quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O estilingue de Tebaldi e a vidraça de Dohler

JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Pronto. Foi só sair a pesquisa que apontou Udo Dohler no primeiro lugar e já teve gente jogando merda no ventilador. De repente, começaram a surgir denúncias mandrakes, filmes apócrifos e a baixaria invadiu as redes sociais. Udo Dohler virou vidraça e tem gente de estilingue na mão fazendo mira.

Dizem que animal ferido pensa com os caninos. E o pessoal de Marco Tebaldi – que, segundo a pesquisa do IBOPE, despencou, despencou, despencou – foi  logo buscar o tema do racismo. O que nem surpreende, uma vez que a coisa sempre andou latente na mentalidade coletiva e, sendo verdade ou não, até pode colar na figura do empresário.

O fato é que um empregado de Marco Tebaldi começou a chamar Udo Dohler de “Dolfinho” ou “Adolf” nas redes sociais, numa clara alusão ao nazismo. A intenção é atirar sujeira para cima do empresário, na tentativa de denegrir a sua imagem. Sorry! Denegrir é a palavra errada (significa tornar negro). Será que funciona? Acho que não.

Um outro cara, ao que parece também empregado de Tebaldi, apareceu no Twitter a dizer que fica preocupado quando vê pessoas “pobres e negras” apoiarem um candidato que nunca lhes abriu as portas para o trabalho. Não diz o nome, claro. Mas para má palavra meio entendedor basta.

E finalmente rola uma sacanagenzinha chamada “Joinville sem Racismo”, que até ao momento conta com o expressivo acervo de dois filmes. Num deles, um senhor humilde (um tal Zé Guarda) aparece a dizer que o empresário é “contra os pretos”. Não digo que tenham se aproveitado do jeito simplório do homem, mas que parece...  isso parece. Sei apenas o que vi e posso arriscar a dizer que no filme são 13 segundos de escrúpulo zero.

No outro vídeo, agora mais longo e com alguma produção, um homem filmado em contraluz (só aparece a silhueta) diz que não foi promovido na empresa por ser negro. O Roger Robleño, das “Crônicas Marcianas”, fez uma retroversão do filme. Depois da visualização - e sendo eu um leigo -, fiquei com a ideia de que o sujeito é tão negro quanto o Michael Jackson depois do branqueamento.

Não vou me alongar mais, porque os fatos dispensam explicações. Mas parece que a luz vermelha acendeu lá pelas bandas da rua Lages (onde as casas são baratinhas, baratinhas). Há trackings nada alvissareiros a rodar entre os candidatos. De qualquer forma, há perguntas a pedir respostas.

- Esse tipo de ataque é ético?
Obviamente não.

- É crime insinuar que uma pessoa é nazista?
Não entendo de leis. Mas apostaria as minhas fichas no “sim”.

- O que fazer em relação aos filmes apócrifos?
Muita gente gostaria de ver a Justiça a investigar o caso. Não parece ser difícil chegar aos autores.

- Qual o papel do eleitor nisso tudo?
É essencial. Porque cabe ao cidadão usar o título de eleitor para varrer a sujeira da política. Nem é preciso muita coisa: basta votar limpo.








60 comentários:

  1. Esse jeito “antigo” de fazer política não cola mais.
    O eleitor está mais consciente.
    É a eleição das redes sociais... E usar a ferramenta para tentar colar um rótulo na imagem do adversário, na minha opinião, só serve para acalorar o posicionamento deles mesmos. Os simpatizantes do Tebaldi ficam excitados com essa “brincadeira” toda.
    Mas para os indecisos e os politizados, só serve para lamentar essa sujeira toda.
    Quanto ao rótulo que estão querendo colar em Udo, esquecem que Joinville é cidade colonizada por alemães, suíços e noruegueses. Um pouco de história sobre a cidade que querem governar novamente ajudaria.
    São outros tempos, não se tem mais tanto ariano purinho. Mas o povo joinvilense respeita sua origem e admira os anos de trabalho do seu povo.
    Querer rotular Udo é querer rotular toda uma geração joinvilense.
    Ser alemão ou descendente de alemão agora é crime?
    Eu sou descendente. Não nasci com os olhos azuis da minha mãe e dos meus avós mas respeito muito os anos de luta e de muuuuuuuuuuuito trabalho dos meus antepassados.
    Finalizando. Na minha opinião. Esse tipo de atitude só tira votos de quem está atacando e agrega solidariedade ao atacado.

    Pra fora política suja!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tantos elogios a origem alemã, não entendi.

      Excluir
    2. Nem eu! Ridículo isso.
      AW (atrás do "W" tem mais 9 letras, somente 4 vogais)

      Excluir
    3. Todo alemão é nazista! Pronto falei.

      Excluir
    4. Se não leram, repito "Na minha opinião. Esse tipo de atitude só tira votos de quem está atacando e agrega solidariedade ao atacado". Eu escrevi "solidariedade", isso não quer dizer voto. E traduzindo, só estou achando muito nojenta essa política de ficar atacando, usando o passado dos outros. Eu, me senti sim, ofendida, de verdade. Meu voto ainda não é do Udo. Tenho ainda o Carlito como opção. Não decidi. Mas do Tebaldi não é mais. Acho que o senhor Udo merece, no mínimo, respeito pelo o que já fez por Joinville, pela idade avançada... Isso que estão fazendo com ele e com o nome da empresa dele é demais da conta.

      Excluir
    5. Não vi problema algum no comentário de "13 de setembro de 2012 07:36"... Povo exagerado...

      Excluir
  2. Quem não respeita a geração que colonizou a cidade não merece o meu voto. Só me restam 4 opções. Uma já era! Os alemães de Joinville e os descendentes deveriam se unir, não em defesa de Udo candidato, mas em defesa da sua origem. Foi com o trabalho suado dos alemães que Joinville é o que é hoje. O nosso povo se chama trabalho. Palavra que essa turma de políticos não conhece e por isso atacam Udo. O povo joinvilense não tem medo do trabalho não. A gente acorda cedo e rala muito, honestamente. Me senti ofendida com essas declarações. Sou descendente de alemães e essa turma vem de fora querer ofender a gente. Muito feito isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Mas não podemos esquecer dos fatos. Se o que estão falando realmente aconteceu na empresa, é grave. Foi na empresa dele né? Mas não foi ele pelo o que eu entendi. Mas realmente, usar isso para agredir é coisa de política suja. Ninguém está livre de um mau funcionário fazer algo que está em desacordo com a política da empresa. Agora dizer que isso é culpa do dono... aí já complica. Olha quantos funcionários ele tem que cuidar. Já pensou?

      Excluir
    2. Consigo até imaginar, com um pouco de esforço o Sr. Udo entrevistando todos os funcionários, um a um...é cada coisa!

      Excluir
    3. Se fosse só pelos alemães Joinville seria do tamanho de Pomerode ou Indaial hoje. Este tipo de visão germanizante desta cidade é natural, porque fomos martelados a vida toda na escola da origem 'germânica' dos cidadãos de Jlle. E onde ficam os outros? E as migrações dos anos 50-60-70-80-90? Onde ficam os migrantes que vieram do sul do estado, ou do interior do Paraná? Jlle é de todos, não só da minoria que vive no eixo Bucarein-América-Pirabeiraba.

      Excluir
  3. A empresa do Udo não nega emprego para quem é negro, nega emprego à quem não quer trabalhar.
    Hospital que não atende pobres? Pede pra ele bater na porta do Hospital Unimed e agendar uma consulta grátis.

    Não existe comparação entre um político larápio e um empreendedor. Ainda que Udo esteja sendo promovido por LHS, voto em Udo, nunca no Tebaldi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não voto em fantoche político e nem em prefeito incompetente !

      du grego

      Excluir
  4. Uma coisa eu tenho certeza: o Carlito termina as eleições à frente do Tebaldi.
    Galo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... Do jeito que tá indo, o Sandro vai ter que refazer a charge com a plaquinha do 4º Lugar...

      Excluir
    2. GALO,
      não entendes nada de Política mesmo !!!
      essa sua certeza é piada né??w

      du grego

      Excluir
    3. du grego, eu quero mais é que você se exploda! Claro que eu não entendo nada de política, aqui o especialista é você, ahahahahah.
      Galo

      Excluir
  5. ha ha... acho que o tiro (estilingada) vai voltar contra o Tebaldi mesmo. Assim como aconteceu com a campanha do Carlito usando o bordão "chute o balde, vote Carlito"... querendo insinuar para chutar o Tebaldi... Agora nem se ouve mais esses comerciais... O Tebaldi pegou pra ele a rima. k k k k "Chute o balde, vote Tebaldi". Tudo muito hilário. Não voto Tebaldi, política suja!!!

    ResponderExcluir
  6. Na onda de apostar as fichas, apostos TODAS as minhas fichas que veremos, daqui a alguns anos, o Benhur Lima ser condenado pelas gravíssimas acusações contrárias ao Udo.

    E ele não vai conseguir convencer um juiz de que ele não usou o nome do Udo.

    E aposto o valor da condenação civil: R$ 25.000,00 reais corrigidos desde a data da sentença de 1º grau.

    No âmbito penal ele também será condenado e pagará sextas básicas, embora exista a possibilidade do crime prescrever antes do julgamento.

    Muito simples: Racismo é crime. Deste modo, acusar alguém sem provas de racismo é calúnia. E calúnia é crime e passível de indenização moral.

    Benhur vai perder. Gravem isto.

    ResponderExcluir
  7. Todos sabem que hoje existem cotas que as empresas devem respeitar. Mas por outro lado, cor de pele nunca foi sinônimo de competência. Meus pais nunca me falaram que haviam pessoas coloridas. E para falar a verdade, não lembro quando foi a primeira vez que percebi gente com cores diferentes.
    Tenho amigos que trabalharam na Dohler. Na área administrativa e fabril. Eu e meu irmão, tivemos um barzinho perto da fábrica e em tempo algum, alguém comentou sobre corrente e racismo. Sinceramente não creio que isto seja real. Deve ser mais uma lenda da cidade.
    Quanto ao atendimento no hospital (há uma cota para atender pacientes pelo SUS), daí a história já é diferente. Ouvi dizer inclusive, que já foram autuados. Minha sobrinha trabalhou lá e também uma amiga. É dificílimo o atendimento para usuários do SUS. Não que tenha preenchido a tal cota. Eles usam para atendimento dos próprios funcionários. E que é errado, senão não teria tido investigação. Quem orienta, não sei.
    Que a política é suja, todos sabem. Que todos tem o telhado de vidro, todos sabem. Apenas esqueçem quando atiram pedras no do vizinho. Sendo assim, todos podiam se ater ao seu plano de governo. Respeitar seus bens mais preciosos: Nós, os eleitores.
    Acredito num segundo turno e não arrisco um palpite, pois é cedo.
    A política chegou no patamar do futebol. Uma caixinha de surpresas.
    AW

    ResponderExcluir
  8. Parece que rasgar elogios a alemães tomou conta dos comentários né? Que pensamento pequeno. Precisamos falar de pessoas e seus atos e não de raças. Racismo é crime. Se houve ou não, precisa ser investigado, provado. Tão pobre quanto o recismo, acho este tipo de defesa com relação aos colonizadores alemães. Existem pessoas e pessoas, vamos se ater a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamento pequeno é dizer que a prefeitura vai virar uma linha de produção se o Udo ganhar. Só porque ele gosta do trabalho? Vai ser é bom! Chega de cabide de emprego. Gente coçando e levando o nosso dinheiro. Tem que por todo mundo pra trabalhar e valorizar o funcionalismo público. Tem muito concursado bom esperando para ser valorizado.

      Excluir
    2. Não viva de ilusões 10:37
      Os cabides não acabarão! Lembresse: se Udo chegar lá, ele teve que fechar acordos e fazer alianças. Simples assim. Ou você acha que aconteceu ao contrário com o Carlito? Política, meu caramada.
      Colorado

      Excluir
    3. Houve racismo sim. E calúnia. Por parte do assessor do Tebaldi, e as provas já estão neste post.

      O resto é especulação.

      Excluir
  9. O José António Baço abriu a caixa de Pandora.
    Agora não há como colocar tudo de volta e fechar de novo.

    ResponderExcluir
  10. Quem se lembra disso ?

    "A empresa Dohler tem um episódio trabalhista singular na sua história. O fato ocorreu em 23 de setembro de 1993 quando seis mulheres, uma delas grávida, foram obrigadas pelo supervisor, Helmuth Wodtke Jr, a amarrar suas pernas com uma corda e a caminhar durante meia hora ao longo do vestiário."

    http://blogesquerdamarxista.blogspot.com.br/2011/09/patrao-em-joinville-considerou-normal-o.html

    Lembrando que não sou empregado de ninguém ,só sou contra a falta de memória do povo.

    ResponderExcluir
  11. Eu voto no Carlito,também é uma oportunidade trollar seu Udo..Tenho recebido cópias de jornais simbolos e outras sujeira , mas não sou oportunista , acharia o cumulo se alguém fizesse com o meu candidato ,essa turma tem que respeitar o passado das pessoas que ajudaram a fazer a nossa Joinville o que é .

    ResponderExcluir
  12. Vindo do PSDB, é normal, pois é o que mais fazem!

    Minha vó trabalhou na Dohler na época que o Udo era um adolescente e ela falava que o pai dele vinha conversar com todos os funcionários e sempre se mostrou uma pessoa muito boa.

    Perguntei pra ela se ela tinha visto alguém ser amarrado nas máquinas ou levar chicotada, ela disse que não poderia dizer nada, pois nunca viu.

    O único e grande problema do Udo, ao meu ver, é ser marionete do corrupto Luiz Henrique da Silveira e fazer parte do partido que tem o segundo maior número de políticos cassados do Brazil.

    Felipe.

    ResponderExcluir
  13. Não voto em Udo não apenas por isso. E a história das empregadas amarradas na Dohller? Eu acho que essa história pode ser verdade, se não for deve ser apurada. Preconceito é muito feio!

    ResponderExcluir
  14. Eu voto Carlito pq a coligação apresenta a melhor dupla com o vice voltolini. O vice do Udo é um piada pronta. Os outros nem sei quem são.

    ResponderExcluir
  15. ...Sem contar a legião de fakes que esse Benhur criou pra barbarizar com as pessoas. Ja chegaram a me acusar de usar perfis fakes pra agredir os outros. Imagina, eu usando fake pra falar o que penso de alguem. Um tanto quanto esquisito, não? Mas enfim, esse Benhur passou dos limites. Isso se chama desespero. Medo de perder a teta que ha muito sustenta esse testa de ferro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que o Benhur, hoje, sabe bem que perdeu o status de jornalista, de profissional da imprensa. Ele é hoje o faz tudo do Tebaldi, sem crédito nenhum nos meios da imprensa, e sabe que se o Tebaldi cair ele cai junto e nunca mais levanta, exceto se aceitar ser assessor de algum vereador do PSDB.

      O Rogério Giesel também está para o Kennedy da mesma forma que o Benhur está para o Tebaldi. Ambos já não são mais jornalista na imprensa joinvilense, sendo tão somente "paus mandados" dos respectivos políticos.

      Os assessores do Carlito, embora tenham sido incompetentes, não possuem esta desprezível característica. O assessor do Udo, o Marção, também não.

      Qualquer profissional sério da imprensa joinvilense sabe bem que isto é verdade.

      Excluir
  16. Por isto que o Udo vai ganhar!

    ResponderExcluir
  17. De trelêlê ali na rua, um conhecido disse que ia votar no Kennedy. Mesmo o Udo não sendo meu candidato, convenci-o a votar nele. Já que no meu, o Carlito, ele não iria votar! Mas na próxima semana eu convenço, eheheh!
    Galo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que política é só sujeira. O que nos resta é votar em gente séria. Carlito ou Udo?

      Excluir
  18. Calma pessoal,não vamos ficar amarrados em suposições,vamos
    todos fazer uma corrente pra nos livrar das amarras do preconceito!!

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho um personagem cachorro chamado Adolf,
    que mora com a Helga...ele nunca amarrou ninguém!

    ResponderExcluir
  20. Como diria o filósofo Tim Maia: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    Uma coisa é admitir o caráter baixo da campanha de difamação patrocinada pela candidatura do PSDB contra o agora líder das pesquisas. Outra, bem diferente, é beatificar Udo tornando-o o que ele não é.

    Udo Dohler é parte de uma elite econômica e política conservadora, reacionária e elitista, grandemente responsável por sustentar a condição provinciana de que a cidade ainda goza e da qual, parece, não se emancipará.

    Como se não bastasse, sua candidatura foi arquitetada e apadrinhada pelo senador LHS, um dos grandes coroneis da política catarinense que conseguiu nos últimos anos, ao se aliar ao outro coronel, Jorge Bornhausen - senador e governador biônico nos tempos da ditadura civil militar -, mandar às favas a única linha de sua biografia política que ainda lhe valia algum mérito.

    Se Udo é ou não racista, não sei. Mas quem vive ou viveu em Jville. sabe que ele está há anos luz da figura popular e sensível que o marketing político está a vender na campanha eleitoral. Ele apenas interpreta um pouquinho melhor o mesmo roteiro que já foi, nos anos de 1980, de outro empresário, também ele germânico, elitista, conservador e reacionário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das opções que temos, ainda prefiro Udo. Aliás, acabei de assistir na TV. Udo empatado tecnicamente com Tebaldi. Foi o que mais subiu nas pesquisas. Afff, esqueci de anotar os números. Mas amanhã está divulgado por tudo.

      Excluir
    2. Bla bla bla, este papinho de coronéis, coca-cola, rede globo ja encheu o saco... Sempre a mesma coisa...
      Puxa daqui puxa de lá, entrou o PT na prefeitura e nada mudou... Mesmas canalhisses de sempre, se não piores, pois são encobertas de todo jeito.
      Udo é a única chance de tentarmos mudar pelo menos um pouco o que estamos vendo aí. Já tivemos uma experiência de administrador na prefeitura e foi muito positivo, melhor tentar agora do que ficar eternamente neste lixo de lutinha PT x PSDB. Se não melhorar pelo menos tentamos uma nova mudança... "Aaaah mas o Udo é do mesmo partido do LHS, então não é mudança", e daí?

      Excluir
    3. Se você realmente acredita que um sujeito que exerce o poder na cidade há décadas (ou alguém acha que ter presidido a Acij sei lá quantas vezes e ser membro praticamente vitalício de sua diretoria não é uma forma de poder?), representa alguma chance de renovação, bom, então boa sorte.

      Excluir
    4. Eu acredito que o Clóvis não tem noção das bobagens que profere.

      Excluir
    5. Discordo,

      Justamente por administrar bem ele foi eleito seguidas vezes presidente da Acij.

      Quando estava na faculdade fui à algumas reuniões na Acij e o que víamos era uma pessoa que sempre questionava o poder público a respeito de mudanças que beneficiassem, não somente as empresas, mas toda a comunidade.

      Aquela visão comunista de que todo empresário é coronel não cola mais.
      E depois, o que essa gente tem contra empresário? Eles não geram empregos? Não contribuem com impostos e com o crescimento? Então?

      Excluir
    6. Tem gente que acredita até em deus, veja só.

      Excluir
    7. Eu também gero emprego, contribuo com impostos e com crescimento. Opa, já posso ser prefeito.

      E por favor, 9:42, leia com mais calma: eu não chamei Udo de coronel. Chamei LHS e JKB de coroneis, que é exatamente o que eles são.

      Por outro lado, disse e reafirmo que Udo é, junto com boa parte da elite germânica puro sangue, e como liderança empresarial, um dos principais responsáveis pelo provincianismo joinvilense. E não acho que, como prefeito, ele fará melhor do que fez como líder de classe.

      Excluir
    8. Como líder empresarial ele é responsável pelo provincianismo joinvilense? WTF?

      Daqui a pouco vão culpar o cara pelas enchente em Joinville.

      Esse discurso sobre "azelite" não convence mais e na boa, assim como o anônimo das 21:53 disse, já encheu o saco.

      Excluir
    9. Ouso discordar de você, Alexandre, e concordar com o Clóvis. Nos primeiros dias do horário eleitoral gratuito, lembro que uma das propagandas do Udo dizia que ele era "conservador" (não lembro se exatamente com essa palavra). Porém deixava claro que uma das "qualidades" dele era ser "conservador", de onde vem todo o provincianismo da cidade. Aliás, não é a toa que ele coloca até pastor evangélico pra falar bem dele. E daí que ele é cristão?

      Excluir
    10. Concordo com o Clóvis , UDO é um dos responsáveis pela JOINVILA, como disse Apolinário : CIdade Operária de renda baixa ; o UDO ainda não chegou a Coronel não foi promovido , o chefe é o LHS ; um exemplo de que ele não manda foi estes dos vídeos , não foi o candidato que decidiu não atacar , foi o colegiado do LHS.
      Quem acha que o administrador UDO vai mandar na PREFA é porque não conhece um governo PMDB sob a sombra do LHS !!!
      O chefe vai colocar seus principais amigos nas secretarias e comandar de longe , mais ou menos como o Lula faz com Dilminha. UDO é retrocesso , é re-afirmar a cidade pequena que somos !!!

      du grego

      Excluir
    11. Então Luiz, se você notar as propagandas eleitorais vai perceber que o único candidato que não coloca líderes religiosos pra falar é o Camasão. Quanto a isso, todos podem ser chamados de "conservadores"
      Em tempo, não quero promover ninguém, apenas não atribuo a condição atual de uma sociedade conservadora e tacanha a UM empresário.
      Se os políticos usam de pastores e líderes religiosos para se promover, é porque sabem que a sociedade é conservadora e tacanha.
      Fica a pergunta: Os políticos são conservadores por causa da sociedade ou a sociedade é conservadora por causa dos políticos?

      Excluir
    12. Mas ninguém atribuiu o conservadorismo - na verdade, eu falei mesmo foi provincianismo - a UM empresário.

      Tanto eu quanto o Luiz Carvalho e o Grego dissemos - e eu enfatizo uma última vez - que Udo Doehler é UM DOS RESPONSÁVEIS pela condição provinciana da cidade.

      Você pode continuar não concordando, mas ao menos ficou claro que não estamos a falar especificamente do Doehler?

      Quanto ao voto religioso, estou de pleno acordo com você: aparecer bem na foto com lideranças religiosas, notadamente as conservadoras, não é exclusividade deste ou daquele candidato. Pelo contrário, hoje em dia a exceção é quem não cede à tentação e às pressões da agenda religiosa.

      Como eleitor, são os que compõem a exceção os candidatos que tem alguma chance de levar o meu voto.

      Excluir
    13. Então, entendo o que quis dizer mas continuo não concordando.

      Excluir
  21. Quando a plataforma de governo do candidato passa a ser o adversário, é porque a coisa tá preta (sem querer ser politicamente incorreto).

    Cadê proposta pra cidade? Cadê??

    Na enquete sobre em quem não votaria de jeito nenhum, o meu voto já foi pro Tebaldão. Depois dessa até votei de novo, haha. O cara é uma vergonha

    ResponderExcluir
  22. Quando vocês vão fazer um texto contra o Crônicas Marcianas ???

    du grego

    ResponderExcluir
  23. Uma pena essa baixaria toda. Queria ver propostas convincentes e não troca de acusações. Tem que haver uma renovação, não só na Prefeitura como na Câmara de vereadores. Ainda estou na escolha, mas com essa baixaria toda?

    ResponderExcluir
  24. Se um dos dois, Kennedy ou Tebaldi ganhar a eleição, eu mudo de cidade!

    ResponderExcluir
  25. Meu candidato triplicou o saneamento básico, construiu 193 salas de aula e acabou com o turno intermediário, Já construiu e constrói mais de 5000 casas/apartamentos, inaugurou o 4º andar do hospital São Jose, arrumou a casa pagando as dividas, e muito mais em menos de quatro anos, VAMOS LÁ PESSOAL VOTE CARLITO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cobertura do saneamento básico em Joinville quando o PT assumiu era de 14% pelo discurso do Carlito, em 31 de dezembro de 2012 deve chegar até 30%. Numa conta simples, ou não triplicou ou você está com problemas em matemática.

      Excluir
    2. Saneamento básico com aqueles tubinhos que ele anda passando pela rua? Em menos de uma semana de funcionamento já ocorrerá uma série de entupimentos, de que adianta implantar um sistema que não vai funcionar?

      Excluir
  26. O TEBALDI tem tanta MERDA debaixo do tapete, que se alguém fuçar, vai se sujar. Tanto nos negócios, como na vida pessoal a PORCARIA é grande! Ainda bem que o UDO não joga nesse time, senão as campanhas virariam um circo de horrores.

    ResponderExcluir
  27. Tá bom, são joinvilenses somente os que moram no eixo Bucarein-América-Pirabeiraba. Não, entendi errado: são joinvilenses somente os descendentes alemães. Não, não é isso, na verdade todos nós joinvilenses devemos nossas almas aos colonizadores e seus descendentes por industrializar a cidade, utilizando-se da mão-de-obra promocional dos paranaenses.
    Claro que a colonização alamã foi importante, mas e daí? Udo representa mais o povo joinvilense simplesmente por isso?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem