quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Valdin: "quem sabe o resultado teria sido outro"

POR GABRIELA SCHIEWE

Amanhã tem início ao Mundial de Futsal, a ser realizado na Tailândia, com o Brasil na disputa e defesa do seu título.

Os melhores atletas estão lá, inclusive Falcão, que, apesar de todo o bafafá com a diretoria da CBFS e recuperando-se de lesão, está confirmado.

O jogo de estréia será contra o Japão, com quem a Seleção Brasileira de Futsal realizou um amistoso há poucos dias, ficando num empate de 3 x 3.

O Brasil e a Espanha são as principais forças desse mundial. Mas o Brasil, diferente das Eliminatórias Sul Americanas para o Mundial, não pode ir com o "já ganhou" porque pode se dar mal de novo!

Agora, esses jogadores que lá estão para disputar o Mundial de Futsal, apesar da FIFA já estar tentanto apagar as "estrelas" brasileiras, terão a possibilidade de "brilhar". No entanto, há uma estrela que não irá brilhar.

O craque Valdin, nome certo das convocações do "Pipoca", atuante e fiel parceiro de Falcão, assim como um cometa, na sua velocidade sagaz, e com um brilho incandescente, se apagou e partiu!

Há exatos 5 meses e 10 dias realizou uma cirurgia extremamente delicada no seu joelho. E além daquilo que o bisturi permitiu, cortou o seu sonho de participar, pela primeira vez, do Mundial de Futsal.

Num bate papo breve, Valdin expressou o seu sentimento, como segue:

Gabriela - Você está pronto para voltar?

Valdin - Sem dúvida. [Ele esclareceu que ainda não está 100%, que nesses 5 meses e 10 dias de recuperação sempre buscou a sua melhora, aperfeiçoamento e readaptação, que é normal para a lesão que sofreu, sentir um certo desconforto no início, mas espera que isso logo passe].

Gabriela - No seu entendimento, o que teria sido diferente na final da Liga, se você estivesse jogando?

Valdin - Não digo que teria sido diferente, mas eu e Pixote poderíamos ter ajudado muito mais e quem sabe o resultado teria sido outro, ou não.

Gabriela - Você se sente frustrado por não ter participado da final da liga, assim como do Mundial?

Valdin Frustrante. Me sinto sim. Há 8 anos venho me preparando. No mundial de 2008, por opção do técnico não fui chamado e agora que acreditava, por estar sempre sendo convocado e ter a confiança do técnico, que estaria lá, sofri a lesão. A final da Liga também, pois é o principal campeonato e não pude jogar.

Gabriela - Quais os planos para a próxima temporada?

Renato e Valdin
Valdin - Voltar bem! Espero renovar o meu contrato com a Krona, que termina agora no final do ano e poder elevar o nome da Krona e disputar as finais. Agora no final do ano terá a Taça Brasil e espero estar jogando bem e chegar na final.

Gabriela - Você tem receio de não restabelecer o seu futsal?

Valdin - Tenho receio porque é uma lesão muito grave, mas como o Renato [fisioterapeuta do Krona] falou, sou muito dedicado e está minha dedicação ajudou muito na minha recuperação."

Nesse bate papo bem informal, com um olhar cheio de dúvidas mas emaranhado de muita esperança e força de vontade, Valdin falou que os primeiros 10 dias após a sua lesão foram os mais tensos.

Pairava nos seus mais nebulosos e atordoados pensamentos a dúvida de arriscar a sua saúde física e tentar jogar o Mundial ou pensar num bem maior, no seu futuro como atleta e nos 4 anos, pelo menos, que terá pela frente como atleta de alto nível no futsal.

Disse ainda que a "sua ficha só caiu" de verdade após a cirurgia. Aí conseguiu entender o que realmente estava acontecendo e que, ao apagar das luzes, lhe restava recomeçar.

Acrescentou que a sua família, assim como a sua determinação e vontade foram primordiais para a sua paz de espírito e continuidade do trabalho.

A verdade é que a sua estrela solitária, o cometa "levou", o brilho se apagou, mas sempre volta, por vezes menos intenso e muito mais rápido, sem sequer ser notado, em outras com um brilho ofuscante, deixando seu rastro transcender no horizonte e que assim seja para esse atleta, que busca todo dia, a certeza de que lhe será possível, brilhar novamente mas, principalmente, apenas jogar!

Boa sorte ao Brasil nesse Mundial. Boa sorte, Valdin, no seu retorno!

Obs.: o link a seguir mostra parte do treinamento do atleta http://globotv.globo.com/sportv/sportvcom/v/valdin-do-joinville-faz-treinamento-de-resistencia-fisica-com-paraquedas/2161717/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem