sábado, 25 de agosto de 2012

Resultado do teste sobre Joinville

POR GUILHERME GASSENFERTH

Galera, vamos lá!

Em primeiro lugar, quero parabenizar a todos os 12 corajosos que se expuseram (alguns nem tão corajosos, né Colorado, Figurão e AS?) e tentaram acertar as perguntas que fiz no quiz de sexta-feira.

O quiz estava bastante difícil mesmo! A maioria não acertou sequer metade das respostas, mas todos acertaram algumas.

As respostas corretas:

1. Qual o primeiro nome de nossa cidade?
Resposta C. Ainda antes de chamar-se Colônia Dona Francisca, nossa cidadezinha chamou-se Schroedersort, algo como "lugarejo do Schroeder". O senador alemão Mathias Schroeder era o proprietário da Sociedade Colonizadora de Hamburgo, que adquiriu da Coroa brasileira o direito de colonizar nossas terras. :-) Acertaram Eduardo Gassenferth e "Figurão Indolente".

2. Em que dia desembarcaram na cidade os primeiros colonizadores às ordens da Sociedade Colonizadora de Hamburgo?
Resposta A. Esta talvez seja a mais difícil de todas, justamente porque as três datas fazem sentido. Embora 9 de março de 1851 seja a data oficial de fundação da cidade, é na opinião de muitos historiadores e estudiosos uma data incorreta. Segundo me lembro, dia 9 de março os colonizadores fundearam a barca na Lagoa do Saguaçu, mas só vieram a alcançar terra firme e efetivamente pisar Joinville no dia 10 de março de 1851, data que também faria sentido na resposta. No entanto, foi em 22 de maio de 1850 que 10 pessoas chegaram à cidade (incluindo Leonce Aubé), a serviço da Sociedade Colonizadora de Hamburgo, para preparar o local para receber os colonizadores que chegariam 9 meses e meio depois. Acertaram Alfredo Cardozo, Figurão e o Eduardo Gassenferth. O Colorado, coitado, tinha acertado e depois pediu pra mudar a resposta! Hehehehe

Curiosidade: A data oficial de fundação de Blumenau é 2 de setembro de 1850, mas esta foi a data em que os primeiros pioneiros chegaram para preparar a cidade, tais quais os nossos 10 que vieram em 22 de maio  de 1850 - razão pela qual eu afirmo sempre que, na verdade, Joinville é 3 meses e meio mais velha que Blumenau.

3. Você saberia informar qual dos bairros abaixo pertencia a São Francisco do Sul até a década de 1990?
Resposta B. A lei 8.563 anexou o Jardim Paraíso a Joinville em 6 de abril de 1992. Até então, o local pertencia ao município de São Francisco do Sul. Acertaram:  Figurão e Eduardo.

4. Qual destes sobrenomes é o mais antigo em terras joinvilenses?
Resposta B. Além da família Cercal, que até hoje tem terras no Cubatão, havia ainda famílias como Cidral, Budal, Arins, Vieira e outros sobrenomes que ainda são bastante comuns na cidade e já estavam aqui desde antes da colonização germânica. Acertou somente o Figurão.

5. Em que ano foi fundada a Empadas Jerke?
Resposta A. Este é o ano em que foi criada a mais típica e famosa marca gastronômica da cidade. Os apreciadores de empadinhas (e prováveis bebuns!) que acertaram foram: Figurão, Dione Carina, PatimPudim, Dalane Quaiato e Giorgia Paese.

6. Qual destas localidades joinvilenses NÃO está localizada sobre uma ilha?
Resposta C. É a Estrada da Ilha... foi fácil, né? Quase todos acertaram!

7. Quem desta lista já foi prefeito de Joinville?
Resposta A. Embora não tenha nome germânico, Victorino Bacellar foi prefeito ainda no século XIX, entre 1881 e 1883. Até 1889, o presidente da Câmara Municipal assumia as funções do executivo. Além dele, há outros vários ex-prefeitos desconhecidos do grande público, como Paulino João de Bem, Nabor Monteiro e Joaquim Wolf, e alguns até mesmo razoavelmente recentes (1982-1983), como Violantino Rodrigues.

8. Qual das sociedades abaixo é a mais antiga?
Resposta B. A Sociedade dos Ginásticos foi fundada apenas 7 anos após a data oficial de fundação de Joinville, ou seja, em 1858.

9. Em qual dos rankings abaixo Joinville aparece melhor posicionada nacionalmente?
Resposta B. Somos o 13º município em IDH no Brasil! 

10. Quantos iates clubes e marinas Joinville possui?
Resposta C. Para surpresa de todos, nossa cidade é bem servida neste tipo de empreendimentos. 

11. Qual a área de mata atlântica preservada de Joinville?
Resposta A. Nossa cidade é a orgulhosa proprietária de 600 quilômetros quadrados (ou 600.000.000 de metros quadrados) de mata atlântica preservada, o que significa mais de 50% de todo o território municipal. Proporcionalmente, somos a cidade com a maior área de mata atlântica preservada de SC e provavelmente uma das melhores colocadas no país. Grande riqueza pra Joinville!

12. Em que ano foi inaugurada a Estação Ferroviária de Joinville?
Resposta B. 1906 foi um ano importante na história da cidade. Foi na inauguração da Estação Ferroviária que recebemos a primeira visita presidencial de nossa história, com a chegada do presidente Afonso Pena. Encantado com os jardins bem cuidados de Joinville, ele declarou, há mais de cem anos, uma frase que foi estampada em alguns jornais brasileiros: "Joinville é o jardim do Brasil!"

13. Qual conjunto de cidades faz fronteira com Joinville?
Resposta A. Fácil, né?

14. Qual é o ponto mais alto da cidade?
Resposta A. Confesso que taí a única resposta que eu não sabia de cabeça. Sempre achei que fosse o Pico do Jurapé.

15. Onde estava instalado o primeiro templo maçônico de Joinville?
Resposta A. A Loja Maçônica Freundschaft zum Südlichen Kreuz (Amizade ao Cruzeiro do Sul) ficava onde hoje deve ser o altar da Catedral. Diz-se que havia uma imagem de São João (o padroeiro da Maçonaria) sobre a entrada do templo. E o bispo Dom Gregório Warmling é citado num livro italiano (A Igreja Católica e a Maçonaria) como um provável caso de sacerdote católico de alto escalão pertencente à ordem dos pedreiros-livres. Interessantes estas "coincidências" e encontros entre a história da ordem e da Igreja Católica na cidade.

OS VENCEDORES

1º - Eduardo Gassenferth (meu irmão) - 12 acertos
1º - Figurão Indolente - 12 acertos
3º - Dione Carina - 8 acertos
3º - Giorgia Paese - 8 acertos

PARABÉNS A TODOS!

3 comentários:

  1. E olha que eu não colei! Hehehehe

    Meu pensamento pra dar cada resposta que dei:

    1 - Esta eu já conhecia desde as séries iniciais do ensino fundamental, quando fiz um trabalho para a escola e o pai conseguiu um documento antigo que dizia isso, e lá descobrimos. Lembro-me que a professora disse que estava errado e me corrigiu, e depois fui lá e mostrei pra ela que quem estava errado não era eu. :P

    2 - Essa eu não saberia precisar a data, respondi por ser a única data antes da data em que a barca chegou na cidade. Utilizei a lógica de que provavelmente teria vindo alguém antes pra cá.

    3 - Esta eu me lembro do mapa das ruas de Joinville que tinha em casa, que o aeroporto ficava fora do limite urbano de Joinville. Fiquei curioso, e esses dias mesmo estava comentando com um pessoal sobre o Jardim Paraíso, e também sobre o Paranaguamirim, que veio de Araquari pra Joinville em 2002 eu acho.

    4 - Eu errei a questão, mas ia responder Cercal. Eu tinha uma vaga lembrança de uma vez que você comentou isso em casa, mas pensei que provavelmente pudesse estar errado e respondi errado.

    5 - Essa eu não faço a mínima ideia mesmo, só fui no Jerke uma vez. Acho muito caro pra comer empadinha, hehehe

    6 - ...

    7 - Como você falou, eu não imaginava que alguém sem sobrenome germânico pudesse ter sido o primeiro "prefeito". Essa eu iria errar de qualquer maneira, apesar de ter chegado a pensar na pegadinha do óbvio: era lógico demais pra ser verdade.

    8 - Eu até poderia errar essa, mas lembro que esses tempos o Ginástico fez comemoração de 150 anos, achava pouco provável que outro lugar fosse tão antigo.

    9 - Nesses números, modéstia passando longe, sou craque. Hehehehe, muita discussão de "city x city" me fizeram estudar os números pra poder jogar na cara das outras cidades que a minha era melhor que a deles. :P Se fosse há dois anos até saberia dizer quais os critérios de cálculo, e os números da cidade dos três tipos de IDH que formam o principal.

    10 - Google Street View chegou quase completo em Joinville e resolvi pesquisar. Se não soubesse, responderia 3: Boa Vista Iate Clube, Joinville Iate Clube e Marina das Garças. Mas quando fui pesquisar melhor pra comentar com um pessoal me surpreendi com a quantidade.

    11 - A base era a resposta que você deu. Joinville tem mais de 1.000 km² de território, sendo que a maior parte é preservação, na serra. Isso sem contar o morro do Boa Vista, morro do Finder, etc.

    12 - Eu não saberia dizer o ano, fui por eliminação: 1881 era muito antigo e 1951 era muito recente. Se colocasse 1906, 1912 ou 1924 eu possivelmente teria que tirar no palitinho.

    13 - Como eu gosto de estudar o mapa político da região realmente estava fácil. Bastava saber de Massaranduba que matava a questão também.

    14 - Se você tivesse colocado outra coisa no lugar de Monte Crista e Castelo dos Bugres iria me deixar em dúvida, mas eu iria responder o que respondi por ter conversado essa semana com uma pessoa sobre isso.

    15 - Acho que naquele livro "A Maçonaria no passado histórico joinvilense" também diz isto.

    :)

    ResponderExcluir
  2. O Figurão Indolente26 de agosto de 2012 às 15:04

    Oba!

    Olhe, não é por nada não, mas já que não tenho ligações familiares com ninguém do blog, e nem estava provido de informações muito privilegiadas sobre os segredos de nossa cidade, creio que me saí bem demais até.

    Parabéns ao Eduardo, bem como a todos os demais participantes.

    Abraço.
    Até.

    PS: De um jovem joinvilense, de 22 anos, ainda desempregado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Figurão, você tem talento!

      Logo encontra emprego. Poe no currículo o 1o lugar do quiz :P

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem