terça-feira, 27 de setembro de 2016

Udo, Tebaldi ou Darci? Venha o diabo e escolha...
















POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Há quem venha defendendo a tese há meses. Darci de Matos só não ganha as eleições para a Prefeitura de Joinville se não quiser. Ou seja, só não será o próximo prefeito da cidade se cometer erros crassos e não souber aproveitar o momento. Quer dizer, pode ser uma questão de estar no lugar certo e na hora certa. Hummm... talvez. Mas será que ele está a fazer as coisas da melhor maneira?

Há nuvens no horizonte. A pesquisa do Ibope divulgada há pouco mais de uma semana mostrava o candidato do PSD num incômodo terceiro lugar, com 20% na preferência do eleitorado. Ou seja, dois pontos percentuais atrás do tucano Marco Tebaldi. No entanto, a margem de erro aponta para um empate técnico e Darci de Matos tem uma palavra a dizer. Os humores dos eleitores mudam, as pesquisas falham.

Um overview do quadro eleitoral faz relembrar o velho carma dos joinvilenses: o dilema de escolher o candidato menos ruim. E menos ruim, vale lembrar, ainda é ruim. Mas a coisa vai de mau a pior. Muitos temem o cenário mais aziago: um segundo turno entre Udo Dohler, que tenta a reeleição e lidera as pesquisas, e Marco Tebaldi, que pretende uma volta à Hermann Lepper.

Udo Dohler tem usado o maior tempo de televisão e os recursos dos marqueteiros para pintar o quadro bonito da sua administração. Mas soa a falso. E, como já escrevi, o atual prefeito tornou-se 100% político. Isso significa que as suas balizas morais e éticas tornaram-se mais maleáveis. Aliás, as ações judiciais contra Udo Dohler, movidas por adversários que o acusam de abuso de poder político, mostram que a pintura está borrada.

Marco Tebaldi tem problemas que vêm de longe. O candidato do PSDB tem enorme dificuldade em se descolar da imagem de ficha suja. E não é para menos. Quem não se lembra das manchetes? “Deputado Marco Tebaldi é condenado por desvio de dinheiro público, mas não terá que cumprir pena”, escreveu o jornal A Notícia, em 2014. Apesar de se autodenominar “ficha limpa”, a imagem de condenado grudou-lhe na pele.

Isso significa que o caminho pode estar aberto para Darci de Matos. É uma questão de passar ao segundo turno. Porque aí a rejeição vai ter peso decisivo. Eis os números revelados pela mesma pesquisa: Udo Dohler com 22% de rejeição, Marco Tebaldi com 21% e muito distante aparece Darci de Matos, com apenas 8%. Num segundo turno, Udo Dohler teria que trabalhar em duas frentes: conquistar votos e diminuir a rejeição (texto sobre a rejeição).

Neste quadro, Darci de Matos seria um candidato muito mais difícil de bater. Ou seja, a passagem de Marco Tebaldi ao segundo turno seria motivo de festa para a entourage de Udo Dohler (cada vez mais acometida de húbris). Significa que Darci de Matos é o melhor candidato? Nem por isso. Mas como nunca sentou na cadeira de prefeito traz a vantagem de não ter uma imagem desgastada. E esse é o calcanhar-de-aquiles dos seus dois principais oponentes.

Mas restam poucos dias para sabermos o que nos reservam as eleições. E, no frigir dos ovos, socorro-me de um velho ditado português: entre Udo, Tebaldi e Darci, que venha o diabo e escolha.


É a dança da chuva.

27 comentários:

  1. Qualquer um deles é melhor do que qualquer prefeiturável esquerdista. Udo é o mais do mesmo, Tebaldi fez uma boa administração e Darci tem boas propostas.

    Sobre os candidatos esquerdistas, um é uma incógnita (e não precisamos de incógnitas), outro é um demagogo (ok, esquerdista e demagogo são sinônimos) e outro tem o poder de parar o tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra constar, Tebaldi foi condenado quando prefeito de Joinville por desvio de recursos, mas o crime prescreveu (perceba que ele foi condenado, mas algum/ns amigalhaço/s da justiça deixou/aram o processo esquecido em algum lugar, inclusive foi citado o fato no jornal nacional pelo Bonner, não que eu dê muito crédito ao jornal da globo, nem ao Bonner, mas o fato é que ele foi condenado porém conseguiu uma ajudinha da "justiça" pra prescrever o crime).
      E a propósito, quando acabava a gestão Tebaldi houve queima de computadores (por que será? eu sei muito bem porque...). Esse é o prefeito que fez uma boa administração? Não, não é, muito pelo contrário, foi um dos piores da história de Joinville, pior, muitíssimo pior que qualquer prefeito esquerdista de Joinville e até mesmo que os demais adversários de direita em Joinville.

      Excluir
    2. Tebaldi fez projetos, iniciou obras e buscou recursos. Aquele que o substituiu não fez projetos, cancelou as obras do governo anterior e não conseguiu recursos com os companheiros de Brasília. (Ah, o Carlito chegou a abrir uma janela no tempo/espaço do município para inaugurar o Parque da Cidade)

      Excluir
    3. Cara c pode até ficar aí com seu mimimi sobre candidatos esquerdistas, por mais raso que seja, mas vir falar que um ladrão de dinheiro público como o Tebaldi foi um bom prefeito é para acabar, aquele cara deveria ser expulso da cidade!

      Excluir
    4. O anônimo viajou, a maioria das obras do atual prefeito são obras e projetos do antecessor, as verbas conseguidas também.

      Excluir
  2. Joinville está bem melhor do que o Rio de Janeiro: Crivella, Freixo e Feghali.

    Pobres cariocas, poderiam se contentar com o menos pior (Pedro Paulo – PMDB), mas a estupidez carioca gritará mais alto e algum desses bufões anteriormente citados conquistarão a prefeitura da cidade-lixão.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Há gosto para tudo", dizia a mulher que gostava de lamber ranho.

      Excluir
    2. Eduardo prefere o candidato que bate em mulheres.

      Excluir
    3. Isso é mau. Porque tenho o palpite de que o Eduardo na verdade é uma mulher.

      Excluir
    4. "Eduardo prefere o candidato que bate em mulheres."

      Se ele bateu na esposa é um criminoso. Se ela mentiu para polícia, ela é o quê?

      “Isso é mau. Porque tenho o palpite de que o Eduardo na verdade é uma mulher.”

      Bom que pense assim, ao menos eu não seria uma feminazi.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    5. Não me surpreende que o Eduardo considere Pedro Paulo, um agressor de mulheres, um bom candidato. Nem que ele animador o cenário eleitoral joinvilense, onde um dos candidatos foi condenado - não suspeito, nem investigado, mas condenado - por corrupção. Combina com o caráter de quem compara inimigos políticos a ratos.

      Excluir
  3. Não meu candidato mas prefiro qualquer um do que a truculência e perseguição que existe na prefeitura

    ResponderExcluir
  4. Fora Udo...nunca mais PMDB

    ResponderExcluir
  5. Por que um candidato "esquerdista" seria ruim para a cidade? Não podemos transformar um pequeno curral como a nossa cidade em uma China ou uma Venezuela sozinhos. Ficaríamos sozinhos no meio do país.

    Vocês (anti-esquerdas) realmente acham que a esquerda é estúpida a esse ponto? Se sim, tenho uma novidade para vocês: o estúpido é você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tu se chama zorak, é de esquerda e o estúpido são os outros. beleza.

      Excluir
    2. "Vocês (anti-esquerdas) realmente acham que a esquerda é estúpida a esse ponto?"

      Estúpida apenas? Não, a esquerda brasileira é rancorosa, belicosa, caquética, estúpida e fascista. Por isso, ou ela se torna minimamente decente (coerente seria pedir demais) ou ela será "eshtirpada da política brasileira", parafraseando o capo sobre o partido DEM nas eleições de 2010.

      Excluir
    3. Anônimo das 07:47,
      Mas que baita argumento, hein? Fiquei sem resposta aqui. Desculpa por existir.

      Excluir
    4. tá desculpado, mas troca esse nome. e abandona essa conversa de esquerda, esse papo tem cheiro de mofo.

      Excluir
  6. O que eu não consigo mesmo entender nesse pleito é quantidade de pessoas que declaram apoio ao Tebaldi!!! Pois, condenado, não chegou a pagar por seus crimes, logo, ao meu ver, ainda encontra-se em débito com a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na real situação da política brasileira, infelizmente sobraram dois tipos de políticos: os supostamente honestos e politicamente inábeis, e os supostamente desonestos e politicamente hábeis. O ideal que que houvessem os supostamente honestos e politicamente hábeis, mas na falta destes últimos, fico com os da segunda opção.

      Excluir
    2. Olá! Tebaldi foi condenado por improbidade administrativa, vocês que o acusam , leram a súmula do STF? Digo isto, porque leio muitas reclamações aqui no CA nos julgamentos políticos contra o PT, dizendo que muitos nem avaliam o teor das acusações e generalizam as condenações.
      Andy

      Excluir
  7. Parece que vc está falando de Jaraguá do Sul ! Não dá para emprestar este diabo...

    ResponderExcluir
  8. Darci errou feio a estratégia parece propagando dos anos 90 e 00 distante da realidade atual. Quem disse que as ruas querem coração??? A saúde é problema do governo do Estado que é do partido dele que aliás é papel dele cobrar...
    Melhor mesmo só do que a campanha do Xuxo que parece fazer campanha para o UDO.

    Anderson Titz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson,
      Constitucionalmente, o estado tem o dever de cuidar da segurança pública. Saúde e educação sempre ficaram na mão dos três governos. Joinville tem um hospital estadual (Regional) e um Municipal (São José). Nem considero o Infantil e o Bethesda porque são meio que um Frankenstein (parte público e parte privado). Isso na minha visão, é claro.

      Independente de esquerda ou direita, acredito que todos queremos o melhor para nossa cidade. Não debater é fundamental para regredir a cidade, assim como vemos hoje em dia. Não há diálogo. Udo quer enfiar tudo goela abaixo.

      Excluir
  9. Saúde e educação básica estes são responsabilidade do município qualquer discussão fora disto não é a nível municipal que deve ser conduzida

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem