quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Deu no NY Times. Maldito jornal petralha!

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
E chegou o dia do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Muita coisa poderia ser dita sobre o evento, mas como santo de casa não faz milagre a ideia é publicar um metatexto (um texto sobre outro texto). E como os conservadores brasileiros adoram pagar pau para gringo, a fonte vai ser um jornalão da terra do Tio Sam. Afinal, só no Brasil a expressão “deu no NY Times” podia virar um bordão. 

Então, vamos lá. Na edição de ontem, um texto do analista político Mark Weisbrot, economista norte-americano, co-diretor do CEPR - Center for Economic and Policy Research, em Washington, que faz um overview sobre a situação brasileira. A coisa começa a pegar logo no título, que define o atual momento do país como grave: “a democracia do Brasil está a ser empurrada para o abismo”.

Mais palavra, menos palavra, o colunista diz que os dois últimos anos desviaram o Brasil dos eixos da democracia. “Esta semana a democracia pode ser mais corroída quando um tribunal de apelação de três juízes decidir se a figura política mais popular do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será impedido de competir nas eleições presidenciais de 2018, ou mesmo preso”.

Mark Weisbrot, que está longe de poder chamado de petralha, lembra o que se passou na relação entre política e o poder judiciário. “O que poderia ter sido um avanço histórico – o governo do Partido dos Trabalhadores concedeu autonomia ao judiciário para investigar e processar a corrupção oficial – acabou por tornar-se o contrário. A democracia brasileira agora é mais fraca do que tem sido desde que o governo militar acabou”.

Sérgio Moro está em foco. Diz Weisbrot que ele “demonstrou seu próprio partidarismo em numerosas ocasiões”. E acrescenta que “as evidências contra o Sr. da Silva estão muito abaixo dos padrões que seriam levados a sério, por exemplo, no sistema judicial dos Estados Unidos”. E, acrescento eu, muito abaixo do que seria levado a sério em qualquer país da Europa Ocidental. E está todo o mundo de olho.

O texto do NY Times, jornal de referência em todo o planeta, não passa ao lado do golpe. “O estado de direito no Brasil já havia sido atingido por um golpe devastador em 2016, quando a indicada do Sr. Silva, Sra. Rousseff, eleita em 2010 e reeleita em 2014, foi acusada e demitida do cargo”. Não por corrupção, mas por uma manobra contábil, diz o analista, ao lembrar que “o próprio promotor federal do governo concluiu que não era um crime”.

Enfim, não sou eu a dizer. Deu no NY Times. Maldito jornal petralha!

É a dança da chuva.

42 comentários:

  1. Deu no NY Times, deu no Granma, deu na Foice (ops!) Folha de SP... colunista é colunista aqui e na Cochinchina.

    É o que eu digo: Imaginem se um político como o Lula sobreviveria nos EEUU ou na França (que também pagam pau para o exotismo político tupiniquim)!!!

    Então pimenta na boca de republiquetas de banana (e a milícia petista nas ruas do Brasil comprova isso), sr. Weisbrot, é refresco.

    ResponderExcluir
  2. Por falar em exotismos, bom lembrar q o termo "republiqueta das bananas" tem a ver com as "práticas humanitárias" utilizadas pela United Fruits durante sua trajetória pela américa central e caribe.

    ResponderExcluir
  3. Hoje, pela manhã, abri a página de um m jornal qualquer que apareceu a foto de um grupo de apoiadores do Lula com os dizeres:
    “Em defesa da democracia!”

    O pessoal aqui do escritório está rindo até a próxima semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal do escritório não tem mais o que fazer? Ninguém trabalha aí?

      Excluir
  4. “Temos convicção de que o Lula é inocente!”
    “Temos convicção de que os crimes de Lula prescreveram!”
    “Temos convicção de que se o ex-presidente for condenado, ele deve responder em liberdade e disputar as eleições!”

    À defesa.

    Hahahahahahahahahahaha
    Isso merece ficar na história!

    ResponderExcluir
  5. "Na edição de ontem, um texto do analista político Mark Weisbrot, economista norte-americano, co-diretor do CEPR - Center for Economic and Policy Research, em Washington, que faz um overview sobre a situação brasileira.""

    carteirada, en? "Economic and Policy Research", é um caco antibes mesmo..

    ResponderExcluir
  6. Quando o mesmo jornal noticia que Lula e Dilma foram indiciados por corrupção, falam da roubalheira na Petrobrás e a podridão do governo brasileiro, não vemos uma notinha sequer aqui no blog!!!!

    Mistérios!!!!

    ResponderExcluir
  7. 3x0 chupa Baço. Agora vai defender presidiário. 😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explica aí. Quem odeias mais? Lula ou este simples escriba?

      Excluir
  8. Respostas
    1. O bom dos reaças é que tomam bola nas costas e ainda comemoram. Depois reclamam que o país não sai da merda.

      Excluir
    2. Você quer que um sujeito condenado por quatro juízes em duas instâncias, e com mais 6 inquéritos pela frente seja presidente, e ainda vem falar em “país sair da merda”?

      WTF?


      Excluir
  9. Defensores de Lula:
    Ignorantes, ingênuos ou maus-caracteres!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico a perguntar como alguém é capaz de chamar "mau-caráter" a outra pessoa que nunca viu na vida.Ah... deixa pra lá. Deves ser sábio, astuto e um excelente caráter.

      Excluir
    2. Ok Baço! Escolha uma das outras 2 opções!

      Excluir
    3. Sabe aquela frase antiga: "às vezes você pensa que a pessoa é idiota; vai ver e ela é mesmo".

      Excluir
    4. Sim. Quer ver então quando essa pessoa defende bandido, alegando golpe! Põe idiota nisso! Kkkkk

      Excluir
    5. Falha minha. Como fui falar em golpe? É claro que não é golpe, imagina.

      Excluir
    6. Porra, Baço. Onde tu arranja paciência para aturar essas mulas? Abestadinho do PT

      Excluir
    7. É um serviço social que eu presto aqui no blog. Os caras são infelizes, ninguém gosta deles e por isso vivem na solidão. Então o blog serve para dar algum sentido e para eles sentirem que vale a pena continuar a viver. O que fazemos aqui é quase um CVV - Centro de Valorização da Vida.

      Excluir
  10. Sérgio Moro é doido, o MPF só tem maluco, os Delatores (que eram amigo estão mentindo) e os Desembargadores do TRF-4 não sabem o que fazem. Certo mesmo é o Militante que faz baderna, da chilique e só aceita decisão judicial a favor deles. Que bonito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...só aceita decisão judicial a favor deles. Que bonito!!". Deixe-me pensar sobre isto. Depois respondo.

      Excluir
    2. Nem precisa responder. Manda o cara ver a charge do Sandro... Abestadinho do PT

      Excluir
  11. Foram 6 Provas Documentais Irrefutáveis, 3 Laudos Periciais Comprobatórios dos Documentos, 12 Testemunhas idôneas que atestaram a propriedade do imóvel ao casal, 5 Delações premiadas incontroversas e 110 Provas Indiciárias, sendo que Lula não conseguiu fazer uma mísera prova de sua tese. Quem não acredita é pq tem corrupto de estimação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai ai ai. Ainda essa conversa de corrupto de estimação? Tão outdated...

      Excluir
  12. Ministério Público Federal, Polícia Federal, juiz Sérgio Moro, os 3 desembargadores do TRJ-4, o advogado da Petrobrás, investigadores da Lava-Jato, delatores, testemunhas e a grande parte da imprensa desse país: Todos estão errados!

    Corretos estão os grandes intelectuais Baço e Miranda aqui do Chuva Ácida! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    A esquerda agoniza!... e nos diverte!

    ResponderExcluir
  13. Deu no NYT. Opinião de Mark Weisbrot, defensor da ditadura de Chavez e de Nicolas Maduro. Todo jornal isento tem o dever de publicar os dois lados da história. O curriculum do autor do texto diz muita coisa a respeito da seriedade com que o texto deve ser lido. Mas enfim, cada um acredite no duende que lhe aprouver.

    ResponderExcluir
  14. "Ai ai ai. Ainda essa conversa de corrupto de estimação? Tão outdated..."

    Ai ai ai. Ainda essa conversa de golpe? Tão outdated...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que não foi golpe. Aliás, vocês são pessoas impressionantes: levam no cu e ainda têm orgasmos múltiplos.

      Excluir
    2. Ih, perdeu a compostura! Só não chora, por favor!

      Excluir
  15. Todos os magistrados de carreira envolvidos (Moro, Gebran, Paulsen e Laus), condenaram Lula. Agora, as esperanças da esquerda se voltam aos "juízes políticos" (STF), INDICADOS pelos "nobres" FHC, Dilma e Lula! Se há juízes que podem rasgar a constituição, são esses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... ainda bem que esclareces. É claro que até agora não foi um julgamento político. Imagina...

      Excluir
  16. Tudo não é político como vcs falam?
    É a esquerda agoniza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zzzzzzzzzzzzzzzzz uah zzzzzzzzzzzz uah zzzzzzz soninho.....

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem