segunda-feira, 26 de novembro de 2012

As cotas e os heróis da direita

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Reinaldo Azevedo e Joaquim Barbosa devem ser, neste momento, dois dos ídolos mais queridos da direita hidrófoba. O primeiro por causa de um estilo marcado pela pouca cultura, uma enorme truculência e uma indisfarçável raiva de classe (não dá para chamar ódio de classe, porque é patológico e não sociológico). O segundo - talvez involuntariamente - virou queridinho da Reaçolândia por ter mandado engaiolar os caras do mensalão.

A popularidade de Joaquim Barbosa entre os conservadores não para de crescer. O delírio é tanto que, imaginem, o homem já foi comparado ao Batman. Santa loucura! Mas tem explicação. É que a direita hidrófoba está louquinha para ver se ele consegue jogar a tarrafa sobre o ex-presidente Lula. O fato é que essa gente, há muito tempo órfã de resultados nas urnas, move-se pela sede de vingança. E espera que o novo ministro do STF seja o instrumento dessa caça ao homem. A torcida é por uma espécie de duelo entre morcego e molusco.


Essa sublimação que os conservadores fazem de Joaquim Barbosa é tão insana que já começam a confundir a obra-prima do mestre com a prima do mestre de obras. Para a direita, Barbosa é uma espécie de super-homem da moralidade. E agora até surgiu uma campanha nas redes sociais a dizer que ele chegou à presidência do STF sem precisar de cotas. Ok... a questão precisa de um esclarecimento.
O fato é que Joaquim Barbosa é a favor das cotas. 

É aqui que os destinos dos dois heróis da direita hidrófoba se cruzam. Mas a coisa fica estranha. O que move a direita não é um ideário político, mas apenas retaliação: se é contra Lula é meu aliado. Quando manifestou apoio às cotas, Joaquim Barbosa foi alvo de duras críticas de... adivinhem quem? Ora, foi o próprio Reinaldo Azevedo, esse oráculo da direita iliterata, a detonar o ministro do STF. No seu entender, o negro e pró-cotas Joaquim Barbosa dividia o mundo entre bem e o mal. O bem do lado dos defensores das cotas, o mal do lado dos opositores.

Foi assim, nas palavras do próprio Tiozinho Rei, num texto com alguns meses :
- "É surrealista! Qualquer ministro branco que eventualmente se opusesse às cotas, então, estaria, segundo Barbosa, defendendo um interesse pessoal. Já Barbosa, negro e pró-cotas, só tem esse pensamento porque é um amigo da humanidade. O Bem de um lado, o Mal de outro. Conviva sem reação com esses absurdos retóricos e argumentativos quem quiser. Eu não convivo. E não venham com a história de que Barbosa disse ou quis dizer outra coisa. Está tudo gravado. Está lá. Ele disse e quis dizer o que disse".


Pois é, gente. O problema é que os conservadores gostam apenas da espuma dos fatos. E sofrem de uma espécie de glaucoma político: veem apenas o que querem ver, acreditam apenas no que querem acreditar.

Em tempo: Joaquim Barbosa tem muito mérito em chegar ao lugar onde chegou. Mas talvez tenha chegado com um atraso histórico. Porque se o sistema de cotas tivesse sido implantado antes, talvez um negro chegar ao cargo não tivesse sido tão demorado.

34 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Oportuno e coerente. Mais do que retaliação, esta tentativa de deificação de Joaquim Barbosa pela super máquina reacionária (Globo, Veja, Estadão, etc) é uma ação desesperada na luta (já de muito inglória) pela própria sobrevivência. A mesma estrutura que deificou Collor e o elegeu presidente tentará agora uma versão em ébano do mesmo saco de lixo. Só que os tempos são outros, as opções são infinitamente melhores e os brasileiros já não são mais tão igonorante... espera-se.
    Mas a "matéria prima", insumo básico da máquina, se assemelha em muito...

    ResponderExcluir
  2. Caro Baço. Gostei do texto pelo contraponto, mas espero que não seja uma posição ideológico partidária.Temos que ter cuidado com a deificação e filtrarmos a informação veiculada pela imprensa. Mas e o ataque que o PT está orquestrando contra o Judiciário, você não vai escrever sobre o assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, o Baço parece ser esquerdista retrógrado. Ataque contra Lula? Você realmente acredita que Lula não sabia de nada?

      Excluir
    2. Entendo que essa causa não pode ser só do PT. O Judiciário é a mais podre de todas as instituições brasileiras e é tudo o que a democracia abomina: poder vitalício, sem voto ou participação do povo, só parentes ou apadrinhados passam nos concursos, que ninguém sabe como funcionam, poder que ninguém fiscaliza ou questiona, e por ai vai...
      Está mais do que na hora de abrir essa caixa preta e estabelecer uma forma transparente de controle externo desse dito "poder", que de fato não é, a luz da Constituição, poder legítimo. "Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido"... lembram-se?
      O judiciário emana do povo? Quem aí votou pra eleger juiz? Troca de quantos em quanto anos? Exercido em nome do povo então, nem como piada serve.
      Claro que tem muita gente boa entre os juizes, mas a regra geral é que a corrupção abunda... e sem controle ou fiscalização de ninguém.
      O que não entendo é alguém defender esse tipo de absurdo, num país que se diz democrático...
      Todas as instituições, começando pelos partidos políticos e pelos ditos "poderes" precisam ter uma forma transparente de fiscalização e controle, ou jamais seremos, de fato, um país democrático.

      Excluir
    3. Não sou esquerdista nem retrógrado. Chuto com os dois pés e só jogo na frente de ataque.

      Excluir
  3. Foi só o blog baixar a audiência pós eleições que vem o Baço escrever bobagens apelativas para tentar requentar o caldo.

    Os conservadores vêem apenas o que querem ver? Acreditam apenas no que querem acreditar?

    Para mim isto é novidade, pois tinha certeza que tal caraterística era inerente a todos os seres humanos, sejam eles de esquerda, centro ou direita.

    Tão insuportável como um conservador que se acha o dono da verdade é um socialista que faz o mesmo. Vá plantar batatas lusitanas.

    Você é tão chato quanto o Reinaldo Azevedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, plantar batatas não é um castigo para alguém como eu, um apreciador de bacalhau com batatas a murro.

      Excluir
    2. Eu sei disto, acredite também.

      Excluir
  4. Parabenizo pelo bom texto e por seu invejavel estomago que o permite ler Reinaldo Azevedo.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é triste que depois que perfeitos pensadores de esquerda criminalizaram a defesa das liberdades individuais sobraram somente estes 2 nomes na imprensa defendendo o nobre ideal da direita

    ResponderExcluir
  6. As elites fazem de tudo para melhorar a vida do povo humilde e trabalhador, com exceção de parar de explorá-los!

    Nelsonjoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Lula??? Bolsa família? Fome Zero? Tudo engodo para permancer no poder.

      Ah, esqueci.. o Lula também faz parte da elite a muito tempo...

      Excluir
  7. Realmente é triste que depois que soberanos de esquerda criminalizaram a defesa das liberdades individuais e estado de direito, cerne do pensamento de direita, somente os dois exemplos citados ainda aparecem na imprensa acuada pela ditadura que germina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soberanos de esquerda criminalizaram as liberdades individuais e estadode direito? Imprensa acuada pela ditadura que germina? Em que pais vc vive filho?

      Excluir
    2. Brasil, mas como a maioria da minha ninhada, já abri os zóinhos

      Excluir
  8. Sei.. e o herói de esquerda, José Dirceu, onde entra nesse seu pensamento?

    ResponderExcluir
  9. Poucos comentários para um texto tão polêmico. Acredito que a maioria dos que passaram por aqui não concordam com o seu pocissionameto Sr. Baço. Eu não o conheço e não vou julgar seu gosto literário, nem o 'seu lado' na política, mas (diferentes de alguns que passaram por aqui e optaram por não comentar) eu acho válido opinar. Leio e escuto sempre sobre esse assunto, mas sou totalmente contra essas cotas RACISTAS. Se elas fossem SOCIAS fariam - pelo menos - mais sentido. Seria o governo assinando seu atestado de incompetência no tocante a EDUCAÇÃO e liberando cotas para TODOS de baixa renda, que estudaram a vida toda nas escolas públicas e não tem condições de concorrer de forma igualitária as vagas nas universidades. Agora.. as cotas RACIAIS (próprio da raça - relativo à raça) são insanas. Primeiro porque falar de RAÇA no Brasil é um tanto absurdo né! Eu sou Gonçalves, Silva, Souza, Freitas... em mim também tem índio, mulato, português.. e o que me restou de tantas misturas? Uma pele clara e um sobrenome alemão. COTAS sobre a RAÇA é o cúmulo da preconceito e não preconceito só com os negros, mas com os BRANCOS POBRES que a vida toda foram também excluídos e agora CONTINUARÃO sendo.
    Não é assim que o Brasil vai acertar essa 'dívida' histórica com os negros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar de raca no Brasil eh absurdo? Absurdo eh achar que naun tem racismo por aqui. A proposito ja existem cotas para quem estudou em escolas publicas. Criar cotas para racas naun eh preconceito , eh inclusao.

      Excluir
    2. Soraya, a política de cotas é social E racial. Quando o assunto é sério e complexo, é sempre recomendável ler algo a respeito antes de emitir opinião, só para não aumentar o risco de falar besteira.

      Ah! E em mim também tem índio, mulato e português, mas por alguma razão eu nunca apanhei na rua por ser branco; nunca fui xingado por ser branco; nunca fui mal atendido por ser branco; nunca fui discriminado na escola, por professores e colegas, por ser branco; nunca fui preterido em um emprego por ser branco; nunca fui humilhado pela polícia por ser branco...

      Dizer que a política de cotas é, além de um absurdo, insana, porque vivemos em um país de formação miscigenada é típico de quem nunca sentiu na pele o horror do preconceito.

      Excluir
    3. Se um negro entra na faculdade pelo critério de cotas ele deixará de ser humilhado, xingado ou apanhar da polícia? Não entendi a correlação.

      Não sou negro, mas tenho amigos que são e não encontram problemas em encontrar empregos. A competência deles é o que os faz progredir.

      "Quer evitar o racismo? Não toque no assunto". Essa frase não foi minha mas do Morgan Freeman. Ninguém fala que você é branco, então não precisa falar que eu sou negro.

      Excluir
    4. E num passe de mágica, acabou o preconceito. Puxa, André, onde você esteve escondido este tempo todo?

      Excluir
    5. Minha cara Soraya. Se interessa mesmo saber, o meu gosto literário vai de Marx, o Karl, a Marx, o Groucho. Em termos de cores, acho que gosto do pantone 347. Mas no plano da política gosto de me considerar um humanista. E sendo um humanista obrigatoriamente acabei no plano da esquerda. É que a direita não gosta muito dos humanismos. Imagino, pelo pensamento exposto aqui, que você seja de direita. Porque só a direita é incapaz de apostar na solidariedade com o mais fraco e rejeitar o pagamento de uma dívida histórica como essa das cotas.

      Excluir
    6. Clóvis, sua resposta simplista e engraçadinha não respondeu meu questionamento anterior. No entanto, é claro que essa mudança não será do dia pra noite (como você concluiu de forma precipitada). É um trabalho que dura uma geração inteira. O racismo é um ato cultural, comportamental, que leva à uma distorção social. Devemos educar uma geração inteira para não mais classificar o outro pela cor de sua pele e sim pela grandeza do seu caráter (frase do Dr. Martin Luther King).
      Eu entendo que a segregação das cotas não ajudará na luta contra o preconceito racial, mas o acentuará. Posso estar completamente errado no futuro, mas hoje minha visão de mundo não enxerga nenhum benefício em dar ao negro uma condição facilitada de ingresso no ensino superior público. Antes, melhorarmos as condições do ensino público fundamental e tratarmos o problema em sua raiz e não apenas em suas consequências.

      Excluir
    7. Baço, fomos 300 anos explorados e expropriados pelos seus patrícios portugueses. Quem vai nos pagar essa dívida histórica?
      Dom João VI limpou os cofres do Tesouro Nacional quando voltou para Portugal e deixou o país com dívidas e uma corte corrupta que se perpetua até hoje.
      Mas, pelo jeito, eles não foram competentes o suficiente e estão de novo de pires na mão.

      Eu quero a minha cota !!!!

      Excluir
    8. Clóvis Gruner, eu sei do que estou falando. Já sofri preconceito por ser POBRE. Estudei muitos anos em escola pública. E, como eu falei, sou a favor das cotas para TODOS de baixa renda independente da cor, do credo e de ideologias.
      Sr. Baço.. me perdoe se pareci irônica.. eu respeito mesmo o seu gosto literário e suas ideologias assim como respeito de TODOS!!! Não sou da DIREITA, mas é que eu me esforço tanto e tiram tanto de mim para dar aos menos favorecidos... que me sobra pouco!

      Excluir
    9. Meu caro André, é justo. Se fores descendente de africanos ou de índios, recomendo que mandes a conta para: Assembleia da República - Palácio de São Bento 1249-068 LISBOA. Aos cuidados do sr. primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

      Excluir
    10. Soraya. Desculpe se não entendi. Mas vamos estabelecer um acordo entre nós: a solidariedade para com os mais fracos é inegociável. Topa?

      Excluir
    11. Baço, ironicamente também não posso receber nada...pois sou descendente de portugueses. Vítima e algoz??
      Mas, provocações à parte, na minha opinião, "a dívida histórica" não é um bom argumento, pois todos poderiam reclamar alguma coisa nesse sentido.
      Acho louvável (sem sarcasmo) a boa intenção dos defensores das cotas, mas creio que isso irá segregar mais do que beneficiar.
      Enfim, o debate está aberto e o blog está de parabéns por nos incitar a discutir questões como essa. Sem rancores e com as mentes abertas para as opiniões diferentes.

      Excluir
  10. Qdo Joaquim Barbosa bateu boca com Gilmar Mendes, os barões da grande mídia botaram repórteres e fotógrafos na rua para mostrar que ele, apesar de licenciado do STF por razões médicas, frequentava bares como se gozasse de perfeita saúde. Hoje, essa mesma turma que antes odiava Joaquim Barbosa, hoje o aplaude com entusiasmo.

    ResponderExcluir
  11. Até então não me ative a comentar a questão das cotas, propriamente ditas, porque me parecia a de menor polêmica no texto. Mas que fique registrado: desde o ato histórico da então regente Isabel Cristina Leopoldina ... de Bragança e Bourbon, a instituição de cotas para negros é a atitude mais racista já implantada neste país. Vergonhoso institucionalizar que negros são tão inferiores aos brancos que só teriam chances de ser algo na vida se não competissem com estes. NÃO O SÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, Johansonn: você acha que a Lei Áurea foi um ato racista ou só não soube se expressar direito? E vergonhoso é achar que política de cotas é afirmação de inferioridade. Saber ler contextos ajuda.

      Excluir
    2. Clóvis, é que antes da Lei Áurea o racismo era legal e moralmente aceito. Depois não mais. Por isso que me referi a ela como "divisor de águas", não como ato racista. Ter que "desenhar" tudo fica complicado, hem!?!? Cada "post" aqui vai ter que ser um tratado...
      É... saber ler contextos ajuda... se vc disser que negro pobre (assim como branco pobre) precisa de ajuda para educação eu entendo e também defendo, mas dizer que negro só consegue competir com outro negro, porque se competir com branco já perdeu... fica dificil não entender como um "atestado de inferioridade", ou seja, de racismo.
      A política de cotas é uma ação oportunista de alguns "negros" que querem se locupletar de uma situação (cor de pele) que não deferia ser diferencial pra ninguém, independente da cor que tenha; e de alguns políticos (ou pretendentes a) inescrupulosos que visam também se locupletar de um sofisma. Não consigo ver mais nada além desses dois casos...
      Eu sou descendente puro de germânicos, mas tenho absoluta convicção: NEGRO NÃO É INFERIOR A BRANCO, EM NADA! Não apenas por esse quesito, cor da pele. E ninguém vai me convencer do contrário!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem