terça-feira, 13 de setembro de 2016

Udo versus Carlito: o que se passou com o PA do Vila Nova?



POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

O assunto parecia esquecido. Mas o ex-prefeito Carlito Merss, outra vez candidato à Prefeitura, abriu o baú das lembranças e reintroduziu o tema do PA do Vila Nova na agenda política. Num dos seus programas eleitorais, o petista diz que o terreno estava comprado e havia recursos do Governo Federal para iniciar a construção dessa unidade de saúde. Mas tudo mudou.

Carlito Merss aponta o dedo ao prefeito Udo Dohler, que interrompeu a execução do projeto e “devolveu o dinheiro” para o Ministério da Saúde. Em seu entender, a obra é necessária porque, entre outras coisas, o PA do Vila Nova permitiria diminuir a pressão sobre o hospital São José, que mostra sinais inequívocos de insuficiência. Diz  Carlito Merss:

“A verdade é que a atual administração disse que esse PA não era necessário. Ela simplesmente abriu mão e devolveu o dinheiro. Eles acharam que não era necessário e devolveram o dinheiro para Brasília. Todo mundo sabe que o São José vive superlotado. Não existe solução mágica, mas tem ações que vão diminuir esse problema. A construção do PA lá no Vila Nova atenderia a região de desafogaria um pouco o nosso São José”.

Pouco tempo depois, Udo Dohler divulgou uma nota nas redes sociais a esclarecer a opção pela não construção do PA do Vila Nova. Eis a explicação do atual prefeito:

- O Ministério da Saúde indica um PA a cada 200 mil habitantes;
- O Ministério da Saúde hoje subsidia apenas o PA Leste no município;
- Hoje Joinville possui três PAs, sendo que dois deles são custeados 100% pelo município;
- A obra orçada pelo governo Carlito havia previsto apenas os custos para a parte inicial da obra, desconsiderando os custos da totalidade da obra e sua manutenção;
- No local está em fase de finalização um novo projeto do Posto de Saúde Vila Nova II, que será o quinto da região.

A nota faz um esclarecimento formal. No entanto, não disfarça o fato de ser uma decisão economicista. É um terreno movediço para Udo Dohler. Afinal, as pessoas não olham para a própria saúde como quem está a olhar para números numa folha de Excel. No extremo, imaginem o prefeito numa fila a explicar aos doentes: “olha, eu não fiz a obra do Vila Nova porque os caras lá em Brasília dizem que um PA para cada 200 mil habitantes é suficiente”. Será que colava?

A explicação não cola para Antonia Grigol, secretária de Saúde na gestão de Carlitos Merss. Segundo ela, na época de análise do projeto a estimativa da população em Joinville para 2016 era de mais de 560 mil habitantes (o que se confirmou). E o dinheiro? “A primeira parcela foi depositada em 2012 com a finalidade de ajustes do terreno e projetos. À medida que o projeto fosse sendo concluído o MS ia liberando o dinheiro”, diz Antonia Grigol.

A decisão de Udo Dohler pode até ser entendida do ponto de vista da gestão de caixa da Prefeitura. Mas há custos políticos a contabilizar: nenhum prefeito é eleito para não fazer. Os eleitores têm dificuldade em conviver com expressões como “parar as obras” ou “devolver dinheiro”. A propósito, são notórios os comentários nas redes sociais sobre a imagem de “mãos limpas” usada na campanha. Muita gente diz que Udo Dohler é o prefeito que “não rouba, mas não faz”.

O que o eleitor espera de um eleito? Ora, a função de um prefeito é fazer acontecer. E correr atrás de recursos. Tentar, tentar, tentar. É uma fragilidade evidenciada no comunicado de Udo Dohler, porque passa a ideia de que desistiu mesmo antes de tentar fazer. Os eleitores olham os desistentes com desconfiança. E não podemos esquecer o timing. Falar na “finalização um novo projeto do posto de saúde” em tempos de eleições pode soar a banha da cobra.

Eis a questão política. O que o eleitor acha melhor: mãos limpas ou mãos à obra? 


É a dança da chuva.




16 comentários:

  1. Aguardemos a tecnologia da astrofísica de Carlito Merss para congelamento no tempo/espaço. Em tempo, entre a prefeitura de Jlle e o Nobel de física, eu ficaria com o segundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas devem andar estranhas aí presses lados, nenão? Chegou alguma pesquisa?

      Excluir
  2. Ah agora entendi: é melhor o que rouba mas faz ou o que finge não ver quem rouba e faz pouco ou ainda o que não sabe roubar nem fazer. Os valores estão invertidos mesmo! Por isso que políticos como o Maluf se criaram no Brasil: ele rouba, mas faz. Eta povinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que não entendi. Porra, tem comissionado escrevendo mal pracaralho.

      Excluir
  3. Acho que os 2 são honestos, com perfis diferentes. Um é político profissional com mais experiência no legislativo. O outro, é um administrador. Como o cargo de prefeito é de caráter executivo, creio que o administrador seja o mais adequado.

    ResponderExcluir
  4. Nesta eleição temos de procurar uma alternativa entre o "rouba, mas faz" e o "não rouba, mas também não faz". Eu já encontrei a minha opção. É sério, honesto, jovem e com coragem pra fazer diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindenberg Farias também é jovem, porém...

      Excluir
  5. O Collor, quando eleito presidente, era jovem! Porém...

    ResponderExcluir
  6. Caráter e competência, tem idade?

    ResponderExcluir
  7. O que fazer se os eleitores do vila nova ainda votam no udo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente pergunta, existe um cabo eleitoral no bairro, basta acompanhar Blogs e jornal que vai descobrir quem ele é, existe interesses particulares, Cia das águas sobrevive se fonte não secar, fluxo de veiculo aumentou e possivelmente pede duplicação, tem vários deputados de olho nisso inclusive aquele que foi nomeado pra ser secretário, politica hoje esta contaminada em todos os níveis!!!

      Excluir
    2. vota nada ... por onde se anda no vila nova , tem gente reclamando do prefeito udo ... que se mostrou um perfeito incompetente !

      Excluir
  8. Mais uma vez os livros de História fazem falta. Independente do que fez ou não fez (para mim fez muito mais), Carlito pertence a um partido recente, que teve a primeira gestão em 165 anos de Joinville, e que deu prioridade à obra mais invisível, impopular e cara de qualquer administração: enterrar tubos e atrapalhar o transito. Sinceramente pergunto o que foi feito nestes últimos 4 anos? E de pessoas que já tinham passado por várias gestões, que tinham apoio do governo do Estado e o Federal. Queremos mais.

    ResponderExcluir
  9. Esse Anônimo tá que nem a Janaina? recebendo pra impixar? KKKKK
    Ja ta pedindo o impixa do blog capouco kkkkkk ME mijo com pessoas desocupadas. Anônimo, pega numa enxada e vai carpi um lote. Leia o conteúdo e absorva o que lhe interessa, o que não lhe interessa abstraia, é tão difícil assim? Amigo, procura um psicólogo pra esse teu problema de falta de atenção, PARA QUE TÁ FEIO.

    ResponderExcluir
  10. Eu que sou um crítico do Udo, acho que nessa ele acertou. O PA do villa nova era uma obra demagógica que não ia resolver em nada o problema do Hmsj,e essa Antônia Grigol não sabe de nada perdeu a oportunidade de ficar quieta pois o que Concerteza ia melhorar a situaçao do zequinha seria melhorar o transporte público e o transito que é um hospital vocacionado ao trauma.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem