quarta-feira, 19 de março de 2014

Comentários dispensáveis


POR FERNANDA M. POMPERMAIER

Esse blog aceita comentários anônimos
Infelizmente, meu voto foi vencido, por mim não aceitaríamos. 
Mas somos um coletivo democrático, vale a decisão da maioria e nessa, os anônimos passaram.

Para compensar essa tortura, ainda bem, existe moderação.
Não temos nenhuma obrigação de publicar todos os comentários que recebemos. 
São publicados os que passam pelo filtro.

E nesse filtro existem alguns princípios básicos que atingem todos os blogueiros, mas também existe uma parcela de julgamento pessoal. Sendo assim, decidimos que cada blogueiro libera os comentários dos seus textos. Nessa questão, como já expressei aos colegas inbox, os considero flexíveis e tolerantes demais. Não tenho a menor paciência/saco/estômago para ler as ofensas ou ignorâncias que comentam nos textos deles, e infelizmente às vezes nos meus.

Difícil compreender o impulso que leva uma pessoa a se expressar com tanta ira quando nos propomos a discutir temas que nos afetam no dia a dia. Usamos para escrever um tempo que retiramos das nossas famílias, do nosso tempo livre, sem nenhum retorno, apenas para conversar, trocar ideias, tentar pensar a cidade, o país ou até o mundo em que vivemos. É uma oportunidade de diálogo, de ver as mesmas coisas sob outros ângulos, de dividir perspectivas. Existe um ser humano desse lado, que merece o mesmo respeito que o leitor.

Não é uma questão de concordar ou discordar. Eu adoro comentários que questionam o ponto de vista, que fazem repensar, que acrescentam informações ou que também dividem experiências de vida. A esses sou extremamente grata, porque compartilham um pedaço de si, me fazem entender que tem gente aberta, receptiva e disposta do outro lado, que também quer conversar. A esses meu caloroso acolhimento. E não se preocupem, pelo menos nos meus textos, poderemos conversar sem comentários ofensivos no meio porque esses não irão passar.

Mas se você é um hater (desocupado que destila ódio pela internet) e tem a intenção de expressar sua raivinha nos textos que eu escrevo, não perca o seu tempo. Não vale gastar as pontinhas dos dedos porque eu deleto sem dó nem piedade. Ou entra para o debate com argumentos e informações de verdade ou vai abrir um blog para você poder escrever o que pensa com a liberdade que deseja.

20 comentários:

  1. Olá!
    Concordo com você.

    Entendo que ao IGNORANTE, no real sentido da palavra, aquele que por DESCONHECER com propriedade um determinado assunto, e que conseqüentemente possui visão e conceitos equivocados em torno dele, mas os apresenta com EDUCAÇÃO, este merece o mesmo respeito que você e todos os outros autores dos textos aqui apresentados.
    Ao ignorante, porém arrogante, a este realmente o desprezo se faz necessário.
    Espero que todos vocês consigam discernir um do outro, seja anônimo ou não, pois desta forma conseguiremos realmente “conversar”, e debater idéias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curti.

      Pena que a aplicação do inverso aos autores não seja possível, fui voto vencido. ;-)

      Excluir
  2. Ola! E obrigada.
    Vc provou que não é necessário se identificar para ser educado. À discussão com respeito!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente! Anônimos? Ninguém merece... Ou tu sustentas tuas opiniões com argumentos ou fica calado... Também não suporto isso!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, neste caso o anonimato não seria o objeto do desrespeito, e sim só mais um elemento a comprovar as faces do ódio e do fascismo. No ultimo texto do Baço consegui identificar pelo menos 2 sujeitos psicóticos e esquizofrênicos que se escondem atrás de um teclado com um unico objetivo: fazer valer pelo autoritarismo e preconceitos seus ideais. Na verdade este reaça está se fazendo presente em quase todos os textos de uns dia para cá, prova de que além das páginas dos movimentos militaristas, fascistas e neo-nazistas (e claro das Vejas e Estadões da vida) que frequenta, resolveu vir azucrinar por aqui. A estes vermes toda a nossa repulsa, parabéns pelo seu filtro mais radical.

    ResponderExcluir
  6. Eu lido bem com isso.Sendo xingado ou não ,acho que dá pra liberar quase todos,afinal debate democrático serve até pra quem não tem 02 dedos de testa,como diria o Baço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debate democrático e civilizado, Sandro. Xingou minha filha, minha mãe, os suecos, não importa, não tem mais conversa. Respeito acima de tudo. Esse povo não quer discutir, quer só ofender. Dispenso.

      Excluir
  7. Olá,

    Eu já fui usar a minha corneta na orelhada do Felipe Felps sobre as postagens "anônimas" no CA.

    A grande maioria dos comentários anônimos defendem posições contrárias aos direitos humanos; machistas, homofóbicas, ignoram a história, conservadores e defensores da violência ( escrita ou não). Sinceramente, quem comenta essas coisas tem que se assumir publicamente, afinal, quem defende os direitos humanos se manifesta, inclusive sofre as consequências por fazer esse discurso e prática (assédio moral e etc). Então, é hora de tratar de modo igual: pelo fim do anonimato no CA.

    Maikon K

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. If you should ever leave me
      Well life would still go on believe me

      http://www.youtube.com/watch?v=EkPy18xW1j8

      Excluir
  8. Ou anonimato ou reunião de esquerdinhas - escolham!

    Penso que o anonimato preserva a exposição de pessoas que, por pensarem diferente, correm o risco de serem alvos de comentários infelizes de “não-anônimos”. Já vi muitos anônimos sendo chamados de fascistas, nazistas, reacionários e outros clichês porque simplesmente divergem no pensamento. Imagina se o cara coloca a cara, o endereço e o CPF e é fixado de nazista por um estúpido qualquer com o codinome “Katifunda”.

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém pede cara, endereço e CPF. Bom senso, respeito e um nome basta.

      E estupidez por estupidez, os autores do blog, sem exceção, são diariamente expostos, agredidos e atacados com base em clichês ou pior - eu, por exemplo, já fui acusado, e insistentemente, de ter fugido de Joinville por um anônimos que durante semanas ficou a insinuar a meu respeito tudo e mais um pouco.

      Eduardo, não tente vitimizar os anônimos, porque de vítimas inocentes eles não tem nada.

      Excluir
    2. Não existe motivo para sentir-se ofendido por um anônimo pois grande parte da qualificação da ofensa depende de quem a profere.

      Excluir
  9. comentem o texto das bikes do Jordi, kkkk

    ResponderExcluir
  10. O problema do anonimato é a falta de individualidade que causa ao blog, pois você não sabe se está falando com uma pessoa ou com várias, e causa um desconforto aos que querem debater, pois você não sabe com se referir a tal pessoa. Até nomes falsos são melhores do que o anonimato.
    O anonimato permite a covardia e a dissimulação, e permite uma vantagem e conforto a quem a usa. E se alguém quer defender idéias racistas ou fascistas não pode ter medo de ser confrontado e deve ser chamado pelo que é.
    Se o autor do texto, se identifica e não tem medo de perseguição, por que o anônimo tem medo de se identificar? Para mim é paranoia de quem acha que está em guerra contra tudo o que não concorda, coisa de conspirador, influenciado pelos anonymous.
    E Eduardo, nenhum blog decente irá te exigir endereço e CPF, sem um contrato em que você concorde.

    A proposta de debate justo e moderado pelo blog é excelente, quando alguém apela para ofensas contra a pessoa, perde a razão e o objetivo do debate.
    Deve ser censurado, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  11. Às vezes fico a pensar: se eu quiser saber algo sobre mim... é só perguntar aos anônimos. Tem cada coisa que eles dizem a meu respeito. Coisas que eu nem imagino, porque são incríveis as histórias que os caras constroem. A diferença é que eu não os levo a sério e até me divirto com eles, em especial os mais furibundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve a sério apenas os que discutem e presentam idéias em torno de sua proposta, certos ou não, o que fugir disso é resto... e resto é resto, você está no seu direito de descartar.
      (autor do primeiro comentário deste post)

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem