terça-feira, 6 de novembro de 2012

As profecias da “Mãe Dinah do Cachoeira”

POR JORDI CASTAN

Passada a emoção da eleição, fica o rescaldo. Há vencedores e há vencidos. No meio de tantas expectativas, pesquisas, vaticínios e comentários devemos destacar a feita na coluna semanal do prestigioso e prestigiado radialista e formador de opinião Beto Gebaili, na edição do dia 26 de outubro do Jornal da Cidade, que reproduzimos no final do texto e está disponível na internet no link Jornal da Cidade.

Uma surpresa para mim - e imagino que para a maioria dos leitores -  foi a sua capacidade para a adivinhação. As suas profecias exigem uma equiparação aos gênios da quiromancia, da astrologia e, me atrevo a dizer, a alguns dos nossos maiores economistas.  Beto Gebaili profetizou, dois dias antes o resultado das eleições municipais de Joinville, que o grande derrotado seria o candidato Udo Dohler. Não andou com meias palavras (aliás, nunca foi homem de meias palavras). Me permito colocar entre aspas algumas das frases pinçadas do seu texto, inclusive com o objetivo de poupar os leitores do Chuva Ácida de terem que enfrentar a leitura do texto original na sua totalidade.

- “Chega a ser um acinte a inteligência dos joinvilenses querer achar que com a renuncia do próprio salário, conseguirão mudar alguma coisa no resultado da eleição que acontecerá neste domingo 28 de outubro, revertendo o quadro, hoje, totalmente favorável ao candidato Kennedy Nunes (PSD)”

- “Foi o ato de menor inteligência estratégica- eleitoral que já tive oportunidade de ver na minha vida como radialista e formador de opinião.”

- “Cleonir Branco... não conseguia disfarçar o nervosismo e a tensão após um anuncio com grande teor de falta de massa cerebral, dado por quem, justamente é tido como grande líder empresarial!!!”

- “Os assessores do candidato do PMDB (Udo Dohler)...totalmente despreparados em como conseguirem resolver os problemas de rejeição aqui na região...em um ato de completa, temida e eminente derrota nas urnas...”

Aproveito o espaço e o momento para pedir adicional de insalubridade, porque ter que ler determinados textos, por dever de ofício e em prol dos nossos leitores, representa um risco elevado a saúde física e mental deste blogueiro.

Surpreendentemente, a profecia da nossa Mãe Dinah acabou não se cumprindo e o candidato Udo Dohler foi eleito por 55% dos votos válidos, contra todas as previsões. Independente do resultado das urnas contradizer os vaticínios deste "Oráculo do Cachoeira", acho sim que esta capacidade de adivinhação que o Beto Gebaili tem desenvolvido deve ser melhor aproveitada. Quem sabe na próxima semana, na sua coluna no Jornal da Cidade, ele informe os números da Megassena e faça novos milionários em Joinville.

Ou, quem sabe, na condição de adivinhador geral do paço municipal, consegue aumentar significativamente o orçamento municipal. É só fazer com que, a cada semana, o secretário da Fazenda coloque as suas economias na aposta ganhadora no jogo do bicho, na Loto, na Trimania, na Quina, em qualquer um dos jogos de azar a que o brasileiro é tão aficionado. Não faltará dinheiro em caixa para o novo prefeito para tocar obras, reformar prédios públicos e enfrentar os grandes desafios que Joinville tem.

Beto Gebaili uma vez mais, revela um potencial maior que aquele que aparenta. E mostra um desprendimento digno de elogio ao compartir com todos: os seus dotes de adivinhador. Deverá agora estar preparado para ser constantemente confrontado na rua e nos requintados ambientes que frequenta para que informe as dezenas sorteadas, quem ganhará a Sulamericana ou a final da UEFA Champions League, a próxima maratona e qualquer outro evento passível de receber apostas. Deverá com sacrifício conviver com este dom.

Em tempo: Nada me causa mais dor que ver talento desaproveitado. Quando alguém tem capacidade para mais e não consegue aproveitar todo o seu potencial, acho que a sociedade toda está perdendo. Se vemos a sociedade como a soma dos seus indivíduos, quanto melhor sejamos todos, melhor seremos como coletivo. Neste espaço já me manifestei oportunamente no post "Gebaili é o cara", quando defendi que o radialista Beto Gebaili tinha potencial para muito mais que para ser vereador de Joinville: clarividência, sabedoria e principalmente uma verborrágica oratória que o fazem merecedor de enfrentar desafios maiores. E não podemos nos conformar com menos que vê-lo na Assembleia Legislativa, talvez  na Câmara dos Deputados ou, quem sabe, inclusive promovido a ministro de estado.

30 comentários:

  1. Só quero registrar que desde 2001, quando comecei a trabalhar numa loja da antiga Global Telecom e este senhor chamou todas as atendentes de bonitas e burras (houve troca integral da equipe de vendas, todas estavam aprendendo), tenho verdadeiro asco deste indivíduo.
    É uma vergonha para a cidade que essa pessoa seja classificada como "formador de opinião". Triste e lamentável, sou a favor de censurar toda asneira que vem dele!

    ResponderExcluir
  2. Só queria saber onde ele fez o implante capilar,pois
    quero passar bem longe da clínica!ahahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. uma frase muito conhecida para o sr Beto:
    "O BETO GEBAILI CALADO, É UM POETA".

    ResponderExcluir
  4. Não sabe falar, não sabe escrever... e ainda se diz formador de opinião! Só na vila Joinville que algo assim se cria!

    ResponderExcluir
  5. Mário Cezar da Silveira6 de novembro de 2012 às 10:24

    Jordi, "qualquer um", democraticamente, tem a liberdade de fazer suas previsões e até mesmo professias. O que me preocupa é que, infelizmente, esses visionários oportunistas e casuístas, sejam considerados jornalistas e, adotados como FORMADORES DE OPINIÃO em um órgão de imprensa. Beto Gebaili, Toninho Neves e mais alguns, não passam de escrevedores irresponsáveis e meras canetas sem cérebro, que são usados pelos interesseiros de plantão.

    ResponderExcluir
  6. Esse Senhor "Formador de Opinião", como ele acredita ser, na greve dos servidores públicos, levamos o título de "xiitas" e pedia punição severa, sem ao menos ter aparecido uma vez p/saber o pq essa manisfestação ocorria.

    ResponderExcluir
  7. O "Jornal da Cidade" é aquele onde outro colunista, o tal João Francisco, comparou o beijo gay à defecação? O Gebaile deve se sentir em casa.

    ResponderExcluir
  8. O Gebaili é tão idiota e sem noção que bater nele chega a ser covardia.

    ResponderExcluir
  9. Beto Gebaile Cabeção é patético típico caso patológico .merece estudo da psiquiatria do Regional..rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Previsão do tempo para Jordi Castan:

    Tempo fechado, com direito a ataques trovejantes, e chuva de coronhadas!

    Oferecimento: Osni Martins (Outro radialista e formador de opiniões Joinvillense)

    ResponderExcluir
  11. O Jordi Castan vai ser processado pela sociedade protetora dos animais: é feio chicotear o burrinho! Abestadinho do PT

    ResponderExcluir
  12. Esse indivíduo e sua audiência são patéticos!

    ResponderExcluir
  13. Esse jornal tem um jornalista responsável? Quem seria o cidadão que responde pelo perfil editorial do prestigiado noticioso?

    ResponderExcluir
  14. Muitas pessoas tem necessidades incontroláveis de afirmação!!!

    ResponderExcluir
  15. Dão muito espaço para este sujeito, tá louco, deveriam era esquecê-lo... Assim só estão dando audiência, mesmo que negativa, a ele. Ainda sim, esta audiência negativa é muito mais do que ele merece...

    ResponderExcluir
  16. e tao ridículo, ... da para ler nas entrelinhas os objetivos sórdidos..., pena que uma coisa desta tenha espaço diário no radio, tv e jornal... tenho vergonha da "cu...municaçao" da joinvillandia... , senhorzinho péssimo, bem ruim mesmo, nao que o resto seja muito melhor... tamo bem de "formadores de opinião" , enquanto este naipe de gente tiver voz, podemos esperar o pior, pois mesmo sendo escatologico , consegue pressionar ... e o pior , barganhar...

    ResponderExcluir
  17. pior e quem da emprego a este tipo de gente...

    ResponderExcluir
  18. apóia o Tenebraldi, faz campanha para aumentar o numero de vereadores... e segue a vida , formando opinião... so aqui na província que um indivíduo deste tem espaço.

    ResponderExcluir
  19. Joinville ainda me da mais orgulho do que vergonha... mas ter um sujeito deste falando no radio e escrevendo em jornal... deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  20. pior que este animal ,ate pouco tempo atras ,berrava no radio que pesquisas sao todas compradas e bla bla bla, quando ele escreveu esta m... e o Udo ganhou , foi para o programa dele na tv dizer que quem errou foi a pesquisa, já que ele nao erra ... estava com uma cara que eu nunca vou esquecer, parecia que tinha entrado no banheiro errado... branco, gaguejando e dizendo que o Udo comprou a eleição com dinheiro dos empresários da cidade...qualquer dia ele encontra o dele.

    ResponderExcluir
  21. a pergunta que não pode calar: quem mantém estes caras, a que custo, e a que interesses?

    ResponderExcluir
  22. Se os caras estão na mídia, é porque tem gente que dá ibope. É igual BBB e Fazendas da vida. Vejo todo mundo falar mal, que não assiste e tal, mas e o tanto de ligações que recebem?
    Falem bem ou falem mal de mim, mas o importante é que falem.
    Galo

    ResponderExcluir
  23. Indivíduo com atitude, perfil, comportamento e característica de mercenário não pensa. Apenas age, fala e escreve visando lucro.

    ResponderExcluir
  24. Minha opinião pode ser formada por ele mas não necessariamente na mesma direção

    ResponderExcluir
  25. O "a nível de" é arrogante, prepotente, soberbo, patético...etcetc....mas nesta coluna mostrou isso e muito mais-desdém aos seus leitores e ouvintes-...beirou coisa encomendada, infelizmente....e eu que por vários motivos, até gostava de assistir o programa dele no canal 20 da net....pqp....nunca mais....

    ResponderExcluir
  26. Meu cachorro também é formador de opinião. :)

    ResponderExcluir
  27. Imagine se minha curiosidade me deixaria não ler o texto todo...rsrs!!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem