quarta-feira, 17 de julho de 2013

Bateria, o jovem atleta que já passou da fase de promessa

O Chuva Acida mais uma vez traz um atleta de ponta e, aproveitando a passagem do jogador Bateria pela cidade, no seu período de ferias, cedeu um tempinho na sua agenda atribulada para bater um papo.

Uma conversa descontraída em que o jogador expressou a sua maneira simples, humilde, mas muito focado e certo daquilo que quer.




Dione Alex Veroneze, conhecido como Bateria, catarinense de Palmitos, por eleição, apenas 22 anos.

Construiu a sua carreira solida, apesar da pouca idade, na Krona Futsal, conquistando diversos títulos e, em agosto de 2011, foi atuar num dos principais times de futsal do mundo, o Inter Movistar, da Espanha.

Assim que chegou, já começou a atuar e marcando muitos gols e sem nenhuma dificuldade de adaptação, mostrando ao mundo a sua capacidade técnica e condição física invejáveis.

Agora, então, vamos conhecer um pouco mais do craque Bateria.



Gabriela Schiewe - Como foi tomar a decisão de sair da Krona e, principalmente do país, com apenas 20 anos?

Bateria - Foi uma serie de fatores. O principal foi o de jogar no maior clube da história do futsal. O apoio maciço da família devido ao meu sonho de ser um grande jogador de futsal e, ainda, e que ajudou muito a tomar esta decisão, foram as trocas de ideia com o James (supervisor da equipe e que jogou na Espanha), transmitindo confiança e mostrando que seria uma ótima oportunidade, assim como com os jogadores na época, Andre, Franklin e Fernando. A soma de tudo isso me deixou muito convicto da minha decisão e não tive qualquer receio de encarar esse desafio.

GS - A sua adaptação no clube foi muito rápida, a que se deveu isso?

Bateria - 1- Ter aprendido o idioma em dois meses;
                2- Os jogadores brasileiros do clube;
                3- A confiança passada pela equipe de que, apesar de ser novo, eu já era um jogador pronto, não cheguei lá como uma simples promessa.

GS - Como você vê o futsal na Espanha e aqui no Brasil?

Bateria - O estilo de jogo espanhol é mais tático, cadenciado, no Brasil a qualidade individual é muito elevada, o jogo é mais ágil. Já, no que tange a estrutura a diferença ainda é bem grande, se comparada a maioria dos clubes. Lá os campeonatos são organizados com antecedência, com seus jogos limitados, locais de treino, dias de jogo. No começo da temporada você sabe os jogos que fará no seu decorrer o que, no Brasil ainda não existe essa segurança de calendário, principalmente, mas já esta muito melhor, a tirar pela evolução da Liga Nacional.

GS - A crise financeira na Espanha esta atingindo os clubes?

Bateria - Sim, praticamente todos. No futsal, pois no futebol nem tanto. Pelo menos quatro equipes já tiveram que abandonar a Liga principal por problemas financeiros.

GS - E isso chega a atingir o Inter Movistar?

Bateria - Existe uma preocupação, claro, mas o Inter é um time com bases solidas, muito organizado e com um grande patrocinador. Surge uma certa insegurança, as vezes, mas os profissionais do clube estão nos dando as condições ideais para que continuemos desenvolvendo o melhor trabalho e sem temer o que ira ocorrer lá na frente.

GS - Quanto tempo de contrato? Pretende cumprir até o fim?

Bateria - O meu contrato vai até julho/14, e pretendo cumprir até o fim.

GS - Tem planos de retornar ao Brasil quando terminar o seu contrato lá?

Bateria - Não. Pretendo continuar na Europa por um bom tempo e, só mais para o final da carreira retornar ao Brasil. Claro que pode surgir alguma proposta irrecusavel ou, ainda, algum imprevisto e retorne antes, mas os planos são de permanecer por lá.

GS - E a Seleção?

Bateria - Fui convocado duas vezes, mas o clube não liberou. Na primeira entendi perfeitamente, pois estávamos disputando partidas finais do campeonato, já a segunda vez fiquei um pouco chateado, eles poderiam ter visto um pouco mais o meu lado como jogador. Mas conversei com eles, entendo e respeito a decisão. Além do que, deixaram claro que, caso venha a ser novamente convocado, nas datas oficiais, eu serei liberado e quero muito jogar pela Seleção. Agora é esperar uma convocação.

Bateria demonstrou nessa entrevista que ser jovem não é impedimento para se desenvolver um trabalho serio, seguro, com extrema competência e sempre planejando o próximo passo.

O seu sucesso não é por acaso, sonhava com isso e buscou arduamente e com muita determinação a chegar onde esta hoje e quer mais e, por isso continua fazendo o seu trabalho.

No entanto, apesar da determinação de se tornar um grande jogador de futsal, jamais deixa de lado valores basilares como respeito ao próximo, amor a sua família, sempre enfatizando que sem o apoio deles não conseguiria alcançar o que tem hoje.

O jovem Bateria, já é considerado um grande atleta, figurando dentre os melhores, mas a humildade lhe acompanha como elemento fundamental em toda sua caminhada, sempre focado a alcançar um degrau a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem