sábado, 21 de janeiro de 2012

Ter ou não ter


POR RODRIGO COELHO

"Temos que respeitar personagens históricos do PDT. Mas um partido não pode viver só de passado. Tem que se voltar para o futuro".
Pedro Taques, Senador da República pelo PDT/MT.
Uma das mais famosas frases da literatura mundial, "ser ou não ser, eis a questão", citada pelo personagem Hamlet, de William Shakespeare, na peça que leva o mesmo nome, pode muito bem ser aplicada ao PDT de Joinville. No caso, trocaríamos apenas uma letra: "ter ou não ter candidato próprio, eis a questão". 
Obviamente o objetivo desse texto não é fazer uma promoção pessoal sobre a minha pré-candidatura a prefeito pelo PDT. Muito menos, tecerei críticas ao Governo Carlito, apesar do crônico imobilismo e a desastrosa gestão já serem motivos mais que suficientes para que não só o PDT, mas outros partidos também tenham candidato próprio. A verdade é uma só: a cidade está abandonada e precisa de novos rumos.

Sendo assim, agradeço o convite do Chuva Ácida e aproveitarei o espaço para destacar alguns pontos que entendo importantes para o PDT deixar o governo petista e participar do pleito majoritário de 2012, em Joinville. Penso que chegou a hora de o PDT pensar grande e deixar de ser um puxadinho do PT.

Pois bem, talvez uma das maiores contribuições de Leonel Brizola ao folclore político nacional, para designar o gado propenso à fuga, é a expressão gaúcha "costear o alambrado", usada, no campo político, para caracterizar políticos que trocam de lado ou mudam posturas e rasgam discursos. Infelizmente, isso é o que vem acontecendo com uma ala do PDT local.

Aliás, não só em Joinville, mas em nosso país, precisamos resgatar a credibilidade dos homens públicos. E os jovens tem um papel fundamental nesse processo, não só virtualmente, através das mídias sociais, com as novas formas de se mobilizar, protestar etc. É preciso também participar do processo político.

O PDT – Partido Democrático Trabalhista, liderado por Leonel Brizola, surgiu em 17 de junho de 1979, em Lisboa, fruto do encontro de trabalhistas do Brasil com os trabalhistas que estavam no exílio. Desse encontro, surgiu a Carta de Lisboa, o documento que definiu as bases do novo partido. O objetivo era reavivar o PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, criado por Getúlio Vargas e levado ao cabo com o golpe de 1964, e do qual participaram João Goulart, Darcy Ribeiro e Doutel de Andrade, entre outros. 

No entanto, uma manobra jurídica, patrocinada pela ditadura, conferiu, em 12 de maio de 1980, a sigla a um outro grupo. No dia 25 de maio, numa reunião realizada na ABI – Associação Brasileira de Imprensa , na Cinelândia, foram aprovados o programa, o manifesto e os estatutos do Partido Democrático Trabalhista – PDT, cujas bandeiras e compromissos são vários. 


Mas, sem dúvida, a mais destacada é a educação. Promover, nos dizeres do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), uma verdadeira revolução na educação, que assegure o ensino público, gratuito e de qualidade a todos os níveis e permita reorganizar a rede escolar, vinculando a educação com a formação profissional, a pesquisa e o trabalho. E as escolas em tempo integral, os CIEPs (Centros Integrados de Educação Integral) são o grande exemplo disso.

Finalizo ratificando que o calendário político desse novo ano reserva para outubro uma oportunidade impar: as eleições municipais, nas quais elegeremos milhares de vereadores e mais de 5.000 mil prefeitos e vice-prefeitos em todo o país. 
Todos sabemos que o poder local é aquele que proporciona o mais efetivo exercício da cidadania.
Nas cidades é possível um acompanhamento muito mais próximo das políticas públicas. É nas cidades que tudo acontece. Em nenhum outro nível de poder consegue-se implementar com tanta intensidade uma gestão eficiente, com planejamento, metas e resultados; políticas de geração de emprego; valorização do servidor público; atenção prioritária à saúde e à educação; políticas de mobilidade urbana, sustentabilidade ambiental etc.
Portanto, eleger um bom prefeito faz toda a diferença. E o PDT de Joinville está preparado para esse desafio.

Rodrigo Coelho, advogado, rodrigo@coelhoneto.adv.br, twitter @coelho_rodrigo.

18 comentários:

  1. Rodrigo, apesar de desconhecido, pode ser o fiel da balança nessa eleição. Principalmente, se confirmar a triplice em torno do Udo e o Carlito, como principais candidatos. Se realmente for candidato, pode repetir a Marina Silva em 2010 e forcar o 2o turno. Muitos votarão nele por protesto, por ser novo ou por não gostarem do PT ou do Udo.

    ResponderExcluir
  2. Se Udo conseguir fechar a tríplice, leva no 1o turno. A única chance de Carlito ganhar essa eleição e' levando pro 2o turno. Mas, dai, precisa ter mais candidatos, pois se for so os 2, alem do Rogerio Novaes e do Camasao, vai ficar dificil pro PT. Ou seja, ao invés de fazer de tudo pra ter o apoio do PDT e do PR, Carlito vai ter q engolir as candidaturas de Coelho e Xuxo pra roubar votos de Udo. Já Udo, vai fazer de tudo pra q Coelho e Xuxo não se candidatem. Essa eleição promete.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela coragem. Não vai ser fácil. Precisamos de gente nova na política.

    ResponderExcluir
  4. Se esse rapaz ganhar, teremos a 1a dama mais bonita de SC, talvez, do Brasil. O cara e' o Aécio Neves de Jlle.

    ResponderExcluir
  5. Com o Haddad namorando o Kassab em SP, com o PT e PSDB mais que unidos em BH, infelizmente são apenas amostras que a ideologia política e partidária neste País foram para o saco. Carlito está desesperado caçando apoio seja do que for, pode ser até de ex-torturador se aparecer. Já a triplice se tiver ex-guerrilheiro ótimo também.
    E depois tem gente que reclama da campanha contra a classe política. Esperar o que?

    ResponderExcluir
  6. "Obviamente o objetivo desse texto não é fazer uma promoção pessoal sobre a minha pré-candidatura a prefeito"

    Obviamente que não Rodrigo... obviamente...

    "Muito menos, tecerei críticas ao Governo Carlito, apesar do CRÔNICO IMOBILISMO e a DESASTROSA GESTÃO"

    Claro que não... claro que não...

    No mais.... no mais.... o que mesmo no mais?

    TW

    ResponderExcluir
  7. Convenhamos. Se Rodrigo, o Bornholdt, fez 14.500 votos para prefeito em 2008... este Rodrigo, o Coelho, não faz 10.000.

    Aquele tinha mais dinheiro(muito mais), mais carisma(que já era pouco), mais cancha(vice prefeito de LHS) e uma oratória menos ruim.

    Fora isto... falta feijão.

    TW

    ResponderExcluir
  8. A assessoria do Rodrigo Coelho em peso por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Seria de grande importancia termos o maximo de candidatos para prefeito e acho interresante um jovem como o Rodrigo colocar a cara a tapa, nao acredito na vitoria dele e sim em um uma nova forma de fazer politica, vamos esperar e ver as qualidades de um jovem que nao tem politica como profissão!!! apostamos no carlito e ele nao deu em nada, alias esta uma vergonha .

    ResponderExcluir
  10. Se o critério for "não ter política como profissão", fico com o Udo, talvez o menos pior, que além de "não ter política como profissão" já é muito, muito rico e talvez já não queira mais nada da vida (como roubar) senão deixar o nome positivamente na história.

    Se todo o homem tem seu preço, talvez o do Udo seja alto demais, pela idade e posição, para a prefeitura pagar...

    ResponderExcluir
  11. Se todo mundo pensar igual teremos sempre as mesmas coisas, está na hora de mudarmos e trocarmos esses políticos de carteirinha por alguém com pouco ou nenhum vicio político. O Rodrigo (Coelho) está certo em demonstrar o interesse por uma nova Joinville, e ser o "fiel da balança". Vamos levar essa eleição para o 2o turno e ver quem apoiará quem, afinal na última eleição muitos apoiaram Carlito no 2o turno e hoje não querem ser responsabilizados pela incompetência administrativa!

    ResponderExcluir
  12. Entre o interesse em ser o "fiel da balança" e efetivamente o ser,o vão é grande...

    ResponderExcluir
  13. Lembrei da música de Belchior, famosa na interpretação de Elis Regina:

    “É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem...”

    E em seguida lembrei também da música do Humberto Gessinger/Engenheiros:

    “São todos iguais, e tão desiguais, uns mais iguais que os outros...”

    ResponderExcluir
  14. Ninguém é igual a ninguém / Engenheiros do Hawaii

    "Há palavras que nunca são ditas
    Há muitas vozes repetindo a mesma frase:
    Ninguém = ninguém
    Me espanta que tanta gente minta
    descaradamente a mesma mentira"


    Composição: Humberto Gessinger

    ResponderExcluir
  15. Esse foi o texto mais engraçado que li essa semana...

    Parece o Kenned Nunes na gazeta fazendo campanha velada....

    2012 vai ser puxado!!

    ResponderExcluir
  16. Meu pai, meus tios e vários amigos dele se aposentaram no escritório de advocacia do Dr. Rodrigo e de seu pai, Coelho Neto. São pessoas mto serias. Esse rapaz vai longe. Só acho q ta no partido errado.

    ResponderExcluir
  17. Olha, nunca tinha ouvido falar nesse tal de Rodrigo Coelho. Qdo falavam que tinha um candidato do PDT de nome Rodrigo, eu pensava que era o Bornholdt de novo. Só fui saber que era outro Rodrigo qdo vi aqui na Camara de Vereadores a pesquisa da Sintese de janeiro. Meu, fiquei surpreso com a porcentagem desse rapaz (média de 5%). Todo mundo comentando a performance dele, mesmo com o partido contra. Realmente, os jovens estão tomando conta.

    ResponderExcluir
  18. Não botava fe no Rodrigo, ate pq n o conhecia bem. Mas, depois q eu assisti a entrevista dele no Sergio Silva na ultima segunda, fiquei impressionada. Ele e' mto inteligente, não tem medo de ninguém e tem uma visão de longo prazo, o q, na minha opinião, falta aos nossos políticos. Adorei! Ah, alem de ele ser mto simpático e lindo.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem