segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Usem filtro solar


POR FELIPE SILVEIRA

Não, não quero fazer um plágio daquele famoso texto de auto-ajuda que o Pedro Bial fez a locução da versão em português. O conselho é de quem está todo queimado por ter ficado um dia inteiro exposto ao sol sem protetor. Vai por mim (ou pelo Bial): usem filtro solar! De qualquer forma, também quero deixar aqui meus conselhos e propostas (ou sei lá do que podemos chamar) para este ano que começa, afinal, é o mais importante de nossas vidas, né, já que supostamente é o último.

Neste dia em que a maioria de nós voltou ao batente e pouca gente ainda se lembra das resoluções de ano-novo, quero propor apenas uma coisa: um olhar diferente do que o habitual para cada situação. Não quero propor nada além do que um novo ângulo, uma nova perspectiva. E quero propor apenas isso porque acho que somente isso pode mudar as coisas como elas são.

De certa forma, é isso que tentamos fazer aqui no Chuva Ácida. Apresentar novos olhares é a nossa tarefa. E ser apresentado a novos olhares, dos leitores, por meio dos comentários, é a nossa vitória.

Com novos olhares podemos entender melhor quem é quem na nossa política; podemos entender que entidades empresariais interferem na política porque têm interesses bem específicos; podemos perguntar quando Joinville esteve bem para quem quer Joinville bem de novo; podemos questionar a brutalidade da perseguição aos movimentos pela habitação.

Nessa nova maneira de olhar, algumas perspectivas são importantes. Além da perspectiva da legalidade, também é importante olhar pela perspectiva da justiça. A moralidade, a igualdade e a solidariedade também são ângulos interessantes. E há muitos outros. O que não podemos é continuar com o olhar de cabresto, guiado por outras mãos. Dessa forma, vamos conseguir um olhar crítico e compreensivo, porque não basta ter um ou outro. O equilíbrio é sempre o mais importante.

No mais, desejo um feliz 2012 a todos nós e lembro mais uma vez que é o mais importante de nossas vidas. Não porque vai acabar ou porque tem eleição ou olimpíada, mas apenas pelo fato de que é o que estamos vivendo. E não esqueça o filtro solar.

3 comentários:

  1. Boa Felipe,
    Gato escaldado da agua fria foge. Levou uma boa torrada e agora lembra do filtro solar? Acho que tera muita gente lembrando do filtro solar depois de outubro.

    ResponderExcluir
  2. É uma ótima ideia, olhar 2012 por novos ângulos. Eu espero poder seguir tua recomendação.

    Assim como disse a Sofia Amundsen, personagem do sensacional livro "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder, o que nos torna bons filósofos é a nossa capacidade de nos surpreender mesmo com as coisas mais banais.

    Texto leve mas cheio de recados. Muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo esse negócio do novo como uma novidade. Muitas vezes não é tão novo assim. Cuidado com o olhar novo, o jeito novo, a ideia nova. Prefiro o olhar velho e criterioso, crítico, analítico, do que o novo.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem