quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Um segundo turno dos diabos

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Parece que o diabo anda a fazer as suas maldades neste segundo turno. Primeiro o candidato Kennedy Nunes divulga uma foto ao lado do bispo católico. Aí a diocese do bispo emite uma nota a dizer que a publicação não foi ética, porque dá a entender que seria um apoio à candidatura. O candidato devolve a acusação, insinuando que a diocese teria sido induzida por outros a tomar essa posição.

É fácil entender os dois lados. Kennedy Nunes tem razão em dizer que, ao veicular a imagem, não falou em apoio. Mas qualquer estudante com duas aulinhas de semiótica sabe que a coisa acabaria por ter outro significado. Kennedy Nunes, que tem diploma de jornalista, deve ter feito essa cadeira e provavelmente sabe: não é preciso falar em apoio para sugerir um apoio efetivo.

A questão é saber até que ponto essa pequena patranha valeu a pena. Para começar, Kennedy Nunes deixou o bispo numa batina justa, porque ficou a ideia de uma quebra do princípio da neutralidade da Igreja. E criou um fait-diver desnecessário que, para fazer coro com a imprensa, acabou com uma “nota de repúdio” à sua conduta. E repúdio é uma palavrinha chata de ouvir.

Resta saber se Kennedy Nunes ganhou algum voto católico com isso. Não parece. Quando muito, pode ter perdido uns dois ou três votinhos. O hábito do cachimbo deixa a boca torta. Se o voto de cabresto ainda é possível em certas confissões religiosas, em que os pastores levam o rebanho para o próprio curral eleitoral, o mesmo não vale para os católicos. É que há muitas reses tresmalhadas, desobedientes e indiferentes.

Ah... passou quase despercebido. Quando parecia que ia ficar por isso mesmo, eis que os assessores de Kennedy Nunes decidem jogar um pouquinho de gasolina na fogueira. Os caras partilharam, nas redes sociais, uma foto na qual Udo Dohler aparece numa missa católica. Qual é pecado? Ah... parece que ele é luterano e, ao visitar uma igreja da concorrência, estaria a ofender os fiéis católicos.

Sim... o raciocínio é bastante torcido. O post é uma obra literária: “Que feio, seu Udo. É assim que o senhor quer governar Joinville? Se não respeita nem a fé alheia. Acha que os fiéis não viram isso?” Sério, amigo? Fico a perguntar que mente brilhante pariu esse texto. Aliás, que fique entre nós, leitor ou leitora, mas se a burrice fosse pecado havia uns caras que jamais entrariam no céu.

Para finalizar. Eu juro que tentei evitar o tema religião durante as eleições. Mas como não fui eu quem começou essa palhaçada, fiquei à vontade meter o meu bedelho. Afinal, a coisa só vem referendar a minha tese: misturar política com religião só pode dar cagada. Aliás, é uma coisa que se sabe desde os tempos de antanho, quando se dizia “a César o que é de César, a Deus o que é de Deus”.


85 comentários:

  1. É que para a turma do K, que devem ter escrito isso sobre o Udo, ser ecumênico é pecado. Pra eles, só o deles é bom. Então, é isso que queremos para a nossa cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidade aê, pessoar....Que o IPTU vai ser no mínimo 10% do seu salário total ae...Pronto, falei...Aaaai...

      Excluir
  2. "nunca na história de Jonville..." tivemos uma eleição tão tumultuada assim...

    ...O bom é que estamos falados em todas as mídias.
    Joinville está até na Veja! : investigação do Carlito sobre a renovação do contrato do lixo por + 10 anos, ué?! ele já não está no final do mandato?
    Bom, agora ele pode fazer uma palestra "legalmente legal" para a Engepasa Ambiental e cobrar meio milhão, à exemplo do "tio" Lula ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: é na ISTO É.
      Cuidado, têm muitas mídias tendenciosas por aí!

      Excluir
    2. Ei ia falar que era da ISTOÉ...

      Excluir
  3. Udo Döhler diz que vai abrir mão do salário caso seja eleito prefeito de Joinville
    ----------
    "Para confirmar a promessa, Udo irá registrar o fato em cartório ainda nesta quarta-feira. Segundo ele, a decisão foi tomada desde o início da campanha, mas só foi tornada pública agora para evitar que os adversários criticassem a opção. "

    http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Pol%EDtica&newsID=a3928382.xml
    ------
    Aí dei valor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sim que é demamgogia pura!!
      Pq não avisou antes? Pq só agora faltando 4 dias para o segundo turno... Muita demagogia!
      Sem falar que não adianta nada " economizar" 20 mil por mês e depois contratar a DPM por milhões para fazer propaganda do governo...

      Excluir
    2. Eba. Esse é o Udo que a gente conhece! Só falta o povão valorizar o grande prefeito que poderá ter.

      Excluir
    3. O cara assinou em cartório! Demagogia é coisa do outro lado...

      Excluir
    4. Com certeza não gastará além do permitido, assim como fez o aliado do Kennedy...

      Parabéns Udo pelo seu gesto...

      Excluir
    5. A turma do K tá com ciúmes porque ele não pode fazer igual. E quanto a contratar agência? Tem licitação pra quê? Na prefeitura tudo é pregão eletrônico, pra quem não sabe. O Brasil inteiro pode participar.

      Excluir
    6. Já ia esquecendo. A turma do K tá com ciúmes também porque não pode registrar em cartório as promessas dele. Afinal, ele promete e depois despromete. Diz que nunca falou. Pinóquio.

      Excluir
    7. vi no jornal do almoço, sinceramente sou contra. Um homem tem que receber remuneração pelo trabalho que executa!, se ele quiser moralizar o alto salário do prefeito, bastaria ele ganhar e assinar um corte de 50% do salário do prefeito, e também colocar em pauta pra acabar com a locação dos carros dos vereadores !
      Vereador já ganha bem, quer andar de carro novo pra ir ao trabalho, que pague o financiamento com o próprio salário!

      @Anônimo 12:48 , é revista "Isto É" mesmo, obrigado por corrigir

      Excluir
    8. Ao anônimo das 13:15:
      Vc realmente acredita que o pregão eletrônico acabou com o direcionamento dos fornecedores no setor público?
      Hoje, vc faz o Edital, coloca uma cláusula de "cunho técnico" que vc sabe que somente a empresa do seu amigo conseguirá honrar, assim, as outras empresas, por mais que tenham preço melhor, perdem nos quesitos técnicos para a empresa do seu "amigo".
      Acreditar que o pregão eletrônico acabou com a corrupção é o mesmo que acreditar que o UDO tem as mãos limpas...

      Excluir
    9. Com esse dinheoro dá pra comprar uns 20 tablets por mês! Vai dar pra comprar quase 1.000 em 04 anos!
      kkkkkk

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Ontem recebi uma cartinha da igreja luterana, a qual "me relaciono" (porque larguei a religião faz tempo), em que eles pediam o apoio ao Udo. Ou seja, nem ficou tão feio assim essa aparição dele na missa aos olhos do povo luterano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que feio a Igreja Luterana misturando política com religião.

      Excluir
    2. Amigão, você não conhece história mesmo. A igreja Luterana foi criada justamente por uma contenda política. E desde então é uma instituição politizada e engajada em causas sociais. A Igreja Católica, por sua vez, não se mete mais em política (pelo menos abertamente), talvez por uma questão de auto-preservação ou fastio (já que, historicamente, ela se empaturrou disso). Mas não vejo nenhum problema de se discutir religião e política conjuntamente. Ambas não deveriam visar o bem-comum?

      Excluir
  5. Baço,
    Vc esqueceu de mencionar que o Udo foi quem colocou um pastor lendo a bíblia no programa dele... Ah, lógico, o pastor era negro.
    Porque para o Udo vale tudo pelo voto, professar todas as religiões, ir a pé no jogo do Jec, comprar pesquisas, distribuir tablets e laptops, andar pels bairros que nem conhece, sorrir, abraçar as pessoas de todas as raças, quero ver a hora que acabar a eleição... Se, perdendo ou ganhando, ele vai continuar "humano" deste jeito. Quem conhece o Udo, sabe que ele sim é o grande ator desta eleição!
    Ah.. E agora ele também vai abdicar do salário de prefeito. Todos sabemos que os salários dos políticos não são o grande problema e sim o que eles conseguem " por fora" ! Muita demagogia pro meu gosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o desespero mudou de lado kkk

      Excluir
    2. Acho que não, desespero é faltar 4 dias para a eleição vc começar a apelar para conseguir votos!
      Isso sim é desespero!

      Excluir
    3. Se o Udo estivesse na frente nas pesquisas eu duvido se ele ia abdicar do salário de prefeito. É puro desespero!

      Excluir
    4. Pelo visto vcs conhecem muito o Sr.Kenedy - mas não não façam analogias com UDO.

      Excluir
    5. Usem a Internet para pesquisar antes de comentar estes assuntos...Udo sempre foi ao JEC, faz trabalho voluntário ha 40 anos no H.Dona Helena...Quanto ao resto, os outros prefitos após eleitos andavam pelas ruas abraçando seus eleitores??? Não há necessidade de cobrar esta atitude de ninguém... Precisamos de algúem que comande a cidade e não que fique andando pelas ruas sorrindo e abraçando as pessoas..

      Excluir
  6. Para nós luteranos a hostia e o vinho também representam o corpo e o sangue de Cristo, da mesma forma como os católicos...Assim como podemos comungar na igreja católica, os mesmos também são convidados a participar da nossa Santa Ceia, quando participam dos nosssos cultos..

    Parabéns Udo pelo gesto de voluntariado em relação ao salário de Prefeito...São de pessoas assim que Joinville precisa...

    Acorda Joinville....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário...esclarece esta situação para as pessoas que não conhecem esta religião..

      Excluir
    2. A até esta questão entrou em pauta.
      Mas parabenizo o povo que leu aqui e sabe das coisas.
      E agradeço o convite para particpar dos cultos luteranos.

      ACORDA SIM JOINVILLE.

      Excluir
    3. Parabéns. Ensinou aos fundamentalistas pentecostais que as religiões podem coexistir.

      Excluir
    4. Sou luterana e casada com católico a mais de 15 anos. E posso afirmar que nem eu nem ele precisamos mudar de religião. A cerimônia foi muito bonita e o pastor em nossas conversas fez questão de enfatizar o bom relacionamento entre as religiões.

      "Deus é um só gente".

      Valorizar uma religião em detrimento das outras é uma forma de preconceito. Devemos sim amar a Deus e uns aos outros, a religião é um meio para tal.

      Excluir
  7. Voluntariado para o luterano é questão de honra! A cultura deste país que não é tão arraigada neste ponto por causa do catolicismo, mas eu garanto que ele cumprirá a promessa só pelo fato de ser luterano!

    OBS. Sou ateísta, mas fui criada em família luterana, e admiro muito este lado do trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  8. A óstia do Udo é o dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, vai me dizer que a sua hóstia, também não é?
      Galo

      Excluir
  9. Concordo com o autor em dizer que política e religião não se misturam, porém não há como não comentar essa fanfarra "sem noção" da campanha do Sr Kennedy. Parece que mais uma vez o Sr Kennedy Nunes e seus acessores não conhecem é nada de religião (ou talvez somente o que ocorre em sua caixinha de fósforos)... Será que não sabe o que ECUMENISMO???
    Será que ele não sabe que desde o ano 2000, quando a CNBB em conjundo com outras Igrejas Cristãs (Luterana, Batista, etc) lançaram uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, e a partir daí, todo os anos, pastores Luteranos e padres Católicos co-celebram uns nas igrejas dos outros durante um final de semana, e que um pastor Luterano escreve (e muito bem por sinal) na Revista Diocese Informa todo mês???? Parabéns ao Sr Udo pelo gesto e que os marqueteiros se informem mais antes de publicar algo tão sem noção. E outra não tem nada de "concorrência" entre igreja católica e luterana, pelo contrário, são todos fiéis do mesmo Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACESSORES????? KKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. A TURMA DO KENNEDY SE ESPELHA NELE!
      E HOJE ACOMPANHEI O DEBATE NA RADIO CULTURA...
      O KENNEDY ACHA QUE TEMERIDADE É TER MEDO DE ALGO!
      ATÉ O ONSY SOLTOU UMA RISADINHA HAHA!

      Excluir
    3. Foi mal, é "assessores"...De tanto assistir propaganda política deu "tilt"....

      Excluir
    4. Mas pode-se dizer "Acessores" para os que ficam "pendurados" a ele na esperança de "Acessar" os cargos na prefeitura, não é?

      Excluir
  10. Acho a questão da "fé alheia", como diz a lamentável postagem da turma do Keké, pra mim é irrelevante na hora de avaliar o candidato. Por mim ele podia ser macumbeiro, evangélico, maçom, ateu, o que for...

    Essa coisa de candidato ungido só cabe pras ovelhas que votam em quem o pastor manda.

    Até porque, aliança com Carlito e Tebaldi não deve ser lá uma coisa muito divina...

    Vou votar no homem que vai baixar o preço da água em Joinville. Afinal, promessa é dívida, né? E como ele mesmo disse: "O COMPROMISSO É MEU. PODE ME COBRAR."

    http://www.youtube.com/watch?v=LavYy47AwPQ

    ResponderExcluir
  11. BOOOA TARDE!
    VAI ENTENDER O POVO, CRITICA O ALTO SALARIO DOS POLITICOS "A TORTO E A DIREITO" E AGORA QUE VEM UM E DIZ QUE NÃO QUER SALARIO CRITICAM DO MESMO JEITO!
    SÓ PODEM SER ELEITORES DO KENNEDY!!!
    PARABÉNS AO UDO DÖHLER

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. E irrelevante como minha resposta...rsrsrsrs

      Excluir
    2. Não é notícia, Giovanio. Isso é nos jornais, nas rádios e nas televisões. Aqui as irrelevâncias não são noticiosas.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. É tão irrelevante, que fez ele clicar no site irrelevante, ler todo o texto irrelevante e deixar esse comentário irrelevante criticando a irrelevância do autor. Acho que vc se importa mais do que imagina...

      Excluir
    5. Pois é é tão irrelevante
      que mexe com a vontade de escrever
      de registrar a opinião
      de debater...
      Que coisa!

      Excluir
  13. Duvido que alguém consiga ver este vídeo sem ficar literalmente arrepiado. Apavorante.

    http://www.youtube.com/watch?v=YVjReiAMgT0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rachei de tanto rir.

      Excluir
    2. Assim ó. Acho desnecessário usar a religião do K para criticá-lo. Eu sou Udo, não sou evangélica, não aprecio esses cultos cheios de gritaria, mas respeito. É a crença dele. Então acho que não deveríamos falar sobre isso. Até porque, não se pode falar daquilo que não se entende. Acho que o problema em questão é que a maioria das pessoas que está dizendo que vai votar nele, não conhece o K pastor. Só conhece o K deputado. Ao ficar pedindo votos nos cultos, ele mistura política com religião. Isso sim acho errado. Agora rir do jeito deles de louvar, acho que não deveríamos.

      Excluir
    3. Assustador é amarrar os pés das costureiras pra elas não irem no banheiro e depois por a culpa em um subordinado. A cidade toda sabe que a história é verdade, por isso que o Udo vai perder. Não adianta ficar abafando.

      Excluir
  14. BATEU O DESESPERO TOTAL! APELAÇÃO TOTAL! PORQUE NÃO FALOU ISSO DESDE O COMEÇO DA CAMAPNHA?????

    ResponderExcluir
  15. Então me diga uma coisa Baço, o que significa esse link abaixo pela tal semiótica que você fala.

    Segue link: http://www.udo15.com.br/fotos/reuniao-com-dom-irineu?fb_action_ids=394522523948050&fb_action_types=og.likes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vou ao site do Udo e nem do Kennedy. Se a foto do Kennedy me chegou e a do Udo não... diz tu.

      Excluir
    2. A do Kennedy não chegou até a minha pessoa, somente a do Udo.

      Excluir
  16. Colega Baço, esqueceu de mencionar no seu texto o que apareceu no horário político de segunda-feira. O que foi aquela reuniãozinha de padres e pastores sabatinando o Udo??? Total desespero, agora já deu. acabou!!!! Até os PMDBistas já jogaram a toalha!"!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se jogaram a toalha, pelo menos que seja uma toalha da Dohler.

      Excluir
    2. Se conheço um pouquinho o pessoal, vai ser uma da Lepper mesmo!!! O alemão nai var dar toalha de graça pra ninguém não!!!

      Excluir
  17. NAO PODEMOS DEIXAR ESSE AFILIADO POLITICO DO AMIM QUE MORRE DE DOR DE COTOVELO PQ LHS SIMPLISMENTE AFUNDOU SEU EX PARTIDO (PP) ASSUMIR A PREFEITURA DA MAIOR CIDADE DO ESTADO!!
    MUITO MENOS COM TEBALDI E CARLITO APOIANDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dor de cotovelo, só se foi mal jeito na banana que ele deu pro Luiz Henrique quando o mesmo foi oferecer a vice-prefeitura!!! Vê se não fala bobagem!!!

      Excluir
  18. Quem deve tá feliz com o debate de segunda são os profissionais da sáude. Em Joinville se pratica 30 horas de trabalho semanais por determinação municipal. No Brasil são 40 horas. Kennedey perguntou ao alemão como ficaria???? Ele respondeu: só vou cumprir o que diz a Lei. Agora fica a dúvida: vou cumprir a lei municipal ou federal?????? Será que o povo da saúde vota no gestor???

    ResponderExcluir
  19. Caraca eu pensei que tivesse visto de tudo já: http://www.youtube.com/watch?v=PCvWr1mBmzI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'encaçapanasurnas'

      Excluir
    2. o magrão nem vota aqui e já está dando palpite na muvuca... (ele disse que vota no paraná)
      cadê o Freitag pra dar uma carona de ônibus pro magrão ir votar no ratinho ? ;)

      Excluir
    3. Caramba! Estou começando a ficar preocupado. Segundo pesquisa divulgada agora há pouco pelo Instituto Accord a diferença do Kennedy pro Udo, nos votos válidos está em apenas 16 pontos. No IBOPE, divulgado na terça-feira da semana passada a diferença era de 28 pontos nos votos válidos. É bem possível que aconteça uma virada nestes últimos dias.

      Excluir
    4. 28 na semana passada menos os 16 de agora há pouco (sic) dão 12 pontos em 8 dias. Tá quase lá!!! Só tem que tirar 16,01 em 3 dias!!!!!!!! rsssssssssrrrrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsssss. Mólinho, mólinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  20. O povo está começando a enxergar as verdades, tanto que até os críticos de plantão estão saindo de cena por falta de argumentos. E aqueles que permanecem estão tentando buscar assunto adversos e de fora deste texto para puxar discussões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não há argumentação que se compare a provas.Udo apresentou fatos, provas concretas.Vai ser a virada pela vontade do povo, exercício real da tal democracia.UDO 15,sem nenhuma sombra de dúvida é a melhor escolha para Joinville.

      Excluir
    2. Ainda mais agora que ele vai trabalhar de graça na prefeitura também!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  21. Respostas
    1. Nossa senhora. Ou tá bêbado ou com algo parecido com o Alzheimer. Mas ele é candidato a quê? Abestadinho do PT.

      Excluir
    2. Candidato a manobrista de marionete.

      Excluir
  22. O Udo converter-se ao catolicismo é o primeiro e fundamental passo para a campanha "Udo, o santo", que o Chuva Ácida vai iniciar logo após a eleição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes que é um processo evolutivo. Antes de ser santo ele tem que ser "Udo, o Beato".

      Excluir
    2. Que nada Zé, o Udo é puro sangue e fura a fila.

      Excluir
    3. Segundo as normas do Catolicismo, antes de ser Beato, Udo precisa ter dois milagres comprovados. O primeiro foi ter transformado água (do Rio Cachoeira) em vinho (para as toalhas felpudas púrpuras). O segundo deverá ser o de ganhar essa eleição. Afinal, é muito difícil concorrer contra um candidato que, pelo que promete, anda sobre as águas (das enchentes) e tem o poder da multiplicação (dos elevados).

      Excluir
  23. Sou ateu e odeio pastores, quebrei meu carro 4 anos na buraqueira do Carlito, passo na frente do patrimônio inexplicável do Tebaldi diariamente, e vocês querem ainda que vote no Kennedy!! Me poupem!!

    ResponderExcluir
  24. Baço, eu acho o Kennedy o candidato mais incrível de Joinville. E isso não é um elogio. Porque "crível" é uma coisa que o Kennedy não é. Nem ele e nem suas propostas.

    ResponderExcluir
  25. A postagem da imagem do Udo comungando e do Kennedy tomando o café da manhã com o D. Irineu é aceitável, numa campanha política tão retrógada, podre e desrespeitosa com a capacidade pensante de uma parcela dos eleitores como a que estamos vivendo em Xuville. Mas o comentário adicionado à ela é de um nível de medíocre imensurável. Serve apenas para revelar o nível da falta de informação e de bom senso de uma galera que ainda não saiu da caverna e acha que política se resume á piadas grotescas e críticas infundadas. Como ovelhas, seguem o som do cincerro (para quem não sabe, aquele sininho que se pendura no pescoço do animal para que os outros o sigam) e depois ficam mais quatro anos, berrando, quando percebem que foram para o matadouro...

    ResponderExcluir
  26. Quantos ateus comentando e assumindo o ateísmo, fico feliz.
    Eu senti preconceito em Joinville muitas vezes quando dizia que não acreditava em Deus.
    Quem sabe a cidade está mesmo caminhando para o respeito com as diferenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas precisam conhecer para acreditar. É uma pena que não tenha sido apresentada a ele.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem