segunda-feira, 29 de julho de 2013

Quando Colombo irá atender as demandas populares de Joinville?

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Fonte da foto: desacato.info
A morte de uma mulher, semana passada, após esperar um leito de UTI por 11 horas nos corredores do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, evidencia as prioridades do governador Raimundo Colombo, as quais privilegiam os empresários locais e esquecem das demandas populares, como a resolução das constantes crises na saúde pública. Desde que assumiu em 2011, Raimundo Colombo dificilmente vem até Joinville para dedicar seu precioso tempo para a população da cidade. Em contrapartida, é arroz de festa em eventos empresariais, como jantares, posses, inaugurações de montadoras e reclamações de setores específicos da economia joinvilense.

Infelizmente a pauta do empresariado local não é popular. Ela se resume à segurança pública no centro (querendo claramente uma proteção às lojas de comerciantes da CDL), à duplicação da Santos Dumont e outras questões que dificilmente irão beneficiar as pessoas da periferia, que sofrem com a violência urbana nos bairros, com escolas depredadas, e parentes morrendo esperando um leito de UTI. Os R$ 14 milhões liberadores para o São José (em troca da sede dos jogos abertos), por exemplo, ainda não foram aplicados, enquanto que as obras da Santos Dumont iniciaram-se rapidamente após a pressão dos empresários. Sem contar as próprias promessas de melhoria na saúde estadual. Até a antes  referência Darcy Vargas perdeu este título com Colombo.

Sem hospitais de qualidade, escolas com infraestrutura mínima, e segurança nos bairros populares, a cidade de Joinville padece perante uma ordem invertida das prioridades. Suplica atenção de quem não quer dar, principalmente ao que realmente necessita ser feito. Definha com uma classe política que abdicou da oposição e não sabe cobrar, apenas se juntar à camarilha de Colombo e seu reino de maravilhas (onde as OS's são a solução para os hospitais, a vinda de empresas irá transformar toda a realidade social de uma cidade, e tinta na parede das escolas irá transformar alguma coisa) e discursar ao vento na Assembleia Legislativa, em uma omissão jamais vista entre os deputados estaduais da região de Joinville.

Pode ser "apenas" mais uma morte em corredor de hospital, mas significa muita coisa. Mostra tudo o que vem acontecendo de errado na gestão estadual, mesmo com o esforço de alguns para fazer parecer que tudo está certo e funcionando perfeitamente. A gestão Colombo precisa de um banho de povão, mas, se isso acontecer um dia, não envolverá mais a pauta empresarial nas prioridades do governo. É este o ponto que me faz perder todas as esperanças por possíveis mudanças e esperar, infelizmente, a próxima morte em um corredor do Hans Dieter Schmidt.

13 comentários:

  1. Bem vindo ao mundo real Charles.

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Charles, isso que nem comentasse a situação da segurança pública, onde o juiz aqui de Joinville deu 90 dias para o governador arrumar o presídio ou vai interditar até que algo seja feito.
    No debate da maioridade penal realizada pelo PSOL e DCE do Ielusc, o presidente da Aprasc falou que a situação lá é ruim inclusive para os policiais.
    O juiz, que também esteve presente no debate, diz que teve o mesmo sentimento ao sair do presídio na quinta (ele deu o ultimato na sexta) quando visitou um campo de concentração na Alemanha.
    Raimundo Colombo, certamente o pior governador da história de Santa Catarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado!
      Como os artigos aqui são um pouco curtos, foquei mais na educação e saúde.

      Tema para outra publicação adiante.

      Excluir
  3. Concordo 100% contigo Charles...infelizmente temos um governador q só "joga pra platéia"...ações efetivas no estado todo.. nada...não é só em Joinville...a maioria das cidades do estado estão cheias de promessas e a TV cheia de propagandas enganosas...só esta servindo a empresários mesmo...mas o q fica claro...é a zona de conforto dos dois deputados aqui de Joinville..do partido do governador...q estão se mostrando coniventes com o q esta acontecendo...Du Von Wolff

    ResponderExcluir
  4. bem feito eleitor(otário)que deu um "cheque em branco" (mais de 70% dos votos)para esse cara, o pior que NINGUÉM comenta que votou nele e se arrependeu, e ainda vão votar nele novamente, podem anotar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu votaria nele de novo. Não voto no PP muito menos no PT!

      Excluir
    2. Então vai ficar dificil prá ti votar em 2014, pois estarão todos no mesmo palanque...

      Excluir
    3. Anônimo 13:44 vc vota com o fígado,pq não usa de vez em quando seu cérebro ?

      Excluir
  5. Charles, este choque de gestão já é vivido pelos paulistas há quase 30 anos, desde que o PSDB e mais recentemente o PSD (tudo com aval do PMDB) passaram a controlar o poder. Políticas sociais ZERO, o que o pobre precisa é cacetete e desocupações. Higienizar as cidades e faze-las parecidas com os Jardins parece uma obcessão desta gente.

    ResponderExcluir
  6. LEI VETADA 15UDO2012/2042: Se não tiver vaga UTI em hospital público, interna num privado. O Estado que page e barato. By Ácido

    ResponderExcluir
  7. E os deputados Estaduais, estão fazendo o quê? Outra, O CDL é legítimo em suas solicitações. Vc. confirma que é um chorão sem causa.

    ResponderExcluir
  8. Eu votei neste senhor roliço em 2010 e me arrependo amargamente!!
    O pior governador da história. Coloca o Paulo Afonso e suas " letras" no chinelo.
    Jamais imaginei que diria isso, mas que arrependimento em não ter votado na Angela Amin!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de lembrar aos amigos que o importante é enterrar a fiação do centro, dinheiro para a Expogestão (não é particular?) , dinheiro pro festival , essas coisas,,,
    saúde e educação pra que ?

    du grego

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem