segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Udo Döhler vai abraçar a Viúva Porcina?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

O nome mais fora de lugar entre os pré-candidatos à Prefeitura de Joinville é Udo Döhler. Por uma razão simples: ele não precisa do emprego para nada. Afinal, ao contrário da maioria dos seus pré-adversários, o empresário já está com a vida ganha e não lucra grande coisa ao se meter no lodaçal da política.
Aliás, neste momento deve haver muita gente a fazer a mesma pergunta: por que razão o empresário iria deixar uma aposentadoria dourada para ingressar numa atividade armadilhada como a política? Prestígio pessoal? O gostinho do poder? Vaidade? Tédio? Conselhos duvidosos? Ok... essa é uma questão de foro íntimo que só ele próprio poderá responder.
No entanto, há um fato incontornável: ninguém chega onde Udo Döhler chegou tomando decisões mal pensadas. E o empresário sabe que, ao avançar com a candidatura, tem um importante diferencial a seu favor: os eleitores andam com o saco cheio de políticos incapazes de cumprir o que prometem.
Todos sabemos que em política mais vale a percepção do que a realidade. E os políticos tradicionais simbolizam um acumular de decepções. Nada mais lógico, portanto, que construir a imagem do candidato Udo Döhler a partir do perfil de gestor. É uma poderosa arma de marketing pessoal, sem sombra de dúvida.
Muitos eleitores – por ingenuidade ou legítima fé – acham que a solução passa por um governo tecnocrata. Não passa. Nenhum município pode ser governado com soluções puramente empresariais. Ser um gestor tem vantagens, mas também os seus óbices. Haverá muitos momentos em que o administrador precisará vestir a pele de político. E o fator político pode ser a kriptonita de Udo Döhler.
A VIÚVA PORCINA –  O problema para o empresário não é a candidatura em si, mas tudo o que ela comporta. Ou seja, a sua vitória significa a volta da maralha do PMDB ao poder (se bem que nunca saíram de lá). E qualquer pessoa com dois dedos de memória sabe que isso não augura coisas boas.
O que é o PMDB, tanto no plano nacional quanto local? Uma gororoba ideológica. Uma mistela moral. Um esturricado ético. No caso de Joinville, ao longo das últimas administrações, o partido tem sido uma espécie de Viúva Porcina, aquela que foi sem nunca ter sido. Ou seja, esteve lá sem ter estado.
E como em política só falta ver boi voar, ninguém pode pôr de lado a possibilidade de coligações com os caras da tríplice. E aí corremos o risco de tudo virar um bordel fisiológico, com a Viúva Porcina no papel de cafetina. O risco da promiscuidade é tanto que nem a imagem de seriedade de Udo Döhler escapará ao contágio.
Há outro fator interessante. Tem gente a fazer analogias e a pensar que Udo Döhler pode ser uma espécie de Wittich Freitag dos nossos dias. Besteira. Todos sabemos que a história só se repete como farsa. E os tempos são muito diferentes. Hoje temos uma mídia mais democratizada. As redes sociais, por exemplo, são uma mídia incontrolável e capaz de provocar danos sérios na imagem dos políticos. Aliás,vivemos tempos tão diferentes que até um zé-ninguém como eu pode vir para um blog e tentar dissecar a candidatura do empresário.
Bem-vindo ao mundo da política, sr. Udo Döhler. É bom começar a conviver com a ideia de virar vidraça. Porque , não tenho dúvidas, tem gente a acumular pedras.

26 comentários:

  1. Muito bem colocado, principalmente a gororoba ideológica que a maioria dos partidos formam. O saudoso Freitag pode ter feito boa gestão (em termos de "choque") no primeiro mandato, mas no segundo já descambou para a gororoba. Já o coronel troféu motosserra perpétuo simplesmente dá as cartas para todos neste Estado, deixando a classe feudal de Alagoas e Maranhão morrendo de inveja. E o PT, por sua vez, sobe no palanque abraçado de um lado pelo Vieira e do outro com o Osman (sem críticas aos nomes, estou falando de ideologia). Como se vê, ótimas e bem definidas opções. Sirvam-se.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Baço. Muito bem colocado.

    ResponderExcluir
  3. Omar Motta

    É claro que Udo tem a mesma percepção
    da maioria dos joinvilenses. Concorrer
    contra Carlito é moleza.

    ResponderExcluir
  4. Huahauhaua, Udo é massa de manobra, dinheiro fácil de campanha pra gastar, descontrole das finanças de campanha que irão engordar os bolsos dos "correligionários".
    Se Udo é bom, não precisaria filiar-se ao PMDB para ganhar eleição, que continuasse no PR.
    Por trás de tudo isso, está a camarilha desocupada de seus tronos em quese enrraizaram por muito tempo, e agora emagrecem suas poupanças, e veêm no Udo a chance de voltar a ganhar dinheiro com o serviço público. Ué, ganhar dinheiro com o serviço público soa estranho.
    Pois bem Sr.Udo, faça uma pré seleção, antes de assumir a prefeitura, coloque os principais cabos eleitorais do PMDB na sua empresa particular, Dohler. Se sobrar algo até dezembro , parabéns, conseguiste aplacar a fome desse pessoal, agora se não sobrar nada, pois bem, pelo menos foi só sua empresa, não a Prefeitura da Maior Cidade do Estado. Joinville, que pertence aos seus mais de 500 mil habitantes, e não de correligionários do PMDB e seus cupinchas ansiosos por um "carguinho" para desviar uma carguinha de saibro para um amigo da rua, arrecadando sua cervejinha de fim de semana, pelo favorzinho.
    Eita povo burro.
    "Mas se não for assim eu não consigo nada ômi".
    Abram os olhos povo joinvillense, e principalmente,abra os olhos, Udo Döhler, veja no ninho nojento em que você está se metendo, satisfação pessoal você já tem com sua empresa, cuide para não largar mão da cidade.
    Obrigado
    Carlos Roberto
    karlosr_silva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ta certo você melhor continuar com o Carlito Merss que fez Joinville parar por 4 anos sem obras, ao invés de colocar um cara com visão como Udo Dohler que só fez uma pequena ampliação no hospital Dona Helena e construiu uma empresa que tem em faixa de 3 mil empregos, oque Carlito construiu fora da prefeitura? E olha bem quem é burro antes de chamar a população de burra!

      Excluir
    2. Acredito que com Udo na prefeitura a cidade tem mais a perder
      do que ganhar, pois seria retroceder, seria voltar aos anos 80, 90, com uma ideia que Joinville era terra de alemão, que era auto-suficiente, e para seu governo caro anônimo o Udo não ampliou nada, pois o Hospital Dona Helena não é dele...

      Excluir
    3. Eu acho que Udo é o cara, enquanto os outros políticos nunca foram nada, ficam prometendo empregos, novas empresas hospitais e é claro devem fazer tudo isso se caso ganharem eleições ou seja promessa, enquanto Udo nunca foi politico, e construiu empresa, hospital e gerou emprego e não precisou ser político, então isso é a diferença, o resto só se forem políticos devem fazer alguma coisa. O povo está acostumado em promessa, não em coisas concretas, isso é a diferença. Devemos acreditar em quem já fez sem ser politico algum, Imagine se for politico a chance de erro é menor. A maioria dos prefeitos novos, nunca tiveram nada, e agora já tem suas empresas etc, bom ser prefeito da maior cidade do estado.

      ABRAÇO

      Excluir
  5. Ele pelo menos é um administrador!! sem dúvidas fará muito mais por Joinville que o atual prefeito!!!

    ResponderExcluir
  6. Ta na hora do Baço cair fora desse blog, ele é PT roxo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convoca uma assembleia de acionistas e pede a minha saída, uai!

      Excluir
    2. Se é PT não devia ser roxo. Mas vermelhão... Max

      Excluir
    3. Para que o Baço saia do Chuva Ácida teria que dar mais poder de voto aos minoritarios na assembleia. Se não ninguem tira ele do blog.

      Excluir
  7. Bem que estava achando estranho esse blog não fazer nenhum comentário sobre a poluição do rio cachoeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado. É só ler este texto. http://www.chuvaacida.info/2012/07/nao-vai-ter-cachoeiragate.html

      Excluir
  8. Ai...ai...
    E o gado segue marcado e controlado no curral....
    Sejam os mais simples e sem instrução, sejam os mais instruídos/escolarizados...
    Partidos políticos = organizações criminosas.
    Sei que já faz tempo, mas não consigo lembrar de uma gestão expressiva do Sr. Freitag.
    Sem dúvida um titã empresarial: fundou a Consul e a Embraco (ambas já nas garras da multinacional Whirlpool e cada vez piores ambientes de trabalho OPERACIONAIS, lembrem-se: o parâmetro de nivelação é a china, é dali p/ baixo)
    O Sr. Udo, a impressão é que vai pelos mesmos moldes, sei lá, algum tipo de realização pessoal também.
    Pois querer fazer a política *teórica* do: "governar para o bem-estar de todos" É ÓBVIO que "forças superiores" não vão deixar.
    E olha que à "forças superiores", nem preciso apelar a alguma entidade espiritual...
    O Carlito pelo menos agora na reta final vai deixar alguma infra-estrutura feita (ou quase feita e esperemos que o próximo que por ventura substitua ele, termine...)
    Se demorou ou não pra mostrar serviço, nem perco meu tempo em falar sobre, pois já tenho meus OLHOS ABERTOS FAZ TEMPO sobre o que é política e pra que serve.
    O interessante é que nesse pleito de agora será UMA CELEBRAÇÃO para a CORJA DE BANDIDOS DE COLARINHO-BRANCO: PTralhas, tucanalhas e manda-brasas: cada um dos 3 têm seu candidato a prefeitura!!
    Parece que os manda-brasas se entediaram de ser prostituta de ocasião ou da esquerda, ou do centro, ou deles mesmos (direita)!!

    ResponderExcluir
  9. o Sr udo parece que não será capaz de governar a cidade , pois sua candidatura é divulgada e "elogiada" por um peemedebista que parece ser ele quem vai ganhar a eleição e governar joinville. Pois é quem mais aparece , porém quando foi o que governou a cidade quase nada ou nada fez de bom para os munícipes e sim para ele e o partido. o povo precisa de gente que tem vontade própria e não submisso de politicos, ou regras impostas por partidos.

    ResponderExcluir
  10. O Udo governar Joinville...amigos ele sempre governou... a diferença é que ele vai gestar tenho certeza que não se deixará ...ser um comandado...vai comandar.

    ResponderExcluir
  11. seu udo voçé sempre nos ajudou a turma do fretamento voçé sendo prefeito vai continuar ajudando nois. podi considerar desde já prefeito

    ResponderExcluir
  12. Não votem no Lula, ele é pobre e vai roubar, votem no Collor que já é rico! Deu no que de!!!

    ResponderExcluir
  13. parabens udo eu acho que será o primeiro prefeito da estóri a não aceitar o sálario de prefeito tomara que você consiga se eleger.

    ResponderExcluir
  14. TODO MUNDO AI CHEIO DE RAPAPÉ COM SEU UDO ...VOU USAR UM ADAGIO POPULAR "Pau que bate em Chico não bate em Francisco"

    ResponderExcluir
  15. Sem dúvida as pedras se acumulam na mesma proporção das promessas feitas por Udo Döhler e Luiz Henrique da Silveira. Promessas essas que são uma cópia fiel do candidato derrotado. Eu diria mais, um amontoado de demagogia que dificilmente serão cumpridas. Com isso, já se tem o ingrediente perfeito para um desgaste que pode iniciar já no dia 1º de janeiro e alcançar índices inimaginaveis de rejeição ao final de 4 anos. Talvez essa seja a intenção de LHS, ou seja. não deixar criar asas o seu Frankstein político.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem