segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Venham mais cinco








POR FELIPE SILVEIRA

Já imaginei, planejei e executei algumas dezenas de projetos nesta curta existência de 31 anos. Quase todos morreram na casca, outros tiveram curtíssima duração e alguns ainda estão em fase de planejamento. Dentre todos esses que falharam ou nem nasceram há uma exceção que muito me orgulha: o Chuva Ácida completa, em setembro, cinco anos.

Ok, cinco anos ainda é idade tenra, concordo. Mas para um blog coletivo, voluntário, que há cinco anos publica um texto novo diariamente (com raríssimas falhas, e eu assumo a culpa por 85% delas), é coisarada. É texto pra mais de metro. Pra mais de quilômetro.

São cinco anos propondo o debate, o pensamento crítico, o contraditório. Cinco anos fiscalizando o Executivo e a praticamente ignorada Câmara de Vereadores. Cinco anos valorizando os movimentos sociais e os direitos humanos. Divulgando as manifestações de rua e as lutas coletivas (mesmo que muitas vezes solitárias) pelas causas que valem a pena. Apontando a violência policial, o preconceito e a safadeza daqueles que só querem lucrar com a cidade-negócio. Cinco anos propondo ideias para construir uma cidade e uma sociedade diferente.

Dá trabalho. No meu caso, foram muitas madrugadas olhando a tela em branco sem ieia do que escrever, mesmo que há poucas horas do horário combinado para a publicação. Aliás, eu levantei da cama e liguei o computador há pouco, pois havia esquecido de escrever este texto que você está lendo. Dá trabalho, mas a gente faz com prazer e fica feliz quando tem alguém por aí.

A experiência de escrever para o Chuva Ácida implicou algumas renúncias e riscos. A inimizade de alguns, a vigilância de outros e estupidez dos anônimos que se apaixonam. Porém, essa experiência trouxe inúmeras coisas boas. Amizades, reflexões, aprendizados, alguma disciplina (embora não seja o meu forte) e o contato com centenas de pessoas que interagem com o blog, que comentam, que entraram para a equipe e que compartilham conosco do projeto Chuva Ácida.

Se chegamos aos cinco anos, é por causa desse tanto de gente que não nos deixa na mão. O mérito é coletivo, embora carregue alguns sotaques lá da Península Ibérica. Que venham mais cinco, que venham muitos anos pela frente e muitas gentes para compartilhar desta experiência. Parabéns pra nós e vida longa ao Chuva Ácida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem