sábado, 3 de novembro de 2012

Um pouco de delicadeza, por favor!


POR REJANE GAMBIN

Passado o furor eleitoral, que mais uma vez deixou ganhadores, perdedores e “viúvas e órfãos”, penso que já é hora de voltarmos a pensar na nossa vã existência!

Digo isso porque tenho observado, já há algum tempo, e também durante a campanha eleitoral, como estamos embrutecidos. E não é só por conta dos crimes que todos os dias vemos nas páginas de jornais e sites de notícias. É só observar: em casa, no trabalho ou até quando estamos a passeio por aí, temos e vemos momentos de pura grosseria! E aí você que lê esse texto vai dizer que estou exagerando. Certo?

Errado!

Vamos aos fatos. Um dia desses vi um pai que ficou falando sozinho, depois que a filha desligou o telefone na cara dele. E não foi por nenhum absurdo não, apenas uma pequena chamada de atenção. Aliás, que eu saiba faz parte da missão de um pai orientar os filhos! Vi também, outro dia desses, um vizinho que ao passar pela porta do prédio, na minha frente, sequer pensou um segundo em segurá-la para que eu também passasse. Acabei quase atropelada pela porta!!rsrs
E nas filas, hein? Ah... as filas. Vejo por aí jovenzinhos tentando apressar o passo na porta da lotérica ou banco para chegar no caixa antes do velhinho que vem com passos lentos.

Ah... e ainda tem o “por favor”, o “muito obrigada” e o “com licença” que parecem nem existir mais que para uma maioria. Sem falar no que vemos no trânsito, andando pelas ruas da cidade... Feio né? Mais ainda para uma civilização que se diz evoluída e preparada inclusive, para até quem sabe, habitar outros planetas.

Em meio a tudo isso, sempre lembro do exemplo de um homem que não tive o prazer de conhecer pessoalmente: o Profeta Gentileza! Para quem não sabe, Profeta Gentileza ou José Agradecido (nome verdadeiro dele) viveu no Rio de Janeiro e ficou conhecido por pregar o amor, a paz e a gentileza. Foi ele que escreveu as frases que ficaram famosas em viadutos e paredes da cidade maravilhosa. Entre elas, uma que me encanta em especial e que rege a minha vida: gentileza gera gentileza!

Tento todos os dias ser gentil, e até quando me canso, respiro fundo e penso nessa frase. Afinal, acredito firmemente que “o plantio é livre, a colheita obrigatória”! Então, como dizia o Profeta, realmente gentileza vai gerar mais gentileza.
Que tal a gente pensar nisso!?

E a propósito, só a título de curiosidade: Não sou apenas eu que admiro o Profeta Gentileza. Ele virou nome de praça no Rio de Janeiro, a vida dele se tornou filme, livro e tese em faculdades, e também a Escola de Samba Grande Rio, através de Joãozinho Trinta, fez do Profeta Gentileza enredo do carnaval de 2001.

Ah... e ainda tem Marisa Monte que homenageou o Profeta Gentileza com uma música. Quer ouvir!? Por gentileza... fique a vontade!


4 comentários:

  1. Verdade...gentileza, respeito,valorizar o bem!
    Sabe a cultura da paz passa por valores aplicados no dia a dia pelas pessoas nas interacoes que tem com universo.
    Nao adianta fazer uma lista de normas e escreve_las para ficar bonitinho.Sao as acoes que contam.
    Humanos
    estamos eternamente buscando fontes para a felicidade e uma delas e tao obvia...nao faca aos outros o que nao quer que facam a ti.
    {desculpem a ausencia dos acentos cedilhas e til teclado com problemas}
    cordial mente.

    ResponderExcluir
  2. PREZADA rEJANE GAMBIN !

    Li com muita alegria o seu texto. Ainda bem que existem pessoas que desejam resgatar as diversas gentilezas esquecidas por seres humanos que se dizem inteligentes (ou pensam que são)!

    Praticar gentileza faz parte de nossa educação. Se não aprendemos isso em nossa infância, não podemos praticá-la! Porém ainda resta esperança se nos espelharmos nas atitudes de nossos semelhantes que a praticam com a maior naturalidade, no dia a dia de nossa vida tão agitada.

    Um sorriso, bom dia, como vaí? desarma qualquer face carrancuda! Depende de nós praticar essas pequenas gentilezas e logo veremos que haverão pessoas retribuindo e distribuindo o mesmo. É uma questão de atitude, simples assim.

    Parabéns Rejane pelo seu texto. Amo mensagens edificantes, que recebo e reescrevo, insiro alguma imagem bonita e repassao para meus amigos, coloco nos elevadores do prédio onde moro. Faço isto porque acho que o mundo está tão conturbado com notícias ruins, que as pessoas estão ficando cada dia mais alheias às coisas boas da vida. Precisamos resgatar o amor ao próximo, respeitar os pais, professores, governantes, viver em paz e harmonia.

    Cordialmente, Mery Paul!

    ResponderExcluir
  3. Gostei!
    Acredito que seja realmente simples assim.
    Bom dia, boa tarde, obrigada e, por favor!
    Mas também vejo que, enquanto houver tanto EU em primeiro lugar, gentileza não vai ser o foco (mesmo devendo ser)!
    As pessoas, dia a dia, estão sendo educadas a olharem mais para si e menos para o outro. Mentes cheias de problemas, notícias ruins e redes sociais de solitários. Estão todos acostumados a estarem sozinhos, serem sozinhos. Cada um anda no seu carro. Exercícios? Corre sozinho ouvindo sua música no seu iPod! Faz compras sozinho. Cada um assiste a sua TV ou seu filme porque um não cede para agradar o outro. Cada um com a sua parte da conta. Cada um no seu computador... Até cozinhar, antes se aprendia com pessoas, que pacientemente/gentilmente ensinava, agora aprendemos com a internet, lendo, sozinhos.
    Vamos ser sinceros, deste modo não se aprende a ser gentil, educado, respeitar o próximo. Acabamos mantendo o mínimo possível de convivência com outras pessoas (digo a verdadeira! aquela de todos sentados juntos à mesa contando casos e realmente interessados em, gentilmente, ouvir), acabamos não praticando a gentileza.
    Os gentis, no final, são aqueles que vivem rodeados de verdadeiros amigos, parceiros, e familiares, que se importam uns com os outros, que se dedicam para o outro!
    Como diria meu amado Vô Adelmo: "A volta vai e a volta vem" alguém tenta resgatar tudo que foi esquecido. Ainda bem! E nós nos juntamos a esses poucos, tentando fazer o mundo um lugar melhor! Ou pelo menos gerar mais gentileza, né Re?
    Por isso que recomendo a leitura! Texto muito bacana! E vamos praticar!

    ResponderExcluir
  4. Tatina, Mery e Thais
    Pelo jeito vcs também tem sentido falta da "gentileza" entre nós! Por isso convido vcs a me ajudarem a lembrar,a quem for possível que, como dizia o Profeta Gentileza, gentileza gera gentileza!
    Boa semana!
    Até a próxima!
    Rejane Gambin

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem