quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Da buzinada, da cantada e outras gracinhas

POR AMANDA WERNER
Hoje venho tratar de um assunto que causa grande indignação à grande maioria das mulheres: a “buzinada” quando estamos andando ou praticando algum esporte ao ar livre. A tal “cantada”, como alguns exemplares do sexo masculino costumam chamar,  comportamento que se dizia ser restrito a   motoristas de caminhão e trabalhadores da construção civil, está virando febre em Joinville.


E, atualmente, é feita por alguns (muitos) motoristas de carros e motocicletas. A cidade das flores e das bicicletas está se transformando na cidade dos motoristas buzinadores desatinados. Às vezes, a buzina vem acompanhada de baixarias. E não pensem que a presença de uma mulher no banco do passageiro acanha o motorista em sua investida: para chamar a atenção da mulher que está andando e não se fazer notar pela companheira que está ao lado, ele dá sinal de luz.

Pois bem, como sei que por vezes muitos apenas replicam comportamentos aprendidos no meio, sem pensar muito nos desdobramentos que uma atitude como essa pode trazer, eu vou falar como nos sentimos quando isso acontece: inicialmente, levamos um grande susto, pois é sempre inesperado. Logo depois de passar o susto, nos sentimos com medo e extremamente desprotegidas, e por vezes, até aceleramos o passo. Após, vem o sentimento de vergonha, pois certamente a buzina não chamou somente a nossa atenção, mas também de outras pessoas circunstantes. E, por fim, nos sentimos humilhadas. Ficamos pensando se a roupa está adequada (o que não deveria justificar a atitude), se demos a entender algo diferente com o jeito de andar, e, fatalmente, nos sentimos um objeto. A mulher como coisa. Enfim, é uma grande grosseria.

Por diversas vezes já ouvi alguns se defenderem, afirmando que é um elogio, que a mulher deveria sentir-se bonita. Para estes, tenho apenas um recado: pense que a mulher na rua poderia ser a sua filha, a sua mulher ou até mesmo a sua avó. Para quem recebe a buzinada a coisa só soa de uma forma: machismo, do mais puro. E não, isso não aumenta a nossa autoestima e nem faz a nossa alegria.

As vítimas não tem padrão ou estereótipo específico. São loiras, morenas, gordas, magras, com pouca ou muita idade, bonitas, ou nem tanto. O simples fato de ser mulher já a habilita como presa.

Mas qual será a intenção dos homens que buzinam? Será que eles pensam que o simples fato de buzinar vai fazer com que a mulher diga: "para o carro e vamos fazer sexo agora mesmo?!"

É esta a pretensão? Ou será que fazem por impulso, abdicando do cérebro e confirmando a tese de que os homens por vezes agem como seres irracionais, como os animais? Eu não conheço ninguém que tenha conseguido nada além de desprezo com este tipo de atitude.

Que tipo de convenção estúpida é essa em que dirigir um automóvel dá direito a buzinar desvairadamente para as mulheres na rua?

Estou certa de que existem muitos bem-educados por aí. Bom comportamento, um dedo de boa prosa e um pouco de cultura ainda são o “must- have” para lograr êxito com o público feminino. Então, repita comigo: buzinas, sinais  de luz e outras gracinhas nunca mais! Que deselegante!

36 comentários:

  1. Particularmente, acho uma "tática" pouco acertada. Já levei buzinada de mulher e mesmo sendo homem, não gostei muito não.

    ResponderExcluir
  2. Decifrando buzinada:

    BI BI: Gatinha!
    BI: Bonita!
    bi: Não viu quem era,mas pra não perder a buzinada!
    ni: Fusca 76,buzina pra todas!

    BIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII:Abriu o sinal,vamo minha filhaaaa!!
    Sorry de novo,Amanda...não resisti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No sinal, geralmente quem buzina é a mulher. Elas gostam de buzinar não de levar buzinada. :)

      Excluir
    2. Uma coisa é buzinar por algum motivo no trânsito, aliás, a buzina foi feita pra isso, não? Outra é buzinar se achando o Lobo mau querendo pegar a Chapéuzinho.

      Excluir
    3. Já levou uma buzinada de muié?

      Excluir
    4. Eu já levei, pensa na "gata!"

      Excluir
  3. Parabéns, Amanda.
    O machismo está tão naturalizado na sociedade que mesmo que tu tenha feito um texto claro como esse vai ter gente o defendendo aqui.
    Mas vamos trabalhar pra mudar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Felipe! Por esse motivo fiz o texto. Sei que há os que buzinam sem pensar, e para outros, por vezes o machismo é tão grande que até sabem que o ato é deselegante, mas o fazem mesmo assim, pois nos consideram nada mais do que um objeto, para suas gracinhas. Agora os buzinadores já sabem como uma mulher realmente se sente com este tipo de abordagem.

      Excluir
  4. Sejamos imparciais, afinal as mulheres também aderiram ao movimento! Mas concordo contigo, é deselegante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Getulio. Tens razão. O comportamento foi adotado por algumas mulheres. Quem sabe como uma forma de se vingar e mostrar o quanto é desagradável? É de mau gosto de qualquer jeito. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Nunca buzinaram pra mim...snif!!

      Excluir
  5. Com a ascensão do "periguetismo", ler um texto como o da Amanda me faz crer que a humanidade ainda tem salvação! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Sim, Luiz, te entendo. Mas as pistoleiras ainda não são a maioria. Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  7. Concordo 100%.
    E acrescento ah buzinada aquele olhar que te seca de cima abaixo, que te faz se sentir despida e invadida. Odeio qdo vc passa e percebe que o cara ficou olhando cutucou o colega.
    (sei que ta chato esse negocio de "aqui na Suécia", mas a diferença Eh tão grande que preciso dizer). A cultura de igualdade entre o gêneros aqui vem de tão longas gerações que esse tipo de comportamento simplesmente nao existe. Sem preconceito( e com um pouco já) só quem faz isso aqui sao os imigrantes, especialmente do Oriente médio. Parece que Eh mais comum em países pouco desenvolvidos o homem sentir necessidade de reforçar seu machismo humilhando mulheres. Os suecos abominam esse comportamento e nao olham mesmo. Nao existe flerte/paquera como conhecemos, ninguém se olha no transito. O namoro acontece mesmo pela conversa, interesse genuíno na pessoa. Enfim,... Diferenças culturais que afetam mesmo o nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa vez li um artigo sobre o "flerte" na Suécia. A igualdade entre os gêneros é tamanha que segundo o texto não tem essa de "o homem chegar na mulher (que se faz de difícil) e blábláblá". Aliás, como faz pra morar na Suécia?

      Excluir
    2. Boa! Já falei pra Fernanda que estou quase mudando para lá! Interesse genuíno pela pessoa, sem contar a aparência, posses, classe social... Parece conto de fadas!

      Excluir
    3. Meu marido foi contratado por uma empresa sueca e acho que esse Eh o caminho mais fácil e confortável. Mas tbem tem muito brasileiro estudando, as bolsas de doutorado sao muito boas. Se casar tbem ganha visto. Eh isso mesmo que vc disse, se vc perguntar pra alguém sobre "se fazer de difícil" eles nem vao saber o que Eh porque nao cresceram nessa sociedade, mas sim seus avos. Há gerações eles já superaram a hipocrisia desse joguinho. Se uma mulher ou um homem estiver interessado vai conversar e pronto, diretamente. Beijos.

      Excluir
    4. Não me pareceu um conto de fadas Amanda, mas sim interessante; menos pela parte de "Interesse genuíno pela pessoa, sem contar a aparência, posses, classe social..." que me deixou meio ressabiado

      Excluir
    5. Huan, talvez tenha me expressado mal. Eu quis dizer, que aqui no Brasil, seria um sonho imaginar as pessoas se valorizando pelo o que elas são. E não, pelo que elas tem, ou pela família que nasceram. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
    6. Fernanda, o contraponto que fazes das diferenças entre o Brasil e a Suécia são muito interessantes, e inspiradores. Não acho nada chato. Obrigada pela leitura e continue enriquecendo o Blog Chuva Ácida! Beijo!

      Excluir
    7. Perdão pela má interpretação Amanda. Agora, com essa nova luz a seu comentário faço apoio total e veemente a ele. ^^

      Excluir
  8. Como um todo, acho esse tipo de comportamento boçal. O homem que acha uma mulher bonita deveria é se dignar em falar isso a ela de forma respeitosa se tem interesse (e disponibilidade) ou guardar a opinião para si caso não tenha.
    Buzinar é um tremendo desrespeito, que alem de tudo, profana o conceito para o qual a buzina foi criada.
    Eu já recebi buzinadas, mas isso por estar transitando em uma avenida um pouco complicada aqui de Lages em uma sexta a noite, quando os jovens fazem isso sempre. Lá os frequentadores (de ambos os gêneros) acham isso normal, algo triste...eu passava por lá voltando para casa para meu azar e é realmente bem desconfortável.

    ResponderExcluir
  9. Amanda!
    Esses dias estava comentando sobre isso com meu marido... Além da vergonha, do medo e do susto tem o sentimento de nojo e a raiva!!!
    E quando estamos dirigindo na BR, ultrapassamos um caminhão e de repente: sinal de luz! Daí já vem um milhão de dúvidas: será que estou com o pneu furado? porta aberta? Será que tem algo errado com o meu carro ou é só um babacão, bicho do mato que nunca viu mulher na vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Inaê. É bem isso que sentimos, não é? Por isso que pedi para que as mulheres comentassem aqui no Blog, para mostrar o quanto desaprovamos! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. E O Baço se revirando no caixão ,né portuga???
    Não fala nada,Fio!! Fica quieto que eu te conheço!
    Louco pra falar a respeito da paquera,feio ,bonito,
    talecoisa...

    ResponderExcluir
  11. Não sei, tudo é muito relativo.
    A buzina foi feita para alertar os motoristas no trânsito. Não serve para paquerar. Também descarto aqueles olhares que começam nos olhos e terminam no baixo ventre. Aquilo é o fim de carreira para qualquer pessoa.
    Agora, receber um galanteio sem palavras chulas e aquelas frases medíocres, é legal. Eu gosto e estou longe de ser uma piriguete ou uma senhora assanhada.
    Ficarei bem chateada quando isso não mais acontecer. Não que eu precise disso para viver, eu hein! Bom dia "zóinhos verdes" ahahahah...
    Anômima

    ResponderExcluir
  12. BI BI ...Proce!!!ahahah

    ResponderExcluir
  13. Anônima, creio não estares sozinha. Acho que a maioria não só das mulheres, mas das pessoas em geral, gosta de um galanteio. Desde que inteligente, educado, e sem buzinas, não é? Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  14. Amanda, que texto mais apropriado. Realmente é muito chato....saio para correr na rua e sempre penso em algo parecido com essa frase que você escreveu(Será que eles pensam que o simples fato de buzinar vai fazer com que a mulher diga: "para o carro e vamos fazer sexo agora mesmo?!")
    Prá que serve essa buzinada ridícula...a não ser para irritar a pessoa que está recebendo. Não conheço nenhuma mulher que fique feliz com essa atitude. Ou será que os "Don Juans" das buzinas já viram uma mulher chegando no escritório e falando: "Nossa! Levei uma buzinada agora. Estou tão feliz!!!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mariluci, é muito desagradável. Eu acho que ao buzinar eles nem pensam se vão agradar ou não. Acho que se sentem mais machos fazendo isso, vai saber!
      Tem um vídeo bem "educativo"sobre o assunto, o link é: http://vimeo.com/36509870
      Imperdível! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Não querendo insuflar a guerra dos sexos, a conduta deve ser coibida, porque inibe a livre circulação. Não deixa de caracterizar ora uma contravenção penal ora ofensa a dignidade. Do dono da obra se pode exigir indenização advindo do poder de mando do patrão e escolha do empregado. Culpa de escolha. Paparazi, filhinho de papai, deveriam sofrer correições perante os orgãos publicos, como frequência a cursos de civilidade e respeito aos D.H.
    No mais é cantar a nossa música:
    Just look at the other from head to toe If you are an animal! That is, you should not have height of character! So you can still look! You’re a pimp! It is lost! Face your belly button! Just look at the other from head to toe If you are an animal! Remember, every villain often judge your neighbor! You are nothing! Are you creep! Face your scams, defects and weaknesses. Just look at the other from head to toe If you are an animal!

    ResponderExcluir
  16. Tenho o maior nojo do mundo de atitudes como essas... não entendo realmente o que se passa na cabeça de cidadãos como esses inestimáveis "FDPs".

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente, vamos parar com essa hipocrisia. Tem mulher que gosta outras não!!! Desde quando o mundo é mundo isso acontece, sei lá se isso é certo ou não, FODA-SE. O que tá me dando ódio é essa vitimização feminina. Se o seu pai não tivesse cantado a sua mãe, vc não taria escrevendo ou lendo esse blog. Então pedem pra nascerem feias, isso é a solução. saem com um turbante na rua. Inda bem q daqui a 10 anos os homens vão desaparecer segundo notícias devido á condições genéticas, só vai existir mulher e nenhum homem pra cantar vcs q criticam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tem mulher que gosta, sim! Mas não se deve ficar atirando para todos os lados até acertar um alvo. Tenho certeza que o pai da maioria das mulheres não conseguiu conquistar elas a partir desse tipo de cantada, pois isso é repugnante e gera grande constrangimento. A roupa não diz se ela vai ou não ser constrangida... Vamos repensar esse conceito machista que está tão impregnado nas mentes que fazem parte de nossa sociedade que não vê o que é certo e errado. Eu gosto de homem, não quero que acabem, quero que saibam como agir sem desrespeitar ou constranger.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem