terça-feira, 3 de janeiro de 2012

E o ILS, hein?

POR CHARLES HENRIQUE

Há muito tempo que estou acompanhando uma novela joinvilense de perto: o caso ILS (aquele instrumento que auxilia os aviões em condições meteorológicas adversas). É um enrola-enrola gigantesco sobre prazos, burocracias, tipos de equipamentos... e isso tudo vem enchendo o saco do joinvilense já faz alguns anos. O que fora prometido para 2011 vai ficar para o final deste ano (aliás, feliz 2012 para todos!!), e mesmo assim não com tanta certeza. É só jogar no Google rapidamente o termo “ILS em Joinville” e ver o quanto de notícias confusas aparecem sobre este tema.

Infelizmente em Joinville tudo é assim. Por mais tentativas de marcar reuniões que nossos representantes tiveram desde 2009 com o governo federal, parece que muita coisa não adiantou, e o tema esfriou com esse prazo que deram para a sociedade como um todo. Será que nossos representantes vão esperar 2013 chegar para aí cobrar algo que já era pra estar instalado? O aeroporto de Joinville tem um número cada vez mais crescente de passageiros, participando da fatia cada vez maior de voos regionais da Azul e da Trip e merece sim tal investimento (nem é tanto assim comparado à arrecadação da cidade).

Espero que não dêem a desculpa de que todos os investimentos em aeroportos sejam transferidos para cidades da Copa 2014, ou o pior: usar o utópico aeroporto de Araquari como motivo para postergar os investimentos por aqui. Além de não “estancarem o ferimento”, querem “deixar agonizando”. É inadmissível para uma cidade com mais de 500 mil habitantes não ter um aeroporto com equipamentos que permitam o tráfego aéreo nas mais variadas condições meteorológicas.

Por essas e outras questões que sempre apontamos por aqui é que tenho saudades de uma Joinville que nunca existiu. Fui tolo ao acreditar em certas promessas e ficar fantasiando com uma cidade que tenha um Aeroporto com ILS, uma Universidade Federal de Joinville, uma cidade que não reproduza tanto o modelo individual de transporte, entre tantos outros sonhos. Joinville é uma ótima cidade, falta pouco para torná-la melhor ainda.

7 comentários:

  1. Verdade Charles..... Joinville, a cidade que cresce "pros lados", quando deveria crescer "pra cima".. ;)

    Parabéns pelo texto!!

    Abraço

    Paulo FRD

    ResponderExcluir
  2. Charles,
    você sempre trazendo assuntos interessantes e importantes pra nós.
    Esta questão do ILS me causa um tremendo desconforto. Eu soube uma vez (talvez você possa complementar a informação) que a aquisição do ILS é coisa de cerca de US$ 1 milhão. Isto me deixa indignado!
    Veja todo o transtorno que passamos para usar o nosso aeroporto, sem contar os prejuízos econômicos que a cidade certamente percebe com a ineficácia de nosso aeroporto em dias de condição adversa.
    Eu soube, como um boato, que a campanha de Udo Döhler à prefeitura já tinha arrecadado muito mais que isso...
    Não querendo eximir os órgãos públicos competentes de sua responsabilidade, mas se fosse em Jaraguá do Sul o aeroporto já estaria com o ILS instalado, graças à união de seus empresários em torno de temas comunitários.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. O Guilherme é engraçado. Comparar o valor supostamente arrecadado para a campanha do Udo com o custo do ILS. Esta foi boa. É claro que o ILS vai servir para eleger muitos prefeitos. Como o Rio Cachoeira já elegeu outros. São temas miticos, que se fossem resolvidos deixariam muito politico sem discurso.
    Boa Guilherme.
    P.S. O valor cogitado como tendo sido arrecadado para a campanha do presidente da ACIJ deve ser muito mais, tem gente que quando é para gastar o dinheiro dos outros é um especialista.

    ResponderExcluir
  4. Vc sonhando com a UFSC em Joinville? Tá muito novo para ficar desmemoriado

    ResponderExcluir
  5. Lembrando que Joinville é o maior PIB de Santa Catarina, e não tem um equipamento que custa pouco mais de U$1mi... Imaginem como deve ser o aeroporto das outras cidades então??? No máximo tem uma Biruta para apontar a direção do vento...

    ResponderExcluir
  6. Acabo de ler que são necessários R$ 14 milhões em reportagem no AN: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Economia&newsID=a3620518.xml

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Anônimo... Universidade Federal de Joinville é diferente de UFSC :)

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem