quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Udo Dohler vai dar um murro na mesa?


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
A frase é muito repetida em política: a vitória tem muitos pais, a derrota é sempre órfã. E parece que no caso da vitória de Udo Dohler a paternidade anda bastante dividida. Há uma óbvia vitória pessoal do candidato. Mas também tem gente a falar na vitória de Luiz Henrique. Outros reivindicam uma vitória do PMDB. E os opositores, claro, apontam uma vitória das oligarquias. Tem para todos os gostos.

Esse vício de contar armas é coisa da velha política de Joinville. Quem ganhou, quem perdeu, quem vai ficar com o butim. O problema é que quase ninguém discutiu o essencial: em democracia a vitória só pode ser do eleitor. Udo Dohler conquistou o mandato, mas o mandante é o cidadão joinvilense. O futuro prefeito terá que responder ao cidadão e, ao mesmo tempo, definir o papel que quer ter na história da cidade.

Dito isto, não restam dúvidas de que a primeira decisão do prefeito eleito terá que ser uma escolha de base: optar por um projeto de governo ou por um projeto de poder. E é aí que o bacorinho torce o rabo. Todos sabemos que Udo Dohler entrou para o quadro eleitoral nas vestes de gestor de empresas. Mas as relações políticas estabelecidas nesse processo obviamente vão deixá-lo refém de interesses partidários.

Há coisas que nunca mudaram ao longo de décadas: para os partidos da velha política joinvilense, a conquista do poder nada mais é do que o assalto ao aparelho da administração pública (vide cargos e posições). E é evidente que o PMDB e demais aliados vão atuar no sentido de empurrar Udo Dohler para um projeto de poder. Porque é disso que os partidos sobrevivem.

Mas há o reverso da medalha. O que o cidadão espera do novo prefeito? Ora, que ele trabalhe para resolver os problemas da cidade e não os problemas dos partidos. Tem muita gente a se indagar se Udo Dohler terá pulso suficiente para dar um murro na mesa e dizer que é ele quem manda. Ou seja, fazer uma opção clara por um projeto de governo (o que, claro, não exclui os partidos aliados). Mas é isso que os joinvilenses esperam.

E uma coisa é certa. Um percentual bastante expressivo dos eleitores de Udo Dohler espera um governo profissionalizado, com pouca politicagem. Mas a relação com os partidos aliados – e não vamos esquecer também a necessidade de negociar com a Câmara de Vereadores – vai exigir concessões. E de concessão em concessão, o prefeito corre o risco de fazer uma administração que, no final, acabe parecendo mais do mesmo.

Eis as opções: dar o murro na mesa e fazer um governo com pouca politicagem ou se deixar devorar pela voracidade dos partidos políticos. Esse é o primeiro e talvez principal dossier sobre a mesa de Udo Dohler.

P.S.1.: Sobre as eleições. Luiz Henrique da Silveira deve ter dado boas gargalhadas no segundo turno. Aposto que nem ele sabia que era tão poderoso quanto os seus opositores pintaram. A oposição tanto insistiu no seu nome que o tiro saiu pela culatra: retiraram o senador do seu ocaso e recriaram o mito de raposa política.

P.S.2.: Para quem estiver interessando na discussão do tema Udo Dohler-PMDB, recomendo a leitura deste texto escrito em janeiro. Reli e parece que continua valendo.

52 comentários:

  1. Realmente agora precisamos esperar esta decisão... Espero que honre os votos e faça a sua política e não se deixe levar pela chamada "divisão das pizzas"... Excelente texto, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Anônimo. Como eu digo, o mandato é dos cidadãos.

      Excluir
    2. É sim e o "bolo não pode ser fatiado" de qualquer jeito.
      Os cidadãos sentiriam-se ainda mais confiantes
      se houver mesmo uma opção por seriedade e trabalho
      na composição do governo.
      Sem aqueles "velhos" nomes e tão conhecidos do povo.

      Na própria prefeitura há nomes íntegros que não se deixam corromper pelo cooperativismo da política.

      Este passo inicial terá grande repercussão
      e espero que tragam bons ventos e consolidem a forma de governar Joinville com dedicação e comprometimento com o lucro social para toda a população.

      O duro é o Udo e o Rodrigo
      ter que desviar dos assédios dos "cara de pau"...
      Coragem,coragem estamos esperando por uma atitude séria.




      Excluir
    3. Na verdade, quanto antes for fatiado melhor. Que posicionem a tropa de choque nos postos que almejam, arrefecendo a sede pelo poder e dando condições para que façam um governo técnico a seu gosto. Carlito errou no começo do governo ao tentar fazer exatamente o que você está pedindo que o UDO faça. Abraço fofa!

      Excluir
    4. Mas então que a fatia seja dividida com os que irão trabalhar realmente pela execução das políticas públicas a fim de que o cidadão tenha acesso ao que lhe é de direito.

      Concordo que houve um erro do prefeito atual,nas opções de acessórias.O pior é que houve insistência no erro, dai veja só no que deu,uma gestão que foi derrubada.

      Joinville precisa de resultados e de gestão eficiente.

      Forte abraço Giovanio.

      Excluir
  2. vou continuar o mesmo comentario..TODO MUNDO AI .... DE RAPAPÉ COM SEU UDO ...VOU USAR UM ADAGIO POPULAR "Pau que bate em Chico não bate em Francisco"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, caríssima. Aqui em Portugal o ditado é: "pau que bate em Chico também bate em Francisco". Deve ser a diferença da maturidade democrática. Abraços.

      Excluir
  3. Opa, esqueci de mencionar a coluna do Saavedra de ontem:

    Choque & ocupação

    Na lista de parte dos integrantes do diretório do PMDB de Joinville, publicada ontem, tem quem mergulhou profundamente na campanha de Udo e outros que se mantiveram mais distantes. Luiz Henrique já avisou: a tropa de choque será a mesma de ocupação.

    Xiiiii...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aí que mora o perigo, meu caro. Aliás, o termo "ocupação" quer dizer muita coisa. E é aí que entra o tal murro na mesa de que falo.

      Excluir
  4. Sinceramente falando, minha opinião pessoal, é que UDO DOHLER é a grife, o nome na frente, tudo o que representa (gestão, honestidade, seriedade, eficácia em saúde).
    Mas o governo mesmo, será PMDB, que ficou 10 anos fora dos principais potes de ouro da prefeitura e agora está voraz para voltar!
    Hoje já estava numa coluna política do AN (se bem que a maioria dos políticos pagam um PF para esses colunistas publicarem coisas favoráveis a eles) de que Tânia Eberhardt estaria cotada para assumir a saúde. Se isto se confirmar, é uma mostra de que será o jogo do poder, do PMDB, da velha política que irá valer! Vamos aguardar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um detalhe , ficaram penas 4 anos fora !!!

      du grego

      Excluir
    2. Se for a Tania ótimo, fez uma grande gestão quando passou por lá. Tá na hora dos petistas e peesedebistas engolirem o Fritz.

      Excluir
    3. O que a Tania fez de tão especial assim na saúde?
      Sinceramente não me recordo...

      Excluir
    4. Muitíssimo mais que a Antônia, meu caro. A resposta foi dada nas urnas, te lembra?

      Excluir
  5. Olá Baço, acho que alguns indícios da resposta do texto de hoje, já estão lá no de Janeiro: "Todos sabemos que em política mais vale a percepção do que a realidade"(Baço no texto de Janeiro). Quer demonstração mais clara, pergunte a uma pessoa porque ela vota naquele candidato, as respostas serão totalmente subjetivas.

    Sábado, conversando no Jerke, coloquei a seguinte questão: as pessoas votam (Udo, Kennedy, etc) a partir de uma identificação que não está na racionalidade. É o eleitor se identificar com a visão de mundo do candidato (Habitus, ethos, ideologia).

    A maioria das manifestações com a vitória do Udo foram, "há esperança na democracia pois foi dado um recado aos políticos". Agora me expliquem: como um voto personalista ajuda a democracia? - Percepções?!

    E essa história de esvaziar a política da política?! Será que vamos ter o nosso Jaime Lerner? (Governador do Paraná). Que tinha seu discurso de tecnocrata, que os curitibanos compraram, mas o que ele fazia, óbvio - por estar em um cargo político - era política! (Outro paradoxo, vou começar a usar "esquizofrenia" - esperança na democracia, mas sem política).

    Enfim, são só questões que estavam na minha cabeça, que tomaram mais forma, mas ainda meio desorganizadas, a partir dos seus textos. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.s. "Todos sabemos que a história só se repete como farsa." Instigado por essa frase, fui até a prateleira reler a passagem. Eis que na sequência:
      "Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. A tradição de todas as gerações mortas oprime o cérebro dos vivos como um pesadelo. E justamente quando parecem empenhados em revolucionar-se a si e às coisas, em criar algo que jamais existiu, precisamente nesses períodos de crise revolucionária, os homens conjuram ansiosamente em seu auxílio os espíritos do passado, tomando-lhes emprestados os nomes, os gritos de guerra e as roupagens, a fim de representar, nessa linguagem emprestada, a nova cena da história universal."

      Excluir
    2. Salve, Ícaro.
      Os dois textos são argumentativos, procuram levantar um problema para tentar ver as soluções. Como disse em janeiro, nenhum governo pode deixar de ser político. Mas talvez a ideia de política sem os políticos de sempre tenha pernas para andar. Porque não sendo o ideal, será uma evolução. Definir uma política de governo pode não depender dos políticos. O maior problema para Udo, na minha irrelevante opinião, é que os nomes avançados até ao momento deixam muito a desejar (se bem que esses são sempre para queimar). Abraços.

      Excluir
    3. Tenho dúvidas de que o 18 Brumário se aplique aqui, Ícaro. Não parece ser um problema superestrutural. Prefiro a lógica foucaultiana de que onde há poder há resistência. Abraços.

      Excluir
    4. Sugiro a leitura de "Pobreza Política" do professor Pedro Demo.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Aprendi muito,agora...Anonimo 09:06 sem ironia,muito bom o comentario!

    ResponderExcluir
  7. Os eleitores esperam que o novo prefeito cumpra com o que prometeu: Honestidade, seriedade e foco na gestão. Se isso for feito teremos um plano de governo e não um plano de poder conforme destacado no texto.

    Sobre LHS não considero ele um vitorioso, pelo contrário. Apesar da eleição passar a imagem que ele venceu novamente, acho que o povo escolheu pelo candidato de menor risco e isso não tem relação com LHS.

    Entendo ainda que grande parte da rejeição de UDO está relacionado ao apoio recebido do nosso eterno Coronel. Mais um ponto que depõe contra LHS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassio,

      Concordo com você!
      Cito minha irrelevante opinião: Eu votei no UDO focada na honestidade, seriedade e foco na gestão, sendo ele um excelente administrador. E em segundo lugar por ser o candidato que apresentava menor risco e "promessas" tangíveis.
      Há 3 semanas das eleições eu optei pelo Udo, eu ainda não tinha candidato definido e o maior entrave foi o LHS, sei ele é um grande articulador político, mas também sei que já deixou a desejar em muitas situações.
      O que eu espero?
      Que o Udo opte por um plano de governo, pq se isso não acontecer, será difícil atingir a expectativa depositada por todos aqueles que votaram nele e que esperam que nossa cidade seja ADMINISTRADA.
      Andreia Züge

      Excluir
  8. Isso que ainda nem assumiram. Esperem assumir pra ver a pauta da ACIJ sendo executada com prioridade

    ResponderExcluir
  9. Olha anonimo, poderíamos elencar as mesmas promessas há 4 anos atrás, quando o Carlito também fez elas, ou há 8, quando o Teba também prometeu bastante. Promessas fazem parte do jogo político. As do Udo pelo menos não pecam no ufanismo e demagogia do Messias e seu KCT. E quanto a ligação com os setores empresariais, isto pode ser encarado como um fato positivo, cabe a população e principalmente ao legislativo fiscalizar. O problema é que parte do nosso legislativo está muito mais para SE BENEFICIAR do que cumprir o papel para o qual foi eleito.

    ResponderExcluir
  10. Como eu já escrevi em algum lugar, o preço da democracia é a eterna vigilância.

    ResponderExcluir
  11. O UDO vai dar murros , muitos murros na mesa !!!
    De raiva dos sapos que vai ter que engolir da equipe do MDB !!

    du grego

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Todas os olhares estão voltados para os acordos e concessões
      que se farão.
      E principalmente para como Udo e Rodrigo irão conduzir este processo.
      O desejo de todos é que as as palavras como: honestidade,comprometimento,trabalho,do bairro para o centro se concretizem e se personifiquem nos escolhidos na composição do executivo.

      Joinville quer o governo de UDO e RODRIGO que eles consigam ser fieis ao que se comprometeram até o momento.
      Sorte e energia e DISCERNIMENTO e nada de se curvar!!!
      Pois quem tem o PODER agora são eles para não fazer POLITICAGEM!!!!

      Excluir
    2. Honestidade, comprometimento, trabalho e ponto. Não há dúvida da presença destas qualidades nestes homens. O meu consenso neste comentário para por ai. Política se ganha com um grupo. O grupo venceu e vai cobrar a fatura. Sejamos inocentes apenas em nossos sonhos e atitudes, como quando votamos, por exemplo. A partir dai a realidade é muito mais dura. Mas é bom ver que ainda existem pessoas que tem esperança... Abraço, fofa.

      Excluir
    3. Em partes concordamos então,novamente...

      Sim entendo que o jogo político é feito por mais de um.
      Que a cidade será gerenciada por varias bandeiras partidárias
      Governabilidade,não é?

      Estas escolhas assumem um compromisso com os BAIRROS TODOS.




      Excluir
  13. Eu votei no Udo mas tenho dificuldade em captar esse mantra de excelente administrador colado nele. A Dohler hoje nem e administrada por ele, o Dona Helena? Desculpem mas administrar um hospital privado lucrativo naun eh muito complexo entao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou a voz da experiência de administração de hospitais privados. Imagino que você faria muito melhor, não?

      Excluir
  14. Baço não sejamos Alice e vamos voltar do pais das maravilhas......Claro que o Udo vai seguir a direção do LHS pois foram os votos cativos dele que elegeram o Udo.

    Alem disso , o Udo tem que devolver de alguma forma, os milhoes 'doados' ou como fato, investidos pelos amigos empresarios para elege-lo.

    Tarifa nao vai baixar porque o amigo dono da Gidion não quer, as licenças ambientais travadas serão liberadas pra empresas explorarem meio ambiente a qualquer preço, aguas de joinville nao vai reduzir preço do esgoto, e assim vai acontecer.

    Enquanto Joinvillense achar que o LHS fez muito bem a Joinville e prefeitura vai ficar com os braços desse polvo !

    nao sou a favor do Kennedy, mas foi cruficidado por diaria de 600,00 , imagina se levantassem os gastos do LHS no gabiente do Senado, custo de deslocamento de passagem area dele e viagens....rs!!

    Vamos esperar que o Udo pelo menos melhore o Regional e São Jose, já sera um grande feito pra cidade.

    ResponderExcluir
  15. JÁ ESTÃO PREPARANDO A 1A LICITAÇÃO DA NOVA GESTÃO: 1km DE CORDA PRA AMARRAR FUNCIONÁRIO E PMDBISTA FANFARRÃO!

    ResponderExcluir
  16. Não vejo uma vitória do Udo e sim mais uma do grande Luiz Henrique. Quem compra um prefeito (Lages, alguém lembra???) pode muito bem comprar um deputado não é mesmo??? Kennedy vendeu muito barato o segundo turno. Mas como o tempo nos mostra as verdadeiras facetas do PMDB e seu grande líder no estado, em 4 anos veremos!!!!

    ResponderExcluir
  17. GENTE !!! Para que tanto mau presságio sobre a atuação do nosso novo Prefeito de Joinville ? Vamos aguardar o senhor UDO DÖHLER assumir a administração da Prefeitura. Deixem o homem trabalhar e depois poderemos fazer os comentários que acharmos necessários.

    Contrariando todas as pesquisas, a virada na última semana surpreendeu até quem tinha certeza de sua derrota. Porém as pessoas indecisas chegaram à conclusão de que o senhor Udo seria a melhor opção para governar Joinville com pulso firme, ações transparentes e trânsito livre em todos os setores públicos e privados em nossa cidade, no Estado e no País.

    Não duvidem da capacidade e determinação do povo joinvilense.

    Mery Paul !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mery

      Talvez seja melhor que não criem expectativas.
      Assim o Udo poderá dar um tapa na cara de toda essa gente quando, novamente, contrariar as previsões.

      Excluir
  18. Realmente veremos o Udo e o Rodrigo se desdobrar para fazer uma gestão limpa, que sane os problemas da cidade.

    Fácil não será.
    Percebo que depois da eleição de segundo turno,
    muita gente quer mostrar admiração pelo Udo e Rodrigo,
    aquele truque assim "agora estamos juntos por Joinville".
    O assédio é grande e intenso.

    Espero que haja uma concessão de cargos comissionados e de secretarias e sei lá mais o que,com o que está proposto no plano de governo: servidores de carreira com potencial técnico.

    Já pensaram se Udo e Rodrigo
    ousassem e apenas nomeassem servidores públicos efetivos do município com currículo técnico e acadêmico e com trabalho consolidado pelos anos de carreira..iria ser um espanto.
    E principalmente sem filiação partidária...

    Veremos então!!!
    Sucesso amigos na sua empreitada e façam Joinville pasmar com suas opções de indicações!!!

























































    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O espanto seria encontrar servidores públicos efetivos do município com currículo técnico e acadêmico e com trabalho consolidado pelos anos de carreira.

      A história mostra que quem deve cuidar das galinhas é o fazendeiro e não outra galinha. Ou seja, se você deixa um servidor ser gerente de outro servidor, a coisa fica extremamente corporativista. Existe a chance de estes fazerem corpo mole para não se indispor com os seus...

      Veja o IPPUJ e o planejamento urbano para os bairros periféricos da cidade. Existe alguma ação específica para o Jardim Edilene, por exemplo? Eles acreditam que pintar um mapa de rosa e colocar as letrinhas ZR2A ou pintar as faixas no asfalto já é o suprassumo do planejamento urbano...

      Sei disso, pois uso a ouvidoria do município para ter estas informações de forma segura.

      Outro exemplo de que você não encontrará profissionais do gabarito que você imagina encontrar é a Seinfra. Engenheiros, arquitetos, técnicos em edificação... Um poço profundo de conhecimento e saber. Tão profundo e escuro que se o MP fizesse uma varredura por lá sobrariam apenas às faxineiras, às copeiras e os motoristas.

      E o que dizer da Fundema? Se você pedir 04 pareceres iguais e cada qual cair na mão de um técnico diferente, você terá, muito possivelmente, 04 pareceres diferentes para uma mesma lei.

      A prefeitura de Joinville tem quase 12.000 funcionários, sendo que pouco mais de 600 são cargos comissionados. E, fora os profissionais de saúde e educação, pouquíssimos estão presentes nos bairros, a maioria está escondida atrás de divisórias.

      O FUNCIONÁRIO PÚBLICO TEM DE ESTAR AONDE O POVO ESTÁ! NO BAIRRO!

      Seicentos cargos comissionados a mais ou a menos não fazem diferença em 12.000 (em torno de 5%). Que o UDO e o RODRIGO coloquem os aspirantes a cabide lá, e os façam ficar quietinhos, sem perturbar muito, que já seria uma grande coisa para o município.

      Muito mais efetivo seria criar um cargo não remunerado, seguindo o exemplo do UDO que doou o seu salário, para cada secretária, uma espécie de GERENTE CONSULTIVO.

      Vamos imaginar a FUNDAMAS, por exemplo.
      Este gerente seria alguém da iniciativa privada, com comprovado conhecimento, boa índole e pessoa de confiança do prefeito, que teria o dever de observar as ações de determinado órgão ou secretaria e dar sua opinião direta sobre como deveriam funcionar tal departamento.

      O cargo de presidente da fundação poderia ser um cargo técnico politico, sem problemas, é assim que funciona, mas o de GERENTE CONSULTIVO seria um olhar da sociedade que passaria outra visão dos fatos e desafios, principalmente na reunião do colegiado, que é onde se define os rumos que a administração toma.

      Claro que sei que ninguém disporia de tempo integral para tal função. Na verdade serviria mais como observador, com um tempo de presença restrito, mas muito útil, por ser uma visão de fora que serviria muito bem para os interesses de toda sociedade.

      Outra grande ação do prefeito eleito seria eliminar as divisórias das repartições públicas.

      Alguém um dia já disse:

      “NO SERVIÇO PÚBLICO, A LUZ É O MELHOR DESINFETANTE!”.

      Ai sim acabariam os conchavos e acertinhos de alguns departamentos do município. Alguns alegarão que precisam de privacidade.

      MENTIRA!

      O serviço público é público, se quiseres privacidade vai para a iniciativa privada. No máximo poderiam ser adotadas as divisórias com 50% Eucatex e 50% vidro.

      Teríamos a isolação acústica e daríamos a condição de todos fiscalizarem todos, pois não haveria mais ninguém se escondendo dentro da prefeitura ou mentindo que está trabalhando quando na verdade está de bate papo com outro servidor.

      Neste caso, oportunamente iniciarei um movimento chamado: ABAIXO AS DIVISÓRIAS! Mas dai é causo para outro causo....

      Está dado o recado e a dica. Não votei no seu UDO, muito possivelmente não vote no PMDB, mas isto não quer dizer que não vou dar minhas contribuições.

      Acredito que sejam de muito valor.

      GERENTE CONSULTIVO!

      FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NOS BAIRROS!

      ABAIXO AS DIVISÓRIAS!

      Abraço fofa.

      Excluir
    2. Esclareço que defendo os servidores públicos SEMPRE.
      Pois há nesse meio pessoas que não estão ligadas a vínculos partidários e fazem o dia a dia da cidade acontecer.
      E sim tem qualificação e competência,principalmente em áreas especificas e que talvez você não tenha conhecimento.

      Na sua argumentação você colocou todo mundo no mesmo balaio.E fez afirmações fortes,bom deve saber do que fala e concordo contigo em partes.

      UDO e RODRIGO acredito que farão uma gestão que irá preservar os que tem qualificação técnica e há servidores preparados que poderiam colaborar sim.
      Falo porque acompanho alguns trabalhos executados dos que estão todos os DIAS NOS BAIRROS fazendo acontecer a saúde e a educação mesmo com todas as dificuldades de equipamentos e infra estrutura e de demandas reprimidas.
      Fazem MAIS com MENOS,eles existem só não os citarei em razão do critério privacidade dos mesmos.

      Forte abraço.
      Ps:mesmo não tendo se identificado imagino quem esteja me rebatendo,rsss...não é amigo?!

      Excluir
    3. Apesar de não ter colocado seu nome ai presumo quem está me rebatendo...

      Querido Amigo
      você deve saber do que diz quando faz suas afirmações de setores específicos da PMJ. Mas não deve generalizar.
      Tem muita gente gabaritada em outras áreas da PMJ e que estão todos os DIAS NOS BAIRROS FAZENDO ACONTECER JOINVILLE...comprometidos com a comunidade realmente.

      Forte abraço,G...

      Excluir
  19. Também acredito que o PMDB vai atuar no sentido de empurrar Udo Döhler para um projeto de poder, mas se isso vai acontecer só o tempo dirá.
    Pessoal gosta tanto de falar do Lula... pois eu não votei na Dilma, e acreditava que ela seria uma marionete desse cara, mas para minha surpresa, parece (ao menos parece) que ela tomou as rédeas do governo e faz o que acha melhor.

    ResponderExcluir
  20. Quanta choradeira... Espero que o Udo cale a boca desta gente que só sabe inventar picuinha... Falem, reclamem, esperneiem... Vão ter que aturar e ponto final!

    ResponderExcluir
  21. Tatiana acabou a eleição, querida. Agora todos devemos nos despir da inocência e encarar a realidade nua e crua dos fatos. O PMDB venceu a eleição com sua tropa de choque e vai ocupar o que foi lhes dado por direito pelo povo: A máquina da Prefeitura Municipal de Joinville! Se ao votar esquecemo-nos deste ponto é porque determinados fatos que machucam nossa índole é jogado no canto de nossa consciência para abstrairmos os defeitos e enxergarmos somente o que queremos ver. E se fosse com o outro candidato, seria a mesma coisa. Abraço fofa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.
      Mas então que o impacto não seja tão brusco!!!

      Abraço fofo.

      Excluir
  22. Udo Doehler, Roberto Justus de Joinville. Em "O Aprendiz" a primeira reunião despedirá quem? Com certeza será um quadro do PMDB,até o fim do programa-governo, talvez só sobre um(UDO), pois todos serão demitidos por suas más vontades, não aqui de não querer fazer, mas de fazer o que não se pode fazer jamais com o dinheiro público. VOCÊ ESTÁ DEMITIDO!
    Carlos Roberto
    karlosr_silva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você assiste muita televisão, anônimo. Pare com isso.

      Excluir
  23. Tatiana Lucia Kiparski está para o Chuva assim como a Vera Lucia Godinho para o Política em Joinville do facebook.

    ResponderExcluir
  24. Olá, anônimo das 14:12
    Desculpe se te incomodo com meus comentários eventuais.
    Os autores do blog não os excluíram,então presumo que não sejam inapropriados ou falácias que ninguém aproveita nada jogadas ao vento.

    A descrição de conduta do CHUVA é um espaço democrático,imparcial e deliberadamente impactante.
    E ainda mais
    É totalmente inclusivo,pois independente de classe sócio econômica,etnias,credos,partidos,gênero(ressalto o FEMININO) TODOS podem expor seus comentários...ir a uma lanhouse,usar o pc do vizinho,do trabalho,o celular enfim...

    Acerca do facebook citado por você,dei uma olhada,pois não conhecia.E digo:o que faz girar o mundo são as imperfeições,divergências,diferenças,o inusitado,
    o que realmente o torna interessante e vivo.
    Parabenizo a colega Vera Lucia Godinho pelo seu facebook.

    Ps: postos apenas minhas opiniões.Deixo pra ti a sugestão de leitura de um bestseller da autora Joyce Meyer "Eu Minha boca Grande" rssss (se quiser te empresto).


    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem