segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O currículo escolar: que tal discutir o que as escolas ensinam?


POR JORDI CASTAN
Faltam ainda algumas semanas para o recomeço das aulas. Fiquei pensando, agora que os filhos já estão formados, sobre o que ensinam nas escolas. Nem quero entrar no tema da Escola sem Partido, sobre o qual a minha abordagem é muito mais prosaica. O que aprendi na escola? O que aprenderam os meus filhos? E o que poderemos esperar desta geração que está hoje em idade escolar.

Percebi que na escola não se aprende nem a ter consciência que se devem pagar impostos, nem como se calculam. Menos ainda o que são e quais são os impostos, taxas e contribuições que pagamos e como retornam a sociedade. Fiquei na duvida se teríamos professores para isso e que tipo de formação seria necessária para poder abordar o tema com conhecimento e isenção.

Tampouco lembrei de ter tido aula de como votar. O que são e como funcionam os partidos políticos. Achei que os alunos poderiam aproveitar muito uma boa aula sobre a matéria. Neste ano seria especialmente útil entender como os partidos escolhem os seus candidatos, porque os bons candidatos têm tão poucas chances de se eleger ou porque há tão pouca renovação entre os candidatos.

Me faltaram também aulas sobre como escrever ou preparar um resumo, uma carta ou qualquer coisa relacionada com pedir emprego. E estas coisas teriam sido mais úteis que conhecer a fórmula química do permanganato de potássio ou do nitrato de amônia.

Em matemática, não vi qualquer aula sobre como fazer e acompanhar um orçamento doméstico, sobre como calcular o preço real de uma geladeira paga em 12 meses "sem juros". Fui me dando conta de como teria sido importante que estes temas formassem parte do currículo escolar.

Acrescentaria ainda aulas sobre todos os temas relacionadas com o sistema bancário: pagamento de contas, cálculo de empréstimos e serviços oferecidos pelos bancos. E ainda uma introdução ao cálculo simples dos juros e dos custos embutidos nas operações básicas que, como cidadãos, estamos  obrigados a realizar, nesta relação quase obrigatória que todos os cidadãos temos ou teremos um dia com o sistema bancário.

Em lugar de ter aprendido o teorema de Pitágoras, que até agora nunca utilizei no meu quotidiano, teria preferido receber aulas sobre como sair de um carro em caso de acidente ou como fazer frente às emergências do dia a dia das pessoas normais. Até aprender como comprar um carro ou uma casa me parecem temas que deveriam formar parte do currículo escolar de todas as escolas do Brasil.

Olhando para a diferencia entre o que se ensina hoje nas escolas e o que deveria se ensinar, temo que vão seguir por mais algumas décadas penando por desenvolver o país, governados por uma trupe de ignaros que não terão o menor interesse em que o modelo atual mude.

Um comentário:

  1. Tudo certo. Essas matérias realmente são importantes no mundo de hoje. No meu tempo também recebi poucas noções sobre esses assuntos. Mas eram outros tempos. Só uma observação quanto ao Teorema de Pitágoras. Me foi insistentemente martelado no Ginásio e no Científico (nem usam mais essas denominações...rsss).
    E não reclamo pois me foi muito util e usei muito. A vida toda.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem