quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os vários "brasis" da educação: relatos a partir do IDEB

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

O Ministério da Educação anunciou nesta semana os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) relativos a 2011, e, infelizmente, o cenário não mudou:  estamos longe da média ideal, em comparação com países desenvolvidos e que possuem bons índices educacionais (média 6). E o pior aparece quando aprofundamos os dados: a discrepância entre os estados brasileiros é enorme, retrato de um país debilitado.

O único fato positivo é que todos os estados melhoraram seus índices no ensino de base (1ª a 4ª séries), colaborando com a maior média (4,7) dentre os setores avaliados. Entretanto, doze estados ainda se encontram abaixo da média, e dentre estes, todos são da região norte (Acre, Amazonas, Pará e Amapá) ou da região nordeste (Piauí, Paraíba, Pernambuco, Bahia,  Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas).


A média cai absurdamente na avaliação sobre o ensino de 5ª a 8ª séries, passando para 3,9 e novamente com doze estados abaixo dessa média. Mudam-se os estados, mas todos os piores índices estão no norte ou nordeste brasileiro. Para o ensino médio, outro dado alarmante (além da queda do índice para 3,4): nove estados pioraram seus índices em relação a 2009 e doze estados não atingiram suas metas, ficando abaixo do planejado. Doze estados da região norte e nordeste novamente são os piores e abaixo da média.

À medida que o ensino vai avançando, ele vai ficando cada vez mais desqualificado, dando margem à evasão escolar e aumento da criminalidade. Se o jovem (o qual já não teve um ensino de base qualificado) perceber que a educação não lhe permite colher melhores frutos no futuro, ele irá procurar outros meios para sua subsistência. Empregos que não permitem fazer o jovem estudar, ou a ilusão de dinheiro fácil advindo da criminalidade são alguns dos caminhos possíveis que a própria educação pública proporciona.

Apesar do ensino de base estar melhorando, não adianta apenas dar atenção a este setor e acompanhar de camarote a piora dos outros níveis de ensino. No Brasil, infelizmente, os melhores professores – e mais bem remunerados - dão aula no ensino superior, enquanto que nos anos iniciais geralmente encontram-se os professores menos qualificados e mais mal remunerados. Precisamos implantar como política pública, em todo o país, o ensino integral, com atenção igual a todos os níveis de ensino e a valorização da categoria docente. Porém, é difícil pensarmos desta maneira, pois cada estado e cada município têm suas políticas, seus orçamentos e suas prioridades, por isso tantos “brasis” dentro do mesmo Brasil. E ainda há quem diga que o sistema de cotas vai resolver todos os problemas da educação... ou dizer que os professores não gostam do que fazem (sic!).

Estamos, enquanto país, equivocados  a ponto de melhorar um índice e piorar outro, acreditando que, melhorando o índice geral, qualificaremos toda a educação brasileira. Por mais que nossa cidade e nosso estado liderem os rankings, somos cegos perante a realidade nacional (44% das escolas públicas não atingiram suas metas). Com esses índices, me desculpem os sonhadores, mas estamos longe de sermos o país do futuro. Somos o país dos debilitados de conhecimento.

PS: Relatos da imprensa e complementares a esta temática:








6 comentários:

  1. Cabe uma análise mais aprofundada sobre este tema, pois dois pontos me chamam a atenção.
    O primeiro está nos seus links, onde demonstram que, inclusive, as escolas particulares não atingiram a meta. Isso é uma questão interessante para ser abordada, pois foge do domínio público e atinge o privado. Sem relação nenhuma com investimentos públicos, segue outra lógica.
    A partir desse dado, acho interessante apresentar como é calculado este índice e cuidar para não reproduzir um discurso. Pois o que está ocorrendo são justificativas que no ensino médio existem muitas disciplinas e que o aluno não se concentra nas básicas: português e matemática. Teve até secretária da educação analisando que a culpa é da sociologia no ensino médio. Daí é um tiro no nosso pé!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Não tem desculpa.

    A educação no Brasil é ruim seja pública, particular, no ensino básico, médio ou superior.

    Tem algumas exceções, mas infelizmente ainda não são a regra.

    Eu trabalhei 6 anos na educação infantil pública em Joinville. Muitas vezes vê-se centros de ed.infantil espetaculares na estrutura física, mas com um trabalho pedagógico horrível. Noutras vezes trabalhos pedagogicos excelentes, que ganharam muitos prêmios nacionais, em espaços físicos que deixavam muito a desejar. Poucos centros conseguem unir os dois. Mas conheço muitas professoras ótimas, e acho que o caminho é certo, apesar da velocidade ser lenta. E põe lenta nisso. Enquanto nosso dinheiro compra passagens pra familiares de políticos, paga benefícios e salários inimagináveis pra um seleto grupo, nossa educação sofre com falta de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que nós nos perdemos nessa "coisa" de educação.

    Trilhamos por conceitos absolutamente desconexos, mas que na prática aceitamos como verídicos.

    - ela (geralmente feminino) tem muito jeito com crianças e é boazinha - VAI SER PROFESSORA;

    - eles têm que passar de ano pra não ficarem traumatizados;

    - professor não pode dar punição que traumatiza;

    - Não é Sra ou Sr. Cama de tio pra criar intimidade ... fessô, cara, pssiu.

    - Os pais gtambém não ajudam - Cê sabe quem paga o teu salário?

    - As escolas (S.A. ou Ltda) querem é o resultado. Tivemos trocentos aprovados .. não vão ser bosta nenhuma na vida, mas tão aprovados.

    - As escolas (S.A. ou Ltda) querem é o resultado (2). Atenção professores .Deem seu jeito pra aumentar a aprovação dessa turma. Vamos abrir mais vagas. Um professor saiu (estafa) ... vamos juntar as turmas e vc assume.

    - Greve dos professores! Putz! Onde vamo deixá as crianças? - ESCOLA GARAGEM;

    - Meu filho tem 18 materias na escola. Vcs acreditam mesmo que esse cabra pode ter uma boa absorção da matéria?

    - Sem faculdade nossos filhos não terão futuro. Da onde tiraram isso?

    - Falácia posta na cabeça da classe média. - Só é bom se tiver facu/pós/mestrado/doutorado/inglês/alemão/mandarim. Danou-se!!! quem vai ser o técnico? Quem vai escrever?Quem vai montar? Mais da metade dos universitários não vai fazer nada com o diploma.

    Creio que as crianças deveriam ter mais tempo. Formarmos futuros cidadãos e futuros pais - isso mesmo pais do verbo pai e mãe - pra dar educação e princípios.

    Musica, artes, teatro, canto, transito, ecologia, cidadania, importancia dos impostos, voto, política, primeiros socorros, sociologia, filosofia, ..formar um cidadão . durante esse processo vai tocando a matematica e o português.

    Quando chegasse ao segundo grau (ainda existe isso?) o cabra estaria muito mais consciente em seus estudos......... e seguindo principios internacionais, escolheria matérias específicas à sua espectativa de trabalho futuro ... e não um calhamaço de informação (disponivel no google) só pra encher linguiça e o bolso das universidades.

    ResponderExcluir
  4. Faltarm uns acentos, né? "~~^`````´´´´´´^^^^^^"

    ResponderExcluir
  5. Escolas e alunos deveriam almejar no mínimo 10. Afinal pq não querem ser campeões?

    Charles, somente discordo da associação com criminalidade, a grande maioria das pessoas pobres, sem estudo ou ignorantes no universo que observo são honestas e trabalhadoras ,e sobretudo, rechaçam o benditismo.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem