segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Veja, Lula e a Reaçolândia


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Há poucos dias teve um começo de festa na Reaçolândia. O pessoal estava a comemorar a milionésima queda de Lula. A “Veja” tinha uma entrevista em que Marcos Valério estaria a jogar merda no ventilador. A manchete da revista era “Os Segredos de Valério” e, como seria de esperar, o objetivo da matéria era detonar Lula.

Conversa de raposa é a morte da galinha. Por isso, decidi dar um tempo antes de escrever a respeito. Para ver se surgia alguma denúncia irrefutável ou algo que fosse além do rame-rame habitual. E apesar da alegada existência de gravações, o fato é que até ao momento em que escrevo o texto não houve qualquer desdobramento sério. Só slogans.

Todos sabemos que a “Veja” é a muleta intelectual do povo da Reaçolândia. Aliás, o pessoal nem esperou a revista ir para as bancas, não se importou em ler a matéria e, a partir da réplica da capa nas redes sociais, já tinha um veredito: Lula era culpado. Do quê? Não importa. O que interessa é que ele seja culpado. É educativo ver como as mentes simples funcionam.

O ódio de classe cega. Qualquer pessoa com dois dedinhos de testa ficaria obviamente com um pé atrás. Afinal, a revista parece não ter um projeto editorial, mas uma obsessão editorial: torpedear Lula e o Partido dos Trabalhadores. E a seguir essa linha, a notícia e os fatos não precisam ser exatamente a mesma coisa.

Os caras da Reaçolândia só acreditam no que querem acreditar. E só veem o que interessa à sua versão dos fatos. Ora, não fazia qualquer sentido Marcos Valério dar uma entrevista naquele momento. E justo para a “Veja”, um título hostil. Se ele tem algum material quente, é óbvio que saberá usar de uma maneira que lhe dê alguma proteção, poder de troca ou vantagem.

Aliás, esse pessoal fez ouvidos moucos e nem quis saber se no mesmo dia o advogado de Marcos Valério desmentiu qualquer entrevista. Ou se a própria revista esclarecia que a entrevista de Marcos Valério afinal era de depoimentos indiretos. Ou seja, a manchete foi feita através de interpostas pessoas a dizerem o que ele “teria dito”. Ora, com depoimentos indiretos eu escrevo uma reportagem em que você, leitor ou leitora, pode parecer deus ou o diabo.

Ah... e antes que alguém comece a disparar comentários, vou lembrar: não estou a discutir a inocência de ninguém. Se houver culpas provadas, espero nada menos que o rigor da lei. Mas o tema aqui é a cegueira dos conservadores, que não conseguem disfarçar o ódio de classe. Esse é o retrato da Reaçolândia.

35 comentários:

  1. Brilhante. Em poucas palavras disse tudo. Lógico que essa classe vai querer fazer um "auê" neste espaço, chamando-o de pestista e tudo mais. É que a derrota dessa gente completará 12 anos e eles estão loucos, porque tudo indica que não voltarão ao poder nas próximas eleições. Eles não tem mais nada a perder.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém vai chamar um notório e voraz petista de petista. Seria muita redundância. Baço está para o PT como Benhur está para Tebaldi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voraz não. Isso é do tempo dos comunistas que comiam criancinhas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Muito bom o texto, vemos muitos exemplos disso em Joinville tanto em pessoas como em alguns Blogs...Nós precisamos estar atentos para não sair espalhando certos comentarios antes de saber de fato qual verdade nisso tudo...principalmente se tratando de uma revista... claro que, como foi falado no texto ai, essa veja já faz isso a muito tempo e na maior cara de pau...não ta nem ai com a responsabilidade que ela deveria ter, uma revista informativa.

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar que a 'Veja' não quer detonar Lula, ela detona todo e qualquer presidente - FHC teve mais capas negativas que Lula. O que importa para a revista é vender, só. O resto, é resto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza? Até o último dia de governo do FHC ela rasgava elogios ao tucano e na segunda quinzena de janeiro de 2002 ela já cobrava de Lula!

      Felipe.

      Excluir
    2. "A veja não quer detonar LULA"(ah tah!!) ,mas arma bem quem quer ,com denuncias falsas ,e a última capa da veja foi uma clara tentativa de chantagem p/ evitar que Policarpo/Civita sejam convocados à depor na CPMI do cachoeira.

      Excluir
    3. Nem é preciso ver todas as capas para saber que a "Veja" sempre foi meiguinha com o FHC.

      Excluir
  5. Seria bom se o Marcos Valério falasse tudo que sabe ,ele provavelmente falaria do Mensalão azul que o PIG esconde ,e o STF trata de maneira privilegiada e que corre o risco de prescrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Mensalão Tucano foi a base do Mensalão PTista, com o tal do Azevedo.

      Mas o que todos, seja PT, PSDB, PMDB e as mídias querem, de uma vez por todas esconder, é a CPI da Dívida. Aliás, esconderam muito bem!

      Felipe.

      Excluir
    2. Escrevi isso faz anos. O PT pode ter pisado na lama, mas os inventores do pantanal foram o que estiveram lá antes...

      Excluir
  6. Não tenho por hábito colocar minha mão no fogo por quem qualquer um. Mas quando vejo tantos canalhas a comemorar, juntos e em uníssono, algum evento, eu desconfio.

    Foi assim com a capa da Veja sobre Lula: de Florianópolis aos blogs da Veja, a canalhada comemorou. E eu continuo a desconfiar.

    ResponderExcluir
  7. Quando alguém quer acreditar que algo é VERDADE, acredita em tudo que possa comprovar essa VERDADE, mesmo que esta VERDADE seja verdadeira ou não.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o autor quando diz que o ódio cega. Lula está cego pelo ódio, trata quem não comunga com suas idéias não como adversários a serem vencidos, mas inimigos a serem destruídos. Neste intento, coloca até sua doença no palanque. Sobre a participação de Lula no mensalão há duas hipóteses, e só duas: Ou Lula sabia de tudo, era o chefe da quadrilha e ai Veja está certa. Ou não sabia de nada, e pode ser declarado legalmente um débil mental e um presidente incompetente. Não há meio termo, nem outras opções. O resto, é desqualificação rasa de quem não concorda com o Apedeuta, como o caso deste artigo, que busca generalizar todos os que se opõe a Lula como "reacionários" e "conservadores" cego pelo ódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está cego em dobro!

      Felipe.

      Excluir
    2. Virgi, preciso mudar os meus óculos... assim de relance eu li Diogo Mainardi. Mas não... é Diego Mariano.

      Excluir
    3. Não acredito que todos os que discordam do Lula sejam "reacionários conservadores cego pelo ódio".

      Reacionários conservadores cegoS pelo ódio, só quem o chama de'apedeuta', mas paga o mico de não conseguir combinar singular e plural em uma mesma frase.

      Excluir
    4. Essas duas opções são inválidas, visto que pode haver uma terceira. No entanto, Lula não é santo, pois para chegar lá, quem quer que seja, tem que se corromper!

      Darei um exemplo de duas empresas(não citarei o nome porque já apagaram meu posto onde eu falei quais empresas eram) da região, uma de capital aberto em Jaraguá do Sul e outra, de origem estrangeira(holanda), aqui em Joinville:

      Empresa 1: Um estagiário desvia 2 milhões de reais. Somente meses depois a empresa percebeu o rombo, visto que o jovem, de família humilde, aparecia com carro cheio de som, vivia gastando dinheiro nas baladas e que estava muito melhor do que o normal.

      Empresa 2: Um funcionário de baixo escalão consegue a proeza de desviar quase 10 milhões de reais. Só perceberam atravez de uma auditoria alguns meses depois.

      Agora me diga, cara pálida, como é que os gestores, diretores e sei lá mais quem não viram o esquema?

      Felipe.

      Excluir
    5. Clóvis, eu não disse que todos os que discordam de Lula sejam "reacionários conservadores" (o que seria um pleonasmo. Digo apenas que todos os caras que odeiam Lula estão movidos pelo ódio de classe. É um exagero? Na boa, consigo conviver com isso.

      Excluir
    6. Sossega, Zé. Eu estava falando com o Diogo Mainardi, ops!, com o Diego Mariano.

      Excluir
  9. cego é esse pessoal que defende a LOT aqui em joinville!!!
    entraram com ação paralizaram tudo e a solução...
    qual outra alternativa e solução para o problema (zoneamento)?
    o povo é que se F.....!!!
    ja sei solução para o pessoal ...como diz um vereador aqui em joinville (só pagando)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o pessoal que defende a LOT da especulação acredita que é cego quem os combate. Se não enxergando já paralisaram a mesma e obrigaram a formação de um novo Conselho, imagina se enxergassem!

      Excluir
  10. Pros Reaças de plantão . Os do andar de cima não conseguem sequer compreender a diferença entre populismo e popular, daí a ojeriza que tem de um presidente popular e que realmente ama e investe numa administração democrática. Lula jamais será destruído porque se houvesse munição pra isso, eles já o teriam feito. Estão se aproveitando da fragilidade da sua saúde para investir. Deus tá vendo! Eles que se cuidem!

    ResponderExcluir
  11. Sou contra o ódio de classes, então como operário que sou, não vou ceder as provocações de membros das elites como São Lula e fiéis admiradores.

    ResponderExcluir
  12. Vou votar no Carlito, porque na propaganda eleitoral dele diz que ele não 'judia' dos trabalhadores e nem rouba como ooooutros candidatos. Ah, e tem as portas abertas em Brasília. Viva!

    Por isso, dia 7 é 50 na cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por falar em Carlito... Chegando numa roda de 3, me perguntaram em quem eu iria votar. Disse que não falava porque não iriam votar nele mesmo. Insistiram eu disse que é no Carlito. Cairam na gargalhada: Tá vendo? Olharam para a outra pessoa e falaram: Daqui é só tu que vai votar no Udo =). Expus meu ponto de vista é se tornaram 4 votantes =).
      Galo

      Excluir
    2. Não sei, Júnior Clímaco, mas para votar no Kennedy só com 51 na cabeça. E mesmo assim é uma merda inexplicável. Só louco vota em lunático.

      Excluir
    3. Se fosse por falta de loucos, acho que Joinville não tem do que reclamar então.

      Mas como disse, vou votar no Camasão, não no jumento (nem na jumenta).


      Excluir
  13. A Veja quer dominar o Brasil. Civita é de descendência judáica, apesar de não comungarem o judaísmo. Mas tá no DNA.
    Nem vou dizer meu nome... ahahahah, senão já vão me mandar pro galinheiro, ahahahah.

    ResponderExcluir
  14. Lula não sabia de nada... Tadinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um ditado que diz: O corno é sempre o último a saber. Entonces...

      Excluir
  15. Lendo um comentário branco e azedo num post do Cão, percebi esse tal "ódio de classe"! Negá-lo é negar a existência do dia e da noite.
    Galo

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem