quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Paralimpíadas e JEC, de tirar o chapéu

POR GABRIELA SCHIEWE

PARALIMPÍADAS - Estamos acompanhando, desde o último dia 29, a 14ª edição dos Jogos Paralímpicos. Os jogos ocorrerão até o dia 09 de setembro em Londres, cidade onde também foram os Jogos Olímpicos.

No sexto dia de competição, o Brasil ocupa a 7ª colação no quadro geral de medalhas, num total de 21:
- 10 ouro
- 7 prata
- 4 bronze

Se tanto comentamos acerca dos investimentos do governo brasileiro na equipe que participou dos Jogos Olímpicos de Londres, o que dizer então do time paralímpico, com 189 competidores em 18 modalidades, na sua 11ª participação?

A equipe olímpica foi composta por 257 atletas, distribuídos em 32 modalidades, terminando a competição na 22ª colocação, com 17 medalhas (3 ouro; 5 prata; 9 bronze).

SIMPLESMENTE O MELHOR - Se você parar por alguns instantes para apreciar os Jogos Paralímpicos, inevitável que permeie a reflexão. Pois estamos diante de pessoas com algum tipo de deficiência fazendo o seu melhor, sempre. Estes atletas nunca se contentam em apenas "passar" por uma competição, eles darão o seu máximo em qualquer disputa, mostrando a todos nós que sempre, e sempre mesmo, você é capaz, basta querer, se dedicar, se esforçar no limite, equilibrar mente e coração.

Tenho visto o dia a dia da competição paralímpica apenas em momentos esparsos e pude notar na delegação olímpica: atletas já consagrados não fazendo nem o necessário, quiçá o seu melhor, indo ao limite extremo (como mostra Cleiton Conservani). E esses atletas é que cada vez mais receberão maior apoio do nosso Governo.

Os lutadores, na acepção da palavra, estes ficarão subrogados a uma Lei Piva e alguns resquícios de verba.

Possuímos os melhores atletas em algumas categorias, recordistas na natação e no atletismo. Campeões nas duas últimas paralimpíadas no Futebol 5 (em que são cegos 100%). No entanto, o seu destaque se resume a relação direta ao apoio e verba que recebem para competirem, infelizmente.

FORA DO CONTEXTO - Bom, basta vermos como os deficientes, em todas as suas formas, seja visual, físico, mental são tratados e recepcionados no nosso contexto. Se é que eles fazem parte do nosso contexto?

É absurdo - e isso sim é de atacar o fígado,  colega Baço - pessoas que realmente mostram para o mundo o que é viver, com extrema competência e dignidade e para esses sim o slogan compete "Sou brasileiro, não desisto nunca!"


CONTINUAR A APLAUDIR - O JEC empatou em casa e daí? O Barcelona empata em casa e não causa esse espanto. Gente, quero aqui registrar que, mesmo que o Joinville não suba à Série A, fato totalmente normal, o time merece os meus mais exaustivos elogios e respeito pelo que vem demonstrando em campo durante todo o campeonato. O torcedor de verdade - e aquele que aprecia realmente o futebol - continuará aplaudindo o JEC, sempre.

Na rodada da noite passada, o Tricolor, aos 46 minutos do segundo tempo, tomou a virada do Bugre, sendo derrotado por 2 x 1. E com a combinação de resultados da rodada o JEC, neste momento, ocupa a quinta colocação, a 2 pontos do G-4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem