quinta-feira, 6 de setembro de 2012

As polêmicas pesquisas e o início da guerra eleitoral

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Pode parecer estranho, mas até agora não tivemos campanha eleitoral em Joinville, exceto pela movimentação frenética dos candidatos a vereador. Acompanhamos até então, por parte dos candidatos a Prefeito, ações ensaísticas sobre o que começa agora, de fato, após as pesquisas eleitorais divulgadas nos últimos dias, as quais mostram uma evolução de Udo, uma estabilização negativa para Carlito e positiva para Clarikennedy e Leonel, e a cachoeira de Tebaldi.

A campanha eleitoral na TV, por mais que não defina o voto, faz as pessoas discutirem sobre quem votar. As informações circulam, geralmente rebatendo no líder das pesquisas, ou no candidato com maior rejeição. No caso joinvilense, Tebaldi e Carlito, respectivamente. Após algumas semanas de informações circulando, três pesquisas aparecem, com dados totalmente distintos entre si. A mais distante das outras é a pesquisa da RBS/Ibope, a qual mostra Udo na frente, algo inédito até então. Vale lembrar que os quatro pontos percentuais praticamente empatam Udo, Tebaldi e Clarikennedy, e, ainda: a pesquisa foi realizada dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro. Ou seja, em um final de semana, e isso influencia muito no perfil dos entrevistados que responderão à pesquisa. O perfil de pessoas que circulam pela cidade varia, de acordo com o dia da semana. Para quem tiver dúvida, a pesquisa Origem-Destino 2010 mostra bem esta realidade. Só um exemplo: aos domingos, os mais pobres e mais velhos costumam ficar em casa, e este pequeno detalhe pode interferir em uma pesquisa...

E será que o crescimento de Udo é o motivo da Gazeta de Joinville não divulgar uma pesquisa, de sua encomenda, e que foi registrada no TRE dia 23 de agosto?

Independente dos números precisos da pesquisa A, ou da pesquisa B (os assessores sempre vão acreditar naquela que dá a vantagem para o seu candidato), a questão é que temos três fatos novos:

  1. Tebaldi em queda livre;
  2. Clarikennedy chegou ao teto, pois em nenhuma pesquisa passa dos 25%;
  3. Udo cresce em todas as pesquisas.
Antes da divulgação destas pesquisas, todos os candidatos estavam acomodados e apenas fazendo indiretas, nos debates, e nos seus respectivos programas. O alvo principal era Tebaldi, invertendo agora todas as atenções para Udo Dohler. Posso estar errado, mas quem menos irá "bater" em Udo será o PT (o PT precisa olhar para si antes de bater em alguém, além de ver em Udo um histórico - e potencial - aliado). Um dos outros candidatos já está usando a questão de racismo para dar suas indiretas. A guerra está lançada, finalmente! Não se espantem se aquela história das costureiras acorrentadas aparecer por aí! Se até jornalista abobado falou de beijo entre dois homens na campanha do Leonel... não duvido de mais nada!

Nem tudo é maravilhas para os lados da Rua Alexandre Schlemm. A campanha estava sendo montada para chegar ao segundo turno, raspando na trave. Ninguém esperava o crescimento nesta fase da campanha. A prova disso é que toda a estratégia de Udo foi montada em cima de suas propostas, sem se preocupar com com os tiros apontados para Tebaldi e Carlito (o Clarikennedy não esquece Carlito em nenhum de seus programas). Agora que a situação mudou, será que a estratégia adotada por Udo será a mesma? Como irá se defender dos ataques? Tem pique para aguentar o crescimento? 

Estas e outras questões só o tempo vai responder, entretanto, os fatos novos mudam a direção do arsenal bélico de quem precisa de guerra para se manter bem nos índices. O circo finalmente vai pegar fogo, finalmente!

17 comentários:

  1. Como você muito bem citou, é agora que a coisa vaincomeçar a ficar interessante. Vamos acompanhar.

    ResponderExcluir
  2. O que a galera quer mesmo é ver o circo pegar fogo... Eu inclusive!!!

    ResponderExcluir
  3. Se este circo pegar fogo, var ter cheiro de cocô queimado. Uahahahaha

    ResponderExcluir
  4. O que não pode é o Udo, agora por cima, começar a flertar com o PT para apoio no segundo turno. A rejeição do Carlito corre o risco de contamina-lo neste momento crucial.
    E principalmente porque o PMDB não precisa; num eventual 2º turno entre Udo e o Teba, os votos da esquerda naturalmente vão migrar para ele.
    A ala majoritária petista já deve estar montando esta estratégia visando cargos na prefeitura e a eleição de 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "votos da esquerda naturalmente vão migrar para ele." hmmmm....

      Excluir
  5. sem duvida Charles...o q me chama a atençao...é o jogo sujo do Kennedy...desenterrando sapos...a ponto de acusações de racismo...isso ja ficou demonstrado q vai contra ele...pq essa questão para a maioria dos eleitores conscientes ja esta superada...e o Udo não vai deixar de ser votado pela maioria por esse motivo...Tebaldi é ponto definido..esta ladeira abaixo...Kennedy chegou naquela mesmo ponto do Darci na eleição passada...e agora estabeliza um pouco e depois cai...o eleitor incauto...vai manter seus votos em Tebaldi e Kennedy...Carlito precisa lutar contra a sua rejeição....pra mim principal inimigo dele nessa eleição...e Camasão só vai ganhar a ação na justiça contra o jornalista afoito...

    ResponderExcluir
  6. O Udo teve essa posição merecida, fez sua campanha sem baixaria, sem atacar diretamente qualquer candidato em nenhum debate, porém, muito dessa aceitação é por causa do corrupto Luis Henrique da Silveira, que é o "pai" de Joinville. Coisa de povo despolitizado.

    O Carlito, ao invés de viver na defensiva e só na comparação explícita entre governos, deveria focar em seus feitos, que não foram poucos, pois só assim ganharia votos e diminuiria a rejeição. Deveria aproveitar para fazer um drama quanto aos ataques que vem sofrendo e demonstrar força e fé em sua luta!

    ResponderExcluir
  7. O Udo teve essa posição merecida, fez sua campanha sem baixaria, sem atacar diretamente qualquer candidato em nenhum debate, porém, muito dessa aceitação é por causa do corrupto Luis Henrique da Silveira, que é o "pai" de Joinville. Coisa de povo despolitizado.

    O Carlito, ao invés de viver na defensiva e só na comparação explícita entre governos, deveria focar em seus feitos, que não foram poucos, pois só assim ganharia votos e diminuiria a rejeição. Deveria aproveitar para fazer um drama quanto aos ataques que vem sofrendo e demonstrar força e fé em sua luta!

    ResponderExcluir
  8. Udo, se prepare para levar tiro de todo o lado a partir de agora.

    ResponderExcluir
  9. Carlito com rejeição de quase 50%, e a Dilma com 65% de avaliação ótima e boa, nos remete a pensar que alguma não está certa no prédio da Rua Hermann Lepper.

    ResponderExcluir
  10. Udo crescendo? onde? onde? onde? Só na pesquisa fraudulenta da RBS. Te liga cara. E ainda se diz politizado.

    ResponderExcluir
  11. Não cabe aqui a colocação, mas vou fazer assim mesmo.
    O Carlito fêz uma coisa que ninguém teve coragem de fazer. Virar uma topeira. É, toupeira. O único que, mesmo sabendo que isso não lhe daria retorno, começou a meter esgoto sanitário pela cidade. Se ele não sair vitorioso nas urnas, gostaria que seu sucessor continuasse o trabalho. Pois isso é saúde pública. Pergunte a qualquer médico, o quão é importante para uma cidade ter seu esgoto tratado. Nós sabemos do básico, não tecnicamente. Talvez o Carlito seja lembrado daqui a alguns anos, como o prefeito que teve coragem de fazer obras que não apareciam.
    AW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Águas de Joinville foi criada pelo Tebaldi, e os recursos para o esgoto atualmente foi conseguido por quem? Tebaldi, há reportagens 6 meses antes com ele (Tebaldi) dizendo que tinha conseguido financiamento para esgoto sanitário de Joinville, ou seja, ele conseguiu e o Carlito está fazendo apenas a obrigação, que se entrasse qualquer outro candidato teria de fazer, pois a grana tava lá... Aliás a mudança de números foi drástica, começou com 70% da cidade sanada na época do Tebaldi, e depois que veio o Carlito declarando a "paternidade" da obra, estamos em quantos até o fim do governo? Não está nem perto de 15%... No começo do governo o Carlito falou em 30% até o fim do governo!!!
      O que o Carlito fez foi fazer o que todo petista faz desde sempre, abocanhar projetos e obras de governos passados por incapacidade de projetar algo novo! E quem diria que aquele tão sonhado esgoto sanitário do qual o Tebaldi falava que iria ficar para o próximo governo como um "presente" virou o principal mote da campanha do Petista (que novidade né?)

      Não sou Tebaldi, nem pretendo votar neste cara, quero rotatividade no poder, mas é questão de justiça! O Carlito enche a boca para falar de saneamento, mas não projetou sequer um centímetro disto, apenas utilizou o que já estava escrito anos antes!

      Tenho dito!

      Excluir
  12. A pergunta que fica é: em qual das pesquisas acreditar?
    Bom, eu não confio em pesquisas, mas para quem confia, fica uma dica: tira a média do percentual de cada candidato na soma das duas pesquisas recentes (Ibope e cooperfil). Vamos ter outro cenário que talvez seja o mais relevante a considerar.
    AS.

    ResponderExcluir
  13. O ideal seria dar Clarikennedy X Carlito. O segundo turno iria pegar fogo. Quem sairia vencedor? A verdade ou a mentira?

    ResponderExcluir
  14. Acima falaram que o Kennedy atacou o Udo, confesso que ainda não vi. Só vi uma propaganda do Tebass fazendo uma insinuação bem mequetrefe sobre racismo.

    Falando em Tabass, qual o motivo da propaganda dele estar fora do ar por dois dias?

    E o jornalista que escreve pra classe 'dominantes', com 'valores dominantes'?? Hahaha, ri muito quando li as 'explicações'. Mas será que ele tem nojo de candidato ficha suja e de candidato que compra apoio de partido político também?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem