sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Bandidos daqui e de outros países. Será que somos melhores?

POR DOMINGOS MIRANDA
Em minha adolescência gostava de ler histórias sobre os maiores bandidos dos Estados Unidos, tais como Al Capone, Bonnie e Clyde, Butch Cassidy e Sundance Kid, entre outros. Confesso que ficava intrigado como Al Capone que, com a ajuda de bons advogados, conseguia escapar das acusações de assassinatos, contrabando e venda de bebidas durante a Lei Seca. Mas acabou sendo preso por causa da sonegação de imposto de renda. Meio século mais tarde a mesma estupefação me acompanha ao ver o presidente Michel Temer escapar de tantas acusações contra ele.

Nunca na história deste país, um presidente em exercício do poder esteve envolvido numa série de falcatruas, junto com toda a alta cúpula política de seu governo. São nove ministros e ex-ministros alvos de inquéritos ou que já estão presos. A Polícia Federal diz que Temer é o líder de uma organização criminosa chamada de “Quadrilhão” do PMDB. A Procuradoria Geral da República apresentou duas denúncias contra o presidente da República, que foram engavetadas depois de repasse de verbas para deputados ou anistia de dívidas para a bancada ruralista. Não faltam provas, desde vídeo com mala de dinheiro até conversas telefônicas.

Mas será que somos um caso único neste quesito de governo malfeitor? Não. Pesquisando, descobrimos que na Bolívia da década de 80 houve um caso de criminosos que tomaram o poder. Em 17 de julho de 1980, o general Luiz Garcia Meza deu um golpe de Estado para derrubar a presidenta Lídia Gueiller Tejada, que era sua prima. O objetivo maior desta ação foi impedir a posse do recém-eleito presidente Hernan Siles Suazo, de esquerda.

Com a ajuda da CIA, do departamento antidrogas americano (DEA), do empresariado e da mídia boliviana, o golpe foi tramado. Durante os 13 meses de governo do ditador, houve uma série de violências, inclusive o assassinato de líderes políticos de oposição e sindicalistas. Em 1995, Luiz Garcia Meza foi levado a julgamento e condenado a 30 anos de prisão. Também pegou 30 anos de cadeia o seu ex-ministro do Interior, o coronel Luiz Arce Gomez. Ambos foram acusados por desaparecimentos de pessoas, assalto a recursos público e tráfico de cocaína a partir da própria presidência.

Os Estados Unidos sabiam do envolvimento do general com o narcotráfico, mas mesmo assim seus governantes não tiveram pudores em ajudá-lo na derrubada de uma presidenta da República. Em seu livro “The Big White Lie”, o ex-agente da DEA e escritor americano Michael Levine, descreve como a DEA e a CIA trabalharam para levar Meza e os produtores de coca ao poder.

Nesta história comparativa, o que nos anima é saber que os dois maiores responsáveis pelo governo narcotraficante da Bolívia estão mofando na cadeia. Vamos esperar que aqui aconteça o mesmo, pois temos certeza que estes traidores de nossa pátria amanhã pagarão por todos os seus crimes. Para que isso aconteça basta que cada brasileiro cumpra o seu dever nas eleições de outubro. Como dizia a canção “Aroeira”, de Geraldo Vandré:  “É a volta do cipó de aroeira/no lombo de quem mandou dar”.

15 comentários:

  1. "Nunca na história deste país, um presidente em exercício do poder esteve envolvido numa série de falcatruas, junto com toda a alta cúpula política de seu governo." (Sic)

    Eu sei que imparcialidade neste blog, é igual o trecho da música de Zeca Pagodinho: Nunca vi, eu só ouço falar...

    Investigações já atingem "18 ministros da era petista"
    Levantamento feito pelo 'Estado' em inquéritos no STF indica que ex-titulares de pastas nos governos de Lula e Dilma são suspeitos de envolvimento em esquemas que movimentaram 1,25 bi de forma ilegal, por meio de irregularidades no uso do dinheiro público e propinas pagas por empresas privadas durante o exercício do cargo.

    O dado faz parte de um levantamento feito pelo Estado no Supremo que mostra que 18 ministros estão sob investigação de desvio de recursos nas gestões petistas – 4 no período Lula, 10 no de Dilma e outros 4 comuns aos dois governos. Foram considerados os já condenados (1), réus (2) e investigados (15) – neste último caso, o número engloba os processos na Corte e os remetidos a outras instâncias pelo STF. Foram pesquisados os nomes de 167 ex-ministros nas duas gestões.

    Esses números, mesmo após o impeachment de Dilma, podem aumentar com as próximas etapas da Operação Lava Jato e a possível revelação de mais envolvidos no esquema de corrupção na Petrobrás. Alguns são citados em delações, mas ainda não são investigados ou viraram réus. Além dos ministros, os ex-presidentes Lula e Dilma também aparecem em investigações. O próprio Lula é réu em três ações penais abertas nos últimos dois meses e acusado de organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça. Dois casos correm na Justiça Federal em Brasília e outro em Curitiba. Dilma também é alvo de inquérito no STF por tentar atrapalhar o andamento da Lava Jato. Segundo os investigadores, ela nomeou Lula para a Casa Civil unicamente para dar-lhe o direito ao foro privilegiado.

    (Dados de Outubro de 2016) Pra ver o quanto deve estar desatualizado!!!

    Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo... Abraham Lincoln.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas viúvas do Aécio são mesmo hilárias. Mostrem as provas contra o Lula e a Dilma. O resto são chorumelas.

      Excluir
  2. Uma mentira contada Mil vezes, ainda é uma mentira!!!!

    Provérbio Chinês!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma imagem vale mais que mil palavras. (Provérbio chinês). Veja as malas recheadas de dinheiro.

      Excluir
    2. Domingos, você se refere aos 51 milhões do apartamento de Geddel???

      Aquele que foi MInistro da Integração Nacional do governo Lula, Vice-Presidente de pessoa jurídica da Caixa Economica Federal no governo Dilma e Ministro do governo Temer????

      Só falta você afirmar que ele virou corrupto agora, no último ano, vai diz aí!!!

      Excluir
    3. As malas foram encontradas agora. Isso é o que vale.

      Excluir
    4. Poxa Domingos, você é mais inteligente que isso né????

      Excluir
  3. Tem várias questões a serem apontadas no teu texto, vamos pelas principais:

    a) Dilma tinha pelo menos nove ministros envolvidos em inquéritos (muitos deles são os mesmos que estão no governo Michel Temer);
    a) A própria ex-presidente só não foi impichada por crimes de corrupção porque Eduardo Cunha (vejam só!) a livrou e acietou apenas a denúncia pelos crimes fiscais.
    c)Na guerra fria a CIA teve, sim, muita responsabilidade na derrubada de governos comunistas (tanks, God!), mas;
    d) no caso do Chile e de seu invejado crescimento econômico e democrático (uma ilha de prosperidade cercada por uma ilha de governos populistas de esquerda, como a Bolívia, por exemmplo), foram os homens da Escola de Chicago, mesmo.
    e) por fim, você não quer que todos os criminosos paguem por seus crimes na cadeia, você quer só aqueles que não são “de estimação”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só quero uma justiça imparcial, não este simulacro de justiça que está aí, que protege o pessoal do PSDB de toda a maneira.

      Excluir
  4. A que novidade que Temer é corrupto! Do lado de cá ninguém tem dúvida.
    Mas achar que sua turminha do bem seja inocente. Tenha paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volto a bater na mesma tecla: apresentem provas contra os corruptos que não são amigos do Moro. É o mínimo que a justiça deve fazer.

      Excluir
    2. Acontece que a esquerda se comporta como seita, Pois esta óbvio ululante mas ele prefere se comportar como aqueles crentes cegos, fazer o que!

      Excluir
    3. Se está óbvio ululante, mostre a prova, putz.

      Excluir
  5. Este cara só pode estar engolindo substâncias estranhas. Surto maciço de amnésia.

    ResponderExcluir
  6. PT, PSDB, PMDB é tudo escória, poderia ainda adicionar mais umas 30 siglas.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem