terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os botos do Cachoeira


POR JORDI CASTAN

O brasileiro gosta de acreditar em histórias fantasiosas. A magia, o sobrenatural e o fantástico florescem no nosso imaginário. Do Saci Pererê a Curupira, passando pelo Boto Tucuxi e a Mula Sem Cabeça, temos também a lenda do político honesto. Cada região do país cultua suas lendas e a população acredita nelas. No sul, de forma geral, e aqui em Joinville, em particular, a sensação é que o racional, o cartesiano e a lógica prosperam. E pouca gente acredita em jovens apostos que aparecem nas noites de lua cheia para encantar as donzelas virgens.

Um dos segredos melhor guardados desta cidade - ignorado inclusive por Ficker, que não o cita no seu livro da história de Joinville - é que desde o início da vida política da cidade grupos de gente estudada, inclusive com títulos obtidos nas mais prestigiosas universidade,
 se juntam aos menos escolarizados e de forma quase sorumbática se reúnem às margens do Rio Cachoeira, em maior quantidade la pelos lados do mercado municipal.

Estes encontros ritualísticos acontecem aproximadamente a cada quatro anos e o objetivo não é outro que esperar que se produza o milagre da aparição dos botos do Cachoeira. De acordo com a tradição, entre a baia de Saguaçu e o Museu de Sambaqui nas noites de lua nova, no negrume das horas mortas, no pico da preamar um cardume de botos pretos como o carvão sobe rio acima e um deles, o escolhido pelo destino, sai da água, se alastra torpemente pela margem e, de forma espasmódica, adquire forma humana e se converte no escolhido. Ele será o candidato que na data certa será ungido pelas urnas e se converterá em burgomestre da vila. Encantará eleitores com seus discursos melífluos e enamorará eleitoras com seu olhar penetrante

Neste ano alguma coisa estranha deve ter acontecido. Há preocupação entre os estudiosos das lendas sambaquianas, que entre outras teorias culpam a feérica iluminação que agora margeia o rio, consideram eles se não seria ela a que tenha ofuscado os botos e tenha impedido sua migração. A lenda dos botos do Cachoeira já esteve ameaçada no passado recente quando um prefeito iniciou a construção de um muro de concreto margeando o rio. 


Há preocupação com que os encantadores de eleitores que pregavam a Joinville fantástica acabem desaparecendo. Os mais antigos juram que nada impedira que os botos reencontrassem o seu caminho e voltem periodicamente para cumprir o seu rito sagrado de engabelar eleitores, oferecendo sonhos e deflorando virgens com seu olhar.

5 comentários:

  1. Más báh que bobajada! Q q "ove"? Bebeste água do Cachoeira? Achei que fosse algo sobre as Toninhas da Babitonga. Perda de tempo.

    ResponderExcluir
  2. Já não ando de Velocípede desde os 6 anos de idade. Como adulta, só lido com a VERDADE

    ResponderExcluir
  3. Com sorte te tornarás mais um contador de parábolas cruxificado pelo próprio povo que o acolheu....hahaha. Não podia perder a deixa!

    Sério,na minha humilde opnião o motivo do fato está mais ligado com a poluição atmosférica que gera precipitações de ph baixo do que com iluminação em damasia...

    ResponderExcluir
  4. Então você acha que o problema é o pH ácido e não a iluminação?

    Faz sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até as iniciais são as mesmas: J. C.
      hahaha!

      Nelsonjoi@bol.com.br
      (o comentário de cima também é meu, esqueci de identificar)

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem