quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mulheres de cigarro na boca

POR DARTAGNAN RIVERA

A história publicidade de cigarro é um tema muito interessante. E não dá para falar no assunto sem tocar no nome de Edward Bernays, considerado o pai das relações públicas e um gênio da manipulação de massas. Para quem nunca ouviu falar no homem, ele era sobrinho de Sigmund Freud e aplicou algumas teorias do tio para alterar o comportamento dos consumidores.

Edward Bernays tem um currículo invejável. Trabalhou para o governo dos Estados Unidos e, em 1917, foi contratado para criar um clima antigermânico entre os norte-americanos. A ideia era obter apoio popular para justificar uma entrada do país na guerra. E teve grande sucesso. Aliás, entrava presidente, saía presidente e o homem se mantinha como consultor da Casa Branca para assuntos de comunicação.

O fato é que Bernays tem muitos esqueletos guardados no armário. O caso mais notório tem da ver com o trabalho para a indústria do cigarro, que pretendia por as mulheres a fumar em público, algo que era mal visto nos anos 20. Há pessoas que afirmam, de pés juntos, que ele partiu de um raciocínio freudiano: o cigarro é um símbolo fálico e, ao fumarem em público, as mulheres estariam a desafiar o poder do macho. Será?

Mas o que Edward Bernays fez em termos práticos? Durante um desfile, em Nova Iorque, pôs algumas modelos a fumar em público, com fotógrafos estrategicamente posicionados para captar as imagens. E depois difundiu o conceito de “tochas da liberdade”. O fato é que a indústria do tabaco conseguiu por as mulheres de cigarro na boca.

Os anúncios abaixo mostram como uma marca de cigarros prosseguiu o caminho aberto por Edward Bernays. Os dois anúncios da direita trazem a atriz Claudette Colbert e a aviadora Amelia Earhart.




Dartagnan Rivera é publicitário

5 comentários:

  1. Ê textinho inútil. Quando li a primeira parte passei da imagem fiquei perdido procurando o resto do artigo.

    Hoffmann

    ResponderExcluir
  2. Realmente acabou as eleições e o blog esta indo direto pro ralo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam publicar textos com assuntos mais ligados ao que se esta passando na midia atualmente, que de um bom debate para nós...

      Excluir
  3. Baço meu filho: este blog foi melhor....

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem