terça-feira, 18 de setembro de 2012

O quadro eleitoral já esta definido?

POR  JORDI CASTAN

Primeiro vou esclarecer que não sou sociólogo, nem pesquisador, nem especialista em matemática e estatística. Portanto, estes comentários são feitos a partir da ótica de um comum leitor de jornais.

Todos os que não gostaram do resultado da pesquisa Ibope/RBS se lançaram a questionar inclusive a idoneidade do instituto. Surgiram miríades de entendidos, especialistas e até de palpiteiros a opinar sobre os dados divulgados que consideravam incorretos.


O resultado que mostrava Udo Dohler em primeiro, ainda que tecnicamente empatado com o segundo, pegou quase todos de surpresa. Não poucos vociferavam que a pesquisa não teria credibilidade. Que a contratante teria influenciado no resultado e até que a contratada teria manipulado os resultados para mostrar um resultado melhor para um ou outro candidato e pior para outros, com o objetivo de influenciar naquela parcela do eleitorado que não gosta de "perder o voto" e que acaba votando no candidato que aparece na frente nas pesquisas. A gritaria poderia ter sido evitada se as avaliações fossem feitas com menos paixão e com mais conhecimento.

NO PRIMEIRO TURNO? Além das pesquisas diárias das campanhas com mais recursos, há também pesquisas praticamente todas as semanas, contratadas por jornais, rádios e televisões. É relativamente fácil fazer um seguimento dos resultados e tirar várias conclusões. Faz poucos dias, foi divulgada uma nova pesquisa da empresa Accord, contratada pela RIC/ Record, dando praticamente por definida a eleição no  primeiro turno.


Por que o resultado já estaria definido? Porque a pesquisa mostra que o número de votos entre brancos, nulos e os que não sabem ou não respondem é só de 5% do eleitorado. Há, portanto, pouca margem de manobra. Este percentual surpreendentemente baixo evidencia um nível de informação e politização do eleitor joinvilense que o equipara aos das mais avançadas democracias do Norte da Europa. Duvidar? Como alguém poderia duvidar dos dados apresentados por tão prestigioso instituto?

CARLITO DESCE MAS NÃO SOBE - Há na pesquisa divulgada outros dados interessantes e que merecem ser comentados. Por um lado, surpreende a vertiginosa queda da rejeição do prefeito Carlito. Passou de 57% a 29% em poucos dias. Será que finalmente o eleitor, com uma melhor iluminação, passou a enxergar melhor as obras e realizações da sua gestão? Mas é estranho que a redução da rejeição não tenha se convertido em um aumento significativo do número de eleitores dispostos a votar nele e na continuidade da sua proposta. O percentual de eleitores que dizem votar no atual prefeito passou de 14% a 15%, o que não é suficiente para colocá-lo no segundo turno.

A rejeição do candidato Tebaldi que antes estava em 10%, agora aumentou para 12%, dentro por tanto da margem de erro de 4%. Apesar dos ataques sistemáticos que lhe são dirigidos por conta dos numerosos processos a que responde na Justiça, continua mantendo uma rejeição considerada baixa e uma posição que o coloca confortavelmente no segundo turno. Enquanto uns projetavam uma queda significativa para o candidato, as expectativas mais negativas não parecem se confirmar.

CONCLUSÕES - As minhas conclusões de leigo e neste caso de palpiteiro amador, no meio deste mar de incertezas, são:

- Teremos segundo turno e o atual prefeito não tem praticamente nenhuma chance de estar nele.
- O crescimento do candidato do PMDB está comprovado e o coloca hoje no segundo turno.
- A queda do candidato do PSDB não é a prevista.
- O candidato do PSD parece ter perdido o fôlego.
- O PSOL não consegue sair ou chegar a motivar a 1% do eleitorado.

E você? O que opina? Quais são as suas conclusões?

Uma coisa é certa. A incerteza deste cenário poderá mudar com a próxima pesquisa.

55 comentários:

  1. Jordi , BOA Análise !!

    - 2o. turno certo TEB X UDO , só em caso de surpresa isso não acontecerá.
    - Será que o IQUE irá rir de todos formando uma tríplice no 2o.T ? com PMDB , PT recebendo ordens superiores da Ideli , e o PSD enquadrado pelo Gov ?
    - Kennedy se perdeu mesmo, faltou dinheiro , faltou partido , faltou ser menos demagogo!
    - Carlito, 4o. lugar garantido , mesmo que fosse melhor no pleito seria cassado de qualquer jeito , o processo no TRE está muito bem fundamentado.
    É carta fora do baralho.
    - Camasão. quem?

    du grego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlito cassado? HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA

      Não será cassado, caro du grego partidário, pois a juíza partidária fez os autos erroneamente e propositalmente, sendo que teve que ir pro TRE por causa da lambança.
      Já foi noticiado de que a cassação foi por terra, pelo fato de a média investida em publicidade ser muito maior que o investido no primeiro semestre de 2012.

      Aquele abraço,

      Felipe.

      Excluir
    2. FELIPE , sugiro vc entrar no site do TRE e ler os autos , o Procurador Geral provou sim que a média é superior aos anos anteriores, e mesmo que fosse igual , enviar 130mil correspondências aos eleitores também é irregular (mesmo que na média de gastos!)

      sim eu sou partidário e vc não é ??

      esta notícia aí que vc cita é da assessoria do C13 ! rsrsrs

      um abraço
      du grego

      Excluir
    3. Não sou partidário, partido político é ilusão igual religião e time de futebol, são apenas uma forma de suprir as necessidades emocionais de quem não pensa racionalmente e sempre quer buscar alegria e apoio emocional. PS.: NÃO sou ateu!
      Como política, diferente de religião e futebol, é uma escolha racional, sou apartidário para não me prender em demagogia.

      A Juíza considerou todo o empenho do ano como pagamento efetuado no semestre. E pelo que se sabe, até então, mesmo que considere todo o exercício de 2012, será 1 milhão de reais abaixo de 2011 ;)

      "Vai ser julgado no dia 27 de setembro, 10 dias antes das eleições, o recurso do prefeito joinvilense Carlito Merss (PT) para manter sua candidatura à reeleição. Ele teve a cassação do registro determinada pela juíza Hildemar Meneguzzi de Carvalho, da 19ª. Zona Eleitoral, que considerou abuso de poder político o suposto aumento de gastos com publicidade em 2012.

      Felipe.

      De acordo com a decisão da juíza o prefeito teria gasto R$ 7,3 milhões em publicidade em 2012, valor superior à media do mesmo período nos três anos anteriores. Também fundamenta a ação a entrega de 130 mil boletins informativos da prefeitura com o mote "Joinville Agora Tem".

      O procurador regional eleitoral André Bertuol deu parecer, assinado no dia 14 de setembro, pela manutenção da cassação do petista."

      http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2012/09/19/cassacao-da-candidatura-de-carlito-em-joinville-sera-julgada-no-dia-27-de-setembro/?topo=67,2,18,,,67

      Excluir
    4. Como nosso colega previu a cassação se confirmou no dia 27/09 uahsuhaushu
      Adeus Carlito!!!

      Excluir
  2. As pesquisas são influenciadas pelo local. Se for na frente da igreja, quem ganha é o Kennedy. Se for na saída da Dohler, quem ganha é o Udo. E assim por diante :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se for na saída da penitenciária? Tebaldi, é claro!

      Excluir
    2. Tebaldi pontua muito bem em pesquisas feitas na entrada do manicômio :)

      Excluir
    3. Pena que o "Schroeder" já fechou! Agora é estacionamento do Dona Helena e começa a movimentação já de madrugada. Um inferno aquilo.

      Excluir
  3. Não importa quem ganhe, eu faço questão do 2º turno. Faço as contas: 2 + 2 são 4. Quatro dias de folga, porque trabalho nas eleições. Fecho uma bela semana em Cancún.
    Sou um bom cidadão, não é mesmo? Mas vai fazer alguma diferença? Eu desacretido na corja política, quero mesmo é que todos explodam!
    Galo

    ResponderExcluir
  4. Eu só sei que até agora o Carlito e o Camasão não compraram nenhuma pesquisa e que nenhum pesquisa foi feita nos bairros!

    O certo seria calcular o erro amostral em cada bairro e fazer, individualmente, uma pesquisa em cada bairro e no centro. Tenho certeza que o resultado seria muito diferente desse que nós vimos nessas pesquisas compradas!

    Felipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisas compradas. FATO!

      Excluir
    2. Paulo, eu também.
      Galo

      Excluir
    3. E você não sabe de nada, nem dos primeiros posts desse blog ;)

      Felipe.

      Excluir
    4. Parabéns , militante tem que acreditar até o final !
      isso mesmo, por exemplo , eu acredito que o Flamengo não vai cair !!! rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  5. Ora Sr. Jordi! Sugerir que o Ibope está certo somente porque o instituto coloca o seu candidato Udo Döhler na frente é um tanto simplista. Até uma forma de querer engrossar o caldo das pesquisas compradas. Infelizmente ou... felizmente seu prognóstico está redondamente equivocado. Mas, sei que não será surpresa pra você. Assim como eu sabe quem serão os candidatos no segundo turno. Para sua tristeza não será Tebaldi, que pela lógica e ansia tornaria o segundo turno mais fácil para o PMDB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, né Jordi

      Excluir
    2. Já fui acusado de ser Tebaldista, Camasão agora Udo. Em quanto não for acusado de ser Carlista. Esta tudo certo.

      Excluir
    3. BOA Jordi !!! tudo menos C13 !!! rsrsrsrs
      du grego

      Excluir
    4. Jordi, fale com seu colega de blog baço. Ele tem uma opinião bem mais coerente do que você sobre estas pesquisas. Aliás pesquisas deviam ser proibidas de ser anunciadas pois são apenas mais um instrumento de enganação.

      Excluir
    5. Obrigado pelo seu conselho.
      Vou pedir que me preste a sua bola de cristal.

      Excluir
    6. Sugeri que o Ibope estava certo? E o Accord errado? Acho que não sugeri, não.

      Deixei sim bem claro no ultimo paragrafo que o quadro atual é de volatilidade, mas fiz sim minhas apostas para o bolão do blog.

      Excluir
    7. Jordi, posso cometer um equívoco, porque só o conheço por meio de seus textos. Mas cá entre nós, com base no que li, é difícil imaginá-lo eleitor do Camasão.

      Excluir
    8. Clóvis,
      Não lembro de ter aberto o meu voto no blog.
      Só deixei claro que votarei no candidato menos pior.
      O voto no Camasão é em parte um voto ideologico (não seria o meu caso) e em parte seria um voto de protesto.
      De momento a minha unica certeza é em quem não votar e isso é bem facil de identificar.

      Excluir
    9. Você não abriu seu voto, nem eu disse isso. Só brinquei com o fato de o terem acusado, de acordo com seu comentário logo ali em cima, de ser Camasão. Mas desculpa aí.

      Excluir
    10. Não precisa se desculpar. As conjeturas sobre o voto são divertidas e mostram mais como as pessoas pensam que como votam.

      Acho que o Camasão tem potencial, mas não tem chance. Outros tem chance mas não são os candidatos que Joinville precisa neste momento.

      Então vamos a esperar o que nos dizem as urnas no dia 7

      Excluir
  6. Nada a ver com o assunto do post, mas vai aqui um comentário de indignação. Hoje lançam o programa Pacto pela Saúde do governo estadual: http://webimprensa.sc.gov.br/paginas/index.asp?codigon=80811 .

    O texto fala: "Não será mais preciso atravessar Santa Catarina em busca de tratamento especializado ou exames em equipamentos especiais como ressonância magnética,.."

    É o mesmo blá, blá, blá de sempre e na prática, mais do mesmo. Vejam, dos 17 hospitais contemplados com investimentos, 8 deles estão em Florianópolis, São José e São Pedro de Alcântara. Ou seja, metade em Florianópolis. Sendo que, se não me engano, dos 500 milhões que serão investidos, pelo menos 300 milhões já ficaram apenas para a construção de um instituto do coração em São José. O nosso hospital regional, de joinville, vai receber uns 40 milhões. Enquanto isso, o nosso Hospital MUNICIPAL São José continua sendo o "REGIONAL" do norte e nordeste de Santa Catarina.

    Aí eu pergunto, de que adianta ter o Dalmo Claro como secretário estadual da saúde? A mesma pergunta valia para quando o Tebaldi era sec. da educação.

    ResponderExcluir
  7. hoje verifique uma materia no jornal noticias do dia sobre a estrada da ilha, na oportunidade é relatado o transtorno e perigo sofrido pelos moradores em decorrencia dos inumeros acidentes por excesso de velocidade e por consequencia fluxo de veiculos. uma das alternativas encontradas seria a instalação de redutores de velocidade...sugerida pelo proprio representante local!!! a pergunta que faço é a seguinte: ali nao é area RURAL (boizinhos e vaquinhas), agora querem colocar redutores de velocidade numa area rural. vamos multar carroças, tratores e cavalos? area rural ? sera Jordi, LOT? vai entender esse pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi o que tem a ver excesso de velocidade com o fato de ser área rural. Será que só temos este problema em área urbana? E as rodovias que atravessam áreas rurais por aí a fora, teriam que ser urbanas?
      Estes especuladores sempre tentando argumentos ridículos para passar por cima de leis...

      Excluir
    2. Tem gente que acha que area rural é só para trator e carroça. Tentar explicar é uma luta esteril

      Excluir
    3. olha pessoal sem tomar muito partido... verdade seja dita aquela região não tem mais nada de rural!!

      Valdemiro P. Hess

      Excluir
    4. Gostei do "sem tomar MUITO partido". Se tomasse muito.....

      Excluir
    5. Pior que o cara (Hess) ta totalmente certo.

      Excluir
    6. Depois que a cidade estiver lá no mirante da serra vão dizer: "Mas aquilo lá não tem nada de rural faz muito tempo"

      Excluir
    7. Redutores de velocidade na estrada da ilha vcs estão de brincadeira né

      Excluir
  8. Vale guardar texto e comentários. Dia 7 de outubro muita previsão pode virar piada. Quanta besteira, gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom conselho.

      A chance que nada disso tudo aconteça ou se confirme é muito elevada

      Excluir
  9. Respostas
    1. Sim, será! Será o ano em que Kennedy passará por mais uma experiência como candidato à prefeito. Mas na vida, tudo é aprendizado.
      Colorado.

      Excluir
  10. Carlito não sobe porque formam quase quatro anos deixando falarem o que quisessem dele. Não se defendia, não mostrava o que estava fazendo. Só sabia dizer "culpa do administração anterior". Isso cansou. Por mais que se queira está muito difícil desgrudar esse selo que colaram nele "Carlito não fez nada". Alguém inventou isso e a moda pegou. Da mesma forma que pegou o "volta Tebaldi". Na minha opinião, o que mantém Carlito em quarto lugar e o Tebaldi em primeiro ou segundo são esses rótulos. Caiu na boca do povo e o povo acreditou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Carlito não fez nada mesmo... Na verdade ironicamente quase tudo o que o Carlito fez foram obras herdadas do governo passado que se entrasse quem fosse iria ter que fazer de alguma forma! A diferença é que o Carlito esperou até o 4º ano para fazer umas coisas para que a população não esqueça na hora de votar... Não preciso nem dizer que teve efeito contrário hehehe

      Excluir
    2. A única herança do tebaldi foram dividas. Nada estava programado e vc como bom tucano que deve ser já sabia disso.

      Excluir
    3. Mas lembro muito bem do úlimo mandato do Tebaldi, a cidade parou de vez. Continuo sem entender porque ele está bem nas pesquisas.

      Excluir
    4. Concordo com o Anônimo 12:57... O maior trunfo do governo atual é na verdade uma obra que foi deixada encaminhada pelo Tebaldi, gostem ou não, é verdade... Podem pesquisar! Aliás o Carlito que fala com tanto orgulho da Águas de Joinville atualmente foi um dos que foram contra a municipalização... Se não fosse o Tebaldi se mexer estaríamos até agora nas mãos da Casan, imagina o inferno?
      Não gosto do Tebaldi, mas eu reconheço isto que ele fez pela cidade, pelo menos isto foi algo importante! O Carlito fez o que o PT adora fazer, desdenhar das obras da oposição primeiro, e depois se apropriar e encher a boca para dizer que "foi no meu governo"! Algo como o plano real que o Lula disse que não ia dar certo e bibibi, tem até aquela antológica entrevista em que o Lula diz que não vai dar certo e o FHC diz que vai... http://www.youtube.com/watch?v=wtwxQLn9nus

      Este PT adora isto, falam, reclamam, criticam, e depois assimilam com a maior cara de pau!

      Excluir
    5. Acabou de copiar o texto de uma menina que postou no Cronicas Marcianas HAHAHAHAHHAHAAHAHAHAHAHAH

      Excluir
    6. A postagem acima foi a mesma menina, ou seja, eu!

      Excluir
  11. Eu acredito apenas no Ibope... Este papo de comprado é coisa de quem acredita em complô coca cola, rede globo, iluminattis, nova ordem mundial, notas de dólares com símbolos satânicos... Etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E acreditar no Ibope é como acreditar em Papai Noel ,coelhinho da páscoa ,saci perere ,curupira ,etc...

      Excluir
  12. Façam o seguinte, saiam às ruas e entrevistem 600 pessoas com o questionário do ibope disponibilizado no site. Pronto.

    ResponderExcluir
  13. Lógica do carlitismo: se não estamos na frente das pesquisas, ela foi comprada.

    Marcio Rocha

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem