terça-feira, 2 de julho de 2013

Piada de português: votar em quem não trabalha

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Faz algum tempo, ainda antes das eleições para a prefeitura de Joinville, escrevi dois textos aqui no Chuva Ácida a dizer que é um erro votar em quem nunca trabalhou. O raciocínio é simples: se o cara nunca pegou no batente, então nunca esteve sob pressão e na hora de decidir não vai ter a experiência exigível.
Lembro de ter deixado claro que não considero trabalho os empregos políticos, em instituições públicas, onde não há pressão. Não vou dizer os nomes dos caras a quem me referi na altura, porque são figuras conhecidas. Aliás, um dos textos teve alguma repercussão e cheguei mesmo a imaginar o risco de estar a ser injusto com um dos caras. Mas não.
É que eu tinha a experiência aqui deste lado do Atlântico, porque o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, de um partido de direita, nunca sentiu o bafo quente do mercado de trabalho a exigir que ele matasse um leão por dia. Eis a a piada de português: o primeiro emprego do cara foi justamente governar o País.
E hoje, depois de uma cagada atrás da outra, o governo português está à beira do abismo (levando o país atrás). A queda é uma questão de horas e quando o leitor ler este texto, talvez o governo já tenha caído. Depois de dois anos à frente dos destinos na nação, o homem vai deixar atrás de si uma sociedade empobrecida, de gente sem fé no futuro e com níveis de desemprego nunca atingidos na história da democracia.
Pedro Passos Coelho é hoje considerado o primeiro-ministro mais mal preparado que já chegou ao poder em Portugal. Por falta de preparação intelectual e da sua escassa experiência, foi na conversa dos neoliberais e hipotecou o futuro do País. Poderia ficar aqui a deambular sobre o tema, mas vou resumir o objetivo deste texto: não votem em quem nunca trabalhou. Porque vai dar merda.

2 comentários:

  1. Tipo o Collor deles, mas sem Casa da Dinda e nem Elba de presente???

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que o que vou escrever não tem nada a ver com o post, mas, gostaria de sugerir uma postagem sobre as vantagens do financiamento público de campanhas, tenho visto muita gente desinformada falando besteira (espero não ser mais um).Eu particularmente só vejo vantagens, ex: empresário do transporte público financia campanha de um candidato, e este candidato depois de eleito emperra tudo que for contra os interesses deste empresário pois está em dívida com o mesmo.Isso entre outros males que o financiamento privado propicia.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem