sábado, 24 de setembro de 2016

Carlito Merss: incentivos para a instalação de empresas de tecnologia


POR CARLITO MERSS

Este é um assunto importante para o futuro de Joinville. Mas é um futuro que já está acontecendo agora! É a chamada nova economia.

Todo se lembram que a gente pagava torpedo de celular pra mandar recado? Hoje tem o whatsapp, skype... de graça. As grandes locadoras tipo Blockbuster já nem existem mais por aqui. Foram substituídas pelo Youtube, Netflix, Now! E outros aplicativos de vídeos on demand. Tem muitas pessoas alugando sua casa aqui e em viagens pelo mundo via AirBnb.
O Facebook e o Google já fazem parte do dia a dia da gente. E, mais cedo ou mais tarde, o Uber chegará em Joinville e nenhum dos candidatos poderá fugir dessa discussão.

Pois é, o futuro já chegou. Todas estas empresas tem algo em comum: a inovação. O pensamento disruptivo faz parte do DNA de todas elas. E para que isso aconteça elas precisam de profissionais qualificados, geram emprego e renda. Uma nova economia digital que gira bilhões. Nós temos que nos preparar para acompanhar essa revolução.

Pensando nisso criamos o projeto Joinville 2020. A Prefeitura tem que ser a líder desse processo. Ela tem que fomentar a criação e facilitar a instalação de toda essa indústria da tecnologia por aqui. A Prefeitura vai chamar todo esse setor para conversar e tomar decisões em conjunto.

Que tal uma incubadora pública poderosa, um ninho de startups com acompanhamento técnico e de gestão? Que tal incentivos para instalação de empresas de tecnologia em nossa cidade. Não podemos negar nossa base industrial, porém precisamos ir adiante, enxergando novas matrizes de desenvolvimento.

Eu sei que a Prefeitura precisa primeiro fazer o básico, tapar os buracos e garantir remédio nos postos de saúde. Mas também sei que não podemos tapar os olhos e deixar esse novo mundo passar sem fazer nada. A gente precisa pensar diferente, ir além do comum.

E eu quero ser prefeito para fazer a diferença na vida de Joinville.

Carlito Merss é professor e candidato a prefeito de Joinville 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem