quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O aeroporto de Joinville fica em Curitiba


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Todos os anos eu vou para Joinville nas férias. E uso o aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, como plataforma de embarque e desembarque. O chato é que, no final das contas, o tempo e a canseira de uma viagem entre Lisboa e Joinville, passando pelo Paraná, são excessivos.

Só de Lisboa a São Paulo são umas 10 horas de voo. É um tempo considerável. E como viajo de classe econômica, há uma hora em que a bunda fica quadrada e já não há posição possível. Na chegada a São Paulo, um novo check-in e mais um tempo de espera no aeroporto. Depois, mais uma hora de voo até Curitiba.

Terminado o percurso aéreo da viagem, vem a parte mais chata e que todos os joinvilenses sabem: encarar a estrada por mais umas duas horinhas. Isso se nenhum caminhão decidir se desgovernar na serra (outro problema que parece não ter fim à vista) e interromper o tráfego.

Ok... o leitor e a leitora podem estar a perguntar a razão dessa arenga. É que o texto do Charles Henrique sobre o famigerado ILS - Sistema de Aproximação por Instrumentos para o aeroporto de Joinville, publicado ontem aqui no Chuva Ácida, fez lembrar que muitas chatices poderiam ser evitadas.

Não entendo de navegação aérea, mas como usuário (meio turistão) acho intolerável que a maior cidade do Estado ainda não tenha o raio do equipamento. Ora, o ideal seria comprar passagens direto para Joinville. Mas quem já viajou para o exterior sabe que nas atuais condições não dá para confiar nos voos no aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Choveu, ferrou.

Aliás, não sei se alguém já se deu ao trabalho de ler sobre o aeroporto de Joinville na Wikipédia. O texto é muito esclarecedor já no primeiro parágrafo:
- “O Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola é um dos maiores da Região Sul. Está localizado a 13 km do centro da cidade, a 75 km do Aeroporto de Navegantes, a 110 km do Aeroporto Internacional de Curitiba e a 163 km do Aeroporto de Florianópolis e conta com 20 voos comerciais diários”.

Não é espantoso? O aeroporto é apresentado ao mesmo tempo que destaca os aeroportos que são alternativa. É como se a Coca-Cola se apresentasse a dizer que também existe a Pepsi. Mas, pensando bem, faz algum sentido no caso do aeroporto de Joinville. Por quê? Por sempre vamos precisar de alternativa.

E a culpa é do ILS - Incompetentes Lideranças Sem-vergonha.

6 comentários:

  1. Teve quem já chamou o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola de Rodoviaria do Cubatão. Porque saiu de la mais vezes de onibus que de avião

    ResponderExcluir
  2. Realmente nosso Aeroporto é uma vergonha. Não entendo muito de numeros, mas o gasto que as Cias tem em deslocamento de passageiros para outra cidade , e lembro que a saudosa Rio Sul/ Varig, quando a alguns anos tinha um Voo as 21:08 Hs para Congonhas, se não estou enganado, dava até hospedagem para os clientes, e para as pessoas importantes ( Que se achavam ) exigiam um carro exclusivo para eles. Por isso me questino as vezes, os motivos de uma cidade do porte de Joinville nunca irá se desenvolver nesse aspecto.

    Uma vergonha realmente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oportunamente, o jornal ANotícia traz hoje uma reportagem sobre o movimento do nosso aeroporto. São 484 mil passageiros. Quantos milhares a mais se tivéssemos o ILS instalado?

    http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Economia&newsID=a3620518.xml

    ResponderExcluir
  4. Na época que cortaram as árvores da cabeceira da pista eu já achava que elas eram mais úteis que o aeroporto...

    ResponderExcluir
  5. Até hoje, só consegui decolar duas vezes do aeroporto de Joinville. E hoje foi uma delas. A vista da cidade é espantosa. Não dá pra entender como a cidade ainda não está equipada com o tal equipamento. É 1 milhão? Ok, ganhando na mega eu presenteio a cidade e faço a doação ao aeroporto. Vai que dão meu nome... e viro perpétua na cidade de Sucupira.
    Stefana

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem