terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os filhos únicos de pai solteiro

POR JORDI CASTAN

Apareceu na campanha um renque de filhos únicos de pai solteiro. O estranho fenômeno atinge dezenas de candidatos a vereador que se apresentam “solteiros”, desvinculados do candidato a prefeito do seu partido ou coligação. É uma estranha epidemia do caso de filho que renega do pai.

A conclusão lógica é que os candidatos a prefeito são muito ruins. Afinal, até os candidatos a vereador colocam placas, cavaletes e distribuem santinhos em que não aparece o nome e a imagem do candidato a prefeito do seu próprio partido. Em alguns casos, aparece de forma minúscula a sigla do partido e o número da majoritária, de tal forma dissimulados e escondidos que fica praticamente impossível identificar.

Como a prática está amplamente disseminada, desde ex-secretários da atual administração a militantes históricos, quase todos se apresentam amparados pelas artes dos marqueteiros como sendo candidatos livres, desvinculados de qualquer desatino ou malfeito dos candidatos a prefeito. É uma moderna versão da fábula do porco e da galinha, que conversavam sobre o seu grau de envolvimento com o café da manhã dos donos da fazenda: enquanto a galinha contribuía fornecendo os ovos, o porco fornecia ou toucinho.

Estes candidatos não querem que o eleitor os identifique ou os relacione nem com esta administração, nem com a anterior, como se eles não tivessem nenhuma responsabilidade e nenhum compromisso - e isto é um desserviço com o eleitor. Para confundir ainda mais a cabeça do eleitor desavisado, as tradicionais cores partidárias tem sido abandonadas e não é fácil reconhecer a imagem dos partidos, como se cada vereador estivesse fazendo a sua própria campanha e correndo a sua própria corrida.  

Há, a cada dia, mais gente que responde aos pedidos de voto e de apoio dos candidatos à majoritária com um ríspido “nós quem, cara pálida?” Sem decolar, os candidatos veem rapidamente perder os seus “soldados” e esta é uma batalha que não se ganha sem infantaria. Como sempre são os ratos os primeiros que abandonam o navio das candidaturas que afundam ou ficam atoladas no lodo. Eu desconfiaria destes candidatos.

5 comentários:

  1. Jordi:
    Concordo com você que vereadores se tornaram autônomos, o que acho um despautério, pois fere todo o processo político.
    No entanto isso se deve a diversos fatores, como candidatos a prefeitos ruins, candidatos a vereador péssimos, falta de ideologia partidária, número elevadíssimo de siglas, total desrespeito de ambos os lados, falta de identidade partidária, capacidade política ínfima...e por aí vai...a verdade é que precisamos revolucionar o cenário político de verdade, de fato e de direito, pois como está hoje é lamentável!

    ResponderExcluir
  2. tem candidato indo sozinho por que a majoritária está tão perdida com coordenadores incompetentes que só resta encarar e ir sozinho.

    ResponderExcluir
  3. Pior é aquele candidato a prefeito que mendiga o apoio do pai governador e nada, nada, nada. Esse mesmo candidato tem presidente de câmara que não quer colocar a foto dele nos santinhos... Que coisa!!!

    ResponderExcluir
  4. Pode parecer ao acaso, mas não é. A intensão é mesmo confundir e tradicionalmente o sucesso é elevado

    ResponderExcluir
  5. Acompanho as eleições a pouco tempo, já que tenho apenas 32 anos, mas essas eleições vejo que está havendo muita divergência dentros dos partidos. É um racha geral! Pro eleitor é dificil filtrar isso, afinal qual lado está no caminho certo? Qual lado está seguindo a ideologia do partido e qual está pegando o bonde dos lucros. Reflexão importante! Abraço

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem