quarta-feira, 5 de março de 2014

Lei de Coqsics


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

O leitor e a leitora sabem o que é a Lei de Godwin? É uma formulação do advogado norte-americano Mike Godwin, que diz mais ou menos o seguinte: quanto mais uma discussão online aquece, maior a possibilidade de chegar à acusação de nazismo. Ou seja, quando uma pessoa está a perder uma discussão por falta de argumentos, a estocada final é associar o interlocutor ao nazismo ou a Hitler.

De fato, estamos frente a uma ironia. Porque segundo explica o advogado, quem usa esse argumento já perdeu a discussão. Um dia desses lembrei dessa lei e rolou uma curiosidade. Haveria uma coisa similar no Brasil? E não é que há? A coisa atende pelo nome de Lei de Coqsics e é uma simples adaptação da lei original. Só que o tema em questão é outro.

A tal Lei de Coqsics diz que à medida em que um debate entre um democrata e um conservador aquece as possibilidades de ele ser chamado de "petralha" aumentam. O que a lei não diz – e talvez devesse dizer – é que a qualificação de petralha parte uma generalização. Tudo o que não seja o pensamento conservador está incluído na lista. Ou melhor, todos os que tenham alguma ideia divergente (mesmo que uma simples ideia). 

Não sei exatamente de onde vem o nome, porque o autor não é identificado na Wikipedia, mas imagino que seja uma referência ao cóccix humano. Ou seja, aquela parte de que marca a passagem do macaco para o homem, com a extinção do rabo. Pode ser uma referência a um padrão de pensamento ainda simiesco. Mas isso sou eu a imaginar, porque a coisa não é explícita.

Aliás, não deixa de ser interessante que hoje tenha procurado o verbete na enciclopédia online e ele tenha desaparecido. Será que alguém reclamou? Por sorte fiz uma cópia que apresento aos leitores e às leitoras.



36 comentários:

  1. Vi comentários dizendo que o Oscar do "12 anos de escravidão" foi influenciado pela "Ideologia marxista cultural politicamente correta". A fé cega de alguns no liberalismo é tão grande que começam achar comunista até debaixo da cama. Nesta mesma ideia conclui-se que a CF/88 é um manifesto comunista.

    ResponderExcluir
  2. Invariavelmente Baço tu és um petralha pelo simples fato de ter levantado este tema. Tanta coisa mais importante para falar como as realizações dos governos Udo e Colombo, a possibilidade do PMDB sair com candidatura própria, a falta de CPIs nos dois governos, etc. e tu vens com esta! Realmente tem pessoas que não deveriam ter perdido o rabo e continuar pendurados pelo galhos da floresta...

    ResponderExcluir
  3. Interessante o post embora ache que do outro lado exista uma argumentação final semelhante ao de petralha que é o termo reacionário. Discordo também da dicotomia democrata e conservador. Existem conservadores democratas e progressistas ditatoriais.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente. A lei de Coqsics explica o porquê de alguém ser chamado de fascista quando critica o governo petista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fase hein, Baço? Nossa senhora, cadê a qualidade?

      Excluir
    2. Os meus textos têm o selo de garantia de qualidade ISO 10002. Para quem isso é relevante? A norma ISO 10002 é voltada para qualquer blogueiro que deseja exceder as expectativas dos clientes-leitores, um requisito básico para textos de todos os tipos e tamanhos, sejam a sério ou a gozar com os pacóvios.

      Excluir
    3. A segurança do trabalho adverte: Baço a cada dia que passa fica mais tantã, que saudades do velho Baço de guerra. Vamos evoluir Baço. Você um monumento singular para a esquerda joinvilense. Qual será o tema do seu próximo Texto? Lepo Lepo? Valesca Popozuda? Largue essa pacovice.

      Excluir
    4. Acho que o Baço jogou a toalha depois de ter acordado para a realidade.

      Excluir
    5. Poxa, nunca ficas feliz. Lepo Lepo, então...

      Excluir
  5. É inacreditável que no capitalismo alguém criando artigos tão desqualificados consiga sobreviver. Isso prova que o capitalismo realmente não é perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai é que vc. se engana, porque nao produziu nada neste site melhor do que isto há pelo menos seis meses.

      Excluir
    2. Para que ter um blog se não posso me divertir??? Em especial às tuas custas. Zoei...

      Excluir
    3. Sim, para que? Quem sabe para mostrares aos demais o que és em verdade....

      Excluir
    4. E continuas te dando ao trabalho... tsc tsc tsc.

      Excluir
    5. Sim, além de trabalhar o dia inteiro, pagar impostos, ainda tenho que sustentar um argumento idiota de um expatriado. Quem sabe alguns colegas teus desse lixo coloquem a mão na consciência e vejam a fossa onde encontram suas fotos.

      Excluir
    6. Expatriado? Erraste feio. Esse é o Jordi. Eu moro onde nasci. Sou um patriado. Mas não quero que percas tempo... vai trabalhar. A Dilma precisa do dinheiro dos teus impostos para gastar no Bolsa Família. Ih...zoei de novo.

      Excluir
    7. E continuas só a confirmar meu argumento de que tudo que rediges aqui é um monte de lixo. Jordi é um caso a parte, que talvez se envergonhe de descer ao teu nivel,finalmente.

      Excluir
    8. Mas é claro que eu publico lixo. E tu lês. Não é lindo? Tu queres mesmo ser zoado, né?

      Excluir
    9. Na verdade só quero é que os leitores aqui vejam que tipo de pessoa vc. é.... Neste particular acho que tenho tido mais sucesso.

      Excluir
    10. Vai tentando, Anônimo (meu, és tão ressabiado). Sem querer recorrer a clichês, mas já recorrendo, digo que não me preocupas: os meus amigos sabem quem eu sou e isso basta-me. Aliás, se tem uma coisa que aprendi é a irrelevância de cyberstalkers como tu.

      Excluir
    11. Bem. Claro que teus amigos assim pensam e não as julgo, me referi ao leitores que aqui passam que vejam que tipo de pessoa és.

      Excluir

  6. Pensei ter lido há pouco tempo o Clóvis ter dito que "para quem escreve não é piada", acredito que ele esqueceu de dizer isso para você também.

    ResponderExcluir

  7. Repito: (embora minha observação não tenha aparecido aqui ainda) Há pouco, lembro ter "ouvido" de Clóvis que para quem escreve não é piada, mas a perceber sua postura, acredito que o Blog esqueceu de te avisar isso.

    ResponderExcluir
  8. Petralha! Andastes em demasia a beber no mercado municipal e no Zeppa com figuras nefastas!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem