quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mais uma Olimpíada que passou! E o Futsal?

POR GABRIELA SCHIEWE
A MELHOR CAMPANHA - No domingo passado ocorreu o encerramento das 30ª Olimpíadas da era moderna, com um show fantástico encabeçado pelos artistas mais seletos do mundo pop/rock inglês. Mas vamos no ater ao Brasil. Para o Comitê Olímpico Brasileiro, foi a melhor participação em Olimpíadas: o Brasil ficou em 22º no quadro de medalhas,com 17 medalhas conquistadas:
- 3 de ouro;
- 5 de prata; 
- 7 de bronze.

“Para Londres realizamos a melhor preparação da história, com uma oferta de serviços igual à das grandes potências, tais como o Crystal Palace, Ciências do Esporte, Telemedicina (inédito no mundo esportivo), aclimatação do judô e do boxe em Sheffield, aclimatação da ginástica masculina em Ghent e da feminina em Ipswich, hotéis de apoio, quadra exclusiva para o voleibol etc. Agradecemos aos atletas, aos técnicos, aos integrantes das comissões técnicas e às Confederações Brasileiras Olímpicas. O COB reconhece o trabalho e o empenho de cada integrante do Time Brasil em Londres”, afirmou Nuzman.

Essas palavras do presidente do COB não pactuam com a minha opinião, já que para uma delegação de 259 atletas, dispersos em 32 modalidades e, conforme as palavras de Nuzman, a mais preparada, não tenho como parabenizar o Time Brasil, como o Comitê chama a equipe brasileira. Reverenciar alguns atletas isoladamente eu concordo, mas 17 medalhas para um "time" composto por 259 atletas chega a ser lastimável.

Você, brasileiro e torcedor, concorda com o presidente Nuzman que os Jogos de Londres foram um sucesso para o Brasil? Que cumpriu as expectativas?  Ou você também é da opinião que não se trata apenas de “jogar” atletas lá de qualquer jeito, apenas para fazer número e constar como a “maior delegação” já participante de uma Olimpíada?

Parece piada mas é verdade. E agora estão bradando que na Rio-2016 pretendem ficar entre os Top Ten, que irão fazer grandes investimentos em todos os esportes. Olha, bem sincera, se isso realmente for verdade, a velha frase faz jus, "antes tarde do que nunca". Mas que sendo feito apenas "pra gringo ver", tenha uma continuidade pós Jogos do Rio de Janeiro. Neste endereço vocês podem ter acesso a todas informações envolvendo o esporte olímpico brasileiro: http://www.cob.org.br/


SONHO OLÍMPICO - Fica a célebre pergunta: por quê o Futsal não é esporte Olímpico? Hoje vemos o nome de maior notoriedade do Futsal, jogador Falcão, encabeçando a campanha nas redes sociais #Futsalnasolimpíadas2016. No entanto, infelizmente, fazendo um estudo na procura das respostas do porquê da negativa até o presente momento, me deparei com um entrave político, sempre ele. Pelo que se vê, enquanto COI e FIFA não chegarem a um denominador comum e entenderem que o Futsal não se trata de uma variante do Futebol e, também, não se tratar de moeda de troca esse esporte que é o segundo praticado no nosso país e desenvolvido, oficialmente em 101 nações, continuará no limbo olímpico.

“O futsal é praticado no país por mais de 12 milhões de pessoas e, além do Brasil, outros 100 países praticam o esporte. O Comitê Olímpico Internacional não pode excluir uma força esportiva tão grande, com tanta participação popular”, diz a deputada deputada estadual Vanessa Damo do PMDB paulista a Campanha Futsal, um sonho olímpico!

Isso se trata de uma aberração olímpica. Ou alguém vai querer me convencer que o Badmington cumpre os requisitos olímpicos e eleva as Olímpiadas em número de telespectadores e patrocinadores mais do que o Futsal? Se a resposta for sim, para tudo, pois está tudinho errado. Em 2016, no Rio, o Futsal estará como convidado. Convidado? Isso mesmo, ainda não será de fato e de direito modalidade olímpica, pois há a informação de que já estão definidas as modalidades para Rio-2016.

A Campanha "Futsal! Um sonho Olímpico!" parece que não atinge as mais dissolutas autoridades do COI, fazendo da próxima Olimpíada mais um pesadelo aos atletas e apreciadores do Futsal. No blog Pedagogia do Futsal, o professor Wilton Carlos de Santana traz notas, informações e comentários afeitos a Campanha que, aparentemente ficará para 2020! Qual a sua opinião acerca da não inclusão do Futsal nas Olimpíadas? 


NO CHUVEIRINHO - Na segunda, a Krona no jogo de vida ou morte  contra a Assoeva, saiu vencedora e segue mais viva  do que nunca na Liga Nacional. Para coroar essa vitória teve 4 atletas convocados para a Seleção Brasileira Sub-20, além de seu preparador de goleiros. Parabéns aos atletas Andi, Dudu, Schneider e Thiago! Agora que venha o Botafogo que estamos prontos para mais uma brava luta! E o JEC fez o necessário e nada mais, vencelo placar de 1 x 0. Lima dessa vez "marcou toca" pois levou o terceiro cartão e será ausência preocupante no jogo de sábado contra o Vitória.

5 comentários:

  1. Bom texto , FUTSAL variante do futebol putz , natação tem vários estilos variantes !

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente essa é apenas uma das justificativas pela não inclusão. O que dizer do vôlei de praia e vôlei de quadra? do clismo indoor e os demais, da própria natação como vc destacou. É absurdo!

    ResponderExcluir
  3. Simples o FUTSAL deveria sair dos domínios da FIFA e fundar a sua instituição mundial...
    A FIFA não deixará o Futsal se desenvolver , pois esta modalidade é mais fácil de ser jogada do que o de campo, não é necessário estádios imensos , quando custa um campo de futebol para manter e uma quadrinha de futsal ???

    du gregu

    ResponderExcluir
  4. Perguntas sobre o badminton, Gabriela. Um dos critérios, talvez o mais importante, é a televisão. E o badminton é um dos jogos mais populares na Ásia, com milhões e milhões de telespectadores. Para nós, que não nos interessamos pela coisa, significa nada. Mas para a venda dos direitos de imagem é uma modalidade muito valiosa

    ResponderExcluir
  5. Citei esta modalidade Baço como exemplo de que é possível quando o COI quer, pois o critério objetivo de número mínimo de países o Futsal atinge. Existem esportes regionalizados, nem por isso não devem estar nas Olímpíadas, mas nem é esse o caso do futsal, hoje praticado no mundo todo.
    Ah, obrigada pela new face rssss

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem