos imaginários. E, dizem os manuais, a esquizofrenia faz ter alucinações, depressões ou discursos paranóicos.
Há quem se dedique a estudar a esquizofrenia social. O fenômeno teria origem nas camadas mais abastadas e o poder de espalhar a doideira por todo o tecido social. Antes esse contágio ficava num âmbito restrito, mas o surgimento das redes sociais facilitou a disseminação do discurso esquizofrênico. Quem lê os comentários aqui no blog, por exemplo, sabe do que estou a falar.
Um dos problemas da esquizofrenia social é que subjaz um instinto de violência e um desejo de autoritarismo. Só isso pode explicar que ainda haja pessoas capazes de defender uma ditadura. Até podia gastar o meu latim e tentar analisar por um viés mais filosófico, tipo a relação “mestre-escravo” de Nietzsche, mas os esquizofrênicos só ouvem o que querem. Então, vai no popular.
A letra do samba do reaça doido tem uma métrica manjada. O cara anda deprimido porque não gosta de Dilma, de Lula e nem do PT. Mas como não consegue apear o partido do poder através do voto, então apela para a ideia do golpe militar. Se é preciso estropiar o país para tirar essa gente do governo, então dane-se o país. O preço é acabar com a democracia? Dane-se a democracia.
A esquizofrenia social também faz delirar. E os tipos começam a ver comunistas por todos os lados. Aliás, o truque de culpar os golpistas comunistas (mesmo quando eles não existam) é recorrente. Qualquer pessoa que tenha passado mais de cinco minutos nos bancos escolares sabe, por exemplo, que Hitler usou esse artifício para chegar ao poder e para justificar a guerra. É só para gente insana.
Em resumo. Não é de uma intervenção militar que o país precisa. O que precisamos é de um divã para tratar esses esquizofrênicos sociais.

137 comentários:

  1. Mas quem veio com essa ideia de golpe comunista são vocês da esquerda. Vocês estão acusando meio mundo de aderir a essa ideia estapafúrdia. O comunismo está morto e enterrado (só que a ala mais extremista do PT – incluindo seu presidente – e outros partidos da extrema esquerda não sabem disso), a propósito, você leu a carta de apoio do PT ao colega Nicolás Maduro, alertando que a “Revolução Bolivariana está sob ataque de golpistas”? Esperar o quê de um partido que defenda a existência de uma revolução simpática ao comunismo, que já definhou as economias e isolou países como a Bolívia, Venezuela, Honduras, Equador e outras? Ainda, uma ditadura esquerdista não se faz apenas com o combalido comunismo.

    O que a população brasileira mais esclarecida questiona, e com razão, são algumas medidas políticas beneficiadas pelas leis que regulamentam a mídia, a internet e uma independência maior do executivo sobre o tesouro. Além disso, uma democracia onde o executivo exerce influência sobre os outros poderes pode ser classificada como tal?

    Ninguém está preocupado com a ressureição do comunismo, estamos preocupados com uma ditadura da esquerda que está já está em curso.

    ResponderExcluir
  2. Ei, Napoleão, por que assinas como Anônimo?

    ResponderExcluir
  3. Ao Anônimo que tentou responder com um link do Reinaldo Azevedo. Não se espante se o comentário (ou melhor, o comentário do Rola-Bosta) não for publicado.

    ResponderExcluir
  4. Bem...
    Deves ser o primeiro esquizofrênico então, porque negas o que está diante dos teus olhos!
    Essa 'guerrilheiranta' que está no poder, está financiando a ditadura comunista e militar de Cuba e apoiando a manutenção dessa "coisa" em outros países! E essa corja está implantando isso aqui no Brasil também! Mas para ti, esse problema "nem existe", não é?
    E depois vens dizer que são os outros que só enxergam e ouvem o que querem?

    E tem mais: Falo como "anônimo" para não ter que aturar o verdadeiro esquizofrênico aqui, que és tu! Se não fores, deves estar recebendo algum "mensalão", ou algo do tipo, pra ficar proferindo essas baboseiras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A má notícia é que o teu caso parece grave. A boa notícia é que eu conheço um bom psiquiatra.

      Excluir
    2. Se eu soubesse que a esquizofrenia neste País estaria neste nível teria estudado um pouquinho mais no vestiba lá nos anos 70 e tentado medicina...

      Excluir
  5. Vamos ver se aprovas o comentário anterior ou se vais censurá-lo por ser contrário ao teu ponto de vista!

    ResponderExcluir
  6. O link em questão não é do Reinaldo Azevedo, mas da oposição venezuelana comparando a Dilma de 1964 com a de hoje a e sua controvérsia sobre as violências na ditadura brasileira e na “democrática” Venezuela. Mas a figura com esta feliz comparação (que envolvem também outros líderes sul-americanos) está disponível em qualquer sítio da internet.

    ResponderExcluir
  7. Que tal argumentares, ao invés de insultares?
    Que argumento você utiliza para rebater minha opinião, além de insultar e chamar de esquizofrênico quem não concorda contigo?
    Repito: Você só vê (e só quer ver) o que te convém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que o teu "argumento" já traz a resposta. É autoexplicativo.

      Excluir
  8. A fase do jornalista Baço não parece boa. Ele acumula mais um artigo que não serve absolutamente pra nada. Mas afinal, quem é esse jornalista Baço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fase, hem Anônimo? Mas não sabias que Baço é um pseudônimo? Eu não existo de verdade, sou um personagem inventado.

      Excluir
    2. Certamente!
      O nível de "jornalismo" apresentado aqui é da mesma qualidade que a "democracia" que pregam!
      E essa estória de falar que meus argumentos são "autoexplicativos" e não rebate-los, se dá pelo fato de, esquizofrenicamente, só enxergar o que quer!

      Excluir
    3. É uma pena anônimo, é um dos textos mais lúcidos do Chuva que li; e tentar negar a esquizofrenia que voces criam e alimentam só serve para reforçar ainda mais a tese do texto.

      Excluir
    4. Quem falou em jornalismo? Este não é um blog de jornalismo.

      Excluir
    5. Baço, você foi inventado no jornalismo de 69.

      Excluir
    6. 69? Ih... sexualizou. Poderosa...

      Excluir
    7. Por quê? A linha do equador engordou demais? Chama os caras do partidão pra te ajudar nesse enfrentamento.

      Excluir
    8. As gajas do partidão? Eu imagino mesmo, nunca vi uma comunista bonita. Tudo uns trubufu. Até a beleza natural das mulheres vocês conseguem eliminar.

      Excluir
    9. Eh... não entendes nada das mulheres do partidão. Mas, também, aí dentro do armário deve ser ruim de enxergar, né?

      Excluir
    10. Conta outra, tudo bem tu ter quedinha pelos trubufus do partidão, agora dizer aí que são bonitas, exemplares...? Tenha amor pela vida, Bafão. Diz uma experiência aí? Dizem que elas não se depilam. Tu sabe que nós homens, nessas horas, temos olho de tandera. Como vocês comunas encaram os chumacinhos? Só dando um tapa na pantera, né?

      Excluir
    11. Nós homens? Vá lá... tenta ser mais convincente.

      Excluir
  9. Baço, você viveu no Brasil dos militares? Eu vivi. Independente sobre minha simpatia ou não pelo militares, uma pergunta que não pode ser negligenciada é: Qual a diferença na qualidade de vida da população brasileira nos momentos históricos da ditadura militar e nessa democracia que vivemos?

    A educação no período militar era pior do que essa que estamos vivenciando? E a saúde? E a segurança? E a infraestrutura?

    Será que a falsa sensação de liberdade que temos hoje sobrepõe o que foi conquistado no período militar?

    O Brasil decaiu muito nos últimos trinta anos, em todos os sentidos, desde a qualidade cultural (música, programas televisivos, filmes), passando pelos serviços públicos essenciais até a educação básica.

    Além disso, qualquer um podia andar a qualquer horário nas ruas sem ser importunado, os homossexuais eram os mesmos de hoje (havia personagens gays em telenovelas e filmes), podia-se escutar qualquer tipo de música (algumas foram de fato proibidas, mas mesmo essas eram “pirateadas” e distribuídas semanas depois), ler qualquer livro (inclusive o manifesto comunista – tínhamos um exemplar desse na escola, hoje são poucas as escolas com uma boa biblioteca), os serviços essenciais funcionavam (inclusive tínhamos transporte público sobre trilhos). Em outras palavras, não tínhamos simpatia pelos militares, mas eu nem ninguém que conheço fomos perseguidos por eles. Eu e 99% da população vivíamos desta forma, será que esse 1% que conseguiu impor essa dita democracia está realmente satisfeito com os políticos que nos representam em Brasília?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era do movimento estudantil, mas já no período final da ditadura. Quanto ao resto... acho que cometes imprecisões. Eu discordo, mas por agora não vou discutir. Prefiro que outros leitores interfiram. Está aberta a discussão

      Excluir
    2. Olha, eu vivi o movimento estudantil no final dos anos 70 e inicio dos 80, e tinhamos que ter atividades clandestinas de reuniões, de discussões, de saber notícias sobre a política nacional, de reorganizar os DCEs, até de acessar a nova cultura que efervecia (e não ficava limitada aos festivais de MPB), etc. E antes que os esquizofrenicos se aticem, não planejávamos ataques nem sequestros, eramos só estudantes querendo liberdade, informação e cultura. E o período era obscuro e ditatorial sim, tinhamos censura sobre tudo, inclusive da corrupção que corria solta entre militares, políticos e empresáros da época. E prá quem lembra, os milicos destinavam 1% do PIB para a educação! Se fosse a Dilma já estaria deposta!

      Excluir
    3. Várias centenas de motivos prá questionar a ditadura, mas a educação não é uma delas..

      Excluir
    4. Manoel, mas vocês tinham liberdade!

      Que liberdade vocês almejavam além daquela que vocês já tinham? Essa liberdade que nós temos hoje? A liberdade que eu tenho pra falar que a Dilma é uma incompetente? Você tinha a mesma liberdade na época de estudante! A liberdade de mostrar uma mulher seminua num programa no horário nobre de televisão? Também tinham (mais contidas) as chacretes! Levando em consideração que era mais comum uma mulher fazer topless naquela época do que alguma desinformada ser fichada como criminosa por atentado ao pudor, como ocorre nos dias de hoje, nessa sociedade hipócrita.
      Informação? Qual informação? Tinha toda informação naquela época, óbvio não com os meios de hoje.
      Cultura? Música? Taís brincando... Os festivais musicais eram (e ainda são) resquícios de uma cultura brasileira de qualidade.
      Corrupção? Podia ter, mas convenhamos, nada, nos quinhentos anos de história do Brasil, se compara com o que vem ocorrendo nas últimas décadas.
      Sobre educação, mesmo que fosse apenas 1% do PIB, o montante era mais bem investido. Tínhamos latim e francês como opções de idiomas. A matemática que é ensinada hoje na sétima série, aprendíamos na quarta. Fiquei encabulado quando meu filho mais novo me questionou sobre a fórmula de baskara na oitava série. Equações do 2o grau nós aprendíamos meados do ensino fundamental, na quinta ou sexta séries. O compromisso na época era universalizar a educação para a população no campo e para a que migrava do campo para as cidades.

      Excluir
    5. Baço era do movimento estudantil? Qual movimento, Baxo? Como foram essas experiências? Qual a bagagem que tu trazes?

      Excluir
    6. Caro José M., não estamos falando do mesmo País, e se estamos, ou eram períodos diferentes ou vc viveu numa outra classe que tinha acesso a tudo que falou, e claro, nem sabia do que se passava. A liberdade que tu falas matou milhares de pessoas pela simples razão de discordar do regime instituído por um golpe. Hoje em qualquer blog, rede ou jornal xingam os governantes de tudo e o que vale é a liberdade de imprensa e democracia. Só quem perdeu dá o valor que merece. O País atrasou vinte anos.

      Excluir
    7. É claro que não trago bagagem, Anônimo. Eu disse que estive no movimento estudantil, não que fui carregador num hotel.

      Excluir
    8. milhares de pessoas, Manoel? joga a calculadora fora, essa não presta...

      Excluir
    9. Vai dizer que tu nunca carregou uma mala cheia de panfletos fazendo propaganda comunista? Como foi essa experiência, Tufão.

      Excluir
    10. Levou chumbo na bunda dos milicos é? Ih ih ih!

      Excluir
    11. Não, Manoel, acho que foi você e uma pá de gente que, naquela época, viveram num mundo bastante particular.

      Excluir
  10. Pois é, 'Babaço"...
    Quando alguém te insulta, vc diz: "teu comentário diz mais sobre ti do que sobre mim", mas quando você insulta alguém é comentário com validade?
    Que piada!

    Definitivamente o que fazes não é jornalismo, nem "debate" como sugerem na capa! Pois, simplesmente não debates, insultas os outros...
    Isso, segundo o teu próprio "raciocínio", diz mais sobre ti mesmo do que sobre quem tenta argumentar contigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babaço? Não foi muito criativo. Mas vai tentando.

      Excluir
    2. Baço Caviar? O que tu vai jantar hoje?

      Excluir
    3. Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah. Anônimo das 16:59. Não tens a menor graça.

      Excluir
  11. Como é?
    Vais aprovar o comentário ou se o texto não te for favorável a censura vale?

    Pergunta: Como esse espaço é mantido? Por meios próprios ou fica recebendo auxílio dos Petralhas com grana desviada (roubada) dos impostos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o espaço é mantido? Pô, estou cansado de repetir: fomos comprados pelo Lulinha. É ele quem me paga. Quanto aos outros não sei.

      Excluir
    2. a unica dúvida que tenho é se existe apenas um troll ou uma epidemia esquizofrênica deles...

      Excluir
    3. Eu vivo de bicos: recebo um dinheirim do Bolsa Família. E levei uma porcentagem da grana que arrecadaram pra pagar a multa do Zé Dirceu.

      Excluir
    4. Porra,Baço!!?? Está recebendo do PT e eu que sou filiado não vi um puto??

      Excluir
    5. Sandrão, você é filiado a que? a quem? Desde quando? Não viu o quê? Se ficou sabendo, por que o interesse? Está querendo uma boquinha no partidão? Ei Sandro, diz uma aí pra gente, você ainda ama essas ideologias comunistas, acertei? Teu coração palpita quando vê a foice e o facão, né?

      Excluir
    6. Lógico que quero uma boquinha,boquinha não,bocão! Achas que me filiei ao PT por ideologia.Isso é coisa de comunista.Eu quero é arrumar a vida.
      E não.Não gosto de foice.Prefiro um cortador de grama que dá menos trabalho.

      Excluir
    7. Então faz agora uma charge você abrindo um bocão querendo abocanhar dinheiro do contribuinte, gastando adoidado, faz? Hein? Que tu acha? Bota você bem perfilado do lado dos grã petistas. Vou aguardar.

      Excluir
    8. De graça! Nem chudendo!! Corrupto não faz nada de graça,tolinha!

      Excluir
    9. Você é corrupto, Sandrinha? Quantas boquinhas você quer para mamar? Tu daria uma chupetinha no Lulo? no Lito? no Marinalvis?, por uma vida regada a bacon, queijo roquefort, caviar no almoço, e Johnnie na madrugada, com as Rosegates?. O que você acha? Já imaginou uma charge: você, cheio da grana, charutão cubano, com o Walker na mesa, lá nas Brasas, telefone bolchevique, e ligando para as cachorras do Lulo, as Rosegates. Seria histórico, Sandrinha. Ou melhor, você fazendo uma festinha com os camaradas da papuda?

      Excluir
    10. Fala com calma,porra...essa lista tá ducarvalho. Tens uma receitas também,ai´farei uma puta festa!!

      Excluir
    11. huahuau cachorrão! Tá parecendo já o Mr. Catra. Você é palerma, mas pelo menos não é petista falso. Fala mesmo o que quer.

      Excluir
  12. O Baço está certo. Tiremos a Dilma e o PT de lá NO VOTO, por favor. Com todos os erros, e na maioria das questões, os últimos 24 anos foram melhores que os 21 anteriores...

    ResponderExcluir
  13. Como consegue convencer alguém quando usa o seguinte termo "a população brasileira mais esclarecida", a arrogância vai longe. Você quer provar seus argumentos em cima de teorias conspiratórias (golpe comunista mundial, farsa do aquecimento global, nova ordem mundial, médicos cubanos terroristas militarizados, e por ai vai...) e evidências desconectas, você consegue convencer alguém com este monte de bobagem. Como diria o próprio Baço, você é um idiota e um esquizofrênico. Para de escutar o astrólogo Olavo (o nacionalista maior que nem mora no Brasil) e ler a Veja (Revista beneficiada pela ditadura). Chega de teorias conspiratórias, ficção científica e novelas. Tentem convencer as pessoas com planos de governo e ideias e não tentem virar a mesa só porque estão perdendo a batalha. Tenham humildade e recolham-se as suas insignificâncias.

    Anônimo Anti-golpista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você se presenta como "Anônimo Anti-golpista" e sou eu quem usa "teorias conspiratórias"?

      Anônimo 9:38

      Excluir
    2. Revolução Bolivariana não é golpe comunista como você insiste em falar. Conclusão, vocês querem provar que existe um golpe comunista para que os militares assumam. Ou seja são teorias conspiratórias. Além do mais, a maioria que prega a intervenção militar se apoia nas teorias conspiratórias da NOM, da farsa do aquecimento global e do decálogo de Lenin. Se não for isto deve ser as besteiras que seus pastores estão colocando na cabeça de vocês. Se seus comentários fossem confiáveis, você não se esconderia atrás do anonimato como fazem os terroristas e conspiracionistas.

      Anônimo Anti-golpista

      Excluir
    3. Mas é um banzo mesmo. Esse aí tá esperando o golpe dos bolivarianos. Ora porra, eles já deram o golpe, idiota!

      Excluir
    4. Caro idiota anônimo, se estivéssemos num regime de golpe aqui no Brasil, você já estaria preso por suas ideias subversivas. No caso de Venezuela e outros países a maioria da população não quer golpe ou deposição do governo. Você está escutando vozes que só jogam merda no seu ouvido, e você como não consegue debater contra estas ideias aceita-as, e se gradua em burrice quando insiste em ensinar outros estas bobagens.

      Anônimo Anti-golpista

      Excluir
    5. Caro imbecil Anônimo, você dizer o povo não quer depor o Maduro? Mas é um burro mesmo. Fica lendo o besteiro comunista, aí claro, acha que lá tem meia dúzia de vagabundo burguês que quer tirar o Maduro do poder. A burrice é invencível, ela cega, as paixões revolucionárias passam por cima de tudo. Vai se informar melhor vai.

      Excluir
    6. Caro Idiota anônimo, a minha fonte que é a Vice.com que diz no dia 18 de março de 2014, portanto hoje, que a maioria dos venezuelanos não querem depor o presidente. A Vice é um grupo de jornalistas que tenta mostrar sempre os dois lados das manifestações, eles sempre estão dentro das delas, fizeram isto na Ucrânia e fazem isto na Venezuela.
      Suas fontes são Veja e Folha? Que fazem montagens de photoshop para ter notícias, e quanto mais polêmicas melhor.
      Todo idiota esclarecido se acha melhor do que os outros e tem as respostas na ponta da língua.
      Vai ver a reportagem que a Folha fez sobre a marcha da família alienada, deu vergonha alheia do que eles estão pregando e falando principalmente uma das ativistas de nome Cristiane Peviane, esta coitada está sendo massacrada pela mídia nacional e com justiça.
      E o Maduro ainda tá verde para tirar ele de lá...

      Anônimo Anti-golpista

      Excluir
    7. Caro IMBECIL Anônimo, a minha fonte são os mais diversos meios de comunicação que não são aliados ao chavismo, dentro da Venezuela e fora dela. No Brasil, nem uma mídia traduz o que se passa na Venezuela. São todas cooptadas pelo governo. Que tal você pesquisar nas redes sociais venezuelanas, lá você vai ver realmente o que se passa. Agora se ficar na Vice.com, que grandes merda se fazem na Ucrânica ou na Tailândia, vai ser mais um alienado, pois é mais uma mídia totalmente esquerdista, patrocinada por grupos esquerdistas. Mas é um cabritinho mesmo. PQP! Acredita em papai noel dos dois lados. Vice.com. huahuahuahuauahuHUAU. Você viu a reportagem da folha sobre a marcha é? Ficou com médinho, já? Cagão! Uma perguntinha, você já viu o tamanho das manifestações na Venezuela contra o governo? Vai ser alienado assim na... Tenha dó.

      Excluir
    8. Desprezível Idiota.
      "No Brasil, nem uma mídia traduz o que se passa na Venezuela. São todas cooptadas pelo governo." - suas palavras.
      Tudo é ilusão na sua cabeça de merda, onde tudo que contraria sua maluquice é esquerdismo, coisa do diabo ou manipulação do líder da NOM. Conversar com você é o mesmo que conversar com um poste, vocês não respeitam nenhuma opinião que seja contrária ao que vocês pregam.
      Por que chamar de marcha da família com Deus, se vocês estão cagando para o que Cristo pregou?
      A vossa manipulação da população começa ai, dizendo que vocês são melhores e devem ser seguidos pois seguem a Bíblia e os ensinamentos de Cristo ou porque vocês tem uma vida impecável.
      Vocês querem a moralização da sociedade conforme suas visões e não se importando com os meios para conseguirem o que querem.
      Vocês seguem a cartilha republicana, onde tudo é de orientação de extrema-direita. Partidos neo-nazistas são aliados de vocês, todo o tipo de racista é aliado de vocês.
      Vocês são a pior tipo de pessoa que anda pela terra, porque vocês não se importam com ninguém e com nada. Desprezam tudo que atenta contra a sua sociedade.
      Eu nunca vou ter medo de pessoas mal-intencionadas como vocês e como foi mostrada na reportagem da Folha, gente despreparada para o mundo.
      Pessoas abertas para a discussão se discute, mas vocês só entendem uma língua, a porrada, a imposição de força. Por isso querem a ditadura.

      Anônimo Anti-golpista

      Excluir
  14. A ditadura militar (assim como todas as demais ditaduras) são abominações que nunca deveriam ter existido.

    Dito isso, interpreto que, se uma boa parcela da população prefere a ditadura ao atual governo, isso já diz muito sobre esse governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre, só esqueceu de dizer que esta parcela que tu se refere (e que pelo te inclui também) formou a espantosa quantia de 8 pessoas na ultima mobilização pela Marcha em SP.

      Excluir
    2. Que tal os milhões de brasileiros nas ruas em Junho de 2013? Se o governo fosse bom, não estariam lá..em quase todas as cidades do Brasil.

      Muitos desses defendem a ditadura como um "mal menor", o que já qualifica bem o atual governo.

      Eu, particularmente, não apoio a ditadura, mesmo como uma anta no poder como temos hoje.

      Excluir
    3. André, as manifestações de junho, legítimas e belíssimas, não reivindicavam nem ditadura nem "intervenção" militar, esse eufemismo de que estão a se valer os novos saudosos. Elas reivindicavam mais democracia, não menos.

      Excluir
  15. Eu fico impressionado como tem gente que acha que esse governo está promovendo uma ditadura de esquerda. Como assim? se esse governo é amigado dos banqueiros, dos latifundiários, deixando evangélicos da pior espécie ocupar cargos importantes no congresso, alisando os setores mais reacionários das igrejas e da política. Há avanços sem dúvida, mas em alguns setores importantes como direitos humanos e ambiente a coisa toda é bem, mas bem conservadora, justamente porque Dilma e companhia deixaram lá pra trás os ideais revolucionários que os movia na juventude. Na verdade, o que me preocupa é a absoluta falta de uma opção realmente de esquerda nas próximas eleições. Manter Dilma e seus equívocos e aliados. Votar em Campos e Marina: novas vozes com ranços hipócritas, sobretudo Marina. Ou Aécio e sua corja dona de helicópteros e afins. Enfim, esquizofrênicos, não se preocupem, com as lideranças políticas que temos, o golpe comunista está bem longe de acontecer, infelizmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, acho que o problema decorre do PT estar a 12 nos no poder. É tempo demais, é isso que eleva o tom dos discursos, de ambos os lados. Seria legal o pessoal tirar umas férias, curtir uma praia, fazer uma autocrítica (é incrível como o poder impede autocríticas...). Veja bem, seria legal para nós, o povo, que só quer trabalhar, pagar seus impostos e ver eles serem revertidos em benefícios que ajudem a todos a atravessar a vida de um jeito digno, ao menos. Na minha opinião é esse desespero para se manter no poder, esse nós contra eles que tá levantando esse cheiro de merda. Agora vai achar uma tampa prah segurar essa fedentina...

      Excluir
  16. Os anônimos salvam esse blog, não fossem eles, isso iria viver às moscas. Detalhe que os anônimos são, em grande maioria, à direita. A direita sempre salvando as cagadas da esquerda esquizofrênica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vaza coxinha, volta pro túmulo. Se vocês fossem no mínimo confiáveis vocês não assinariam como anônimos. Não são nem capazes de comentar as publicações do Jordi Castan que é reacionário como vocês.
      Volta para a Idiotolândia, de onde vocês não deveriam ter saído.

      Anônimo Anti-golpista

      Excluir
    2. Quer falar de anonimato, mas escreve como anônimo também. O nome que damos pra isso é TDAH, porém, não se preocupe, temos uma solução, basta você se endireitar, que logo será curado.

      Excluir
    3. O louco e dissimulado aqui é você, não sou eu. Para de babar e procura um psiquiatra. Ou corre e protege as crianças pois os comunistas vão engolir quem estiver na frente.

      Anônimo Anti-golpista

      Excluir
  17. Fico a pensar, o que leva um cidadao portugues a interferir na politica brasileira, ainda mais falando asneiras pq ninguem pede governo militar as pessoas estao a pedir intervencao militar..nao sei se sabes o que e isso?? Olha Portugal anda bem confuso, que tal meteres o teu bedelho por la?? ou esta a levar umas do PT?? abraco espero que publiques..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intervenção militar não é golpe/dissolução do governo? Ou seja governo militar. O último golpe/governo militar durou 25 anos e eles prometiam que depois do golpe seriam convocadas eleições, o que demorou 25 anos. Você quer que realmente isto se repita? Você acha que a população vai aceitar este tipo de absurdo?
      Volta pra escola, analfabeto social.

      Anônimo Anti-golpista

      Excluir
    2. Viu ,Baço? Já estão "a falar" tal como tu.

      Excluir
    3. É um coitado mesmo, não sabe nem o que é intervenção militar. Só podia ser um comuna.

      Vai pra Cuba, seu filhote de ditador.

      Excluir
    4. Caro idiota anônimo, ou você é burro ou muito burro. Intervenção militar é a dissolução do governo, é a retirada do governo democraticamente eleito e instalação de um governo provisório, ou seja governo militar. É o que vocês querem, ou você tá seguindo a sua própria ideia de golpe? Vocês querem tirar os corruptos do poder e colocar um governo de "fichas limpas". Ou seja, estão ignorando o povo brasileiro, o judiciário brasileiro, o congresso nacional, o Senado e a Constituição federal. Golpe, virada de mesa, intervenção, desordem, chuncho, putaria e por ai vai é o que vocês querem.
      Volta pro limbo, Olavete.

      Anônimo Anti-golpista

      Excluir
    5. Vai ler a constituição seu BURRO. Aposto que nunca leu ela, cabritinho.

      Excluir
    6. Uma constituição permitida pelos militares, não vai ter uma saída para eles, é óbvio que tem. A questão é que nenhum dos argumentos que permitiriam está intervenção se caracteriza hoje, e a maioria do povo brasileiro nunca ficará convencido de que este atentado a democracia seja válido. Vocês querem que a desordem e a bagunça aconteça para poder implementar o seu plano de golpe legítimo e dentro da CF. Isto é coisa de terrorista e conspirador e é crime. Produzir material mentiroso e calunioso contra qualquer pessoa física ou jurídica, ou ente da federação é crime.
      Outra coisa, caso venha a ser torna realidade esta bizarrice, você acha que os militares deixaram o governo após 60 dias como está previsto. Na outra vez eles ficaram 25 anos "governando" o Brasil.
      Não haverá contra-golpe por acaso?
      Volto a afirmar a intervenção militar é golpe e dissolução do governo e coisa de conspirador que quer o fim da democracia, e consequentemente implantação de governo militar.
      Se você acredita na bondade e pureza dos militares, você é mais BURRO que a própria grama que o burro come.

      Anônimo Anti-golpista

      Excluir
    7. Infelizmente o Baço censura os comentários. Sorte desse anônimo comunista.

      Excluir
    8. Chateou? Então faz o seguinte. Isso é hora de aposentado se preparar para ver a novela. Veste o pijaminha (deve ser um pijaminha com padrão camuflado, né?), pega na mantinha de pôr em cima dos joelhos (é incrível como gente velha sente frio) e espera a tua cuidadora te trazer o leite morninho (é bom e aconchega para ires dormir). Quando o soninho bater vai para a cama e sonha com o teu Pelotão do Pijama. Ah... e esquece isso de ficar xingando os outros no blog, porque eu vou deletar todos os teus comentários. Viu? Chateou não aparece mais...

      Excluir
    9. É bom ser censurado anônimo? Então, o que você acha que o governo militar vai fazer? AI-5, com certeza.
      Hoje vivemos num governo que permite muitos idiota como você defecar pela boca quando quiser e catequizar seus amiguinhos com sua cartilha de direita.
      Vocês não precisam de democracia, por que vocês não sabem o que é democracia. Vocês são surdos que só escutam a própria voz, esquizofrênicos.
      São Masoquistas, onde numa postagem do Baço onde apresenta todos os defeitos de vocês, vocês insistem em querer o confronto, lutando sua guerra cega, contra quem pensa diferente.
      A propósito Baço o seu texto apresenta uma síntese muito boa a esta questão da maluquice defendida.

      Anônimo Anti-golpista

      Excluir
  18. Fico chateado com tanto coxinha metido a novo rico, que arrota asinha de frango (por que nunca comeu tanto) e ainda vem virar o cocho por aqui...

    ResponderExcluir
  19. Quero ver LHS pedindo na campanha eleitoral " ....por isso peço voto a Raimundo Colombo, 55 para governador, e em Dilma Roussef, 13 para presidente, a melhor...." kkkkk, os reaças piram, se debatem, mas votam, porque o padim pediu.
    Carlos Roberto karlosr_silva@yahoo.com.br
    Baço, és o cara mais esclarecido que conheço, consegues digerir a baboserada que pessoal do berço de ouro desfere , principalmente sobre comunismo e ditadura é tanta, que me cansa.
    E te dou outro diagnóstico Baço, realmente o povo brasileiro, e especificamente o de SC além de esquizofrênico , é bipolar. Veja, em 1984-85, iam para as ruas pedir Diretas já, fora a ditadura, e agora alguns idiotas clamam a volta dela. Seriam esse pessoal que andavam nas bonanças , na época com seus Landaus, nas estradas livres de pobres pelo caminho, que hoje entopem o trânsito com seus carros financiados, porque esse governo (falo com raiva, retransmitindo o ódio dos berços de ouro) facilita compra para essa gente. Esse mesmo povo bipolar que clamava por uma Copa do Mundo, não engoliu muito porque Lula conseguiu trazê-la, até então já tentada pelos direitistas que desgovernaram o país desde 1500. E agora, essa mesma bipolaridade salta aos olhos, porque em curto espaço de tempo, clama para não haver mais copa? O lastro de tempo do fim da ditadura até agora foi maior. Para esse doente que clama sua volta, Depakote e Venlifit, e para os casos mais graves, como a bipolaridade de curto espasmos como o da Copa, 1500mg de lítio diariamente, ou de hora em hora, varia conforme a loucura atemporal de ridicularidade e conforme a escala de medição Caco Antibes. Cansei, porque falar com reacionários cansa pra caramba, ainda mais os burros, que não conheceram ditadura, e na verdade , nem sabem o que querem, vão na onda, espalham estapafúrdias odiosas e por aí vai. Meu Deus, estou ficando esquizofrênico, olha quanta coisa disconexa, Copa, Ditadura, Bipolaridade e Esquizofrenia . Mas que é verdade, é! Carlos Roberto - karlosr_silva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero é ver os petistas formarem fila indiana pra votar no Colombo, como reza cartilha.

      Excluir
    2. Camarada Marcos, tu vais ver é a nossa Dilma se reeeleger sem cuspe, vai preparando o dito cujo.

      Excluir
    3. Pode crer. Estou ansioso para que essa reeleição ocorra.

      Excluir
    4. Para ser perfeita, a reeleição de Dilma tinha de vir acompanhada de uma vitória republicana nos EUA.

      Excluir
    5. Ah, os republicanos... quanta falta fazem. É republiquetas bolivarianas na América do Sul, é conchavo do Brasil com Cuba, é Rússia invadindo a Ucrânia...

      Alguém tem que botar ordem na casa!

      Excluir
  20. Melhor é ver comunista de barriga cheia se lambuzando com o peito.

    ResponderExcluir
  21. Baço
    Também vivi com o regime Militar no poder, não era bom. Não existe só duas hipóteses, PT ou Militares, um não é contraponto do outro. Precisamos de um Pais Honesto, Produtivo com Planejamento Claro, executando Politicas de desenvolvimento que não troquem ao acaso ao sabor das necessidades, isso acontecia com os militares e continuou até agora com o PT. Precisamos de objetividade no Pais e menos politicagem, sim porque Politica pelo que diz nos dicionários é algo diferente do que esta acontecendo, não se trata de quem vai governar e sim como vai governar e para quem vai governar, quais as politicas que vai implementar, quais os planos, metas e projetos, sem maracutaias que existe desde os tempos dos militares e continua, você viveu a revolução e sabe como foi e como esta agora.
    O que queremos é mudar oque estava e continua, ou seja, saiu o regime militar e chegou o PT ao poder mas as mazelas, corrupção, descalabros continuam, o PT não mudou nada, só se uniu a corruptela do entorno e continuou a mesma coisa, brasileiros sem educação, saúde péssima, esgoto nem pensar, cidades inchadas, planos estratégicos de desenvolvimento agrícola, industrial, pesquisa, universidades federais com baixa qualidade de ensino, faculdades particulares piores, ensino profissionalizante abaixo da necessidade de desenvolvimento do pais, importação de médicos e nenhum incentivo ao aumento da produção de profissionais médicos brasileiros e no Brasil e ai vai.
    Tanto os Militares como o PT deixaram se levar e perderam a legitimidade dos seus atos, os primeiros hoje totalmente desacreditados e os segundo em vias de.
    O pior é que não tem uma liderança Politica que defenda outros valores, tudo porque tanto os Militares como os sucessores fizeram com que a palavra "Políticos" virasse sinônimo de Vira Lata, Vasilhia, Safado, Ladrão, Pessoa de má índole e segundas intensões, esta ai as condenações que atestam o que se diz. Você vai dizer "é mas na revolução também tinha ladrão" tinha sim e lutamos contra isso e pior continua tendo. Evocando a velha frase "O último que sair apague a luz.' Diria hoje " O primeiro que acordar, deste sono de 50 anos, Acenda a LUZ! O Brasil agradece.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Baço
    Também vivi com o regime Militar no poder, não era bom. Não existe só duas hipóteses, PT ou Militares, um não é contraponto do outro. Precisamos de um Pais Honesto, Produtivo com Planejamento Claro, executando Politicas de desenvolvimento que não troquem ao acaso ao sabor das necessidades, isso acontecia com os militares e continuou até agora com o PT. Precisamos de objetividade no Pais e menos politicagem, sim porque Politica pelo que diz nos dicionários é algo diferente do que esta acontecendo, não se trata de quem vai governar e sim como vai governar e para quem vai governar, quais as politicas que vai implementar, quais os planos, metas e projetos, sem maracutaias que existe desde os tempos dos militares e continua, você viveu a revolução e sabe como foi e como esta agora.
    O que queremos é mudar oque estava e continua, ou seja, saiu o regime militar e chegou o PT ao poder mas as mazelas, corrupção, descalabros continuam, o PT não mudou nada, só se uniu a corruptela do entorno e continuou a mesma coisa, brasileiros sem educação, saúde péssima, esgoto nem pensar, cidades inchadas, planos estratégicos de desenvolvimento agrícola, industrial, pesquisa, universidades federais com baixa qualidade de ensino, faculdades particulares piores, ensino profissionalizante abaixo da necessidade de desenvolvimento do pais, importação de médicos e nenhum incentivo ao aumento da produção de profissionais médicos brasileiros e no Brasil e ai vai.
    Tanto os Militares como o PT deixaram se levar e perderam a legitimidade dos seus atos, os primeiros hoje totalmente desacreditados e os segundo em vias de.
    O pior é que não tem uma liderança Politica que defenda outros valores, tudo porque tanto os Militares como os sucessores fizeram com que a palavra "Políticos" virasse sinônimo de Vira Lata, Vasilhia, Safado, Ladrão, Pessoa de má índole e segundas intensões, esta ai as condenações que atestam o que se diz. Você vai dizer "é mas na revolução também tinha ladrão" tinha sim e lutamos contra isso e pior continua tendo. Evocando a velha frase "O último que sair apague a luz.' Diria hoje " O primeiro que acordar, deste sono de 50 anos, Acenda a LUZ! O Brasil agradece.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Baço tá acordado e bem aceso. É filhote da revolução. Esse velho de guerra militava desde cedo, e querendo o quê? Democracia? Baço velho de guerra, dorme até hoje com o travesseiro do Che e com a manta do Fidel e os livros do Lênin aberto na página da tomada do poder. Quem te conhece pelas tuas colunas, sabe bem do que estou falando. É movido pela causa. Sempre ela, a revolução.

      Excluir
    2. Tudo certo, menos o travesseiro do Che. O meu travesseiro tem uma foto da Valesca Popozuda. Porque, acredite, ela também é comuna.

      Excluir
    3. Tá gozando vermelho ou verde-oliva pra ela?

      Excluir
  23. O Baço não veio do berço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas tinham as casas invadidas, gavetas reviradas, papéis e livros confiscados. Pessoas eram levadas na calada da noite ou sob o sol brilhante, aos olhos da vizinhança, sem explicações nem motivo, bastava uma denúncia, sabe-se lá por que razão ou por quem, muitas para nunca mais serem vistas ou sabidas. Ou mesmo eram mortas à luz do dia. Ra-ta-ta-ta-tá e pronto.

      Excluir
    2. Ra-ta-ta-ta e plac, plum, e a tua turminha? Fazia o quê? Brincava de bang bang com arminha de espoleta? Tua turminha entrava em casas, batiam, roubavam, quebravam estupravam, sequestravam, matavam, ameaçavam, sequer precisava de denúncia. Todas foram mortas à luz do dia, da noite, pela revolução. Rai, roi, catibum, brum, brum, brouuuuu, páááá, pá, pá. pac, poc. Prontinho! Tua turminha queria Cubinha.

      Excluir
    3. As pessoas, "quem", cara-pálida?

      Excluir
  24. As pessoas tinham as casas invadidas, gavetas reviradas, papéis e livros confiscados. Pessoas eram levadas na calada da noite ou sob o sol brilhante, aos olhos da vizinhança, sem explicações nem motivo, bastava uma denúncia, sabe-se lá por que razão ou por quem, muitas para nunca mais serem vistas ou sabidas. Ou mesmo eram mortas à luz do dia. Ra-ta-ta-ta-tá e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos meu 55 anos nunca vi sequer uma pessoa de meu circulo de amigos ou familia sofrer qqer mazela pelo exercito..os que eles combatiam eram os mesmo que estao hoje ai fazendo asneiras, cujos quais ajudaram a perpetrar o militarismo pois se esses canalhas ledroes de bancos (Dilma e companhia) nao tivessem ficado tanto tempo incomodando, as diretas teriam vindo mais cedo..hoje estao ai de paladinos mas fazendo pior.
      Anonimo/Anonimo

      Excluir
    2. Se o teu circulo é do teu tipo, então não sofreria mazelas mesmo. Tipico dedo duro, explorador de trabalho alheio ou coisa do gênero. Tão ignorantes que ignora até os indicadores apresentados que explicitam a diferença gritante entre os governos de agora e os de direita. O pior analfabeto é aquele que não consegue pensar com a própria cabeça. Conselhos? Cancela a assinatura da Veja, da Época e da Exame, pra começar. Depois volta aqui pra aprender política.

      Excluir
  25. Quando o jipinho verde virava a esquina, as pessoas arrepiavam-se.

    Quem se arrepiou sabe o que é ditadura. Quem não entendeu, cala a boca e vai estudar.
    Carlos Roberto
    karlosr_silva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o Jipinho virava a rua era linda, era comuna saindo pelo ladrão. Eu vivi essa época e quando o jipinho verde e bem verdinho virava a curva, fazia questão de apontar para os homens da farda onde estavam os filhotes de comunistas. Tá com dó deles é Carlinhos, vai adotá-los, vai. Ou tá querendo uma bolsa ditadura também? Vai estudar você, filhote de comunista.

      Excluir
    2. E outra Carlinhos, se arrepiou por quê? Tava fazendo merda, né? Tava com a putada da esquerda comunista, lambendo Fidel e ajudando a vagabundagem, não é? Aposto que sim. Pois do contrário, não iria ficar arrepiadinho. Frouxo. Cala a boca você, põe logo um sapato na boca. Vem fala de curva aqui, curva é você, curva de rio. Quer ganhar no grito? Mandando calar a boca, vamos aumentar o tom.

      Excluir
    3. Huahauhau, e não é que o vagabundo anônimo, filho de coroné se queimou? Perdeu a chupeta de ouro molhada no Chandon. Nunca soube o que é, ficava dentro do apartamento soltando pipa do ventilador. Por causa de covardes como você, a ditadura durou 25 anos. Pega o megafone então reaça. Grita, esperneia, mas espero que seja esticando num pau de arara.
      Carlos Roberto

      Excluir
    4. Qualé, vais liberar os comentários ou não?

      Excluir
    5. Não vou liberar. Os teus 15 segundos de fama acabaram.

      Excluir
  26. Dica importante pra quem quiser comparecer à nova edição da Marcha da Família com Deus pedir "intervenção" militar: usem branco. Além de básico, é da paz.

    https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1.0-9/1977353_745186338847036_393537487_n.jpg



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Clóvis, muito inteligente, atiça mais...

      Excluir
    2. Tem gente pra quem a carapuça vai servir. Ou melhor, o capuz.

      Excluir
    3. Não Clóvis, vc não entendeu. eu não penso como eles. Só acho burrice - me desculpe - atiçar isso. Vcs estão provocando...

      Excluir
    4. 11:39/20:05, que o capuz não lhe sirva, tanto melhor. Mas releia, caso você tenha estômago, os comentários acima, e você verá que comparar a maioria de seus autores a KKK não é exagero nem provocação, mas mera constatação.

      Excluir
    5. Deixa falando sozinho. Eu sei, é difícil, mas responder faz eles se sentirem importantes. E eles não são.

      Excluir
  27. Mais uma baboseira do Baço...ta ficando cada vez pior...esse Baço ja ta estragado pela sua intolerancia e arrogancia...proprias de pseudo esquerda com viseira...em tempos atuais...com conversa ultrapassada e analise subversiva como sempre...se todo mundo q é contra os corruPTos esquerdas desse Pais..é Reaça...podemos classifica-lo como mais um socialista da banda podre...ou um simples sardinha petralha...[Du Von Wolff]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hummm...ta entendi....vem ca Baço...uma perguntinha ...vc é portugues....?...agora entendi...burro pra kct mesmo...heheheh

      Excluir
    2. Vê só a ironia, Anônimo. Você faz um comentário digno de um adiantado mental e o burro sou eu?

      Excluir
  28. Eita gente anonima tudo com ódio,da pra vê a saliva escorrendo pelos cantos da boca ,Ei que vontade de capar esfolar,Ditadura nunca mais

    ResponderExcluir
  29. Olhem, já ultrapassou 100 comentários.
    Eu acho que eles competem para ver qual estultícia vais render mais comentários.

    ResponderExcluir
  30. Olha turma do Chuva, tem dois trolls que além de reaças ao extremos são absurdamente covardes e hipócritas. Aquele tipo que atrás de um teclado é um monstro psicótico, e na frente dele um reles anônimo frustrado na multidão. Para o bem deste blog precisavam excluir estes comentários escrotos.

    ResponderExcluir
  31. O cara que posta como anônimo é o típico covarde que xinga de longe, depois de tomar um passa fora. Não merece crédito. Se bater o pé, o covarde já se pela todo.

    ResponderExcluir
  32. Mudando um pouco de assunto...
    Vocês viram a última da Dilma na compra daquela refinaria em Passadena e no rombo de mais de U$1 bi aos cofres públicos?

    Na melhor das hipóteses, a mulher não leu o contrato!
    É o mão de lama fazendo escola...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi a notícia agora de manhã, de gritar em kabile.
      Quem é que assina um contrato deste montante sem lê-lo?
      Ninguém! A cacalhada levou em U$ e o Brasil levou na cola por tanta incomPTência. Incompetência? tsc tsc...
      Zé Bolacha


      Excluir
  33. para acalmar os animos
    http://www.youtube.com/watch?v=s10ldVRHRSw

    ResponderExcluir
  34. A ideia de realmente uma ditadura voltar é tão esquizofrênica quanto blogs esquerdistas se sentirem incomodados com tal ideia. É o fanático falando do fanático. Enquanto gastamos energia com discussões extremistas (e que só existem no imaginário) perdemos o sentido da realidade. Falado isso, na minha opinião o Brasil foi comandado por partidos de centro desde o fim da Ditadura, pois, no mínimo é cômico chamar FHC de neoliberal e mais cômico ainda chamar PT de esquerda. Você que é direita, você que é esquerda, me desculpe, mas o Brasil não propicia você se colocar em qualquer um dos lados.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns, Baço. Mais um excelente artigo.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns, Baço. Só tu mesmo pra ter paciência com esse povo! Porque eu leio alguns comentários de anônimos e não consigo nem dizer que seja um discurso de direita, que até daria pra se fazer um debate. Na verdade, são discursos contraditórios, agressivos, às vezes sem pé nem cabeça,e por aí vai. Boa sorte!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem