terça-feira, 25 de março de 2014

Na ALESC, Nilson Gonçalves faltou a 37% das sessões; Darci, Sandro e Clarikennedy mais de 20%

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Os deputados estaduais de Joinville e região pouco aparecem na mídia para apresentarem seus trabalhos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), e isto é justificado se contarmos as presenças destes nas sessões ordinárias, disponibilizadas pelo portal da transparência (controlado pelo poder legislativo de SC). No levantamento feito em todas as sessões desde agosto de 2013 até a presente data, contabilizamos 81 sessões, e os deputados que representam a cidade deixam a desejar no quesito frequência.

Antes de mostrar os resultados, gostaria de ressaltar que o trabalho de um deputado estadual vai além da sessão ordinária, momento onde acontecem as votações e outras importantes deliberações. Representações em funerais, acompanhamento de exames médicos da filha, e viagens particulares entram como importantes motivos para as faltas justificadas. Somado a estas, não podemos esquecer das "agendas previamente estabelecidas", campeãs entre os motivos apresentados pelos deputados da cidade. 

A sessão ordinária é o momento mais importante (apesar de não ser o único), pois ali acontecem as votações finais, onde a população pode saber de forma direta qual o posicionamento do seu representante. Também mostra como o deputado lida com seu mandato; se segue linhas partidárias ou realmente representa os interesses do povo. Ou seja, a sessão é o momento de maior exposição do processo legislativo.

Vale ressaltar que este levantamento não leva em conta viagens em missões internacionais ou demais viagens representativas. É um puro levantamento quantitativo. E, desde já, os deputados tem canal aberto no Chuva Ácida para apresentarem possíveis respostas ou contradições aos fatos aqui apresentados.

O campeão de ausências desde agosto até março é o deputado Nilson Gonçalves (PSDB), com faltas em 37,07% das sessões. Foram 30 faltas em 81 reuniões. Este número representa quase três meses inteiros de sessões. Se de agosto a março tivemos sete meses de sessões, Nilson teve uma baixíssima participação em termos de temporalidade. 

O segundo lugar fica para Sandro Silva (PPS), apesar de contabilizarmos apenas as sessões de 2014 (Sandro não participou regularmente de sessões no segundo semestre de 2013). Sua ausência foi contabilizada em 23,8% das sessões de 2014. 

Em terceiro está Clarikennedy Nunes (PSD), que faltou à 23,45% das sessões realizadas entre agosto e março. "Clari" foi o que mais faltou devido a viagens e representações oficiais para a Bolívia, o Uruguai e a cidade de São Paulo. Se isto não for levado em conta, ele é o deputado de Joinville mais presente nas sessões.

Em último (mas não muito distante dos demais) está Darci de Matos (PSD), faltante em 21,21% das sessões. Darci, entretanto, esteve ausente entre agosto e setembro, dando lugar a um suplente. Esta porcentagem de faltas não contempla o período em que seu suplente assumiu.

É inadmissível que os deputados da região faltem tanto aos momentos obrigatórios, como uma sessão. Independente do motivo, seus salários não são afetados por curtas faltas. Não é compreensível, ainda, que deputados agendem reuniões ou outras demandas justo no dia e horário de sessões, as quais possuem agenda amplamente divulgada (e com muita antecedência). O trabalhador, eleitor, e que diariamente luta para se sustentar não tem todas estas mordomias. Se possui falta injustificada, tem desconto no salário. Se falta frequentemente, é demitido.

O deputado estadual não. E ainda tem gordas diárias para utilizar quando está fora de Florianópolis em dias de sessão. Uma bonificação pelo desalinho.

17 comentários:

  1. ahã... os do PT foram todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahã...já acordou hoje ou tá na marcha ainda? não percebeu que é a bancada joinvilense na ALESC?

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. quem reelege algum destes quatro não é vitima, é cumplice.

    ResponderExcluir
  3. Por isso continuamos sendo a quinta roda da carroça....com esses caras sendo nossos reprensentantes...onde eles priorizam seus interesses pessoais...desde apresentar programas e viajar de moto..em férias interminaveis...enqto seus assessores se preocupam em fazer assistencialismo...ta tudo bem...DvWolff

    ResponderExcluir
  4. O Nilson só não faltou na sessão para subir ao palanque e defender o golpe civil militar de 1964.

    Maikon K

    ResponderExcluir
  5. esse Nilson Gonçalves tem programa na TV subestima todos dando moveis usados que recolhe por ai

    ResponderExcluir
  6. vcs joinvillenses sao faladores demais..ele e um cara estudado tem programa de televisao ajuda os pobres oprimidos de nossa cidade..vcs acham que ele tem tempo pra ficar administrando a vida dele como deputado estadual..ta certo o nilson tem que falta mesmo..bando de faladores sem moral...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um deputado não é pago para fazer ASSISTENCIALISMO. Pena que ainda existam pessoas que pensem que a função de um deputado é arrumar uma cama para um, uma dentadura para outro, uma cadeira de rodas para outro e outros favores desse tipo. Se você recebe para ser deputado, cumpra com seus deveres e TRABALHE COMO DEPUTADO. Caso não faça seu trabalho, O DEPUTADO ESTARÁ SE APROPRIANDO INDEVIDAMENTE DE DINHEIRO PÚBLICO, recebendo sem trabalhar, lembrando que aquele que recebeu a dentadura também paga impostos que servem justamente para pagar o "salário" do deputado.

      Excluir
  7. vcs acham que o nosso querido deputado tem tempo pra tudo..o nilson e um cara correto ajuda os pobres e os oprimidos de nossa cidade..ele merece ser governador... nilsom to com vc nao de bola pra esses contribuintes faladores,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor ler essa merda do que ser analfabetro!

      Excluir
    2. eu achei que no primeiro comentário esse anderson estava sendo sarcástico. Agora percebo que ele é só um completo imbecil

      Excluir
  8. Esse Anderson tá de brincadeira, né? Não, eu não li isso

    ResponderExcluir
  9. Tenho acompanhado o noticiário da RIC-Record, onde vejo o dep.Nilson fazer seus comentários e certamente campanha politica. Com 37% de faltas, ele recebe salário integral como deputado? O nome disto todos sabem, não é? Acho que tá na hora de alguém fazer alguma coisa...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem