domingo, 23 de setembro de 2012

Um ano de Chuva Ácida

POR COLETIVO CHUVA ÁCIDA
365 dias. 214.500 acessos. 799 posts. 6.899 comentários de leitores.  Hoje o Chuva Ácida está a completar um ano desde o seu lançamento. Vale lembrar, o  blog surgiu com uma proposta inédita, que ainda hoje não encontra similar em Joinville e mesmo em Santa Catarina. Para dar corpo ao projeto, houve a reunião de pessoas de diversas sensibilidades no que se relaciona à política, à sociedade ou à cultura. Mas todas com um ponto em comum: a incondicional aposta na liberdade de expressão. E hoje, em tom de balanço, vamos reafirmar a proposta do Chuva Ácida.

- Dar uma contribuição para a criação de um espírito de blogosfera em Joinville.
- Trazer para a cidade um novo espaço midiático digital, onde a marca é a diversidade de pensamento.
- Dar ao leitor e à leitor a liberdade de concordar, discordar e, acima de tudo, expressar as suas opiniões nos comentários.
- Fazer dos comentários uma ágora digital para o debate entre as pessoas.
- Rejeitar os velhos esquemas de uma velha mídia onde a opinião é condicionada por interesses muitas vezes pouco transparentes.
-  Ser um projeto inovador, com a proposta de promover mudanças de perspectiva sobre a mídia em Joinville. Mostrar que o digital também é player no plano da comunicação.
- Afirmar que, em essência, o que mais importa é o respeito pelas regras do jogo democrático.
- Acompanhar as evoluções, de forma a atingir novos públicos (é o caso da introdução do tema esporte).
- Propor aos leitores uma evolução de hábitos. Da mesma maneira que eu leio um jornal, vejo uma rede de televisão e ouço uma rádio, também devo ter um blog de leitura regular.
- Abrir um espaço para a opinião de outras pessoas, o que foi feito com a criação do Brainstorming.
- Deixar claro que o Chuva Ácida não é um espaço de notícias, mas de análise e opinião. E  sua linha de orientação é a diversidade e o contraditório.


E hoje, passados 365 dias desde o lançamento, podemos dizer que o resultado é amplamente favorável. E os mais de 214 mil acessos são a prova disso. Mas o número realmente mais importante é o de comentários, o que prova uma excelente participação dos leitores.

O primeiro ano foi concluído com sucesso. Agora começa uma nova fase. E esperamos continuar a contar com o seu apoio, leitor e leitora.

9 comentários:

  1. Reza a lenda (e alguma estatística deve provar) que a maioria das empresas que abrem as portas fecham as mesmas em menos no fim de um ano. Se os blogs não tem a necessidade de fechar depois de um fracasso nesse período, a maioria perde a graça, o conteúdo e o público.

    Sendo assim, parabéns a vocês que fazem da chuva uma constante, bem-vinda e refrescante leitura. Há dois anos e meio saí de Joinville, mas a minha raiz está aí e eu amo essa cidade. Acompanhar cada post do Chuva Ácida é a melhor forma que encontrei de saber o que acontece de relevante e crítico por aí.

    Meu desejo para mais 365 dias: "tenacidez"!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS !!! Um grande abraço a todos , E saibam que estou aqui mesmo é pra encher o saco de vocês ! kkkkkk

    Que tal uma retrospectiva dos piores comentários DU GREGO !!!
    rsrsrsrs

    Um grande abraço , não me queiram mal , pois quero BEM A TODOS VOCÊS !!!

    du grego !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta difícil escolher os piores.

      O importante é poder contar com leitores como você, como o colorado, como o Seu José, Como AW, como o Abestadinho do PT, como as dezenas de anônimos. Vocês fazem deste blog um espaço de dialogo e de cidadania digital e analógica.

      Excluir
    2. Jordi,
      um diálogo digital e SEM LÓGICA !!
      rrsrsrs
      um abraço
      du grego

      Excluir
    3. Pó grego....

      Analgico em contraposiçāo a digital

      Excluir
  3. Parabéns pela iniciativa ...
    Obrigado por partilhar esse espaço com a cidade.
    Vida longa e próspera para o CHUVA & Equipe.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Que essa chuva continue caindo sobre nossas cabeças e encharcando nossas mentes de bons textos. Clenir Florência!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos amigos!
    Não tenho participado com muitos comentários nesse um ano de blog, pois a maioria seriam os mesmos: "Perfeito!" ou "Concordo!" ou "Na mosca!"...
    Os textos com temas sempre atuais e de leitura por muitas vezes irônicas, é que deixam o chuva interessante.
    Claro que as vezes não concordo com algum texto mas mesmo assim, a boa escrita faz com que a gente entenda o contra-ponto.
    Dessa constante chuva ácida e inteligente, o joinvilense não pode reclamar!
    Abraço Mateus

    ResponderExcluir
  6. Psiu! Sou aquele anônimo...lembram? Que irritantemente chama o Baço de petista. Gosto dos textos dele...pena que é petista. kkkkkkk
    Parabéns.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem