segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Institutos de pesquisa parecem baratas tontas

JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Você quer uma pesquisa em que o seu candidato apareça em primeiro lugar? Ou em segundo, para a coisa chamar menos a atenção? Então é só falar comigo que eu faço uns graficozinhos bacanas para a gente mostrar que o seu candidato está na frente. E ninguém vai achar que é diferente das pesquisas que andam por aí.

O leitor e a leitora podem imaginar que eu quero por os institutos de pesquisa em dúvida. Mas nem precisa, porque são eles próprios a passarem essa imagem de baratas tontas. Um diz uma coisa, outro diz outra e aí vem um terceiro desdizer tudo. E
no fim fica um claro descrédito. Parece que nenhum deles sabe o que está a fazer e são todos incapazes de identificar as intenções de voto dos eleitores. É uma tremenda confusão.

Um dia Udo Dohler aparece a liderar as intenções de voto dos joinvilenses. Daí a pouco aparece outra pesquisa que vira tudo pelo avesso e diz que Tebaldi é o preferido dos eleitores. E, claro, sempre podemos contar com a inefável Gazeta de Joinville, onde “surpreendentemente” o candidato à frente é .... (toquem os tambores em sinal de suspense)... Clarikennedy Nunes, quem poderia imaginar...


O fato é que as pesquisas divulgadas mais recentemente em Joinville só permitem uma conclusão: ou os institutos não sabem o que estão a fazer (descarto aqui a ideia de que façam pesquisas à la carte) ou então os eleitores entrevistados estão todos bêbados. Pensando bem, eis uma explicação plausível: talvez as pesquisas estejam a ser feitas na Via Gastronômica, quando a madruga já vai alta.


O mais interessante é que os candidatos - pelo menos os que tem grana - realizam as suas próprias tracking polls, pesquisas que acompanham pari passu a evolução das intenções de voto. E das que me tem chegado, é possível perceber que os resultados encontram um denominador comum. Que é diferente de muitas pesquisas.


Gente, eu tenho estado atento a essas coisas das pesquisas em muitos países e nunca vi uma azelhice como essa de Joinville. Em outros lugares os institutos tratam as pesquisas como coisa séria e os resultados são fiáveis (com mais ou menos margens de erro). É, inclusive, uma forma de orientar o eleitorado. Mas em Joinville parece ser a casa da Marlene... uma autêntica zona. 


Os caras estão a brincar com coisa séria (faz é tempo). E o resultado só pode ser a total descredibilização das pesquisas e dos institutos. Deixo uma dica: talvez fosse legal fazer uma pesquisa para ver em qual instituto o povo acredita. E sem esquecer de deixar a opção “nenhum”.



35 comentários:

  1. Arno Kumlehn

    Baço não desCARTE a pesquisa à la CARTE. Ao que parece estão confundindo MÉTODO (logia) com MERCADO (logia).

    ResponderExcluir
  2. Isso de ficar sempre à frente das pesquisas, é uma faca de dois legumes. Como os três primeiros candidatos não agradam a todos, e levando em consideração que os últimos não serão eleitos, estes acabam levando uma grande fatia dos votos. É bom tomar cuidado quando comprar, quer dizer, encomendar pesquisas.
    Galo.

    ResponderExcluir
  3. Eu voto no à la carte! Max

    ResponderExcluir
  4. Haha descrédito, essa é a palavra. Não tenho partido, eu voto em pessoas, e nessa salada comprada, eu vou votar no Carlito, me parece mais coerente.

    ResponderExcluir
  5. Nçao voto em Joinville mas pelo que ouvimos nas ruas acredito que seja o Kennedy que irá ganhar essas eleições!

    ResponderExcluir
  6. é um desrrespeito com o cidadão essas pesquisas. Na verdade isso não influencia meu voto e sim as propostas de cada candidato! Eu voto no candidato que conversa com a ppulação e ouve suas necessidades! Cansei de políticos que fazem o que bem entendem e esquecem que são representantes das pessoas!

    ResponderExcluir
  7. Não só os Institutos de pesquisas,como os próprios pesquisadores,dias atras fui responder um questionário,o pesquisador na metade me informou que estava tudo certo agradeceu,etc..Eu falei ñ acabou ele me responder ñ é deste candidato que estamos falando,Sendo assim Baço!! é tudo Barata Tonta

    ResponderExcluir
  8. Não sei se por medo, ou vergonha, você esqueceu de mencionar
    a irrefutavel RBS e seu Ibope. Tem também aquela outra, a Accord, da RIC Record, na qual,a emissora abriga muito de seus amiguinhos.
    Uma coisa é certa, tanto uma como a outra já sentiram o sabor dos
    caraminguás da Döhler. Coincidência não?

    ResponderExcluir
  9. José Antonio Baço, o Benhur do PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benhur? Gosto. Li o livro. Vi o filme. Mas não vou muito com a cara do Charlton Heston. O cara era um tremendo reaça. E PT é uma referência a Portugal, certo?

      Excluir
    2. AUSHuaSHASUhASUhSAUhaSUASHuSAHusahasUHSA

      Excluir
  10. Honestamente esta cada vez mais difícil votar seja pra Joinville, estado e país.
    Especialmente em Joinville, se o Luis Henrique apoiar qualquer candidato, em 1 semana de campanha na TV, o candidato já aprece liderando as pesquisas. Não sou de Joinville, mas não vejo tanto motivo para tamanha aprovação, além do centreventos e algumas obras ...O candidato dele tem todo apoio dos empresarios portanto a campanha forte com pesquisas encomendadas, mas honestamente não combina com ele falar das necessidades da população carente, transpote urbano.....será que ele sabe como pega onibus em Joinville?
    O Tebaldi já teve sua oportunidade na Prefeitura e pouco fez pela cidade, só precisa explicar como sua declaração de renda divulgada aumentou tanto depois desse periodo.
    Kennedy nas 2 ultimas eleições tem sempre os votos fieis dos envagelicos e parte da rejeição do Carlito portanto, sempre leva uns 18% a 20% dos votos, e vira voto de minerva no segundo...quem ele apoia ganha e acredito que em uma envetual corrida de Udo x Tebaldi, quero ver quem ele vai apoiar já que sempre bateu em ambos, alem disso esses discursos muito populistas de baixar passagem, esgoto ,etc....sabemos que não se concretiza, povo não é mais tao ignorante como eles ainda acham.
    Carlito pegou a prefeitura no caos....ficou os primeiros 4 anos tentando arrumar, mas poderia ter feito mais....ainda sim o vejo com a melhor opção nessa corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assessoria detectada

      Excluir
    2. Detectada mesmo. E adivinha? Meu voto é dele, do Carlito.
      E não pertenço a nenhum partido. Minha mãe gostava dele, do Lula e da Dilma. Não gostava da Ministra do gozo. Chamava-a de "fui, que porca"! Nunca falasse o nome Sarney perto dela. Se tornava sua inimiga.
      Ela tinha uns adjetivos peculiares aos velhos políticos de Joinville e do Brasil. Nunca usou os bolsas da vida, mas achava certa a distribuição. Nunca se beneficiou de qualquer programa do governo, porque Graças de Deus, tinha o seu rico dinheirinho, o qual ganhou com o suor de seu trabalho. Dizia que pelo menos, o pobre estava podendo viver um pouco melhor. Já que os políticos roubavam aos baldes. Mal terminou o primário e mesmo não tendo formação acadêmica, tinha algo que falta em muito político: tinha história de vida e experiência. Honestidade e honra.
      Tive e tenho orgulho de ter sido filha dela. E se ela por aqui estivesse, votaria no Carlito, porque mesmo ele tendo feito más escolhas na sua assessoria, acreditava que agora ele acertaria.
      AW

      Excluir
    3. Sobre Luiz Henrique:
      "...mas não vejo tanto motivo para tamanha aprovação, além do centreventos e algumas obras ..." Verdade, também concordo.

      Sobre Tebaldi:
      "...O Tebaldi já teve sua oportunidade na Prefeitura e pouco fez pela cidade, só precisa explicar como sua declaração de renda divulgada aumentou tanto depois desse periodo." Acho que todo mundo concorda.

      Sobre Kennedy:
      "...tem sempre os votos fieis dos envagelicos e parte da rejeição do Carlito portanto, sempre leva uns 18% a 20% dos votos, e vira voto de minerva no segundo..." Verdade também.

      Sobre Carlito:
      "...pegou a prefeitura no caos....ficou os primeiros 4 anos tentando arrumar, mas poderia ter feito mais...." Difícil não concordar.

      Portanto, "Acessoria detectada" ONDE, cara-pálida??

      Excluir
    4. hehehe deixa o asssssessssor trabalhar heheheeh , tão tentando chegar ao pódio , o máximo que o C13 aspira é medalha de Bronze !!!!

      du grego

      Excluir
  11. O IBOPE é daqueles que põe na frente quem paga mais ,totalmente sem credibilidade ,e eles pensam que ninguém percebe isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem credibilidade mesmo é toda e qualquer notícia que aparece no Gazeta de Joinville. Só que neste caso todos sabem disto, e eles sabem que todos sabem.

      Excluir
    2. Aí é outro departamento ,o que o post trata é de instituto de pesquisa ,não jornal ,mas já que você tocou no assunto ,a tempos todo tipo de jornalismo deixou de ser imparcial ,independente e apartidário ,o que se salva são alguns poucos Blogs.

      Excluir
    3. Até pode ser. Mas a Gazeta de Joinville ultrapassa todos os limites.

      Excluir
  12. Sim. Acho vergonhosa essa postura do jornal A Notícia e da RIC Record. Porque o desespero? Isso não deveria estar limitado aos
    candidatos? Humm. De olho na verba publicitária. Nesses dois veículos de comunicação só não está na frente aquele candidato que
    disse que vai cortar verbas desse setor. Tá explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a ANOTICIA e o Notícias do Dia são vergonhosos a Gazeta de Joinville, que é o jornal do Kennedy, é o diabo em forma de jornal, é o lixo do mundo, é a escoria da humaninade é a podridão de nossa imprensa.

      Excluir
    2. Lava a boca com sabão para falar da Gazeta.

      Excluir
    3. Putz. Pode crer. E haja sabão para lavar a boca, pois a Gazeta é muito suja mesmo.

      Excluir
  13. Pesquisa do Clari: "A abrodagem se caracteriza como Aleatória Simples com pessoas em circulação nas áreas de pesquisas". Aleatória na saída da igreja nas horas de culto. kkkkkk!

    ResponderExcluir
  14. BOMBA !!! BOMBA !!!
    Nova pesquisa ELeitoral , do INB ...
    Camasão ... 47%
    Carlito ... 18%
    UDO.........11%
    Kennedy..... 7%
    Tebaldi..... 4%

    Margem de erro 17 pontos pra cima ou pra baixo.
    pesquisa feita com 5 bêbados.

    em tempo : INB Instituto Nacional de Buteco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegou o instituto que estávamos todos esperando.

      Obrigado

      Excluir
  15. Hoje eu vi no Gazeta do Kennedy, digo, Gazeta de Joinville a nova pesquisa eleitoral da Unikennedy, digo, Univali.

    O Kennedy está em primeiro, seguido do Udo e bem lá atrás o Teba e o Carlito.

    Eu e meu irmão demos muitas risadas, é forçado demais hahaha

    Felipe.

    ResponderExcluir
  16. A verdade é que... rsrs Em todas as pesquisas, independente de quem pagou, digo, encomendou, Udo aparece com o dobro ou mais da anterior. Seja, em primeiro ou em segundo lugar...

    ResponderExcluir
  17. A verdade é que... o Udo tá pagando muito mais... pelas pesquisas.

    ResponderExcluir
  18. Ei baço, bate um papo com teu colega Jordi. Ele realmente acredita na liderança do udo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não. Talvez ele saiba de algo que eu não sei...

      Excluir
  19. Se o Clari for prefeito (o que certamente acontecerá se as eleições forem numa sexta-feira, dia 13, às 6:66 da manhã) as verbas podem secar, mas os jornais vão ter manchetes de sobra. Porque vai ser uma cagada atrás da outra. Abestadinho do PT.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem