sábado, 17 de novembro de 2012

Falcão, até o joinvilense lhe tirou o chapéu!

POR GABRIELA SCHIEWE

Falcão, o melhor jogador de futsal, indiscutivelmente, vem passando por uma situação ímpar na sua carreira. Uma rotina que não era acostumado e que, com toda certeza, vem mexendo demasiadamente consigo mesmo.

Uma sequência de lesões que lhe deixaram de fora de muitos jogos pelo seu clube, a Intelli, sempre tratando, recuperando, voltando a jogar e sentindo, às vezes, a mesma lesão já tratada; às vezes, uma nova lesão.

Realizou um tratamento forte para estar à disposição do técnico da Seleção Brasileira de Futsal. E, no primeiro jogo, logo nos seus primeiros momentos (mas não o primeiro minuto da Seleção... e aí já entramos em outra seara, as escolhas do "Pipoca", por que a morosidade na escalação do craque, do melhor? Ele irá definir o jogo? Ele, sozinho, faz toda a diferença? Deixa pra lá, o nosso papo aqui é outro) sentiu a panturrilha esquerda e ali dava a impressão que seria apenas mais um espectador no Mundial.

No entanto, o jogador aclamado mundialmente, provavelmente o mais bem pago dentre os seus colegas de profissão, campeão de tudo, não precisando provar mais nada a ninguém e tampouco a si, lutou, trabalhou insistentemente com toda a equipe da Seleção tratando a sua lesão para, incrivelmente, nas oitavas já estar a disposição do time, com condições de jogo.

E que condições seriam essas? Em se tratando deste craque, condições sempre especiais e extraordinárias. Falcão deu, mais uma vez, seu recado em quadra; não duvide do melhor. Por que ele sabe que é o melhor e carrega esse manto com maestria, pois "bate no peito" e, sem qualquer problema quanto a essa qualidadezinha, entra em quadra e faz a diferença.

No entanto, Falcão é ser humano, mesmo que às vezes pareça uma máquina criada na sua perfeição para jogar o futsal no seu ápice e, o seu corpo sucumbiu, o lado direito da sua face paralisou, possivelmente pelo forte estresse, no curtissimo espaço de tempo que se submeteu a exaustivos tratamentos para "curar" a sua lesão e estar pronto para ajudar, sim, AJUDAR  e, de maneira definitiva, a Seleção.

O abalo emocional por toda a dificuldade que estava passando, longe da sua família, fez que o seu corpo "gritasse", como se dissesse: "para Falcão!" Mas o que todo mundo viu foi o craque sobrepondo o seu corpo, a sua capacidade de jogar sobrepôs o que seu físico lhe aclamava e jogou, jogou aquilo que lhe era possível. Então jogou pouco? Sim! Pouco...tempo em que, literalmente, salvou o Brasil.

Bom, sou joinvilense, sabemos das rusgas entre Falcão e a torcida de Joinville, mas não há quem não se curve ao melhor, no seu melhor, porque, em qualquer condição física que se encontre este excepcional atleta, a sua força mental é que o guia e lhe corresponde em quadra.

Parabéns pela capacidade que detém nos seus pés e, principalmente, na sua mente. Com certeza esse é o seu grande diferencial. Pois treinar incessantemente para tentar fazer o que Falcão faz todos são capazes, ou pelo menos alguns. No entanto o seu poderio mental, esse só você domina e não há qualquer possibilidade de imitação.

Que amanhã, às 10:30 horas, contra a conhecida Espanha, Falcão, juntamente com seus companheiros de Seleção, que são imprescindíveis e excelentes, Falcão é que "fora do comum", possam trazer mais um título, mesmo a Seleção não jogando, até então, um futsal digno de melhor.

4 comentários:

  1. Recentemente a Globo, que sempre tenta transformar pessoas em ídolos independente do caráter delas, deu espaço para esse sujeito - que sim, tem técnica acima de todos os outros - deu espaço para esse sujeito justificar as provocações que ele fez à torcida de joinville na final da liga futsal. O que ele fez? Disse que em Joinville não pode nem andar no shopping que é hostilizado. Ah, vai tomar no cu, Falcão. Xingamentos ficam na quadra, nunca saíram de lá. Mas enfim, agora fica a palavra dele como verdade. Esse imbecil não merece um elogio se quer.

    ResponderExcluir
  2. Grande jogador , claro que não gosto das provocações dele com a torcida joinvillense , mas isso é faz parte , outra coisa que temos que deixar claro é que existem muitos torcedores que são verdadeiros animais ,dentro e fora do estadio , parecem bando de marginais, em Joinville não é diferente !

    ResponderExcluir
  3. O cara do primeiro comentário pode xingar o Falcão, mas o Falcão não pode provocar a torcida de Joinville? Engraçado...

    Sou fã do Falcão e acho que tem mais é que provocar mesmo. Assim como ele é xingado e até agredido em algumas ocasiões onde as "torcidas" adversárias esquecem o respeito que tanto querem que ele tenha, cof, cof, hahaha

    Melhor um Falcão com metade da cara paralisada e uma perna só do que certos ex-companheiros dele que vem passar férias em Joinville e dão pouquíssimo retorno pro que é investido neles.

    Gênio do futsal. Os lances e números do cara tão aí pra provar isso.

    ResponderExcluir
  4. Xinguei o cara porque ele jogou no lixo o nome da cidade, senhor Junior Clímaco. Ele mentiu quando disse que em Joinville não pode sair na rua. Que não pode ir ao shopping. Pois a torcida nunca passou dos xingamentos nas arquibancadas.
    E você acha que por ele ser xingado também pode retribuir na mesma moeda? Olha por olho, dente por dente... sei onde isso vai parar.
    Olha, existe uma diferença muito grande entre a torcida xingar jogadores e o jogador retribuir na mesma moeda. A torcida pode até estar errada. Mas o jogador não pode incidir no mesmo erro por conta disso. Até porque se ele faz isso age de forma irresponsável, podendo - como acontece muito - incitar a revolta geral e causar uma quebra-quebra geral, no meio de crianças, mulheres e outros inocentes. É por isso, inclusive, que tribunais desportivos suspendem jogadores quando eles incitam as torcidas adversárias. É um ato extremamente perigoso.
    E aí, ainda acha que o Falcão, que é brilhante tecnicamente mas obscuro quanto ao caráter, pode retribuir na mesma moeda?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem