quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O futuro de Clarikennedy

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Após a apuração do resultado para a Prefeitura de Joinville, e consolidada a vitória de Udo, a maioria dos olhares se voltam para as ações do futuro Prefeito. A discussão do secretariado, presidência da Câmara e a busca de apoios são alguns dos temas presentes no noticiário local. Acontece que o derrotado, o deputado Clarikennedy Nunes, também está articulando seus próximos movimentos, os quais são extremamente importantes para as eleições de 2014.

A virada que levou deve ter sido doída demais, porém o mundo gira e a vida política continua para Clarikennedy. A sua candidatura na cara e na coragem, sem apoio de muita gente, quase saiu como a vencedora. Mesmo assim, alguns de seus partidários tendem a apoiar Udo Dohler. Isto coloca o atual deputado estadual isolado no papel de opositor dentro de seu partido. Darci de Matos, outro integrante do PSD, quer independência do partido mais para não bater de frente com LHS e Colombo do que propriamente fazer oposição.

A candidatura de Clarikennedy não serviu para ganhar peso dentro do partido. Não é a toa que, em declarações recentes, ele diz que pretende concorrer novamente ao posto de deputado estadual em 2014, refutando qualquer expectativa de concorrer a deputado federal. Sem uma base unida no âmbito municipal (o PSD nasceu como um partido fisiológico) não há perspectivas melhores além da Assembleia Legislativa.

Outro fator importante: é sabido que, como deputado estadual, a peregrinação pelas igrejas evangélicas acontece de forma mais fácil do que se estivesse em Brasília. Como deputado pode-se visitar todas as cidades de Santa Catarina (e suas igrejas) mais facilmente e com maior frequência. Em contrapartida, ir para Brasília exigiria outras preocupações, muito distantes da militância com os fiéis.

O grande erro estratégico seria acomodar-se em cima da tranquilidade que o cargo de deputado estadual lhe dá (o senhor da Casa Amarela é mestre nisso). Na política é necessário correr riscos. Ou vocês acham que Darci de Matos não está articulando para que o PSD gire novamente em torno de seu nome, visando 2016?

6 comentários:

  1. PSD é um partido criado pelo Bornhausen. Darci de Matos só vai conseguir se criar no partido se for para alargar sua base dentro de Joinville. Fora disso, estadualmente ou nacionalmente, mesmo que digamos o Darci vire um caudilhista tal qual LHS (mera hipótese, coisa difícil de ocorrer), ele nunca terá espaço privilegiado no PSD enquanto Cezar Souza Junior e Paulinho Bornhausen estiverem sob o apadrinhamento do JKB. Tá, estou de futurólogo, mas é preciso uma reviravolta inimaginável para que ele um dia consiga-se derrubar os apadrinhados mencionados. Se isso é assim para o Darci, imagina para o Kennedy. Então é isso, o PSD já tem dono. Se o político quer crescer, uma hora terá que largar esse ninho.
    Falando em JKB, ontem ele foi homenageado na Assembléia Legislativa. O colunista político do Notícias do Dia soltou essa:
    "Gratidão
    Santa Catarina deve muito a Jorge Konder Bornhausen, que recebe nesta 4ª feira (28) o título de Cidadão Catarinense, concedido pela Assembleia Legislativa. Seu governo, entre 1979 e 1982, modernizou Santa Catarina nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. Foi em sua gestão que Florianópolis ganhou a Via Expressa Norte, do Aterro da Baía Sul até a UFSC, hoje chamada genericamente de avenida Beira-mar Norte."
    Ué, o povo de SC deve gratidão à ele? Engraçado que nas obras feitas na gestão dele, ora listadas, só vi benfeitorias para Florianópolis!
    Essa é a visão dos jornalistas de fpolis, burocratas e tecnocratas do governo estadual: "o que é bom para Fpólis, é bom para SC".

    ResponderExcluir
  2. Vcs podiam dar uma chance pro Du Grego mandar um testículo !!!
    sou hiper irônico e reclamão !!! heheheheeh

    ResponderExcluir
  3. O PSD ou o PSDB indicarão vice do UDO em 2016.
    virão todos juntos e ganharão novamente a eleição como nos tempos de LHS.
    O vice do UDO será o candidato a prefeito em 2020 e assim por diante, continuará o reinado de sempre em Jlle.
    Ah, salvo se o UDO fizer um governo a la PT, daí todos tentarão a sorte novamente em 2016, o que tem chances de ocorrer, uma vez que dificilmente Dr Udo resolverá a saúde (sua principal bandeira) e corremos o risco de enfrentar greves piores que as do Carlito, dada a dificuldade de UDO em convencer as massas/negociar com os servidores.
    Torço pela cidade e espero que isto não aconteça, mas PSD e PSDB só terão candiatura própria se o governo UDO for um fracasso.
    Caso o governo do PT fosse um sucesso de receptividade/aprovação popular, UDO se arriscaria a ser candidato como se arriscou? Este deverá ser o pensamento de PSD e PSDB que muito provavelmente caminharão juntos em 2016!

    ResponderExcluir
  4. Texto para encher linguiça.

    Nelsonjoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. como é de praxe em Joinville, o capital dominou os votos, concluí-se que somos obrigados a votar, e que obviamente a ditadura economica prevalece, quem não tem dinheiro, está fora da "democracia", sic, os pobres não podem participar da democracia, somente se se deixarem dominar e, com um tanto quanto subjugados,e sem direito a reclamar, quer dizer, chorar. O Clary obviamente está dentro do jogo.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem