sábado, 17 de novembro de 2012

A publicidade humilha a mulher, a sociedade humilha mais..

POR DARTAGNAN RIVERA

Dizem que a publicidade é a retaguarda da vanguarda. Quer dizer que ela nunca está à frente com ideias novas, mas apenas repercutindo o que a sociedade conseguiu evoluir. E foi assim no caso das mulheres. A publicidade só adquiriu tons de feminismo quando o feminismo já era uma realidade. E mesmo assim...

Ao longo de décadas a mulher foi apresentada ou como objeto sexual ou como objeto de posse do homem. A mensagem publicitária sempre esteve em sintonia com o eixo denunciado por Karl Marx nos famosos três “K” (Kinder, Küche, Kirche - casa, cozinha e igreja). Ou seja, mulher é para ter filhos, cuidar da cozinha e ir à igreja. Aliás, o que dizer do anúncio que segue?




A verdade é que ainda hoje, em pleno século 21, a publicidade continua machista e muito capenga na questão do gênero. É preciso explorar a sensualidade, a beleza e a juventude da mulher. Mas será que isso vende? Não há qualquer estudo a dizer que sexo, nudez ou corpos femininos ajudem a vender. E, no entanto, a publicidade não consegue mudar a fórmula.

Não é preciso ir muito longe. Talvez a publicidade de cerveja seja o exemplo mais claro dessa cretinice. Se em alguns países já há algum controle sobre isso, no Brasil os publicitários não conseguem imaginar um anúncio de televisão sem mulheres a mostrarem o corpo. E parece que nem os irlandeses, como podemos ver neste anúncio que segue (que é claramente fake).





O ponto mais importante da questão: os publicitários não fazem isso por serem seres malévolos que querem escravizar as pessoas. Eles apenas trabalham com estereótipos. E os estereótipos são um produto cultural. Não é  publicidade que é machista, mas a sociedade. E a publicidade só faz mostrar isso mesmo. Mais abaixo, belos exemplos de como a mulher foi tratada em outros tempos.











6 comentários:

  1. Nem tudo são flores no universo feminino!!!

    A mulher vem conquistando seu espaço ainda que esteja fortemente ligada aos esteriótipos produzidos e associados historicamente a figura feminina.

    E esta conquista é ampla no mercado de trabalho em funções de comando e gerenciamento público e privado. Para além do fator genético de ser mãe!

    ResponderExcluir
  2. A mulher conquistou e continua a conquistar o seu espaço. Olhar essa publicidade toda aí, hoje causa repulsa. As diferenças são gritantes, principalmente no que tange à salários. O caminho foi e ainda é árduo, mas chegaremos lá.
    Maria.

    ResponderExcluir
  3. E essa do vídeo!?
    Mas bah...
    Galo

    ResponderExcluir
  4. Também temos as propagandas de produtos de limpeza, que ainda retratam a mulher cuidando da casa, do jantar e dos filhos, deixando tudo cheiroso para o momento em que o marido retorna, cansado do trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Excelente.
    Infelizmente concordo- a televisão e especialmente a brasileira reflete uma sociedade extremamente machista que demonstra a mulher como objeto de decoração, propriedade do homem, fragil e sempre relacionada ao apelo sexual.

    Um pais quanto mais evoluído, mais poder dá as mulheres.
    As representações sao sutis e muitos homens e mulheres nem percebem o machismo nas suas atitudes e opiniões.
    E olha que moro na Suécia há 2 anos, pais pioneiro e exemplo mundial na igualdade de gênero. Aqui fui perceber como uma sociedade realmente igualitária funciona. E ainda tem o que melhorar.. Imagina no Brasil, pior, ainda mais em Joinville.

    ResponderExcluir
  6. Legal! Me fez lembra duma piada:

    REUNIAO DE MULHERES


    Várias mulheres, em uma reunião mundial, resolveram fazer um complô contra os homens, e decretaram que, a partir daquela data, não iriam fazer mais nada em casa.
    Três meses depois, em outra reunião, três delas decidiram contar suas experiências e as conseqüências...

    Primeiro, a francesa:

    "Quando cheguei em casa fui logo dizendo ao meu marido que a partir daquele dia não faria mais nada em casa. Não cozinharia um grão de arroz...."
    No 1º dia não vi nada.
    No 2º dia não vi nada.
    No 3º dia já o vi cozinhando seu arroz, fritando um ovo...e ele está pensando em abrir uma rotisserie!!!


    Aí a americana contou:

    "Quando cheguei em casa fui logo avisando a novidade. Não lavo mais uma peça de roupa. Nem uma cueca..."
    No 1º dia não vi nada.
    No 2º dia também não vi nada.
    No 3º dia já o vi indo para o tanque, lavando suas cuecas... ele já tem um sócio pra abrir uma lavanderia!!!

    Aí foi a vez da brasileira, Raimundinha, nordestina, ali, do Ceará:

    "Chegando em casa já fui logo gritando forte, não faço mais porra nenhuma aqui em casa, mas nada mesmo..."
    No 1º dia não vi nada.
    No 2º dia não vi nada.
    No 3º dia continuei não vendo nada
    No 4º dia fui voltando a enxergar, o olho já foi desinchando, e já dava pra ver o vulto dos meninos..hehehehe By Ácido



    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem