terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O Brasil e a suruba ideológica

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Pobre Brasil. Os efeitos do golpe podem ser comparados ao bêbado que, ao descer uma escada, erra o primeiro degrau. E se errou o primeiro... erra todos. O fato é que o país mergulhou numa espiral de insanidade que parece não ter hora para acabar. As estocadas não foram apenas políticas (a queda de Dilma) ou econômicas (a imposição de um modelo neoliberal). O buraco é mais em baixo.

A grande mudança foi cultural. Mas de forma negativa. O Brasil está a ser transformado numa enorme suruba ideológica, onde escroques e todos os tipos de aproveitadores estão empenhado em açambarcar a sua parte do butim. A coisa virou uma bandalheira. A moral e a ética despencaram para o grau zero e muitas pessoas do círculo do poder atual perderam a noção de ridículo. Não é teoria. Há fatos e personagens para comprovar. 

O analfabeto-mirim Kim Kataguiri divulgou uma lista de pessoas que se recusaram a “debater” com ele? Fico por um dos nomes: Jânio de Freitas. É um crime de lesa-inteligência. Será que ele pensa mesmo ser capaz de debater com o velho jornalista. Ah ah ah. Aliás, é bom lembrar que ele foi atropelado pelo senador Roberto Requião num debate na Guaíba.

E o que dizer da ex-futura-quase-ministra Cristiane Brasil que, cercada por genéricos de Alexandre Frota num barco de luxo, pôs a circular nas redes sociais um vídeo onde diz nada com coisa alguma. E para completar o nonsense, os brucutus ainda acham relevante para a história o planeta que façam depoimentos a defendê-la. Sério?

A coluna Painel, da Folha, divulgou que o juiz Marcelo Bretas foi inquirido por receber auxílio moradia, junto com a mulher. O que é proibido, segundo o jornal. Diante do fato, o juiz, muito conhecido pelo seu moralismo e fervor evangélico, argumentou ser tudo legal.  É moral? Claro que não. Mas os moralistas têm uma moralidade muito volátil.

O “presidente” Michel Temer vai ao programa Sílvio Santos, numa tentativa de fazer a reforma da previdência ficar mais palatável para o povão. De fato, quis mesmo foi dar um cagaço na população. Para fechar a coisa, tentou fazer humor: “eu vou passar um dinheiro para você”. E deu 50 reais ao apresentador em mãos. Mas todos sabem o que significa, né?

Enfim, são apenas alguns exemplos a mostrar o grau de descaramento que tomou conta do país. Perdeu-se a noção de ridículo. As esferas de poder estão mergulhadas num lodaçal e, com as atuais peças em jogo, não parece que um dia seja possível dar um xeque-mate aos malfeitos. Pobre Brasil.

É a dança da chuva.

41 comentários:

  1. O Requião atropelou Kim Kataguiri no debate da rádio Guaíba?

    Será que foi isso mesmo?...

    O mediador desse debate, Juremir Machado da Silva, conta uma outra história: Ele diz, numa expressão bem gaúcha, que o Kim deu um "laço" no velho senador:


    https://www.youtube.com/watch?v=qbVk882N55Y&t=331s


    O Requião entende mesmo é de mamona!... e de contratar o "Ferreirinha" para falsos testemunhos!

    Percebi que esquerda morre de medo de 2 japoneses:
    o da Federal e o do MBL!


    A esquerda agoniza!... e nos diverte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que prefiras os "argumentos" do Kataguiri. É facinho para os miolos moles. Para acompanhar discurso que o Requião fez precisarias de mais que os dois neurônios que tens.

      Excluir
    2. Baço, deixe de idolatrar o Requião!... ou vai acabar mascando mamona também! rs

      Excluir
    3. Ui! Ele comeu semente de mamona. Ui! O Requião é doido. Ui! A esquerda agoniza. Ui! Saudável sou eu que saio em defesa do analfabeto mirim...

      Excluir
    4. Ui! Foi golpe. UI! Cadê as provas. Ui! Intelectual sou eu que saio em defesa de bandido... Ui! É a dança da chuva!

      Excluir
    5. Diz a sabedoria popular que cópias são sempre homenagens a pessoas que a gente admira. Está dito!

      Excluir
    6. Não fiz cópia! Fiz paródia!

      Excluir
  2. "Mas os moralistas têm uma moralidade muito volátil."


    Quando li essa frase, logo lembrei da Dilma tentando nomear o Lula como Ministro da Casa Civil, a fim de que ele pudesse se beneficiar do foro privilegiado! KKKKK


    Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, do partido PTB... que era da base aliada do governo Lula? Sei...


    Michel Temer do PMDB é uma pessoa séria, competente e perfeito substituto!... não são minhas essas palavras:
    https://www.youtube.com/watch?v=4D1vmJFYubM


    É Baço, concordo... "Perdeu-se a noção de ridículo."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu? Não citei no texto, porque não vinha ao caso, mas tem outro tipo de moralista: é o moralista de merda, que adora comentar nos blogs.

      Excluir
    2. Escrevi alguma mentira?
      Relatar alguns fatos me torna um "moralista de merda"?

      "O Brasil e a suruba ideológica"...

      Excluir
    3. Sei lá. Como já escrevi um dia destes, reaças são seres estranhos: são enrabados e conseguem ter orgasmos múltiplos. Mucho loco isso...

      Excluir
    4. Baço, suas respostas aqui me deram a impressão que você está perdendo a compostura como quem perdeu os argumentos ou está a defender a indefensável imoralidade que virou a política brasileira, sem deixar de incluir que o PT de Lulas, Dilmas, Dirceus, Genoínos, etc., ajudaram em muito a levar esse imoralismo ao extremo que vivemos hoje.

      Excluir
    5. 1. A ideia de ter compostura num blog nada me diz. Não ligo a virtudes moralistas. 2. Nunca defendi quem quer que seja. Não sou advogado. O negócio é desancar os inimigos de classe 3. Os meus textos são panfletos. Tento ser panfletário. 4. Nunca na vida escrevi sobre Dirceu ou Genoíno (até gostaria). Mas a tu balança é interessante, porque não te lembras de Aécios, Serras, Jucás, Jeffersons, Alckmins.

      Excluir
    6. Baço, talvez você não tenha lido as entrelinhas quando escrevi "a indefensável imoralidade política que virou a política brasileira, incluindo...".
      Se você acha necessário citar um por um nos incluindo é óbvio que incluo, os Temer, os Serras, os Alkmims, os Aécios, os Maias, os Cunhas, os Gedeis, a Gleisis, e todos os etc. que fariam parte de uma lista quase interminável.
      Não julgue por sua visão a balança com o qual peso minhas opiniões. Não sou ligado a nenhuma corrente política, mas sim às minhas ideologias, portanto, não cabem a nenhum partido político brasileiro, pois nenhum deles sustentam sua ideologia.

      Excluir
    7. Primeiro nossos inimigos falam mais de nós, que pensamos.
      O que eles tem a nos dizer? Freud falava da contra transferência, essa ideia que não saímos impunes dos pacientes. Toda terapia é dupla, para ajudar o paciente o terapeuta tem que se tratar conjuntamente. Apenas apontar a doença ( o caos) , sem olhar pra sí mesmo? Diríamos que a esquerda esteve 20 anos no poder. Tudo fui culpa do golpe? Todos antecedentes não foram nada. Não tem influência alguma neste caos? Dado que a premissa do artigo seja verdadeira. Sendo que responsabilidade também é assumir pra sí mesmo a possibilidade da culpa.

      Excluir
  3. Lá vem a cantilena do golpe...
    Mas as coisas estão se acomodando, Lula vai ser preso, o PT não tomará novamente o poder, aqueles que dividiam o poder (e a roubalheira) com o PT desaparecerão com o partido, as reformas necessárias (Liberais, não “neoliberais”) estão a caminho e o Brasil passará incólume por esse período nefasto que foi levado por Lula, Dilma e o PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Não sei de onde essa gente tira essa "cantilena" do golpe. Tudo uns aluados.

      Excluir
  4. Vi o comentário do Requião que deu um enrabada no radialista por não informá-lo com antecedência que iria debater com o Kataguiri. O senador deu uma aula de economia para os dois e o representante do MBL só não saiu de fininho para não ser desmoralizado de vez. Não foi um debate, foi uma sova cívica que alegrou o coração dos que amam este país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Maria Louca sendo ela mesma, nem deixou o probre do japonês responder, falando impropérios e bobagens que vieram à cabeça... o senador que quer o Estado gigante e é ultranacionalista ainda teve a pachorra de chamar o Kin de fascista...

      Excluir
    2. Porra Domingos, decida-se amigo!!!!

      Você quer a esquerda de volta ao poder e teu ídolo é um Medebista????

      Depois tu queres ser levado à serio? kkkkkkkk

      Excluir
  5. O senador deu uma aula de economia?


    Sério? Tem certeza disso, Miranda?


    O momento áureo dessa "aula", acredito que tenha sido quando Requião afirmou que o aumento de produtividade diminui os empregos! Economistas ruborizaram nesse momento!... Putz!


    A esquerda agoniza!... e delira na mamona!

    ResponderExcluir
  6. O Kataguiri também não havia sido informado dos outros convidados. E não ficou furioso por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Kataguiri vive entre idiotas. Ter interlocutores com mais de dois dedos de testa é uma vitória para ele.

      Excluir
  7. O que? Os caras estão defendendo o filhote do jaspion? Aquele que nunca trabalhou na vida e que foi pra rua do primeiro emprego na folha em 6 meses, pq segundo o otavinho, dono da baíuca, "esse menino, o japonês é muito fraco, só está dando prejuízo e queimando a imagem do jornal". Que fase desse pessoal...chamar o filhote do godzila de intelectual só pq o marketing tascou um óculos naquilo q ele chama de cara. Só rindo desse povo...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lemos, vc defende o Boulos!!!

      Kkkkkkkk

      Excluir
    2. Pq? C tá interessado nele? Não quero te desiludir mas parece q ele é casado...rs

      Excluir
  8. "A Idade Média foi um dos períodos de maior avanço cultural, artístico e de sociedade da história da humanidade". Filhote do Jaspion - líder do Movimento dos Boçais Livres

    ResponderExcluir
  9. O Kataguiri é um idiota!

    Intelectuais são os eleitores da Dilma!: da nossa ex-presidentA; daquela do "4 pra 13 dá 7"; da mulher que estoca vento; da mulher que saúda a mandioca; daquela que desconhece a "nuvem" de dados,... enfim,... da nossa Mulher Sapiens!

    A esquerda agoniza!... e nos presenteia com o intelectual Lemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa ver. Eu digo que Kataguiri é idiota. E o que fazes tu? Para defender o analfabeto mirim vens falar na Dilma. É doença, só pode.

      Excluir
    2. Só se pode falar da Dilma se concordar com o golpe? Certo?

      Excluir
    3. Podes falar quando e quanto quiseres. Mas és daqueles cretinos que entram numa discussão sobre a "diarreia dos dragões em Sumatra" e acabam sempre a falar de Dilma. Haja saco.

      Excluir
    4. Ok. Fica tranquilo, não falarei mais da Dilma! Entendo que ela deva gerar vergonha, né?

      Excluir
  10. "Marcia Tiburi escreveu um livro cujo título é, Como Conversar com um Fascista. Daí eu vou num debate e ela se recusa a debater comigo, logo, chego a conclusão que Marcia Tiburi não leu o próprio livro" - Filhote do Jaspion assumindo sua essência. Jênio!!

    ResponderExcluir
  11. O Baço está piorando dia após dia, será que tem salvação?

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, acho que esse "anônimo" não merece a atenção que tem recebido nessa coluna. Ele já esgotou seus argumentos fajutos contra a esquerda há muito tempo e não acrescenta absolutamente nada de novo a cada nova crítica contra os textos do Baço. É pura perda de tempo ficar registrando e respondendo a críticas apócrifas repletas de estupidez. Acredito que seja por isso que ninguém mais comenta os textos do Baço nesse espaço, pois virou um bate-boca estéril e desagradável. Sugiro não publicar mais as estultices repetitivas desse anônimo. Acredito que surgirão novos comentários bem mais úteis ao saudável embate democrático de idéias, se não estivermos expostos a uma troca ridícula de ofensas recíprocas entre alguém que quer expor suas idéias e um anônimo que repete sempre as mesmas idiotices provocativas e improdutivas, qualquer que seja o assunto discutido. Ronaldo Aidos / Joinville

    ResponderExcluir
  13. “Sugiro não publicar mais as estultices repetitivas desse anônimo.” (Ronaldo Aidos)

    Resumindo: você sugere a censura. Certo?

    A esquerda agoniza!...

    ResponderExcluir
  14. Que ética e moral é essa que muda conforme o vento?

    ResponderExcluir
  15. Liberdade de expressão pressupõe identificação de quem se expressa. Você se esconde no anonimato e vem falar de moral e ética. Me lembra certos promotores, procuradores e juízes que condenam pessoas baseados em delações forjadas e negociadas, indícios e convicções pessoais, e não condenam aprovar aumentos salariais ilegais camuflados de auxílios moradia para si próprios, que moram em imóveis de luxo de sua propriedade legal. Auxílios moradia esses pagos com dinheiro público que falta para a previdência social dos brasileiros pobres. E é a esquerda que agoniza? Ou é a direita patética nos estertores do auto-extermínio? Ronaldo Aidos

    ResponderExcluir
  16. "Você se esconde no anonimato e vem falar de moral e ética. Me lembra certos promotores, procuradores e juízes que condenam pessoas baseados em delações forjadas e negociadas,...blá, blá, blá" (Ronaldo Aidos)

    "E é a esquerda que agoniza? Ou é a direita patética nos estertores do auto-extermínio?" (Ronaldo Aidos)


    Sim,... A esquerda agoniza!... bom dia.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem