segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Turismo de Joinville deve ser estratégico

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO


De regresso, depois de uma semana pelo interior de Portugal a trabalhar num projeto de comunicação na área do turismo. A viagem permitiu fazer comparações com o turismo de Joinville. Vi alguns lugares com menos pontos de interesse, mas que conseguem atrair um número muito interessante de visitantes. Qual o segredo?

Sem querer simplificar demais, os caras acertam onde Joinville tem falhado ao longo dos anos. E a coisa começa pelo mais básico. Turismo é um negócio e os negócios precisam de produtos. O problema é que Joinville não tem produtos turísticos. E antes que alguém comece a questionar, deixo clara a minha posição: é preciso não confundir política de turismo com um simples calendário de eventos.

O turismo é uma importante fonte de receita – direta e indireta – e merece ser olhado como um setor estratégico. O problema de base em Joinville é que não se faz turismo com ideias provincianas, como tem acontecido ao longo das últimas décadas. E quando digo provincianas estou a falar de um estado mental e não geográfico. Se você pensa pequeno, os resultados serão pequenos.

É preciso elaborar produtos de forma a aproveitar o potencial da cidade. É preciso dar racionalidade a esses produtos. É preciso saber comunicar esses produtos. É preciso estimular o empreendedorismo na área. É preciso pensar na atração e na retenção do turista. É preciso pensar na marca Joinville sob a lógica do turismo. Enfim, é preciso ter uma verdadeira política para o setor.

Então, o que falta para o turismo de Joinville? Em primeiro lugar, é urgente investir numa nova abordagem, delinear uma estratégia e buscar soluções que apostem na inovação. E para isso é obrigatório fugir às velhas e desgastadas fórmulas. Porque, está comprovado, elas não funcionam. É possível fazer bom turismo, desde que com criatividade, planejamento e uma boa execução. E, claro, com um pouco de ambição.

Não faço ideia de quem vai ocupar a área na futura administração, mas uma coisa é certa: não será com nomes do passado – como alguns que já estão a ser lançados aqui e acolá – que a cidade vai dar um salto de qualidade nesse plano. Porque a primeira medida deve ser a ruptura com esse modelo ineficiente que já dura há décadas.

É claro que não dá para fazer mudanças radicais no curto prazo, mas é bom que alguém se preocupe em dar um rumo para o setor. E esse rumo tem que apontar para a modernidade a para uma profissionalização a sério. O potencial turístico existe. É só alguém saber desenvolver uma política que permita aproveitar todo esse potencial. Mas repito: política para o turismo é uma coisa, calendário de eventos é outra.

10 comentários:

  1. Muito bom.
    Concordo.
    Joinville ainda nao se vende nem aos vizinhos próximos,nem aos próprios joinvilenses, quem dirá a nível nacional ou internacional.
    A esperança nao morre. As coisas hão de mudar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Joinville tem potencial, vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  3. Prezado,
    Concordo plenamente com sua colocação em relação a necessidade de planejamento e bons produtos para fomentar o turismo em uma cidade.
    Por outro lado, não concordo na generalização em falar que o turismo de Joinville está igual nos últimos 10 anos, creio que antes de o sr. afirmar isto, e como bom jornalista que sei que é, deveria ter ido a campo para pelo menos conhecer o que tem sido feito nos últimos anos pelo turismo da cidade, com certeza o sr. chegaria a conclusão que os planejamentos já estão sendo feitos neste sentido. Sim, existe uma área de planejamento dentro da Fundação Turística e pasmem! Tds sao formados, técnicos e com extenso curriculum na área.
    Eu, como bom joinvilense, amante da nossa região e de turismo, tenho acompanhado em especial o trabalho desta secretaria.
    Convido o Sr. a conhecer projetos como o do CicloTurismo e do VivaCiranda, os trabalhos junto ao Sesc nacional para o público na melhor idade, o projeto do turismo industrial e tantos outros projetos para o resgate do turismo que foi tao esquecido durante tantos anos em nossa cidade.
    Vale a pena dar uma passadinha em uma das 4 Centrais de Atendimento ao Turista para vermos quanta coisa temos para fazer em Joinville, organizadas e com roteiro!!!
    Quanto ao calendário de feiras é um caso a parte, mas também podemos perceber o quanto este cenário tem sido melhorado, hoje temos grandes feiras no ramo de Metalurgia e Supermercadista (somente para citar duas) que antes eram feitas na capital e foram trazidas para cá!!!Pergunte aos hoteleiros se estão tristes!
    Ah! não poderia deixar de lembrar do resgate lindo e emocinante de um dos maiores patrimonios do joinvilense, a Festa das Flores, o que tem acontecido nos últimos anos e o que aconteceu em especial neste ano foi lindo, será que o sr. deu uma passadinha no desfile alegórico de abertura da festa? prestigiou o evento em algum dos 6 dias de exposição de flores? caso tenha ido com certeza se encantou, caso nao tenha ido saiba que 250.000 pessoas de vários lugares do país e do exterior estiveram em nossa cidade e voltaram para suas casas encantados. Não consigo imaginar que um evento do porte que eu vi com meus olhos este ano tenha sido feito sem planejamento. Aliás, o sr. sabia que a Tam este ano estava vendendo a Festa das Flores como destino em parceria pontual firmada para este evento?
    Creio que o rumo que o turismo deve tomar pelas suas colocações já foi dado nos últimos anos com estruturação, profissionalização, capacitação e planejamento. A partir de agora é só dar continuidade e rezarmos para não haver um retrocesso neste sentido e que um nome capacitado seja indicado para assumir a pasta.
    Não sou partidário, longe de mim, não concordo com muita coisa que vivemos em nossa cidade nos últimos anos, tenho lido ótimos textos no blog de vcs, outros nem tanto, mas td é questão de opinião, temos sim, que cobrar e criticar o que esta sendo feito errado, mas por outro lado saber reconhecer o que tem sido bem feito.
    Para quem acha que o turismo da cidade se resume a um calendário de eventos, e que o turismo ainda é feito com ideias provincianas ("estado mental e nao geografico"), deveria sair de sua "zona de conforto" de somente criticar e ir buscar informações sobre o que realmente acontece.
    Como já citou o nobre jornalista:
    "Se você pensa pequeno, os resultados serão pequenos."

    Saudações

    ResponderExcluir
  4. O seu longo texto é apenas a prova do que eu estou a dizer. Vocês acham que têm a solução, mas sequer conseguem ver o problema.

    ResponderExcluir
  5. Somente achei justo expor o trabalho que conheço e que vem sendo bem feito dentro de muitas limitações que creio que o setor enfrenta, não trabalho na área, somente conheço servidores que desempenham sua função com muita dedicação e eficiência e não vejo mérito algum em generalizar e depreciar este trabalho.
    Em momento algum foi falado em solução, os problemas existem sim, mas temos que reconhecer que um rumo foi tomado no que tange o planejamento.
    Vc tem um ponto de vista e eu tenho outro, quem sabe realmente eu seja cego.
    Mas não vamos discutir por isso, right?
    Realmente se os planejamentos e projetos melhorarem tds nós joinvilenses e bons turistas ganhamos com isto, e é o que realmente importa.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não escrevi como jornalista, mas como turista. E neste momento não tenho como recomendar a um amigo que visite Joinville. Simples assim.

      Excluir
  6. Isso BAÇO ! algumas pessoas acham Joinville grande coisa , mas continuamos a JOINVILA !!
    Este final de semana vieram parentes de Floripa , sério não tem onde levar as pessoas em Joi.
    A Via Gastro , pelo amor de deus , alguém chamar aquilo de BOA VIA GASTRO , não temos opções , são mais barzinhos e baladas dos que restaurantes em si...
    Passeamos nos shoppings , grande coisa né !!!
    e aí , depois disso , ir aonde ???

    temos pouquíssimas opções gastro , não temos teatro , não temos shows , o que temos precisa melhorar e muito ...

    resumo : continuamos a ir a Balneário , a Curitiba e a Floripa !!!

    nos vemos na BR , aqui em JOI não , fui...

    du grego
    (Joinvillense que infelizmente acha que esta cidade esta uma M!!)

    ResponderExcluir
  7. Produto turístico de qualidade em Joinville?
    Acordem cedo neste domingo e assistam ao Globo Rural!

    Outro ponto muito importante a se ressaltar é que produto turístico não é de responsabilidade exclusiva do setor público mas do privado também. Gramado é o melhor exemplo disso.

    ResponderExcluir
  8. du grego,
    Vc tocou num ponto muito interessante, o problema inicia justamente neste ponto, nós joinvilenses achamos Joinville uma M e ponto final, a grama do vizinho sempre é mais verde, preferimos ir pra balneario, floripa e curitiba para desfilar em shoppings, praias e restaurantes...grande coisa!!!
    Sabe quem usa os poucos produtos de Joinville? Os que os "entendidos" chamam de povão...
    Pq vc não levou seus parentes para conhecer a Festa das Flores? eles estavam aqui na data da festa!!! Olha que turistas de sorte!!!Ou pq não foram fazer uma visita ao Bolshoi? ou conhecer a revitalizada rua das palmeiras e depois uma visitinha no museu de imigração? Ou quem sabe conhecer algumas propriedades rurais finalizando com um café rural lá na Família Ross no caminho do Piraí? Ou pq não comer um pastelzinho com chocoleite ou cervejinha no rio da prata ou no moppi? É! Simples assim! Tb poderiam quem sabe ter feito a rota das flores e conhecer as diversas propriedades que produzem plantas como o belíssimo sítio de hemerocallis da agrícola da ilha...
    O Anonimo da 09:21 tb citou algo interessante, o turismo depende muito do setor privado, o setor público dá suporte, estruturação e capacitação, e nisso tb nós empresários deixamos a desejar, pois como é do conhecimento de todos, os cruzeiros que param em São Francisco do Sul não vendem mais joinville pois quando os turistas chegam aqui entre natal e a primeira quinzena de janeiro muitos restaurantes estão fechados, domingo praticamente tds não abrem.
    Gramado e a região do vale dos vinhedos é um bom exemplo, mas acho que Bonito é o melhor exemplo de Turismo organizado em todo Brasil, o lugar é no meio do nada, quando fui lá, fiquei impressionado com a quantidade de agencias de receptivo na cidade, tds trabalhando em parceria, e as propriedades são super organizadas, sabendo explorar sustentavelmente as belezas naturais, realmente impressiona...
    Infelizmente para alguns, felizmente para mim, joinville é isso que vemos, uma cidade industrial, de rica cultura, área rural maravilhosa e muita tradição em suas festas "provincianas".
    Vale ressaltar q grande parte da Europa vive do turismo cultural e "provinciano".
    Precisamos ser ambiciosos e querer mais produtos e profissionalização no setor? Claro! Nao tenho dúvidas disso. Mas também temos que saber valorizar e prestigiar o que já temos aqui.
    Talvez a comunicação possa ser melhorada, quem sabe o próprio Baço não possa propor uma consultoria neste sentido para o setor já que participiou de um projeto em Portugal sobre o tema na área? Devemos debater e agir! Ficar sentado reclamando e desvalorizando nossa terra não muda nada!
    Creio que isso não dependa somente do setor público, mas de uma grande parceria entre Fundação Turística, Universidades (infelizmente nao temos mais curso na área em Joinville), empresários e a própria população, somente assim isto vai mudar!
    A comparação entre Joinville, curitiba, balneário e floripa é algo "sem pé nem cabeça", Curitiba realmente é "outro planeta", uma cidade exemplo para o mundo todo, que bom que é aqui do lado! balneário e floripa são lugares de belezas naturais ímpares e de empresários ambiciosos, mas ainda prefiro joinville!
    Desculpe o longo texto novamente, mas a paixão me toma a cabeça quando vejo alguém falar que não tem o que fazer em Joinville...
    Vou pedir permissão novamente para citar o nobre jornalista... tua frase foi demais cara!!
    "Se você pensa pequeno, os resultados serão pequenos."

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem